O sabor da música tucuju


São muitos os estilos e sabores das composições musicais, produzidas no Amapá, que retratam em seus sons e ritmos o que de mais belo existe nesse estado ao norte do Brasil. Bem na fronteira com a Guiana Francesa e às margens do maior rio do mundo, o Amazonas. Mas a temática é a mesma. as coisas do Amapá. A linguagem da musicalidade tucuju, nas letras e melodias, são características verdadeiras de quem vive em um lugar com riquezas regionais espetaculares e verdadeiras, no meio da floresta amazônica e com uma matéria prima abundante e satisfatória.
O sabor das canções que cantam as coisas existentes no Amapá é degustado e aprovado pelos maiores e mais exigentes críticos da música brasileira, que já ouviram a beleza do cancioneiro tucuju. Produtores, músicos, compositores letristas, cantores e diretores brasileiros (de bom gosto), já provaram desse tempero musical regional, de um povo privilegiado que tem o seu lugar destacado em belas canções.
Os rios, povo, costumes, tradição, cultura, floresta e lugares existentes no Amapá são exaltados com sensibilidade por quem olha para cada peculiaridade e vê o que há de mais valor na alma e no coração do povo que mora nesse caldeirão cultural. Cada uma das pessoas é parte fundamental desse belo e natural cenário cultural amazônico.
Temperar as canções amapaenses com boa letra, melodia, ritmo forte, poesia, ouvir os sons das caixas de mar-a-baixo, batucar os tambores de um lugar e de um povo, é privilégio de poucos que conseguem provar do sabor do cancioneiro tucuju. Pra completar o cardápio, uma boa pitada da voz dos cantadores que fazem ecoar pelo mundo o som que o Amapá produz.

 

********************

 

CARAVANA: uma caravana é um comboio de mercadores, viajantes, peregrinos, torcedores ou qualquer tipo de pessoa, que agrupam-se para percorrer grandes distâncias, muitas vezes por motivo de segurança. Nos desertos, como o do Saara, são movidas por camelos ou dromedários.

 

********************

 

Sim, eu tenho a cara do Saci
O sabor do tucumã
Tenho as asas do Curió
E namoro cunhantã

Nilson Chaves

 

 

********************
‘A Conta’
Título do novo disco do cantor e compositor, Naldo Maranhão, que está sendo gravado com belas músicas de sua autoria e com parceiros. Logo será lançado. Aguardem.

 

‘John Crazy’
Grupo Gente de Casa gravou mais um clássico da música regional no ritmo do samba, ‘John Crazy. A canção é de autoria de Joãozinho Gomes e Amadeu Cavalcante.
O lançamento está agendado para a sexta (25), no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), às 16h.

 

Zankerada
Dia 3 de julho, às 20h, vai rolar a live ‘Zankerada na Baixada’. Um projeto do cantor e compositor, Finéias Nelluty, com transmissão pelas redes sociais da artista (Facebook e Youtube).

 

Audiovisual
Parabenizando os artistas militantes do segmento audiovisual amapaense. Suas conquistas são visíveis e merecem nosso reconhecimento ao avanço do cinema nas terras tucujus. #Nota10.

 

‘Lamento’
Título da obra musical do cantor e compositor, Ozy Rodrigues, em parceria com Dagoberto Paranhos. “Terra lavrada, irrigada e fertilizada, com sangue e suor dos negros que aqui aportaram…”. Bela canção.

 

‘Contos de Anaul’
Título de mais um projeto literário amapaense que em breve será lançado. O livro ‘Contos de Anaul’ vai nos encantar. Aguardando.

 

Exposição fotográfica
Dia 25 (sexta), às 10h, o projeto ‘Memória Cultural do Ciclo do Marabaixo’ (Barracão da Tia Gertrudes) vai realizar uma exposição fotográfica virtual, com material extraído do acervo da Associação Cultural Berço das Tradições amapaenses.
Com transmissão pela página Berço do Marabaixo, no Facebook. O projeto é patrocinado pelo Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

 


Social


Palmas para a simpática empresária Aline Oliveira, pelo seu aniversário, comemorado em Recife/PE. 

 

 

Em close, a querida amiga vereadora Luany Favacho, em recente debate na Câmara Municipal de Macapá. 

 

 

A bonita aniversariante do dia, Ana Júlia Maciel. 

