Heraldo Almeida

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

 

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

 

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

 

Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

 

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais.  (http://portal.iphan.gov.br).

 

 

****************************************

Flor negra, flor bela
No marabaixo ou batuque
Batuca de amor
Meu coração por ela

Nilson Chaves e Joãozinho Gomes

****************************************

 

 

Novo samba

Tem novidade na roda. Novo samba do carioca Dudu Capu, ‘Mulher Não Depende de Homem’, gravado pelo amapaense, Xandão Ousado. Já disponível nas plataformas digitais.

 

13 anos

Programa O Canto da Amazônia completa 13 anos no ar (14/março), na Diário FM 90,9. De segunda à sexta das 16h às 17h30, na apresentação de Heraldo Almeida. Valorizando o que é nosso. Parabéns.

 

Lei

Lei Paulo Gustavo com Editais abertos para inscrição de artistas de todos os segmentos. Todas as classes sendo contempladas e valorizadas. Todos se ligando.

 

Homenagem

Cantor popular, Jota Mambembe vai homenagear os consagrados Tim Maia (falecido) e Zeca Baleiro, nesta sexta (15), no Farofa Tropical, a partir das 20h. Esquina da Av. José Siqueira com a Rua São José – Laguinho.

Artistas convidados: Alan Yared, Nicole Cavalcante, Renato Gemaque, Ary Pires, Ricardo Yraguani, Gohan Rapcore, Carla Nobre, Andreia Lopes e Haiam Chandra. Contato: 96 99166-6325.

 

Humildade

É importante o tratamento de respeito com os artistas. Eles expressam um sentimento de amor ao seu povo e ao solo sagrado onde você caminha. Também reproduzem você em suas artes. Reflita.

 

‘Quixote Caboco’

Título de um dos discos do Cantador da Amazônia, Nonato Santos, com 14 faixas e que é tocado no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), de segunda à sexta, às 16h. Bom de ouvir.

 

‘Maninha do Céu’

Título da música de Paulinho Bastos que faz parte do repertório do álbum Voz da Taba, de Patrícia Bastos. Disco disponível nas plataformas digitais.

 

****************************************************************************************

 

Conheça o que é a Dança de Salão

 

Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão. Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa. Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

 

São danças de salão latinas:

Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira; Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país; Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela); Chá-chá-chá – ligado ao mambo, o chá-chá-chá &e acute; originário na Rumba. Surgiu em Cuba; Paso – doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

 

São danças de salão clássicas:

Tango – surgiu nos bordeis da Argentina; Valsa Vienense – surgiu na Áustria; Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense; Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis; Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras. (www.infoescola.com).

 

 

**************************************

A vida daqui é assim devagar
Precisa mais nada não pra atrapalhar
Basta o céu, o sol, o rio e o ar
E um pirão de açaí com tamuatá.

Zé Miguel / Joãozinho Gomes

**************************************

 

 

Simpa

Quadrilha junina Simpatia da Juventude, iniciou sua agenda de ensaios na quadra do colégio Azevedo Costa – Laguinho, a partir das 22h, de segunda à sexta. O convite é geral.

 

Agenda

Na sexta (15) tem show de Jota Mambembe no Farofa Tropical (esquina da Av. José Siqueira/Rua são José) – Laguinho, a partir das 20h. Homenagem a Tim Maia e Zeca Baleiro. Vários artistas convidados. Mesas: 96 99166-6325.

 

‘Tia Biló’

Banda musical amapaense coordenada pelo cantor e compositor, Ozéas Rodrigues. O nome é em homenagem à saudosa Tia Biló, uma das matriarcas do Marabaixo.

 

Rainha

A Miss Caipira da quadrilha junina, Estrela do Norte, é a santanense Paula Coutinho. Ela foi eleita em 2023, a Rainha Junina do Brasil, no Concurso Nacional realizado pela Conaqj, no DF.

 

Credenciamento

Sesc/AP está credenciando artistas, de vários segmentos, para se apresentarem nos projetos culturais da instituição. As inscrições estão sendo feitas pelo site sescamapa.com.br.

 

Editais

Grupo Equatorial Energia lançou seu primeiro Edital de seleção pública para patrocínio de projetos culturais e esportivos. São 10 milhões de reais para o Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Goiás. Inscrições, até 17 de março, pelo site www.projetosequatorial.com.br.

