Mais federais


A Federação Nacional de Policiais Federais vai reclamar mais atenção para agentes no iminente concurso para a PF, que está no prelo no Ministério da Justiça. O presidente da FENAPEF, Luís Boudens, diz à Coluna que a entidade vai protocolar pedido para um “processo de correção da proporção interna dos cargos”. Segundo Boudens, “há uma quantidade muito grande de delegados em detrimento da quantidade de agentes, peritos, escrivães e principalmente servidores administrativos”. Já Edivandir Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados Federais, lembra que o número de vagas para delegados está dentro da necessidade da PF, “de acordo com a proporção em relação às outras carreiras policiais”.

 

No gabinete

“Considerando que uma equipe costuma ter um delegado, um escrivão e pelos menos dois agentes, não há qualquer tipo de desproporcionalidade”, argumenta Paiva.

 

Fiscalização

Boudens ressalta o déficit na corporação e aponta que “as fronteiras, portos e aeroportos demandam mais agentes para fiscalização”.

 

Preso!

A Polícia de Pernambuco prendeu ontem o assassino do blogueiro Áquila Silva e de seu filho menor, e dará detalhes hoje. Apuramos que foi motivado por banalidade.

 

A conferir

O que consta na versão da família do atirador é que o filho do blogueiro, 15 anos, teria se desentendido com o filho do assassino, que foi à forra à bala contra os dois.

 

Malhete britânico

A Justiça de Manchester vai decidir dentro de três semanas se a ação de indenização de £5 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões) contra a mineradora inglesa BHP será julgada na Grã Bretanha. Sócia da Samarco, a BHP é acusada no crime do rompimento da barragem de Mariana em 2015. As audiências sobre o caso se encerraram no último dia 31 de julho. Com participação dos prefeitos de Mariana (MG) e de Rio Doce (ES).

 

E agora, Dr.?

O processo foi protocolado pela banca estrangeira PGMBM em Manchester. A decisão é se continuará na Corte britânica ou será julgado no Brasil. O escritório representa na ação mais de 200 mil vítimas do crime ambiental, desde moradores até empresas, igrejas e prefeituras. A BHP é acusada como “responsabilidade final” no acidente.

 

Em temo

Se o caso for julgado na Inglaterra, será o primeiro processo legal relacionado a uma grande catástrofe ambiental brasileira a ser analisado em tribunal estrangeiro.

 

Aglomeração

Treze índias da etnia Kamayurá, do Xingu, que moram na mesma casa no Paranoá, em Brasília, foram contaminadas pelo Covid-19. Duas estão internadas e estado é grave.

 

Cadê o mapa!?

A deputada Bia Kicis, de Brasília, não conhece o próprio reduto eleitoral. No Twitter, em solidariedade à primeira-dama Michelle Bolsonaro, postou que a avó dela morreu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Santa Maria é cidade satélite do DF.

 

Tristeza dupla

A ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, está muito abatida. Na terça-feira, morreram dois servidores da pasta. Um senhor de 62 anos, de infarto, e uma jovem de 40 anos, vítima de Covid-19.

 

São minhas!

O ex-presidente, ex-governador, ex-deputado e (ufa) ex-senador José Sarney soube de um leilão virtual no qual vendiram 32 fotos de 1967, de uma inauguração no Maranhão, no seu Governo. Mandou secretário arrematar todas. Vão para o Memorial.

 

ESPLANADEIRA

#   TIM lançou minidocumentários com histórias reais de pais. A ação #ImagineEsseAmor ficará no ar durante agosto. #


Pesquisa no campo


O pesquisador-chefe da Embrapa no Amapá, Nagib Melém, comanda nesta quinta-feira uma Live em comemoração à passagem dos 39 anos da estatal de pesquisa agropecuária – só no Amapá. No Brasil, ela já atua desde 1972. Sua história se confunde com a própria história da agricultura brasileira em escala, que ganhou o mercado mundial.

