Última Hora

Governo do Estado promove Dia D de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas no Amapá

Este dia foi o ponto emblemático dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo, que ocorrerá até o dia 10 de dezembro.


O Governo do Amapá realizou programação do Dia D – Dia Laranja de Mobilização, Prevenção e Combate Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, nesta quinta-feira, 25.

A programação reuniu vários órgãos pertencentes à Rede de Atendimento à Mulher (RAM) e foi coordenado pela Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (SEPM).

Este dia foi o ponto emblemático dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo, que ocorrerá até o dia 10 de dezembro com diversas ações no estado do Amapá.

Foram feitas ações diversas em pontos estratégicos da cidade e se mobilizaram para que a sociedade busque informação e, sobretudo, combater a violência de gênero.

Comunidades da Capadócia, Conjunto Habitacional Macapaba e região central de Santana receberam ações de acolhimento e atendimento, além de blitz educativas, todos com materiais informativos.

Na comunidade da Capadócia (área predominante de carapirás), as mulheres foram atendidas com encaminhamentos de enfermagem, assistência social e psicologia, com escuta social entre os moradores. Também receberam kits de higiene e saúde.

No Conjunto Habitacional Macapaba, a equipe do Camuf Macapá atendeu estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e comunidade do entorno, com palestras e rodas de conversas sobre violência doméstica, além de aferição de pressão arterial, teste rápido de hepatite B e glicemia.

“Tornamos este dia, não apenas de atendimento às mulheres em específico, mas também o lugar que elas vivem, ou trabalham, e as pessoas ao seu redor, como as ações de hoje de outros órgãos da Rede de Atendimento à Mulher”, pontuou a secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo Santana.

Esses órgãos também realizaram seu Dia D Laranja de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas, como o Corpo de Bombeiros, Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen), Psicologia do Hospital Alberto Lima (Hcal), Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), Coordenaria Geral de Política Para Mulheres (Cgppm), Guarda Municipal de Macapá, Coordenadorias municipais de diversos municípios.

Porto Grande, que recebeu palestras e informativos do Núcleo de Acolhimento e Orientação às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexo (AMA/LBTI), e o Cram Laranjal do Jari com parcerias envolvendo o Tribunal de Contas do Estado em Laranjal do Jari.

No município de Santana, o Camuf teve parcerias com próximo evento relacionado aos 16 Dias de Ativismo será no dia 1 de dezembro no Cram Mazagão, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).

Participaram da programação secretarias estaduais, municipais, órgãos de saúde e segurança pública, entre outros, bem como os: Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), de Macapá, Porto Grande e Laranjal do Jari e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher e a Família (CAMUF), de Macapá e Santana.


Deixe seu comentário


Publicidade