 

‘Sangue Latino’

Título da nova música da cantora e compositora Lia Sophia, já disponível nas plataformas digitais. Lançada no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9).

 

 

Grupo Pilão: a força do canto tucuju

 

Desde 1975, quando surgiu no III Festival Amapaense da Canção – FAC, realizado no auditório da Rádio Difusora de Macapá, o Grupo Pilão iniciou um percurso de valorização e divulgação da música local que influenciou diretamente na criação da identidade musical do Amapá.

 

No dia 23 de setembro de 1975, data do festival, mas a criação do grupo foi no dia 25, o Grupo Pilão nascia envolvido em polêmica, se apresentando ao público utilizando um pilão como instrumento de percussão na música “Geofobia”, que foi a canção preferida do público, porém ignorada e desqualificada pelo júri do Festival.

 

Fundado por Fernando Canto, Bi Trindade (falecido) e Juvenal Canto, atualmente o grupo é formado por Tadeu Canto, Orivaldo Azevedo, Eduardo Canto, Leonardo Trindade e Fernando Canto.

 

A maioria das letras das músicas gravadas pelo Grupo Pilão é de autoria de Fernando Canto. Outros compositores como Bi Trindade, Eduardo Canto, Sílvio Leopoldo e Manoel Cordeiro têm músicas gravadas nos três discos que compõem a discografia do Grupo. É importante frisar a presença do maestro Manoel Cordeiro, responsável pelos arranjos super atuais e pela direção musical dos discos. A ideia do Pilão sempre foi a valorização da cultura local e popular em todas as suas manifestações e algumas trazem um teor ideológico de natureza política que reflete a preocupação de seus componentes com os diversos momentos da ocupação amazônica e as transformações econômicas, ambientais e sociais que o Amapá enfrentou. Um exemplo disso são as canções “Pedra Negra”, sobre a exploração do manganês na Serra do Navio e Tumuc-Humac, sobre a preservação do meio ambiente (ambas de Fernando Canto).

 

A canção “Quando o Pau Quebrar” (Fernando Canto), participou em1974 do festival do SESC e TV Itacolomi em Belo Horizonte-MG e ficou em 2º lugar, simbolicamente é um desejo de luta contra a opressão que naquele momento histórico era representada pelo regime ditatorial dos militares. No contexto histórico estavam a Guerrilha do Araguaia. A grande contribuição do Grupo Pilão para a música amapaense foi, certamente, a pesquisa de ritmos do folclore amazônico, como o Marabaixo e o Batuque, de origem africana; do Coatá e das Folias ritualísticas que permitiram a realização do mapeamento musical do Amapá, bem como a difusão da cultura original de cada uma dessas manifestações.

 

************************************

 

Os Loucos

Dias 8 (sexta) e 9 (sábado) tem agenda musical no Farofa Tropical (esquina da Av. José Siqueira com a Rua São José – Laguinho), com o poetinha Osmar Júnior cantando ‘Os Loucos’ (Sérgio Sampaio, Raul Seixas, Renato Russo, Cazuza, Chorão e outros), a partir das 21h. Participações especial de Sandra Lima e DJ Abacate. Venda de mesas: 96 98137-3130.

 

Aclamação

Ex deputada estadual, Cristina Almeida foi aclamada presidente da União dos Negros do Amapá (UNA). Boa sorte.

 

‘Sangue Latino’

Título da nova música da cantora e compositora Lia Sophia, já disponível nas plataformas digitais. Lançada no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9).

 

Igualdade

Padre Paulo Roberto é o novo diretor presidente do Improir (instituto da Igualdade Racial de Macapá), eleito no dia 1 de março.

O novo gestor promete lutar contra desigualdade e valorizar identidade dos negros.

 

Campeão

Bloco carnavalesco Tia Fé sagrou-se campeão do circuito Abloca, realizado neste domingo (3), na Praça Zagury. Parabéns.

 

Pará

Grande Rio vai homenagear o estado do Pará no carnaval 2025. O enredo está sendo projetado pelos carnavalescos, Gabriel Haddad e Leonardo Bora seguirão no comando do carnaval da Grande Rio.

