Social


A linda debutante Vitória, em recente ensaio fotográfico de seus 15 anos.

 

 

Toda a felicidade dos recém-casados Diego e Bruna, em close de Del Barbosa. 

 

 

Toda a elegância da jovem Cris Almeida, na comemoração de seu aniversário.

 

 

Apoio

Professora do curso de Medicina da Unifap e Psicóloga Anna Valeska, junto com as psicólogas Ane Louise e Janaína Sanches , coordenam o ‘Grupo de Apoio às Perdas’ (GAP), projeto voluntário com o objetivo de acolher pessoas que vivenciam o luto por perdas de entes queridos.

Devido a pandemia os atendimentos acontecem de forma online por meio de grupo de conversa pelo Whatsapp.

Para participar basta entra em contato pelo Instagram do grupo em @gestosfinais, ou pelo e-mail gestosfinais@gmail.com.

 

Vacinação

O Governo do Amapá iniciou Na quarta, 20, a vacinação dos profissionais do Centro Covid HU – montado no prédio do Hospital Universitário, em Macapá.

Ao todo 1.055 profissionais da saúde, entre assistência e serviços terceirizados de limpeza, maqueiros, nutrição e outros receberão a primeira dose da CoronaVac até sábado, 23.

 

Mestrado

A Unifap publicou o Edital de Seleção para o Curso de Mestrado em Geografia, com oferta de 18 vagas, distribuídas em 2 linhas de pesquisa: Paisagem e dinâmicas ambientais, e Sociedade e Dinâmicas Territoriais.

O programa será realizado no período de 24 meses para o ingresso no primeiro semestre letivo do ano de 2021, conforme Calendário Acadêmico.

Podem participar da seleção quem tenha concluído Curso de Bacharelado, Licenciatura, curso tecnólogo reconhecido pelo órgão competente do respectivo Sistema de ensino. E que possua no mínimo 2.800 horas para licenciatura e 2.400 horas para Bacharelado.

 

 

Parabéns especial à querida amiga Karla Balieiro, que comemora idade nova.
Parabéns mais que especial desta colunista! 

 

Giro

 

Encontro entre o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás e o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro. Na pauta, início de projeto que pretende melhorar e ampliar os serviços de água e saneamento básico na cidade.

 

Decreto – O prefeito municipal de Santana, Bala Rocha, assinou novo decreto de prevenção à Covid-19 na quarta, 20.

Entre as medidas, o decreto reduz novamente o horário de funcionamento de restaurantes, lanchonetes, pizzarias e similares para até às 22h. Bares, boates e eventos continuam com atividades suspensas.

O novo decreto já está em vigor, e segue até o dia 27 de janeiro.

 

Recondução – O conselheiro Michel Houat Harb será reconduzido ao cargo de presidente da Corte de Contas.

Os conselheiros Amiraldo Favacho e Ricardo Soares serão empossados como primeiro e segundo vices, respectivamente.

A cerimônia de posse acontece nesta sexta, 22.


Ensino inclusivo


O coordenador da bancada federal do Amapá, deputado André Abdon (Progressistas/AP) debateu formas de garantir o ensino superior em comunidades quilombolas. O parlamentar foi até
a Universidade Federal do Amapá e busca concretizar projeto inovador de interiorização. A vice-reitora da Unifap, Simone Leal, também participou do encontro.

 

Força do agro

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 2,78% em outubro passado em relação ao mesmo mês de 2019, e acumulou alta de 16,81% nos primeiros dez meses de 2020 na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

 

Novo artigo

Atravessamos há mais de 1 ano um dos piores momentos da história da humanidade, um vírus parou o mundo e a recente catástrofe em Manaus, no Brasil, recoloca em pauta a discussão sobre quem vai responder pela sequência de erros e omissões na gestão da pandemia em nosso país. E tem reflexões do advogado Cassio Faeddo em nosso Blog.

 

Enquadramento

O advogado lembra que além dos crimes de responsabioidade, o artigo 132 do CPB traz a seguinte redação, “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente”, diz o advogado, e continua “no artigo 268 o código destaca como crime infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

 

Saneamento


O novo prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro (Democratas/AP) debateu com o presidente da CAESA um projeto que pretende melhorar e ampliar os serviços de água e saneamento básico na cidade, distante 230 km da capital.
A intenção do gestor municipal é que o município invista recursos nesses trabalhos com o suporte técnico e execução da estatal.

 

Jovem aprendiz


Além do ressecamento normal causado pelo uso do álcool em gel, a pele também pode apresentar coceira, descamação e até feridas. Tem um post interessante sobre esse tema em nosso Blog. Em CleberBarbosa.Net

 

Rapidinhas

ÍNDIOS – O Governo do Amapá capacitou profissionais de saúde para o início da força-tarefa que busca imunizar 7.616 indígenas com mais de 18 anos contra a covid-19. O trabalho, que alcançará 142 aldeias do estado, é uma parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena e a Fundação Nacional do Índio.

AVIÃO – As equipes são compostas por enfermeiros e técnicos de enfermagem. Conforme o planejamento, eles viajarão por meio de aeronaves para as aldeias localizadas em Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Parque do Tumucumaque – unidade de conservação brasileira de proteção integral.