 

Volta anunciada

João Furlan, promotor de justiça que responde pela chefia de gabinete de Ivana Cei (PGJ), reuniu, virtualmente, com os servidores da instituição para nivelar informações sobre as medidas de prevenção à Covid-19, que serão obrigatórias para a retomada gradual das atividades presenciais em todas as instâncias do Ministério Público Estadual.

 

Defesa cidadã

Ainda na ceara da justiça, em entrevista ao programa Café com Notícia (90.9 FM), a presidente da associação das defensoras e defensores públicos do Amapá, defensora Giovanna Burgos, ressaltou que embora a organização das carreiras tenha sido um avanço, falta muito para garantir o tripé da Justiça. Em números mesmo, DPE, MPE e TJAP.

 

Malha aérea

A Azul Linhas Aéreas e a Latam Brasil acabam de iniciar o acordo de codeshare para 64 rotas domésticas no Brasil. O compartilhamento de voos, anunciado em junho, quer ampliar a capilaridade da malha aérea das duas companhias em rotas complementares e não sobrepostas, oferecendo aos clientes opções de conexões novas e mais convenientes.

 

Um recomeço

Cartolas locais do futebol dizem que com o protocolo de saúde e testagem oficial dos atletas, a FAF já prepara toda a estrutura para o retorno dos campeonatos, começando pela base, o torneio Sub-17, que já tem período marcado para recomeçar o torneio, no sábado, dia 22/08, com uma disputa entre as equipes do Trem Desportivo Clube e Oratório no Zerão.

 

Dica de leitura

‘Mulheres Normais’ é uma reunião de crônicas da escritora Izabella de Macedo que retratam as mulheres do jeito que são. Uma obra que faz ecoar pensamentos e sentimentos comuns do universo feminino.

 

 

Rapidinha

AGRONEGÓCIO – Produtores de grãos do Amapá travam uma luta contra o tempo para fechar a colheita deste ano, mesmo com a pandemia.

TEMPO – Diferente do ano passado, quando o regime de chuvas maior causou grandes transtornos para a agricultura industrial, nem a pandemia fez frear a vontade de bater meta.

OURO – Tartarugalzinho poderá finalmente ter a retomada da sua produção mineral, devidamente licenciada e organizada. Movimentação é intensa nos bastidores para o grande anúncio.
cidade – Por meio do projeto “Aqui é meu Bairro”, a Prefeitura de Macapá tem como objeto a nova delimitação e definição dos bairros da cidade. Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de bairros no município de Macapá.

ARTIGO – Editor e conselheiro da Câmara Brasileira do Livro, José Luiz Alquéres traz oportunas reflexões sobre a proposta de alteração da reforma tributária e a incidência sobre livros e e-books. Em nosso Blog.
imposto – Na proposta de reforma tributária endossada pelo governo e enviada ao Congresso consta uma nova taxação, que sim inside sobre a indústria gráfica de edição de livros e dos e-books.

ATÉ – Era o que tinha, com diz o Paulão.


Cadê?


De repente, sem nenhum aviso, postos de combustíveis da capital amanheceram sem gasolina. Corrida aos poucos que ainda tinham alguns litros provocou filas quilométricas e aglomeração.

 

Enfrentamento

Titular da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Cristina Almeida (PSB)  afirma que medidas de enfrentamento à violência doméstica e crimes de feminicídio estão sendo tomadas para combater essa prática que só tem aumentado no estado.

 

Refis

Prefeitura de Macapá reabriu prazos para adesão do Programa de Recuperação Fiscal. Contribuintes poderão regularizar dívidas tributárias devidas ao Executivo municipal macapaense relacionadas a 2019/2020.

 

Abrigos

População ganha novos abrigos de ônibus padronizados pelo governo do Amapá nas rodovias estaduais.
Ao todo, foram 20 pontos entregues neste ano; próximas construções serão licitadasbe e terão o mesmo modelo.