Ainda sem um fio condutor definido, a dupla tem autonomia da diretoria para a elaboração do enredo. Parabéns.

 

‘Acordei’

Título da nova música de Zé Miguel, com participação especial de Letícia Adriani. Disponível nas plataformas digitais. A obra faz parte do projeto Gerações, que o artista criou. Parabéns.

 

*************************************************************************************

 

 

‘Novo Amapá’ será apresentado, nesta sexta, 1º, no Museu Sacaca

 

Para homenagear e lembrar um dos maiores naufrágios fluviais da história brasileira ocorrido na Amazônia há 43 anos, a Cia Supernova irá apresentar nesta sexta-feira, 1º, o espetáculo Novo Amapá, as 20h, no Museu Sacaca, às 20h.

 

A peça é apresentada desde 2012 pela companhia, que retrata esse acidente com um olhar artístico e poético. O naufrágio ocorreu no dia 6 de janeiro de 1981 no Rio Cajarí (proximidades da fronteira entre o Estado do Amapá e Pará) quando a embarcação afundou deixando mais de 600 vítimas. O espetáculo é baseado no texto “Triste Janeiro” do ator e dramaturgo Joca Monteiro que através de poemas homenageia todos os envolvidos naquele acontecimento. Além da poesia, a peça conta ainda com inserção de vídeos e é construída por meio de diversos processos de experimentações artísticas coletivas.

 

Na peça o público tem contato com os sonhos e encantos da infância onde o famoso “puc puc puc” do barquinho de miriti dá ao homem o prazer da libertação e as águas tornam-se a porta para descobertas e anseios de conquistar mundo. O lirismo do texto é observado durante toda a peça e se destaca em dois momentos: ao abordar a morte, tem-se o foco narrativo vindo de uma criança; e como homenagem explícita a todos que de algum modo foram tocados por aquele sinistro, em um tom quase de epílogo, o eu lírico evoca diversos heróis: em sua maioria anônimos que prestaram socorro às vítimas, mas que nunca foram reconhecidos por estes atos de humanidade.

 

Ficha Técnica:

Direção: Jhimmy Feiches, texto: Joca Monteiro, trilha sonora: Fernando Moura, iluminação: Emerson Rodrigues, figurino e produção: Sabrina Bentes, produção: Rúbia Carla, assistente de Produção: Nathan Zahlouth

Elenco:

Cecília Zahlouth, Hayam Chandra, Andreia Lopes, Marina Brito, Margot Inajosa, Márcia Fonseca, Jezi Viana. (Assessoria de Comunicação – Adryany Magalhães: (96) 99144-5442).

 

************************************************

 

Blocos

Começou, nesta quinta (29), os concursos de blocos carnavalescos, na Praça Zagury, a partir das 19h. São mais de 40 blocos que irão desfilar até domingo (3). Boa sorte.

 

Divulgação

Secult segue promovendo ações de divulgação e acompanhamento da Lei Paulo Gustavo, em todo o estado. Os Editais estão abertos até o dia 8 de março.

 

Agenda

Cantor e compositor, Jota Mambembe, faz show em homenagem aos consagrados Tim Maia e Zeca Baleiro. No Farofa Tropical (esquina da Av. José Siqueira com a Rua São José – Laguinho), dia 15 de março. Mais informações: 96 99166-6325.

 

Carnaval 2025

Beija Flor anunciou que no carnaval de 2025 vai homenagear o Mestre Laíla (falecido), que durante décadas contribuiu com os projetos da escola de Nilópolis. Bela e justa homenagem.

 

Pará

Grande Rio vai homenagear o estado do Pará no carnaval 2025. O enredo está sendo projetado pelos carnavalescos, Gabriel Haddad e Leonardo Bora seguirão no comando do carnaval da Grande Rio.

Ainda sem sem um fio condutor definido, a dupla tem autonomia da diretoria para a elaboração do enredo. Parabéns.

 

Identidades Culturais

O Coletivo Arte da Pleta em parceria com o Ministério Público AP, realiza o 2º Seminário Identidades Culturais dos Povos Amapaense, que acontece nesta sexta (1), às 14h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no Araxá.