PANDEMIA – A vacinação contra covid-19 iniciou nesta semana em todo Brasil e no Amapá a primeira vacina foi aplicada na última terça-feira, 19. Por se tratar de um novo medicamento, que ainda está na fase de uso emergencial, existem diversas dúvidas da população.

VACINA – A vacina CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo e entregue pelo Ministério da Saúde (MS) tem algumas recomendações na bula para melhor aplicação: o imunizante, que contém 0,5 ml de antígeno do vírus SARS-CoV-2, é composto por vírus atenuado, enfraquecido.


Vestindo o pijama


Portaria do desembargador João Lages, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), publicada nesta quinta-feira (21), concede aposentadoria voluntaria por invalidez permanente ao desembargador Manoel de Jesus Ferreira de Brito. O encargo da aposentadoria será suportado pelo orçamento próprio consignado ao Poder Judiciário do Amapá, mediante compensação mensal diante da Amapá Previdência – AMPREV.

 

Sem rumo

Com apenas dois sindicatos (Oleiro e Moveleiro) em condições de funcionamento, e os demais afastados pela Justiça Federal, a Federação das Indústrias do Amapá (Fieap), alvo de duas operações da Polícia Federal, segue fechada e com os empregados sem receber salário desde junho. O presidente da Confederação Nacional da Indústria esteve no Amapá, mas nada foi resolvido até agora. Para voltar a funcionar a Fieap precisa ter pelo menos cinco sindicatos legalizados. Se duvidar muito a entidade perde até a sede.

 

Pagamento de débito

Em publicação desta quinta-feira (21), o desembargador Rommel Araújo, presidente do TRE do Amapá, manda intimar a direção regional do Democratas (DEM) no estado para que efetue, no prazo de 15 dias, o pagamento de débito no valor de R$ 44.373,40 referente a determinação contida no Acórdão 5.722/2018, transitado em julgado em 6 de abril do mesmo ano. Decorrido o prazo sem o pagamento voluntário, proceda-se, de imediato e independentemente de intimação, o recálculo para fins de atualização monetária e incidência do s juros moratórios. Tem a ver com a desaprovação das contas de 2015.

 

Pautado

Está – outra vez – na pauta de julgamentos do TRE, marcada para dia 26 deste mês, a ação de investigação judicial dos ex-deputados Fabrício Furlan e Roseli Matos contra os deputados Jesus Pontes e Jaime Perez, além de uma lista extensa de outros investigados. O relator é o desembargador Gilberto Pinheiro. Desde o ano passado essa ação vem entrando e saindo de pauta.

 

Vigências prorrogadas

Decreto do governador Waldez Góes prorroga, até 31 de dezembro de 2021, os prazos de vigência das Gerências de Projetos e suas respectivas nomeações. O decreto foi republicado por haver saído com incorreções no DOE 7318, de 22 de dezembro de 2020.

 

Prazo para regularização

A Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria da Fazenda do Amapá – SEFAZ, segue intimando contribuintes para, no prazo de 15, a contar da publicação do edital, providenciar seu credenciamento no Domicílio Tributário Eletrônico – DT-e. O não atendimento da intimação, com a regularização da empresa no prazo, implicará na suspensão da inscrição cadastral do contribuinte junto à secretaria. Em alguns casos o prazo termina no final deste mês.

 

Novo partido

Candidato a governador do Amapá pelo PSL, em 2018, e a prefeito de Macapá pelo PRTB, no ano passado, Cirilo Fernandes estaria de mudança para o Podemos a convite de Patrícia Ferraz, que também disputou a prefeitura da capital e virou secretária na gestão do prefeito Furlan (Cidadania). Cirilo seria o candidado do Podemos ao Senado em 2022.

 

Novo mandato


O Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP) marcou para esta sexta-feira (22) a solenidade de posse de sua Mesa Diretora para o biênio 2021/2022. Michel Houat Harb (foto) segue como presidente, Amiraldo Favacho é o primeiro e Ricardo Soares o segundo vice-presidente. A solenidade terá transmissão pelo canal do TCE na internet.

 

Primeira empresa

Até o último dia 19, o Programa Minha Primeira Empresa, lançado pelo governo do Amapá no final de 2020, e que vai selecionar 60 potenciais planos de negócios, havia totalizado 1.574 inscritos, porém, apenas 194, ou seja, 12,7% desses candidatos encaminharam a documentação comprobatória exigida em editais do programa. A Agência Amapá alerta os inscritos para que enviem documentação até o dia 30, sob pena de ficar de fora das próximas etapas do programa.

 

Capacitação

Uma nova parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) irá permitir que mulheres vítimas de escalpelamento no norte do Brasil recebam capacitação gratuita sobre empreendedorismo. De acordo com pesquisa realizada pela Coordenadoria Nacional de Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa) do MPT com 45 mulheres vítimas de escalpelamento, cerca de 80% demonstrou interesse em montar um negócio próprio. Com base nessa constatação, foi proposto um projeto focado inicialmente nos estados do Pará e Amapá ;.