 

Enem

Central do Enem 2020 confirmou início das aulas online a partir da quarta-feira (12). Todas as quartas e quintas-feiras as salas virtuais, que comportam até 50 alunos, estarão abertas em horários específicos.

 

Repressão

Mazagão, de repente, se tornou alvo de facções que tentam ‘ampliar’ tráfico de drogas, cooptando menores para o crime. Polícia Civil, do outro lado, avança com investigações e enfrentamento às ações dos bandidos.

 

Orelhinha

Estado montou sala acústica para realização do teste da orelhinha na Maternidade Mãe Luzia. Novo ambiente estruturado dará maior fidelidade ao resultado dos exames. Teste avalia a audição do recém-nascido.

 

Rapidinha

DESAFIO – Em live, ex-senador Capiberibe (PSB) lançou pré-candidatura à prefeitura de Macapá.
Ele diz que geração de emprego e renda [pós-pandemia] é o grande desafio na era moderna.

RAMAIS – Governo firmou convênio para manutenção de ramais em todo o estado.
Governador Waldez Góes iniciou a primeira etapa do repasse.
O combustível será usado nos maquinários responsáveis pelas obras.

REGULARIZAÇÃO – Município de Macapá e União celebraram contrato de doação de título de imóvel que beneficiará cerca de 150 famílias do bairro Alvorada, na zona oeste da capital.
A regularização fundiária diz respeito à área H do bairro.

FARINHA – Agricultores de Pedra Branca do Amaparí comemoram reativação das casas de farinhas.
Elas passaram por revitalização e hoje operam com gerador próprio de energia.
Todas foram devidamente mecanizadas, garantindo maior segurança e celeridade no trabalho.


Fim da esperança


O Supremo Tribunal Federal concluiu julgamento que tratou da possibilidade de reverter decisão que concedeu reajuste a servidores. A maioria dos ministros decidiu ser possível modificar decisão transitada em julgado que havia estendido aos servidores da Justiça Eleitoral do Ceará reajuste de 84,32% relativo ao IPC de março de 1990 (Plano Collor). Coube ao ministro Luiz Fux (foto), sucessor da cadeira do ministro aposentado Eros Grau, dar o voto de minerva, pondo fim ao sonho de retomada do pagamento dos 84,32%.

 

Força da tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente nas ações do Judiciário amapaense. Um exemplo desta alternativa aconteceu na 2ª Vara Criminal da Comarca de Santana, sob a condução da juíza substituta Luciana Barros de Camargo, onde foi realizada audiência de instrução e julgamento, na qual a vítima foi ouvida de Caiena (Guiana Francesa) e o réu no estado de São Paulo. O processo estava parado havia três anos.

 

CNMP investiga

O site O Antagonista diz que Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investiga pagamento de supersalários a promotores de justiça do Amapá. O promotor de justiça Afonso Guimarães já disse que no MP-AP ninguém recebe acima do teto permitido.

 

Dados do IBGE

Os negros representam a maioria da população. Segundo o IBGE, 56,1% dos brasileiros se declaram negros, grupo que reúne os pretos e pardos. Mas poucos ocupam cargos de decisão. No Senado, o primeiro senador negro só tomou posse em 1991. A 1ª senadora negra foi eleita em 1995.

 

Relatoria de processos

Eduardo Fortunato Bim, presidente do Ibama, designou os integrantes da Equipe de Instrução Nacional (Enins), responsável pela instrução, preparação e relatoria de processos de apuração de infrações ambientais. Seis são analistas ambientais do Ibama no Amapá.

 

Recursos assegurados

O MEC divulgou os estados que estão aptos a receber recursos referentes ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Amapá aparece com 2362 matrículas em 2020, tendo como base o censo escolar 2019. E vai receber três parcelas que somam mais de R$2,6 milhões.

