Cidades

Bancários do Amapá aderem à paralisação nacional nessa sexta-feira

Movimento, de advertência, une todas as categorias de trabalhadores contra as reformas propostas pelo governo federal. Bancários também não aceitam abertura de bancos aos sábados, medida prevista em projeto que tramita no Senado


O presidente do Sindicato dos Bancários do Amapá, Edson Gomes, anunciou na manhã desta quarta-feira (28) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), que todas as agências bancárias do estado vão fechar as portas nessa sexta-feira por causa da paralisação de advertência decretada pelos bancários em apoio ao movimento nacional deflagrado contra as reformas trabalhista e da previdência. Os bancários também protestam contra a tramitação de Projeto de Lei no Senado que prevê o funcionamento dos bancos aos sábados.

“Essa paralisação, por enquanto, é apenas de advertência, porque não poderíamos cruzar os braços diante dessas medidas tomadas pelo governo federal tirando direitos dos trabalhadores, em especial as reformas trabalhista e previdenciária; também estamos marcando posição contra um projeto de lei proposto por uma senador da Bahia que prevê a abertura dos bancos também aos sábados, sem nenhuma compensação salarial para isso, com o que não concordamos porque o trabalhador bancário já está muito sacrificado, trabalha muito, não ganha gratificação e hora extra. É importante destacar que a paralisação é nacional, com a participação de todas as categorias de trabalhadores”.

De acordo com Edson Gomes, os bancários são muito mal remunerados e a maioria não consegue se aposentar: “O salário do bancário em início de carreira é de R$ 1.541, mas a grande maioria trabalha em instituições particulares, que possuem elevada taxa de rotatividade justamente para evitar que arquem com os ônibus da aposentadoria, e substituem os mais antigos por mais jovens, com salários menores; a aposentadoria só é certa nos bancos públicos, mas assim mesmo o salário final chega no máximo a R$ 4 mil”.

Questionado sobre os prejuízos que a paralisação pode causar aos servidores estaduais e da prefeitura de Macapá, considerando que o movimento vai acontecer justamente no dia do pagamento dos salários do mês de junho, Edson Gomes contemporizou: “Na ultima greve do dia 28 de abril o governo do estado e a prefeitura de Macapá anteciparam o pagamento dos salários para o dia 27; a gente espera que este mês também ocorra essa antecipação. Além disso, grande parte da população, não vai à ‘boca do caixa’, na realidade a maioria faz transações em casa, através de computadores e também nos caixas eletrônicos”.


Deixe seu comentário


Publicidade