 

Sobre barragens

Termina em 31 de janeiro o prazo para que os agentes de geração por fonte hidrelétrica encaminhem à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) as informações necessárias para a etapa de monitoramento da Campanha de Fiscalização de Segurança de Barragens Ciclo 2020-2021, iniciada em novembro. O preenchimento das informações deve ser realizado no Formulário de Segurança de Barragens disponibilizado na Web (plataforma FSBWeb).

 

Lista para o STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, completa 75 anos em julho e o presidente Jair Bolsonaro deverá escolher um substituto para a vaga. Em 2020, Bolsonaro indicou Kássio Nunes Marques para assumir uma cadeira no tribunal. No Senado, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) cria uma lista tríplice na qual o presidente da República teria que basear sua escolha.

 

Rapidinhas

Cadê tu? – Campanha que segue até esta sexta-feira (22) quer resgatar bolsistas que deixaram de frequentar o Amapá Jovem.

Nascimento – Associação Juntos e Misturados de Futebol da Praça de Nossa Senhora de Fátima faz assembleia – dia 29 – para regularizar fundação.

Data – Este sábado (23) marca os 39 anos da inauguração (1982), pelo então governador Annibal Barcellos, da Praça Floriano Peixoto, antiga Praça do Sapo, em Macapá.


Apelo a Xi Jinping


Deputados e senadores recorrem até ao presidente Xi Jinping com pedido de ajuda para a liberação das exportações dos insumos para fabricação das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca no Brasil. Em virtude da interrupção no fornecimento pela empresa Sinovac ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz, o estoque de vacinas está comprometido para os próximos dias. O Brasil fica numa situação constrangedora frente à China após episódios que estremeceram a relação entre os dois países. Em um deles, no ano passado, o deputado Eduardo Bolsonaro sugeriu que a China seria a culpada pela pandemia do coronavírus.

 

Intervenção

Em carta na qual pede “intervenção” do presidente chinês, o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado Fausto Pinato (PP-SP), reforça que a liberação dos insumos é imprescindível para que o Brasil não desacelere o programa de vacinação. Para o deputado, falta habilidade ao chanceler Ernesto Araújo nas relações com a China.

 

Compreensão

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) também enviou oficio ao embaixador da China, Yang Wanming, no qual pede “compreensão humanística”.

 

Razões

O governo brasileiro ainda não procurou a embaixada chinesa e não houve nenhum tipo de diálogo para tratar do assunto, conforme informou o embaixador Yang Wanming ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O atraso na liberação de insumos chineses, segundo Wanming, se deve a razões técnicas e não políticas.

 

Além-fronteiras

As manifestações nas redes sociais em português e em inglês do governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), são vistas como uma estratégia do tucano para entrar no radar de empresários e políticos de todo o mundo e se cacifar como presidenciável além-fronteiras.

 

Shut up, Bolsonaro

Em dois tweets recentes, Doria cumprimentou – em inglês – o presidente Joe Biden pela posse e mandou Bolsonaro calar a boca (shut up) após o presidente ter dito que quem decide se um povo vai viver na democracia ou na ditadura são as Forças Armadas.

 

Cloroquina

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá proibir o governo federal de veicular qualquer informação que propague, induza ou incentive o uso de medicamentos sem comprovação científica como forma de tratamento precoce contra a covid-19, como cloroquina, nitazoxanida, hidroxicloroquina e ivermectina.

 

Ação

Na ação protocolada no STF, o PSOL sublinha que “não há medicamentos com efeitos comprovados contra a covid-19”. Registramos aqui que, apesar de o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ter dito que nunca indicou remédio para o tratamento da doença, a pasta lançou Nota e um aplicativo com recomendações de uso dos medicamentos.

 

Contrapartida

Ao declarar apoio – por unanimidade – ao candidato do Palácio do Planalto, Arthur Lira (PP-AL), o PTB, partido presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson, mira a recriação do Ministério do Trabalho na provável reforma que será feita na Esplanada após as eleições na Câmara e no Senado.

 

Escândalos

Extinta por Bolsonaro, a pasta foi chefiada pelo PTB durante o governo de Michel Temer. A gestão petebista foi marcada por acusações de envolvimento em práticas criminosas por parte de servidores do alto escalão. Jefferson chegou a indicar a filha, Cristiane Brasil (PTB-RJ), para assumir o comando do ministério. A posse, no entanto, foi barrada pela Justiça.

 

BB

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) vê na reestruturação do Banco do Brasil tentativa do governo de pavimentar o caminho para a transferência de seu controle à iniciativa privada. O parlamentar aguarda resposta de requerimento que enviou ao ministro Paulo Guedes (Economia) no qual pede descrição das unidades a serem extintas, com especificação do município e unidade da federação a que pertencem.

 

Ranking

Conforme ranking do Banco Central, as instituições financeiras que mais tiveram reclamações no quarto trimestre de 2020 foram: Banco Inter, conglomerado (banco e subsidiárias) do Banco Itaú e o conglomerado da Caixa Econômica Federal. As principais queixas são relacionadas a problemas na oferta ou na prestação de informação sobre crédito consignado, operações de crédito e cartões de crédito.