 

 

Vestibular

A Unifap divulgou na tarde da última sexta, 18, o resultado do Processo Seletivo 2021 da instituição. O certame seleciona os 1.395 mil vagas distribuídas em 32 cursos de graduação presenciais do campus Marco Zero do Equador, em Macapá.

O resultado é provisório e interessados podem entrar com recurso entre os dias 21 e 22 de junho. O período de matrículas está previsto para acontecer entre 12 e 30 de julho.

 

Forrovija

O evento Forrovija-Live, que recebe apoio da Secult, acontece nos dias 21, 22 e 23 de junho, no município de Vitória do Jari, será transmitido pelas plataformas virtuais das páginas da Secretaria de Cultura do Amapá.

Programação conta com apresentações de Dani li e Neyzinho e Banda, e ainda com atrações de Miss Caipira, Musa Diversidade e Casal Junino, com direito a premiação de até R$ 2 mil, bem como show de grupos folclóricos.

 

Meio Ambiente

Já desembarcou no Amapá mais um lote de vacinas contra a Covid-19, com 14.990 doses. O carregamento trouxe o imunizante da CoronaVac e também da Pfizer e, pelo quantitativo, o governo orientou que as campanhas passem a atender pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

E a Prefeitura de Macapá já iniciou ação voltada para a aplicação da 2ª dose (D2) de CoronoVac. A atividade foi realizada das 17h à meia-noite deste sábado e será voltada exclusivamente para as pessoas que deveriam ter recebido a D2 no período de 16 a 22 de abril.

 

Parabéns especial de hoje vai para o amigo, jovem e atuante senador da república Davi Alcolumbre que inaugura idade nova. Felicitações e sucesso sempre! 

 

Giro

 

O belo sorriso da advogada Ana Rita, com suas bonitas madeixas sob os cuidados do “expert” Kiko Pantoja. 

 

Reforço – A Anvisa autorizou na sexta-feira (18) o estudo clínico para testar uma possível dose de reforço que poderia ser usada como complemento da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelos laboratórios Pfizer/BioNTech.

A previsão é recrutar 443 participantes no centro clínico do Hospital Santo Antônio da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador (BA), e outros 442 participantes no Centro Paulista de Investigação Clínica e Serviços Médicos, em São Paulo (SP).

 

Palhaçaria – Está aberto desde sábado, 19, a 3ª edição Festival Palhaças no Meio do Mundo. O evento tem o objetivo de agregar a palhaçaria feminina numa rede colaborativa que busca fomentar e divulgar o trabalho que nasce da comicidade da mulher palhaça no mundo contemporâneo.

Toda a programação, que ocorrerá até o dia 26, será online, nas páginas do Festival @palhacasnomeiodomundo.



Interino Célio Alício

 

No páreo

Jaime Nunes é um dos nomes de peso na corrida rumo ao Setentrião. Considerado um dos responsáveis pela reeleição de WG – sua escolha gerou desgaste na relação entre o governador e o então vice Papaléo Paes – Jaime colocou o empresariado local ao lado da chapa que venceu a eleição em 2018. Agora, ele aglutina forças políticas para o apoio ao seu projeto eleitoral e conta com o apoio incondicional do prefeito Furlan, entre outros líderes da política regional.

 

Educadores

Com o avanço da imunização entre a classe dos educadores em todo o estado, aos poucos as atenções se voltam para a possibilidade do retorno das aulas presenciais para o segundo semestre. O Sinsepeap, no entanto, já bateu o martelo e divulgou que a categoria só retorna ao trabalho se estiver 100% imunizada. Do contrário, nem pensar.

 

Neymar

Craque do tipo genial e os números o referendam, Neymar é contestado por parte da crítica e público que esperam mais dele na seleção e nos certames europeus pelo PSG. E, mesmo com a possibilidade cada vez mais próxima de quebrar o recorde de gols na seleção brasileira pertencente a Pelé, proeza que nem Zico, Romário e Ronaldo Fenômeno conseguiram, Neymar segue sendo criticado. Coisas do mundo do futebol.

 

Trono

Numa disputa que promete ser das melhores e com concorrentes de peso, a corrida ao Setentrião vai começando a esquentar a pouco mais de um ano para o grande pleito. Randolfe Rodrigues, Clécio Luís e Jaime Nunes já tomaram a dianteira e já se articulam em busca de apoio para sentar no trono do Setentrião.