 

Votação do Fundeb

O Senado deve votar no dia 20 de agosto a PEC 26/2020, que torna o Fundeb permanente. O fundo é responsável pelo financiamento da educação básica e vence no dia 31 de dezembro deste ano. A data da votação foi definida na reunião de líderes partidários na terça-feira e confirmada, pelo Twitter, pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

 

Vice do PSB

Ruben Bemerguy, Mary Cruz e July Pereira são nomes do partido Rede que podem virar vice de João Capiberibe (PSB) na disputa pela prefeitura de Macapá.

 

Tutela negada

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon Amapá) não conseguiu na justiça a tutela provisória de urgência de natureza antecipada, que pedia a redução das mensalidades dos alunos matriculados em nove escolas particulares de Macapá por conta da pandemia. A redução iria de 20 a 40 por cento, mas a juíza Liége Gomes, da 1ª Vara Cível negou o pedido do Procon. O instituto informa que vai recorrer da decisão.

 

Novo normal

O Governo do Amapá montou uma série de capacitações online para o chamado novo normal no serviço público. As ações iniciaram na segunda-feira, dia 10, e envolvem cerca de 60 órgãos do estado em uma iniciativa que marca o retorno dos servidores às atividades presenciais. Neste primeiro momento a retomada dos trabalhos pós-isolamento envolve os colaboradores dos grupos essenciais, infraestrutura e prestação de serviço. Em seguida serão os grupos de Desenvolvimento Econômico, Gestão e Serviços, Cultura, Turismo e outros.

 

Julgando contas

O pleno do TCE Amapá começou a julgar a prestação de contas do TJAP, exercício 2001, quando o presidente era o desembargador Carmo Antônio. Após leitura do relatório pelo conselheiro Ricardo Soares, o conselheiro Amiraldo Favacho pediu vistas do processo.

 

Contas desaprovadas

Publicado acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, que, por unanimidade, desaprovou a prestação de contas do Partido da Mobilização Nacional – PMN, referente ao exercício financeiro de 2017.

 

Projetos do GEA

Assembleia Legislativa do Amapá ficou de votar na sessão de hoje vários projetos de interesse do governo do Amapá. Um deles trata da Delegacia de Polícia Civil especializada em combate à corrupção, o que fará com que o estado receba ainda este ano R$1,6 milhão da Secretaria Nacional de Segurança Pública. E já estão na Assembleia os projetos de lei que tratam da reforma da Previdência estadual, mas ainda sem data marcada para votação.

 

Rapidinha

FTSG – Servidor que perde cargo por lei inconstitucional tem direito a FGTS, decide STJ.

FESTA – A Embrapa Amapá está completando 39 anos e comemora com live nesta quinta-feira.

ENERGIA – A Aneel anuncia que hospitais terão recursos a fundo perdido para eficiência energética.

APRESENTADO – A Polícia Federal apresentou ao Ministério Público do Amapá o projeto de integração do Sistema Nacional de Informações Criminais, com os sistemas de informação do estado. O sistema permite a emissão da folha de antecedentes criminais e a inclusão de decisões judiciais diretamente.


Banda Mano Roots lança o disco ‘Estrada do Mazagão’


A banda musical amapaense, ‘Mano Roots, está preparando o lançamento, através de uma live, dia 31 de agosto, direto de Santana, de seu 1º disco denominado ‘Estrada do Mazagão’, que acaba de ser gravado. O lançamento será pelas redes sociais da banda a partir das 20h.

O cantor da banda, músico e compositor, Dylan Rocha, disse que por causa da pandemia do novo coronavírus o grupo ficou impossibilitado de realizar seus projetos, o que gerou crise geral com consequências nada boas na economia, na sociedade e na vida cotidiana.

“Os impactos na área cultura são extremamente acentuados. As instituições foram fechadas. As casas que se destinam às apresentações musicais cancelaram os shows e demais eventos. Os efeitos do distanciamento social atingiram a rede de produção e execução cultural. Nesse contexto a banda Mano Roots resolveu realizar uma live para divulgar o disco e arrecadar alimentos para contribuir com famílias carentes”, acrescentou.