 

Esplanada

# Setter cria nova unidade de negócios, “Setter Tech”, voltada ao atendimento de companhias dentro do ecossistema empreendedor. # Windsor Plaza Brasília celebra seis anos, este mês, com novidades, incluindo piscina aquecida. # DFL doa três mil testes de covid para combate à pandemia nas comunidades carentes.


Branka grava clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes


Quarentena para a cantora e compositora Branka, é sinônimo de produtividade. Ela vem compondo, gravando, fez clipe e lives, e está sempre lançando um novo single. O primeiro do ano será lançado nas plataformas digitais, no Dia da Bossa Nova, 25 de janeiro (segunda-feira), quando se completam 94 anos de nascimento do maestro Antonio Carlos Jobim. A data foi escolhida justamente para homenagear Tom, com um clássico da parceria dele com o poetinha Vinícius de Moraes: ‘A Felicidade’.

“Resolvi gravar ‘A Felicidade’ numa batida de samba de quadra, aproximando a bossa nova da Sapucaí. Com o adiamento do carnaval, fazer essa releitura foi uma forma de reverenciar a nossa maior festa, uma festa que gera empregos e leva nossa cultura para o mundo”, explica Branka, idealizadora do trabalho.

Com produção musical e arranjo de Carlinhos 7 Cordas, a gravação foi feita no Studio 3, no Grajaú, Zona Norte do Rio de Janeiro, com toda segurança, cuidado e músicos separados nos ‘aquários’. No time dos músicos, além de Carlinhos nos violões 6 e 7 cordas, só feras: Fernando Merlino no piano; Márcio Hulk no cavaco; Dirceu Leite nos sopros; Camilo Mariano na bateria; Léo Guimarães no baixo; Jaguara, Esguleba e Pirulito na percussão. E no coro: Jussara Silva,  Analimar e Ronaldo Barcellos.

 Branka começou na carreira como Karyme Hass, e, quando foi de Curitiba, sua cidade natal, para o Rio de Janeiro, caiu nas rodas de samba, onde era chamada de ‘branquinha’. Foi assim que virou Branka, cantora e compositora.

A artista aproveitou bem a pandemia: fez live em homenagem a Clara Nunes; lançou singles de sucessos da cantora – ‘Menino Deus’ (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro) e ‘Feira de Mangaio’ (Sivuca / Glória Gadelha) –; compôs e gravou músicas próprias, como ‘Palavras Sinceras’, falando de empoderamento feminino e relacionamentos abusivos, e que também ganhou clipe; e fez lives par matar a saudade dos palcos e do público. (Sheila Gomes – Assessoria de Imprensa).

 

 

COMPOSITOR: É um profissional que escreve música. Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos. Em culturas ou gêneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo compositor pode-se referir ao criador original da música.

 

 

Quem avistar o Amazonas nesse momento
E souber transbordar de tanto amor
Este terá entendido
O jeito de ser do povo daqui
Val Milhomem/Joãozinho Gomes 
Em estúdio

Poetinha da Amazônia, Osmar Júnior está em estúdio gravando seu novo disco e anuncia que terá participação de vários artistas locais.

 

Vivo

Dia 29 de janeiro (sexta) vai acontecer o show ‘Manoel Cordeiro Vivo’. Um encontro de artistas em prol do tratamento de saúde do maestro Manoel Cordeiro. Às 20h, ao vivo pelo canal ‘brasileiríssimos’, no Facebbok e Youtube.
Artistas confirmados: Patrícia Bastos, Fafá de Belém, Dona Onete, Felipe Cordeiro, Pinduca, Chimbinha, Tulipa Ruiz, Kassin, Vital Lima, Lucinha Bastos, Pedrinho Cavallero, Natália Matos, Pedrinho Callado, Camila Honda, Donatinho e DJ Patricktor4.

 

Referência

Programa ‘O Canto das Amazônia’, que apresentamos de segunda à sexta, na Diário FM 90,9, é a referência dos artistas amapaenses.
É um programa com a cara e o jeito da nossa gente, com uma linguagem regional bem amazônica de ser.

 

‘A Face do Meu Amor’

Título do novo disco do cantor e compositor, Rambolde Campos, e de uma música em parceria com o poeta, Joãozinho Gomes.

 

Aniversário

Dia 4 de fevereiro a cidade de Macapá estará completando 263 anos de criação. É uma boa data para ouvir as músicas que falam das belezas que tem aqui.
“Quero te ver Macapá, quero-te verde e mais sã. Quero poder a cordar e fazer uma nova manhã…” (Naldo Maranhão).

 

‘Histórias de Desamor’

Título do livro de Mauro Guilherme, publicado em 2012, foi republicado como e-book e ganhou nova capa. Podemos encontrá-lo na livraria virtual www.amazon.com.br.
A obra foi premiada no Concurso de Contos da Associação Nacional dos Escritores, em 2006.

 

Família de Légua

Tem música nova de Meio Dia da Imperatriz na área, ‘Salve Família de Légua, Salve Zé Raimundo’. Um samba bem pra cima, do jeito que o povo gosta. Parabéns.


Social


A beleza e simpatia da deputada federal Aline Gurgel.