O tema é a República Cunani. O Grupo Diversidades, também está na parceria. Inscrições: https://doity.com.br/ii-seminario-identidades#about.

 

LIBA

Blocos da Liga Independente vão desfilar no Circuito Beira Rio (Praça Zagury), dia 2 de março, a partir das 19h: Unidos do Pau Grande, Rolará, Kubalança, Habeas Copos, Filhos da Mãe Luzia, Unidos do Cabralzinho, mancha Negra, Bafo da Onça, Pica Pau Boleiro e Metidos na Xexênia.

 

Abloca

Circuito Abloca, dia 3 de março (domingo), a partir da 18h, na Praça Zagury, com 11 blocos: Tô Na Luta, Charangas, Tonga da Milonga, Açucena, Pororoca, Beijo, Gorgia, Tia Fé, Urubuzada, Auê e Unidos da Pau Nela.

 

******************************************************************************************

 

 

Vou Tirar Você Desse Lugar

 

Cantor e compositor brasileiro, Odair José é autor da música ‘Vou Tirar Você Desse Lugar’, gravada pelo próprio autor, em 1972.

 

Odair José é goiano nascido na cidade de Morrinhos, no dia 16 de agosto em 1948. Sua arte musical tem o estilo popular-romântico (MPB). Ele surgiu no cenário musical brasileiro na década de 70. Com mais de 50 anos de carreira e mais de 80 milhões de discos vendidos, lançou mais de 40 discos.

 

O autor diz que a música, ‘Vou Tirar Você Desse Lugar’, nasceu de suas vivências (observações) tocando e cantando nas noites, e que compõe mais das situações que observa. A música em questão narra a história de um ‘cara’ que vai à uma boate, conhece uma moça, “Eu trabalhei muita na vida noturna do Rio de Janeiro e vi muito isso acontecer”, disse Odair. A homem foi a primeira vez, conheceu a moça, voltou a segunda, terceira, etc…de repente em mais um retorno à casa noturna, ele chama a moça e diz que está apaixonado e que vai tirá-la daquele lugar, e não me interessa o que os outros vão pensar”, diz Odair José. Os dois se casaram e viveram felizes. Odair finaliza dizendo: “Não é uma história minha, mas poderia ter sido. Nas casas noturnas, na vida noturna, existem pessoas (homens e mulheres) maravilhosas e isso é possível acontecer. “E assim nasceu a música Vou Tirar Você Desse Lugar”, finaliza.

 

Vou Tirar Você Desse Lugar

Olha, a primeira vez que eu estive aqui foi só pra me distrair/Eu vim em busca do amor/Olha foi então que eu lhe conheci/Naquela noite fria, em seus braços/Meus problemas esqueci.

 

Olha, a segunda vez que eu estive aqui já não foi pra distrair/Eu senti saudade de você/Olha eu precisei do seu carinho/Pois eu me sentia tão sozinho/Já não podia mais lhe esquecer.

 

Eu vou tirar você desse lugar/Eu vou levar você pra ficar comigo/E não me interessa/O que os outros vão pensar.

Eu sei que você tem medo de não dar certo/Pensa que o passado vai estar sempre perto/E que um dia eu posso me arrepender/Eu quero que você não pense em nada triste/Pois quando o amor existe/ Não existe tempo pra sofrer.

 

******************************************

Bonita à beça
Amazonicabocla
Não há como essa
Beijo na boca

Sérgio Souto e Joãozinho Gomes

******************************************

 

 

LIBA

Blocos da Liga Independente vão desfilar no Circuito Beira Rio (Praça Zagury), dia 2 de março, a partir das 19h: Unidos do Pau Grande, Rolará, Kubalança, Habeas Copos, Filhos da Mãe Luzia, Unidos do Cabralzinho, mancha Negra, Bafo da Onça, Pica Pau Boleiro e Metidos na Xexênia.

 

Abloca

Circuito Abloca, dia 3 de março (domingo), a partir da 18h, na Praça Zagury, com 11 blocos: Tô Na Luta, Charangas, Tonga da Milonga, Açucena, Pororoca, Beijo, Gorgia, Tia Fé, Urubuzada, Auê e Unidos da Pau Nela.