Em 2003, um grupo de amigos se reuniu criando a banda que logo despontou no cenário amapaens. Eles transitaram pela MPB, choro, rock, carimbó, baião, mas se identificaram mesmo com o reggae, que foi mesclado com as batidas do Marabaixo, ritmo originalmente tucuju.

A banda apresenta um repertório inspirado na realidade da região, como identificado na música ‘Negrinha do Curiaú’, que retrata a beleza e cultura negra remanescente no quilombo do Curiaú, localizado na zona norte de Macapá. Também na canção ‘Estrada do Mazagão’ (título do disco), que aborda o conflito religioso entre mouros e cristãos durante a ocupação da região e a manutenção da tradição perpetuada na encenação na festa católica de São Tiago.

Na música ‘Gueto’, expressa os problemas sociais que atingem a cidade e o país, citando as drogas: “o crack se levanta/ te afasta da família, te escraviza e você cai/a precariedade do saneamento básico e a prioridade da preservação da natureza”. Nas letras ainda se vislumbra a declaração clara dos temas sociais que atingem humanidade: “O lixo enxotando as garças e a água declarando a falência da cadeia alimentar…”.

 

 

REPENTE: Repente, conhecido também como Cantoria, uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. O Repente na Cantoria de viola é desenvolvido por dois cantores acompanhados por violas na afinação nordestina.

 

***************************************

Olha meu bem
Os guarás que voltaram do sul
Esvoaçam e dançam alegres
Porque o céu do norte ainda é azul

Osmar Júnior

***************************************

 

 

Cult’Art

Na TV

Claudinei Assis Produções está lançando o concurso ‘Sua Música Na TV’, para incentivar e descobrir novos talentos da composição musical do país.
Vencedor terá sua obra gravada e vai fazer parte como trilha sonora da nova minissérie Justine, exibida pelo SBT. Acesse o link e envie sua música – www.pedrocanaan.com/concurso.

 

  • Convidado

Nesta quinta (13), 19h, estarei na live ‘Por Trás do Pavilhão’, projeto criado por Alessandra Azevedo e que destaca o quesito Mestre Sala e Porta Bandeira. Ela apresenta [no Instagram] todas as terças e quintas-feiras. Obrigado pelo convite.

 

  • Talento

A jovem Andriny Videira, 22 anos, é uma promissora Porta-Bandeira da nova geração do carnaval amapaense. Seu talento, técnica refinada e comunicação com o pavilhão lhe credenciam para um futuro brilhante.
Foi descoberta no 3º Encontro de Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira no Meio do Mundo, em 2016. Hoje, ocupa o posto de 2ª PB de Piratas Estilizados ao lado de seu fiel mestre-sala, Lucas Rodrigues. Parabéns.

 

  • Futuro

Poetinha da Amazônia, Osmar Júnior diz que temos que combater a inquietude e compartilhar a plenitude da esperança. Que cabe a todos nós nos lambuzarmos de presente pensando no futuro.
“Cabe-nos perfumarmos com incensos e bálsamos, e abrirmos nossas janelas para o sol nos banhar de luz”, disse. (do livro Piratuba, A Cantoria do Lago – escrito por Fernando Canto sobre o artista).

 

  • Dificuldades

Artistas que sobrevivem literalmente da arte afirmam estar passando por dificuldades financeiras para sustentar suas famílias.
“Paramos nossas atividades no início de março e não temos data para retornar. Isso nos deixou em situação difícil. Temos filhos, aluguel e contas a pagar, além de abastecer a casa. Sem trabalho não temos dinheiro para sustentar tudo isso”.

