Última Hora

Palestra motiva alunos de escolas estaduais para iniciação científica

Projeto Matapi Ecológico


Professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio de dez escolas estaduais participaram, no Colégio Amapaense, da palestra sobre o projeto Matapi Ecológico, da pesquisadora paraense Regiane Silva, vencedora do prêmio “Jovem Cientista” do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O diálogo teve cunho motivacional com orientação para pesquisas científicas, e faz parte da programação da III Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá.

A palestrante falou um pouco de sua trajetória como aluna de escola pública que teve o interesse de se envolver em projetos de pesquisas científicas, além de suas dificuldades e conquistas. “Durante meus relatos, mostro que tudo na minha vida mudou com as descobertas das pesquisas, novas oportunidades de estudo e trabalho vieram como consequências”, explicou a acadêmica de Administração.

O projeto de Regiane Silva ficou bastante conhecido no exterior em 2012, quando ganhou uma menção honrosa como o melhor projeto internacional na XIII Exporecerca Jove, realizada no Museu de Ciências, em Barcelona. E ainda sua premiação em 2014, no programa do Caldeirão do Huck.

“Meu projeto Matapi Ecológico é uma armadilha que os pescadores utilizam para pegar camarões. Apenas tive a ideia de aumentar o espaçamento para capturar apenas os camarões grandes, assim os pequenos conseguem escapar e continuar seu ciclo de vida normalmente”, explicou Regiane.

A aluna Josiane Sozinho Santos, da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, disse que os exemplos servem como um grande incentivo: “Já estou pensando em alguns projetos e vou traçar metas. Se ela foi capaz de ter um projeto que foi reconhecido com sucesso, nós também podemos, é só acreditar, essa foi a mensagem que ficou para nós estudantes”.

Participaram da palestra estudantes das Escolas Estaduais Augusto dos Anjos, Gabriel de Almeida Café, Azevedo Costa, Tiradentes, Nilton Balieiro, Alexandre Vaz Tavares, Lucimar Del Castillo, Cecília Pinto, Castelo Branco e Antônio Coerdeiro Pontes.


Deixe seu comentário


Publicidade