 

 

Esta coluna registra e envia parabéns especial para a psicóloga Cláudia Oliveira, e a bela advogada Manuela Oliveira.
Mãe e filha dividindo as homenagens nessa data especial, em que comemoram idade nova. Felicidades! 

 

 

Toda a elegância de Nilma Melo, nesta quarta chuvosa de Macapá.

 

 

Novo Decreto

Governador Waldez Góes, assinou nesta terça, 19, novo decreto que determina novas medidas restritivas no estado para os próximos 7 dias, como forma de conter o avanço da covid-19.

Estão suspensas atividades esportivas coletivas como futebol, basquete e vôlei, por conta da aglomeração de público. Caminhadas e corridas respeitando, o distanciamento social, estão autorizadas. Academias também continuarão autorizadas, contanto que estejam de acordo com as medidas de proteção e de distanciamento social.

 

Sem shows

Também, no novo decreto, são mantidas suspensas as atividades em clubes de recreação, bares, boates, shows, balneários e similares.
Para os restaurantes, estão suspensos shows de artistas com bandas e som mecânico, sendo permitido apenas apresentação de voz e violão, sem danças e aglomeração em pistas de dança.

Agrupamento em vias públicas e a circulação de pessoas em praças, calçadas e logradouros públicos após às 22h também estão proibidas.

 

Apagão

A live “O Setor Elétrico e o Apagão no Amapá” ocorreu na última segunda, 18, com representantes do setor elétrico explanando sobre suas responsabilidades técnicas e operacionais, e suas limitações. Eles apresentaram mapas de atuação de cada instituição.

O Ministério Público do Amapá participou com o promotor de justiça Marcelo Moreira, que integra a força tarefa da instituição e a representa no Gabinete de Crise criado pelo Governo do Estado para montar e executar estratégias para resolver o apagão e suas consequências.

 

 

Para o promotor Marcelo Moreira, é importante a apuração dos fatos e a reparação dos danos aos consumidores e população em geral. Porém é necessário que os amapaenses sejam de fato ouvidos, e sugere uma ampla reunião com a participação de representantes da sociedade civil. 

 

 

Giro

 

Em ação no STF, senador Randolfe pede o provisionamento imediato de oxigênio nos estados em que houver insuficiência ou mera perspectiva de ausência nos próximos 30 dias. 

 

 

24 horas – O senador Randolfe Rodrigues protocolizou nesta quarta, 20, no STF, o pedido para que Governo Federal apresente, em no máximo em 24 horas, o planejamento para disponibilização de oxigênio para os estados da região norte.

Pela petição, o Governo Federal terá que especificar o estoque de oxigênio disponível na rede de saúde e, em especial, nos estados do norte do Brasil; e que faça o provisionamento imediato de oxigênio nos estados em que houver insuficiência ou mera perspectiva de ausência nos próximos 30 dias.

 

Vagas – O SENAI Amapá inicia o ano com 355 vagas disponíveis nas unidades de Macapá, Santana e Vale do Jari. As opções de cursos de qualificação são gratuitas e direcionadas para jovens entre 14 e 23 anos.

As inscrições serão realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro, pelo site www.ap.senai.br – área Matricule-se já.


Os bastidores da luta contra a escravidão


A Redenção de Antônio Bento é a primeira biografia de um dos maiores abolicionistas brasileiros. De impressionante atualidade a obra mostra a saga do humanista Antônio Bento, da metade do século XIX, que lutou contra a escravidão, o racismo, a falta de assistência aos menos favorecidos, a corrupção no sistema político, a mídia corrompida e a injustiça social.

A obra é uma homenagem ao herói e também esclarece diversas controvérsias sobre a vida de Antônio Bento. Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro (economista paulista, bacharel em Direito e empresário), bisneto direto do biografado, e a professora paulist a Débora Fiuza de Figueiredo Orsi (editora, redatora e revisora), apresentam uma pesquisa profunda e criteriosa com fontes primárias. Enriqueceu a produção a viúva de Antônio Bento, dona Benedicta Amélia, que criou o pai do autor e se constituiu na ponte de gerações ao transmitir esses registros históricos

Com endosso do sociólogo e político Florestan Fernandes (1920 – 1995), o lançamento relata a luta contra a escravidão de uma São Paulo na qual prevaleciam os interesses dos escravagistas.

Os bastidores da organização dos Caifazes, movimento abolicionista paulistano, também são destaque na obra, já que Antônio Bento assumiu a liderança da ação após a morte do poeta Luís Gama. O volume é rico em fotos, memórias e documentos da vida do juiz considerado “o John Brown brasileiro” por um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Nabuco. O livro contém mais de 300 referências bibliográficas consultadas, mas as principais são as da imprensa de Antônio Bento, como o jornal A Redempção, de 1887 a 1899, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A Redenção de Antônio Bento é uma obra atemporal que provoca reflexão sobre os dias atuais. Uma verdadeira homenagem ao herói que também esclarece vários pontos controversos sobre sua vida. (Gabriela Kugelmeier – Link de venda www.antoniobento.com e https://amzn.to/2XOyjig).