 

  • Fotografia

Nesta quinta (13), às 20h, tem o projeto ‘Diálogos Nacionais – Fotografias’, analisando a importância da Lei de Emergência Cultural para o campo da fotografia e para as lutas do setor. Com transmissão pelo YouTube.
Será apresentado um cenário do papel da fotografia na cultura e história do país, além da potência do fotojornalismo na documentação dos grandes temas da vida nacional: direitos humanos, defesa de minorias, povos indígenas, degradação ambiental.

 

  • 80 anos

Na segunda (17) a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) completa 80 anos de existência, marco importante para a instituição que é um patrimônio da cultura do país.
Com a pandemia os planos para a temporada comemorativa tiveram que ser adaptados para o ambiente virtual. Nos próximos dias lançará uma série especial de aniversário e retomará a temporada, mas no formato online.


Social


Prefeito Clécio exibindo com orgulho obras dos poetas amapaenses Joãozinho Gomes, Isnard Lima, Alcy Araújo e Manoel Bispo. São os primeiros exemplares do projeto “Letras de Ápacam”, que está publicando obras de autores amapaenses.

 

Convênio

O Amapá é o primeiro estado do Norte e o terceiro do Brasil a implantar o programa Advocacia Empreendedora. Assinatura do convênio que vai possibilitar qualificação em gestão há mais de 4 mil advogados foi assinado na terça, 11, entre o Sebrae e a Caixa de Assistência dos Advogados. ■

 

39 anos

A Embrapa Amapá completa 39 anos de atividades nesta quinta, 13, gerando tecnologias para atender os diferentes segmentos do setor agropecuário e Estuário Amazônico. Em tempos de teletrabalho, comemoração será especial e interativa em live a partir das 17 horas desta quinta, pelo canal da Embrapa no Youtube, com participação do presidente Celso Moretti. ■

 

Aulas online

Já começaram na quarta, 12, as aulas do programa Central do Enem, que oportuniza aos estudantes da rede estadual mais preparo para o Enem 2020. Este ano, devido à pandemia de covid-19, as aulas serão online. Neste link https://enem.nte.ap.gov.br/, o estudante terá acesso aos horários e conteúdos do programa. ■

 

Vacinação

Quem ainda não se imunizou ou tomou apenas uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, tem a oportunidade de se imunizar em 6 supermercados das zonas Sul e Norte de Macapá. Campanha continua também nos postos de saúde. ■

 

 

FRASE

Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.

Aristóteles
Filósofo grego

 

Parabéns para Katiuscia Alcolumbre, que registra idade nova. É ela quem comanda a disputadíssima Empório K

 

Bela Carol Ramos em clima festivo. Ela é filha de Pethrus e Carla Ramos. Felicidades!

 

Em clic, a bonita advogada Caroline de Jesus – apaixonada pela profissão que exerce.

 

 

GIRO

Parabéns ao médico endocrinologista Adivaldo Barros pelo seu aniversário. Na foto ao lado da esposa Dra.Isabela Favacho, minha queridíssima amiga.

 

Novo normal – O GEA montou uma série de capacitações online para o chamado novo normal no Serviço Público. Ações iniciaram na segunda, 10, e envolvem cerca de 60 órgãos do estado em uma iniciativa que marca o retorno dos servidores às atividades presenciais.

 

Trânsito – A Prefeitura de Macapá retomou as atividades escolares (não presenciais) na segunda, 10, na rede municipal. E, junto com ela, trouxe a continuidade do Projeto de Arte Educadores, com conteúdo educativo, que conta com cenários como o Bioparque da Amazônia.

 

Obra – A coletânea “Economia do Amapá, desafios e perspectivas” será lançado nesta quinta, 13, às 18h, em live no link: facebook.com/coletanea.economiadoamapa


Professor e aluno


O já consagrado professor de Economia Charles Chelala, da UNIFAP, chamou um aluno brilhante e outros profissionais de renome para construir, a nove mãos, a coletânea ““Economia do Amapá, desafios e perspectivas”, que será lançada na quinta-feira, dia 13, às 18h, em live dos autores no Facebook. Na foto, com seu aluno Júlio Avelar.

