Última Hora

Deputados do Parlamento Amazônico fazem reunião na AL do Amapá

Solenidade


Em solenidade realizada no plenário “Deputado Dalto Martins”, da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, foi aberta nesta quinta-feira (24), a II Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico (PA), sob o tema: “Integração para o desenvolvimento da Amazônia”. O Parlamento Amazônico é uma instituição sem fins lucrativos que reúne parlamentares dos oito Estados que integram a Amazônia Legal, (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). O objetivo da instituição é unir forças na busca de soluções para os problemas da região.

O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza; do secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Gastão Calandrini, representando o governador Waldez Góes; do presidente da Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (AL-AM); do secretário-geral do Parlamento Amazônico, deputado Dr. Furlan (Al-AP); deputado Coronel Chagas (AL-RR), representantes de todos os Estados da Região Amazônica e deputados amapaenses.

Durante o discurso, o secretário geral do PA, deputado Dr. Furlan, defendeu a preservação ambiental da região amazônica, mas fez questão de priorizar o ser humano no processo. “Temos posição geográfica privilegiada pela proximidade com os grandes mercados consumidores. Temos um Estado preservado. Mas, o que estamos ganhando com isso? É necessário que o Governo federal nos olhe de forma diferenciada. Precisamos estabelecer políticas de crescimento para pessoas. Para o ser humano, antes de tudo. Se precisarmos especializar alguém, com um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado, que o mandemos para metrópoles aqui mesmo da Amazônia, onde ele já está habituado ao clima. E nunca à cidades da região sul ou sudeste, onde brusca mudança climática o fará sobre dissabores” disse, para em seguida acrescentar: “Precisamos desenvolver o nosso Estado; precisamos desenvolver a nossa gente e, nisso, o Parlamento Amazônico terá grande participação”.

Falando em nome do governador do Estado, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini, cumprimentou a todos, dando as boas-vindas à Macapá. Em seguida, enalteceu os objetivos da reunião no Amapá e felicitou os organizadores pela escolha dos temas a serem debatidos. “São temas interessantes e de grande interesse da região. Faço voto de que tenham excelente encontro”, frisou.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza, é muito importante a atuação do Parlamento Amazônico, para auxiliar na solução dos problemas de cada Estado membro que, mesmo tendo interesses comuns, possuem demandas díspares. “Quando toda a Amazônia se une para debater problemas comuns, ganha força essa união e saem as soluções. Pessoas que moram no Sul e Sudeste do Brasil, quando ouvem falar em Amazônia, imaginam uma pequena porção de terra coberta de floresta. Tudo igual. Não percebem a grandiosidade de região e de sua diversidade, além dos quase 30 milhões de pessoas que a habitam. Essa reunião é muito importante, pois o debate positivo pode nos levar às soluções imediatas dos problemas comuns e permitir que trabalhemos, com tranquilidade, a solução dos problemas específicos de cada Estado”, acentuou.


Deixe seu comentário


Publicidade