 

*************************************

 

‘Cantando Aqui’

Título da nova música de Osmar Júnior, lançada nesta quarta (20), no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9).
Foi gravada pelos artistas do Movimento Costa Norte (Amadeu Cavalcante, Val Milhomem, Zé Miguel e Osmar Júnior). Tocada pelos músicos Taronga, Cléverson Baía, Piska Martins, Walber Silva e Fabinho Mont’Alverne.

 

Avaliação

Secretário Aluízio Carvalho (Seafro), diz que 2020 foi um ano difícil, por causa da pandemia, mas a secretaria criou condições para desenvolver alguns projetos. A distribuição de alimentos para 40 comunidades quilombolas foi um dos destaques.
“Numa articulação com a Secult, lançamos pela Lei Aldir Blanc, um Edital específico para a Semana da Consciência Negra, envolvendo cerca de 120 artistas negros. Em fevereiro esses contemplados estarão recebendo os recursos e, conseqüentemente, se apresentando on line”, concluiu o secretário.

 

Reforma

Secretário Aluízio Carvalho (Seafro), também informou que está no calendário da Seinf, desde o início do ano passado, a reforma do Centro de Cultura Negra (sede da UNA).
O secretário Alcyr Matos deve se pronunciar em breve.

 

‘Morena Brejeira’

Amapaense Patrícia Bastos e outras artistas brasileiras, foram convidadas pela cantora e compositora paraense, Sabah Moraes, para gravar a música ‘Morena Brejeira’.
A canção já está disponível nas plataformas digitais.
https://youtu.be/q_8XNME0byo. #ConfereLá.

 

Referência

Professora Laura do Marabaixo é um dos destaques da nova geração de mulheres marabaixeiras amapaenses.
Compositora de ladrão de marabaixo, cantadeira, dançadeira, tocadeira de caixa de marabaixo e tambor de batuque.
É completa nesse segmento.

 

Música

O pianista, compositor e arranjador brasileiro Ricardo Bacelar, lançou o single ‘Nada Será Como Antes’ (música de Milton Nascimento/Ronaldo Bastos).
Participação especial da pianista, cantora e compositora, Delia Fischer. Baixe o álbum e ouça pelo: http://ricardobacelar.com.br/discografia/ao-vivo-no-rio.

 

‘Eu Vim do Mar’

Título da música do compositor amapaense, Paulinho Bastos, gravada pela paulista Mari Furquim, em seu 1º disco ‘Princesa de Iaocá’.
A canção tem participação especial da cantora amapaense, Patrícia Bastos, com produção de Dante Ozetti.


Maturidade


Depois de disputarem a eleição local em 2020, Bala Rocha e Marcivânia tiveram encontro de trabalho. Ela anunciou a destinação de R$ 3 milhões para a pavimentação do Distrito do Igarapé da Fortaleza e também cobrou celeridade na execução das obras da emenda de bancada que totalizam R$ 25 milhões em pavimentação em Santana.

 

Fala ao mercado

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tomou posse nessa quarta-feira (20) e tem, como propostas de campanha, um grande pacote de medidas de incentivo ao empreendedorismo que deve ajudar os pequenos negócios americanos a superarem a crise causada pela pandemia que provocou mais de 400 mil mortos e perdas que atingem 75% das empresas do país.

 

Repercussão aqui

A oxigenação da cúpula do poder nos EUA e a retórica para o setor econômico repercutiu no Brasil. O Sebrae, por exemplo, realizou um levantamento das principais ações anunciadas, que podem servir de referência tanto para o governo brasileiro como para os novos prefeitos que assumiram as administrações dos municípios esse ano.

 

Tempos difíceis

Atravessamos há mais de 1 ano um dos piores momentos da história da humanidade, um vírus parou o mundo e a recente catástrofe em Manaus, no Brasil, recoloca em pauta a discussão sobre quem vai responder pela sequência de erros e omissões na gestão da pandemia em nosso país. Com direito a negação da ciência, inclusive.

 

Boa leitura


Neste sentido, sugerimos a leitura do artigo “Quem vai pagar a conta dos erros da pandemia?”, do advogado Cassio Faeddo, professor e mestre em direitos fundamentais, afirma que já existem 2 formas de enquadramento dessas condutas, uma por crime comum e outra por crime de responsabilidade. O texto está publicado em nossa seção de artigos do Blog, acesse em www.cleberbarbosa.net.

 

Jovem aprendiz


O SESI do Amapá está contratando aprendiz, cargo assistente administrativo. Para garantir a participação, o candidato precisa, antes, ser aprovado no processo seletivo de cursos gratuitos aberto pelo SENAI.

 

Rapidinhas

MINÉRIOS – Entidade máxima da política mineral, a Agência Nacional de Mineração começou a receber contribuições do setor mineral e da sociedade civil para o “Sistema Brasileiro de Recursos e Reservas Minerais”, que compreende dados de lavra e pesquisa mineral fornecidos pelos mineradores.

MERCADO – Segundo o órgão, identicada agora pela sigla ANM, antigo DNPM, a proposta para a nova resolução pretende equiparar a qualidade dos dados recebidos ao que é praticado internacionalmente. O Amapá tem uma enorme contribuição a dar ao setor, se conseguir destravar suas amarras.

