Última Hora

Prefeitura discute criação do Plano de Mobilidade Urbana da capital

De acordo com a presidente da CTMac, Cristina Badinni,  a capital ainda não garante segurança e qualidade de vida adequadas à população


A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) realiza a partir desta quinta-feira, 24, a etapa participativa para a elaboração do Plano de Mobilidade e Integração Urbana de Macapá. O plano é uma exigência nacional a todas as capitais brasileiras. Durante dois dias, sempre à partir das 8h, no auditório do Sest/Senat, serão realizados seminários e workshops para debater o tema.

De acordo com a presidente da CTMac, Cristina Badinni, a capital ainda não garante segurança e qualidade de vida adequadas à população, por não possuir um sistema de deslocamento organizado. Embora nos últimos dois anos avanços tenham ocorrido, é necessária uma reorganização, principalmente, do sistema de transporte público.

Durante entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90.9FM), nesta quarta-feira, 23, Badinni afirmou que o plano o instrumento que servirá como base para as mudanças necessárias no trânsito.

“Nesse sentido é que o Plano de Mobilidade e Integração Urbana é instrumento de planejamento e de desenvolvimento social da cidade, por inverter a lógica do carro, do individual para o coletivo, do não motorizado, é pensar na qualidade de vida do pedestre, da pessoa com deficiência e do ciclista”, disse.

Nesse cenário está inserido o Seminário de Elaboração do Plano de Mobilidade e Integração Urbana de Macapá, etapa participativa necessária a garantir espaço para que todos possam opinar.

Com uma metodologia capaz de fomentar ricas discussões, por meio de palestras preparatórias e workshops de planejamento, serão apontadas soluções sugeridas pela própria plenária, composta por técnicos em planejamento de cidades, da prefeitura e outros setores institucionais convidados e particulares. Também terão espaço os movimentos sociais e estudantis. Todos os participantes poderão fazer sugestões que serão debatidas, sobre sua importância e viabilidade.

Serão realizados workshops simultâneos com palestrantes do Amapá e também profissionais de outros estados. Para as palestras de abertura, realizadas no dia 24, não existe limitação de vagas.
“A elaboração desse plano com a participação popular e de técnicos da área é de suma importância para que nossa cidade possa crescer e se desenvolver pensando de maneira mais humanizada, organizada e garantindo o direito de ir e vir para todos”, concluiu Baddini.


Deixe seu comentário


Publicidade