 

Presença festejada

Na quinta-feira, dia 13, a Embrapa completa 39 anos de atividades no Amapá. Mas no Brasil ela festejará em dezembro 48 anos desde a sua inauguração. Para celebrar esta data, o pesquisador-chefe da representação local promove uma live no canal da Embrapa no Youtube, com direito a pretação de contas e, claro, muitas homenagens.

 

Soltando a voz

Ana Girlene, colega cá de casa, do Sistema Diário, pode ter recuado do projeto de disputar eleição à prefeita, mas não a militância e o engajamento político. Ontem, Dia do Estudante, ela relembrou seus tempos de dirigente do movimento estudantil e marcou posição por mudanças na conjuntura da educação no Brasil.

 

Feira náutica

Agora já saudoso, vítima também de Covid-19, Edyr Pacheco (SINDETUR), se vivo, viria um de seus projetos sair do papel. Ele era entusiasta de que o Amapá pudesse ser sede de uma feira náutica, pois acreditava que reúne todas as condições de incrementar o turismo náutico, por tratar-se da maior bacia hidrográfica do planeta.

 

Aviões menores

Sob o pretexto de que pretende incrementar a aviação “sub-regional”, a Azul Linhas Aéreas anuncia que vai colocar aeronaves (ainda) menores para destinos ou regiões desassistidas pelo modal aéreo convencional. Para isso, colocou Macapá no mapa da Azul Conecta, a nova subsidiária da companhia, consequência da aquisição da TwoFlex, companhia regional que funcionava em Jundiaí, no interior de São Paulo.

 

Risco mais baixo

Waldez Góes apresentou os novos dados epidemiológicos sobre a pandemia de coronavírus. Os números apontam que estamos nos aproximando da classificação de risco muito baixo, saindo de 9 para a pontuação 4.

 

 

Rapidinha

TIME – Atual prefeito de Serra do Navio, Elson Belo Lobato chamou um antigo filho da terra para voltar à cidade e pilotar a Secretaria de Saúde, o jornalista Randolph Scoot.

PARADOXO – Em Oiapoque, reabertura da fronteira ao mesmo tempo em que aquece a economia local, leva para muita gente a preocupação sobre a elevação dos índices epidemiológicos por lá.

REDE – As redes sociais santanenses vivem fervura toda vez que alguns políticos locais decidem lavar roupa suja em público. Que o digam Nogueira, Robson e Ofirney.

RECUPERADO – Depois de contrair também a Covid-19, o general Adilson Quint, da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, segue ritmo frenético de ações do Exército Brasileiro.

RÁDIO – Marciane Santo, diretora técnica do Sebrae-AP, será uma das convidadas do próximo Conexão Brasília, aqui na Diário FM. Falará sobre edição especial do Fórum Sebrae do Conhecimento.

QUADRO – Por falar nisso, tem uma nova atração em nosso programa, o “Fala Agora”, que promete surpreender muita gente.
vídeo – A cobertura completa dos eventos da semana passada, em Sampa, durante os testes em simulador sobre novas operações portuárias, está reunida em nossa página no endereço youtube.com/cleberbarbosa.


Crime e Castigo


A Justiça de Pernambuco já expediu o mandado de prisão do assassino do blogueiro Áquila Silva e do filho dele, de 11 anos. É um matador profissional, contam fontes. E há suspeita de crime encomendado. Até o fechamento da Coluna, ninguém fora preso. Áquila e o filho foram assassinados a tiros no domingo à noite, na cidade de Rio Formoso. Ainda não há informações se há relação com crime político. Denúncias contra prefeitos da região eram recorrentes no seu site.

 

Oi, hei!

Uma amostra do ano Legislativo perdido: há 10 dias, um deputado federal importante do MDB não consegue falar com líder do Governo, deputado Vitor Hugo (PSL-GO).