ECONOMIA – Entre as propostas sugeridas pelo novo presidente americano< joe Biden, estão a criação de um fundo de US$ 60 bilhões para pequenos credores e instituições financeiras comunitárias, com maior foco em pequenos negócios localizados em comunidades vulneráveis.

cenários – Quer ainda a respectiva autorização de empréstimos mais generosos que permitam às pequenas empresas daquele país manterem a folha de pagamento de seus trabalhadores e cobrir os custos fixos durante a crise. Essa é a – boa – relação da política com o meio empresarial.


Contas do prefeito


Ao apresentar a prestação de contas da campanha eleitoral no dia 27 de dezembro de 2020, o prefeito Antônio Furlan (Cidadania) relatou que houve uma série de erros no sistema SPCE, dificultando o cumprimento dos prazos para o envio da prestação de contas final. De acordo com a Seção de Análise de Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, a prestação de contas foi apresentada fora do prazo estabelecido na Resolução 551/2020. E nos autos aparece o nome de Maria Isabel Nogueira de Sousa (MDB) como vice. Advogados ouvidos pela coluna não veem nisso nenhuma ameaça ao mandato de Furlan, que ganhou prazo para sanar as irregularidades.

 

Lembrança trágica

Um dia como hoje (21 de janeiro), no ano de 1958, ocorria o desastre aéreo que matou o deputado federal Coaracy Nunes, o promotor de justiça Hildemar Maia e o piloto Hamilton Silva, nas matas da localidade de Macacoari. Os três tinham ido participar da festa em louvor a São Sebastião naquela comunidade no dia anterior.

 

Luto decretado

Governador Waldez Góes decretou luto oficial no Amapá, pelo período de três dias, em virtude de o estado ter atingido, no dia 18 de janeiro de 2021, mais de mil mortes provocadas pela covid-19 (novo coronavírus).

 

Abrindo 2021

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) faz sua primeira sessão do ano na quarta-feira (27), sob a presidência do desembargador João Lages. A sessão será de forma mista, presencial e por meio do aplicativo Zoom Cloud Meetings®. Ao final, permanecendo processos para serem julgados, caberá à Presidência da sessão designar dia e horário para prosseguimento do julgamento e da prorrogação dos trabalhos, independentemente de nova publicação no Diário da Justiça.

 

Pregão anulado

Em razão de ilegalidades, a Secretaria de Transportes do Amapá (Setrap) publicou termo de anulação do pregão eletrônico 002/2020 para a contratação dos serviços de produção e execução de pavimentação asfáltica para atender demandas de capeamento, recapeamento, tapa-buracos e outros da mesma natureza, na malha rodoviária e vias urbanas dos municípios do estado. Foi determinado ao pregoeiro e sua equipe, que apresente as correções devidas e realize a abertura de novo procedimento licitatório.

 

Valores corrigidos

Emolumentos devidos por serviços notariais e de registros públicos no estado do Amapá, já estão corrigidos em 5,45%. É o que determina provimento baixado pelo desembargador Carmo Antônio de Souza, corregedor-geral da Justiça do Amapá. As tabelas já estão publicadas no Diário da Justiça Eletrônico.

 

E tome partidos

Atualmente, o Brasil tem 33 partidos políticos aptos a lançar candidatos para disputar as Eleições de 2022, e um número de 77 em processo de formação. Isso significa que essas legendas em construção já comunicaram à Justiça Eleitoral que obtiveram registro civil em cartório, um dos requisitos iniciais para o processo de criação de um partido. O último partido a ser criado foi o Unidade Popular (UP), em dezembro de 2019.

 

Arrumação de contas

A Justiça Eleitoral do Amapá segue intimando prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos para que se manifestem – sempre no prazo de três dias – sobre irregularidades apontadas pela área técnica em suas prestações de contas da campanha de 2020. Os casos mais recentes envolvem os prefeitos Serafim Picanço (Itaubal) e Antônio Carlos Leite de Mendonça Júnior (Pracuúba).

 

Missa e projeto


Nesta quinta-feira (21), às 19 horas, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, será celebrada a missa do 7º dia em homenagem a Mickel Pinheiro e Rosineide Aragão, mortos por veículo dirigido por Dawson Rocha, que está preso. No mesmo dia, às 17 horas, na Confraria Semblano, onde os dois trabalhavam, será lançado o Projeto Trânsito: Chega de Lágrimas.

 

Desaprovação sugerida

Área Técnica da Justiça Eleitoral sugere desaprovação das contas da vereadora Ester Cândida, de Itaubal, por extrapolação do limite de gastos com aluguel de veículos, e a devolução de R$ 1.853,02. Também sugere que se encaminhe ao MP Eleitoral para avaliar, querendo, instauração de processo para apurar a situação. As despesas com aluguel de veículos (R$ 3.450,00) extrapolaram o limite de 20% do total dos gastos de campanha contratados (R$ 7.984,90), em R$1.853,02.

 

Interrupção prorrogada

Portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorroga por mais duas competências, janeiro e fevereiro de 2021, a interrupção da rotina de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil ou no exterior. A interrupção não prejudica a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária pagadora de benefícios, devendo a comprovação de vida junto à rede bancária ser realizada normalmente.