 

A ver navios

Com o retorno de Lula à cena política e exercendo o protagonismo, presidenciáveis como Coro Gomes começam a estacionar na beira da estrada. Com o discurso arrogante e a convicção de que não existe na política brasileira ninguém melhor que ele, p cearense arretado começa a sentar na beira do cais para ver os navios, leia-se Lula e Bolsonaro, navegarem lampeiros e pimpões.

 

Aniversário

O Centro de Referência em Atendimento às Mulheres (Cram), ligado a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH) completou 9 anos de intensa atividade com uma programação voltada para a saúde e o bem-estar das mulheres em Macapá.

 

Professor


Com 41 vitórias, 10 empates e apenas 4 derrotas, o retrospecto de Tite na seleção é de fato impressionante. Nas Eliminatórias para a Copa do Qatar são 6 vitórias em 6 jogos, ou seja, 100% de aproveitamento. Se os números falam, não tem porque mudar.

 

Polarização

PHDs na política cá de casa entendem que a disputa pela vaga no Senado deve polarizar entre Davi Alcolumbre e João Capiberibe, por entenderem que no cenário político local ambos são os nomes com maior prestígio e densidade eleitoral e capazes de aglutinar forças para inclusive carrear votos para seus preferidos ao Palácio do Setentrião.
Ombreados com Clécio (Davi) e Randolfe (Capibaribe) que sao5nomes praticamente certos para a eleição ao GEA, os dois caciques devem também influenciar no tabuleiro eleitoral para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa. As fichas estão na mesa e a temporada de apostas abertas.

 

CPI

Com depoimentos em curso, debates acalorados e grosserias e mentiras no atacado, a CPI da Covid no Senado começa a dar sinais de que não vai estacionar na ‘pizzaria”.

 

Ritmo

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 começando a acelerar, cresce – graças a Deus – a esperança de que a imunização no Amapá possa atingir a plenitude. Fica a torcida para que as pessoas procurem de fato os locais de vacinação para receberem a vacina e protegerem.

 

Globo

A transmissão da Libertadores e da Copa América pelo SBT, da Fórmula 1 pela Band e o Cariocão pela Record só reforçam a convicção de que o jornalismo da Globo nada de braçada em tecnologia, profissionais de qualidade e, principalmente emoção. Volta Galvão!

 

Mixuruca

Como já era esperado, a Copa América não tem chamado a atenção como nos tempos anteriores à pandemia da Covid-19 e está sendo mixuruca. A população e a imprensa concentram seus focos na pandemia e seus desdobramentos e não poderia ser diferente. A realização da competição no Brasil foi um tremendo gol contra marcado duplamente por Bolsonaro e a CBF.

 

Rapidinha

Retorno – GEA preparo escolas para o retorno às aulas presenciais com novos ambientes, kits de proteção e imunização. 

Operação – Suposto mandante da execução de rival em 2020 foi alvo de operação da PC na quinta-feira (17) no Iapen. 

Prisão – Força-tarefa anuncia prisão para quem descumprir medidas sanitárias contra a covid-19. 


Parcerias


Depois de terem disputado a eleição para governador em 2018, indo às barras do segundo turno, Waldez e Davi selaram pacto de paz e trabalho conjunto que tem frutificado a favor da população, bem que se diga. Merecendo por parte do governador homenagem nas redes pela passagem do aniversário do senador.

 

Blitz

O prefeito Dr. Furlan saiu às ruas de Macapá no sábado, numa tradicional visita aos pontos de vacinação. Na ação de ontem estavam sendo vacinados com a primeira dose os profissionais da Saúde e Educação que fizeram o agendamento no site da Prefeitura e, também, os que estão com a segunda dose marcada para os dias 19 e 20 junho.

 

Na conta

O senador Lucas Barreto garante que a bancada está buscando a liberação de recursos, que são fundamentais para o desenvolvimento do Amapá. Dos recursos alocados, são R$ 22 milhões já liberados para áreas de grande importância, a exemplo da reestruturação do Hospital Universitário e de projetos de infraestrutura nos municípios.

 

Santana

O prefeito Bala Rocha tem intensificado ações para melhorar a paisagem urbana da cidade, em que pese a luta para imunizar santanenses nascidos ou não no lugar. Mas também vai à zona rural, como a comunidade da Foz do Rio Vila Nova, onde a Prefeitura possui uma escola e um posto de saúde. Debate foi olho no olho da comunidade a respeito das demandas.