 

Ano perdido

O Palácio desistiu da reforma administrativa porque o Congresso Nacional está às moscas. Todos estão nas bases em tratativas para apoio a seus candidatos na eleição.

 

Cadê os amigos?

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo (PE), figura ativa nas redes sociais, anda sumido depois das operações que cercaram José Serra e do indiciamento de Alckmin.

 

O articulador

O ex-presidente do PV e ex-secretário do Meio Ambiente de Pernambuco Sérgio Xavier está na mira do Ministério Público Federal, suspeito de participar do desvio de dinheiro do bilionário Sistema S. A denúncia ainda envolve o presidente da CNI, Robson Andrade, e mais nove pessoas. Amigo de longa data do senador Jarbas Vasconcelos, Sérgio Xavier figura como sócio de mais de 200 empresas, apurou a reportagem, cujos capitais sociais somados dão inveja a sheiks do petróleo.

 

Pé na rua

Brasileiros retomam aos poucos a rotina. Sondagem da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, de julho, com 1.090 pessoas, mostra que uma em cada três pessoas já foi às compras no comércio de rua ou voltou a frequentar reuniões familiares. Dos entrevistados, 25% voltaram a frequentar shoppings e restaurantes.

 

Marketing eleitoral

Aliados e amigos do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) soltaram nas redes sociais banner com indicação de que pode ser vice de Jair Bolsonaro na chapa de 2022.

 

Intensivão

O ex-PGR Geraldo Brindeiro aceitou o desafio e juntou-se aos veteranos Rudolfo Lago, Alexandre Jardim, Estêvão Damásio e outros jornalistas como professores do curso virtual “Imagem & Credibilidade”, para candidatos nas eleições deste ano.

 

Pau no backstage

É provável que o cantor Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, esqueça o processo que prometeu contra Edgar Scandurra. Mas só se o guitarrista do Ira!, que citou em entrevista que Roger apoia a tortura, se desculpar nas redes sociais. Scandurra chegou a deixar uma mensagem de voz no whatsapp para Roger, que a desdenhou.

 

Hotel casa

Os hotéis, um dos setores mais afetados com a pandemia, estão se reinventando para conquistar hóspedes. Em Brasília, por exemplo, Saint Paul e o Kubitschek Plaza passaram a oferecer tarifas promocionais de R$ 1.600 ao mês, para moradia.

 

‘Papai’ e novinha

Pesquisa da plataforma Universo Sugar mostra que 65,66% dos Sugar Daddies do Distrito Federal afirmam ter filhos, enquanto em São Paulo são 58,13%. É aquele turma que ‘adota’ uma namorada novinha e paga seus caprichos (e estudos).

 

Fé na santa

A Coluna registrou que o movimento na Basília de Aparecida (SP) caiu para 5 mil turistas/dia. Mas não é por causa da forte barreira sanitária contra o Covid-19, citada (estão certos). É porque as romarias caíram muito desde o início da pandemia.

 

Ponto Final

Tem gente que crava que Vladmir Putin já tem uma vacina contra o Covid-19. A Rússia é uma das maiores potências na ciência, e seu presidente deu a cara na TV cravando. Parte-se da premissa de que ele não passaria uma vergonha mundial. A conferir.

 

ESPLANADEIRA

#   Elo e RecargaPay oferecem um bônus financeiro para clientes que pagarem suas contas pelo app. # A farmacêutica GSK faz live hoje, às 19h, sobre vacinação para profissionais da área da saúde.  # Fresenius Medical Care reúne médica, enfermeira e paciente para falar diálise peritoneal hoje, em live, às 18h, pelo Instagram # Jornalista e escritor André Puga lança o livro “O Outro Significado”. # Singu, marketplace de beleza e bem-estar, inicia operações em Brasília. # Empresário Julian Tonioli, sócio da Auddas, palestra hoje às 17h na start up Hilo, sobre “Como tornar o seu negócio atrativo para investidores?”.