 

Atualização suspensa

Portaria do Ministério da Defesa suspende, até 30 de junho de 2021, a apresentação anual para realização da atualização cadastral anual para prova de vida de militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados, bem como o bloqueio dos créditos relativos a proventos de inatividade e pensões por falta de realização da comprovação de vida, que voltarão a acontecer a partir de 1º de julho de 2021.

 

Rapidinhas

Brasil que perde – Paulo Pedrosa, presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, diz que o Brasil perde 17 indústrias por dia e está se desindustrializando.

Tratando de saúde – MP-AP e prefeitura de Santana discutem novas medidas sanitárias e de prevenção, visando evitar o avanço da covid-19 no município.

Ataques – Em cinco anos, Trump tuitou 2,520 contra a imprensa – mais de um tuíte por dia – mostra pesquisa Media Talks by J&Cia.


Defesa da Cloroquina


A declaração do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), de que nunca indicou remédio para o tratamento da covid-19, contrasta com a Nota Informativa (Nº 17/2020) na qual constam orientações da pasta para o “manuseio medicamentoso precoce” de pacientes com diagnóstico da doença. No documento de 74 páginas, é recomendado o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina sob argumento, entre outros, de que diversas instituições, tanto internacionais quanto nacionais, preconizam o uso dos dois medicamentos – que não têm eficácia comprovada – em pacientes.

 

Dosagem

A nota contém diversas orientações para o uso dos medicamentos, como dosagens para sintomas leves, moderados e graves, e para crianças: “Os pediatras devem estar alertas para o pronto reconhecimento destes casos, incluindo crianças com febre prolongada e não esclarecida, possibilitando o reconhecimento e o manejo adequado e oportuno”.

 

TrateCOV

Dias atrás, em meio ao colapso em Manaus, o Ministério da Saúde lançou o TrateCOV. Voltado para profissionais da Saúde, o aplicativo também recomenda e orienta o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina.

 

TCU

Deputados do PT e do Psol foram ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público com pedido de investigação de Eduardo Pazuello, após o ministro pressionar a Prefeitura de Manaus a receitar o uso de cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada.

 

Estoque

O Exército ainda tem 391.260 comprimidos de cloroquina no estoque. À coluna, o Centro de Comunicação afirma que seu Laboratório Químico Farmacêutico não está mais produzindo o medicamento.

 

Sobrepreço

No ano passado, o Exército pagou 167% a mais pelo principal insumo para produção da cloroquina (difosfato). Em justificativa ao TCU, alegou que a compra – com sobrepreço – foi feita devido à “necessidade de produzir esperança para corações aflitos”.

 

Solidariedade

Embora a cúpula do Solidariedade tenha declarado apoio ao candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (MDB-SP), a maioria dos deputados da legenda mantém o voto em Arthur Lira (PP-AL). A bancada tem 14 parlamentares, dois quais pelo menos oito divergem da orientação do partido e seguem com o candidato do Palácio do Planalto.

 

Avulsos

A um mês da eleição que vai escolher o sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ), outras legendas – como PSDB e DEM – também estão na mesma situação do Solidariedade: fechados oficialmente com Baleia Rossi (MDB-SP), mas com deputados avulsos em campanha para Arthur Lira (PP-AL).

 

Zé Esplanador

Nosso leitor assíduo e ícone da coluna, o Zé Esplanador – seu lema é Perguntar não ofende, Cobrar é de direito – estava sumido. Rodou o Brasil quieto nos últimos dois meses e volta irritado com muitos desmandos que viu. Hoje, comenta a vacina salvadora.

 

Picadeiro

Para Zé Esplanador, bastavam o assistente médico e o (a) morador (a) para o início da vacinação, mas o Brasil é um circo sem lona. Têm que aparecer na foto os governadores, prefeitos, secretários de Saúde etc. E não será diferente no Ministério da Saúde. Isso aqui é uma tragicomédia há 521 anos.

 

Leitos

O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública para que a Justiça determine a habilitação de leitos UTI para pacientes com covid-19 de forma mais ágil e transparente. O MP constatou lapso de até três meses entre a solicitação da habilitação e o atendimento pelo Ministério da Saúde.

 

Rombo

O rombo nas contas públicas do governo poderá chegar a R$ 218,2 bilhões em 2021, prevê a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal. O relatório da IFI também mostra que os gastos com a covid-19 já somam, neste ano, R$ 36,1 bilhões.

 

Esplanadeira

# Frazão Leilões vai leiloar 27 imóveis do Itaú Unibanco, dia 28, às 11h. # Julian Tonioli, sócio da Auddas, participa do T.Connect – Construindo Empresas Exponenciais, dia 26. # Escritor Guilherme Kujawski fala sobre transformação digital durante o Meet Up #1, promovido pela École Intuit Lab (EIL), hoje (20), às 17h. #Escritora brasileira, Isa Colli, lança livro infantil “Luke, o Macaco Atleta”, em francês, dia 21, às 16h. # Ironfisio inaugura polo Icaraí, no Rio de Janeiro, dia 21.