 

Saúde


O sábado foi marcado pela atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizando ação de vacinação contra a Covid-19 para atender profissionais de educação e saúde agendados.
A coluna apurou que essa ação também é direcionada às pessoas com a segunda dose de AstraZeneca marcada para este fim de semana.

 

Por mais cultura


Produções inéditas marcam o Palco Virtual de Cênicas que o Itaú Cultural realiza de 24 a 27 de junho (quinta-feira a domingo). Maré, obra de dança do coletivo potiguar CIDA, faz sua pré-estreia dentro da programação do banco.

 

AS ÚLTIMAS

TRADIÇÃO – Árvore símbolo da floresta amazônica, a castanheira é uma das principais espécies do extrativismo da região, representa uma importante fonte de renda para milhares de famílias agroextrativistas. Possui valor econômico no mercado nacional e internacional e também tem importância na composição de sistemas agroflorestais. A espécie é uma das mais altas da Amazônia, podendo chegar até 50 metros. “O objetivo principal desta articulação e a realização deste nivelamento é promover a troca de informações entre profissionais das áreas técnicas de produção de mudas de castanheiras de diferentes municípios do Pará e Amapá”, destacou um analista da Embrapa.

MINERAÇÃO – A Mina Tucano, produtora de ouro localizada a cerca de 200 km de Macapá, renovou o Selo Sustentabilidade, do Programa Tesouro Verde. Trata-se de uma credencial concedida pelo Governo do Estado do Amapá que atesta as boas práticas socioambientais e de gestão adotadas por empresas, indústrias e comércios. Com visibilidade internacional, o programa está alinhado com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Acordo de Paris, transformando o Amapá em um símbolo de economia sustentável da Amazônia. Em um ano, a mineradora preservou 37.684,21m² de florestas nativas, protegendo a biodiversidade de mais de 1.749 espécies de fauna e 546 de flora e possibilitando também a ciclagem.


Projeto de Lei cria o Dia Municipal do Marabaixo


A Câmara Municipal de Macapá aprovou no dia 17 de junho, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Dudu Tavares (PDT) que cria o Dia Municipal do Marabaixo, em 16 de junho, e ainda, eleva o Marabaixo, e sua manifestação artístico-cultural, à condição de patrimônio cultural imaterial do Município de Macapá. O PL segue para sanção do prefeito Antônio Furlan.

 

O parlamentar destacou que a aprovação da matéria valoriza e protege as comunidades tradicionais, mulheres e homens que vestem colorido e com o sorriso no rosto mantém viva a cultura ancestral de um povo que fez e ainda faz muito para Macapá.

 

“Trata-se do reconhecimento dessa cultura secular, das saias rodadas, da gengibirra, do sorriso solto e da alegria que o nosso povo transmite quando dança em reverência a Deus e ao Divino Espírito Santo e santíssima Trindade, mostrando a nossa fé. Agora Macapá tem um dia para reverenciar a mais autentica manifestação cultural do nosso município e do nosso estado”, destacou o vereador.

 

De acordo com o texto do projeto, para aplicar a Lei, caberá a prefeitura de Macapá fomentar e apoiar as manifestações culturais do Marabaixo, incluindo no calendário Municipal de eventos do município e dar prioridade na celebração de convênios e aporte de recursos. Além disso, a prefeitura deverá promover e proteger as características atuais da manifestação cultural para impedir censuras que tragam perda da essência natural da tradição. (Ascom/Dudu Tavares).

 

***************************************************************

Quando te vi chegando, morena
Tão bonito que era
Eu vi o sol e a lua trazendo
As cores da primavera

Nilson Chaves

***************************************************************

 

Carnaval tucuju

Presidente da Liesap, Lizete Jardim entregou ao secretário de cultura, Evandro Milhomem, o projeto do carnaval 2022, na semana passada.

Até o momento nenhuma informação sobre o calendário do próximo desfile, prestação de contas de 2020 e reuniões de planejamento. E o tempo passando.

 

Filme premiado

O premiado filme amapaense, Açaí, foi lançado no sábado (19), e já está no catálogo da Wolo TV para ser exibido em todo o país. A Wolo é uma plataforma de streaming que contempla a diversidade da produção brasileira.

 

Parabéns

Mesmo com a pandemia o segmento da cultura junina não parou e está realizando seus projetos, através de live’s. A pandemia não pode ser desculpa para não trabalhar. Parabéns, aos quadrilheiros juninos do Amapá.

 

30 anos

Em setembro de 2021 o ‘Projeto Sambarte’ vai completar 30 anos de criação. Iniciou com o 1º Festival de Samba e Pagode do Amapá, em 1991. Vai ter comemoração.

 

Novidade

Sambista amapaense, Nonato Soledade informa que o Grupo Sambarte está trabalhando no repertório do novo disco. Logo teremos mais informações.

 

‘Açaí Fruta Mãe’

Título da poesia cantada de Negra Áurea, já disponível em seu canal no YouTube. “Uma referência ao açaí, dando a ele a importância de fruta mãe, por ser responsável pela base alimentar da população nortista”, disse a artista.

 

Lugar sagrado

Cantor e compositor amapaense, Roni Moraes está avisando que logo estará lançando o seu mais novo disco, ‘Amazônia Lugar Sagrado’. Vamos aguardar que vem boas novidades por aí.


Social


O sorriso encantador de Graziela Silva. 

 

 

Princesinha Maria Lina, ladeada pela tia, empresária Jaqueline Jucá, e a prima, Eduarda Jucá, na festa de seu 1º aninho. 

 

 

Clic pra lá de especial do blogueiro de turismo “Estevam Pelo Mundo”, em frente ao Mercado Municipal, quando conhecia nossos pontos turísticos. 

 

 

FIM

Durante cinco dias, de 23 a 27 de junho, o Festival Imagem-Movimento (FIM) realizará vasta programação on-line, no canal do festival no YouTube.

Sob o mote “A Cura está nas Margens”, o evento propõe ao público enxergar as “margens” e valorizar o que elas têm a ensinar e construir, como ponto de partida para uma mudança em meio ao caos que o Brasil está vivendo.

Programação conta com mais de 50 filmes de 22 estados, divididos em cinco mostras.

 

Fiscalização intensa

O Ministério Público do Amapá, através do Gaeco, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura de Macapá e SVS, reuniu a imprensa na manhã desta sexta-feira, 18, pra entrevista coletiva.

Eles anunciaram medidas mais duras daqui em diante, durante as fiscalizações de medidas sanitárias. Inclusive, as fiscalizações serão intensificadas e podem resultar em prisão.

 

Homenagem

O Colégio de Procuradores de Justiça do MP/AP, em reunião realizada na última quinta, 17, homenageou o desembargador do TJAP, Jayme Henrique Ferreira, nomeado em fevereiro deste ano para provimento da vaga reservada ao quinto constitucional do MP-AP.

A homenagem contou com as participações dos procuradores de Justiça: Clara Banha, Jair Quintas, Judith Teles, Nicolau Crispino, Joel Chagas, Estela Sá e Maricélia Assunção; e do chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça João Furlan. Os membros relembraram situações vivenciadas com Jayme Ferreira, desde o ingresso no Ministério Público do Amapá até suas últimas participações no Colegiado, exaltando suas qualidades e registrando sua contribuição para a história da instituição.

 

Durante as homenagens ao desembargador Jayme Ferreira, uma placa foi entregue ao agraciado pela presidente do Colegiado e procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, pelos 29 anos de serviços na instituição. 

 

 

Giro

 

A movimentada e disputada Roda de Conversa das vereadoras de Macapá, Luany Favacho, Adriana Ramos, Maraína Martins e Janete Capiberibe. 

 

Imunização – A Secretaria Municipal de Saúde segue na imunização da população de Macapá contra a Covid-19.

Neste sábado, 19, serão vacinados os profissionais de educação agendados, gestantes e puérperas e profissionais de saúde.

A ação também é direcionada às pessoas com a segunda dose de AstraZeneca marcada para os dias 19 e 20 de junho.

 

Documentário – Um mini documentário coordenado pela professora da rede estadual Marília Pinheiro,é um dos projetos selecionados para a exposição “Versus Art Exhibit”. A exibição acontece na sede da ONU, em Genebra, na Suiça, até o dia 25 de junho, ao lado de outras produções do mundo inteiro que abordam arte, resiliência e transformação social.

A produção “Experimentações em arte – A performance como meio de auto-investigação das identidades para além do corpo” começou a ser desenvolvida pela educadora ainda em 2015, na Escola do Novo Saber Maria do Carmo Viana dos Anjos, de tempo integral, em Macapá. Assista no Portal diariodoamapa.com.