 

Agenda

Sexta (1) o cantor popular, Astor Barros, vai realizar um show baile em homenagem ao consagrado cantor e compositor brasileiro, Zezé Di Camargo.

Na sede dos Servidores Municipais, Jovino Dinoá, ao lado do Sesc, a partir das 21h. Artistas convidados: Banda Yesterday Hits, Miterrand & Erinho, Banda Setentrionais, Júnior Moral, DJ Zé Maria. Venda de mesas: 96 99113-6474.

 

‘Acordei’

Título da nova música de Zé Miguel, com participação especial de Letícia Adriani. Disponível nas plataformas digitais. A obra faz parte do projeto Gerações, que o artista criou. Parabéns.

 

‘Mambembeando’

Título do 2º disco do cantor e compositor, Jota Mambembe, disponível nas plataformas digitais. Veja lá e se delicie com as canções desse nobre artista.

 

‘Planeta Arrepiado’

Título da 6ª música do novo álbum de Patrícia Bastos, composição de Joãozinho Gomes e Dante Ozzetti. O disco está disponível nas plataformas digitais. “ Terra quer ver a gente fazer a mão de couro, então vai ver a sua pele azul transpirar…”.

 

‘Arte da Pleta’

É o nome de um belo projeto com artistas amapaenses dos segmentos da poesia, literatura, música, teatro, exposição, etc. Parabéns.

 

***********************************************************************************

 

 

Sua imagem em mim

 

…a viagem foi longa até o destino para compor, em forma de imagem, as palavras pintadas sobre ela. É um exercício diário que habita em mim para construir novas formas de amá-la…

 

Tenho lutado diariamente com o pincel das palavras para pintar escrevendo sobre você, minha mais importante obra de arte, no painel (tela) da vida. Confesso que até pensei em desistir, mas a sua importância em mim me faz caçar essas palavras, incessantemente, no tempo que ainda me resta para respirar o ar que preciso e, assim, seguir minha sina. Penso, reflito, pinto escrevendo, escrevo pintando e me falta tinta no pincel de minha escrita para compor as letras certas nas palavras certas. Minha imaginação viaja longe e quando fecho os olhos vejo cada detalhe de seu rosto sorrindo em minha direção e me fazendo rapidamente suspirar emocionado de felicidade, por ter os elementos que preciso para concluir a obra de minha maior fonte de inspiração.

 

A herança da distância dificulta, mas as belas lembranças, sempre presentes, enriquecem essa ausência e continuo a longa caminhada.

 

O chão suado e batido pelo pisar de minhas longas passadas registra um caminho na direção de encontrar a imagem real para descrever o que meu pensamento registra. A caçada continua e os ventos sopram em direção contrária de minha procura. Preciso seguir meu instinto de caçador sonhador, mas o sentimento visita meus ouvidos e narra uma nova direção que devo seguir. E assim parto rumo a mais esse desafio sem saber ao certo o que encontrarei adiante e nem por onde começar o que preciso iniciar.

 

As mãos já tremulam aguardando o findar de minha dúvida viagem e o organizar de minha mente, para começar a escrever a pintura de uma história verdadeira sobre a mulher que mora em meus pensamentos.

 

A noite de 28 de maio foi testemunha daquele inesquecível momento, onde ela apareceu e ocupou todos os espaços possíveis do sentimento daquele homem. Foi paixão imediata. Foi forte o pulsar de seu coração ao registrar a chegada daquela morena-flor, que mais tarde ocupara a sua morada para nunca mais sair. Sua imagem nunca se ausentou de sua mente e é essa viva figura que ele tem registrada para o infinito e que deve ocupar cada escrever, cada pincelada, até formar a imagem esperada e perfeita diante de seus olhos.

 

O céu é testemunha de minha insistência em tatuar as infinitas palavras que decifram cada qualidade sua. Dia e noite o pensamento viaja em busca do que precisa e deve ser eternizado nesse registro de sentimentos meus que, a cada instante, faz florescer novas maneiras do querer apaixonante e eterno. (Heraldo Almeida – livro “Anaul”).

 

*********************************************

 

Tambores

Projeto Tambores do Meio do Mundo, nome do show do Grupo Senzalas, deverá retornar em julho, no Largo do Formigueiro (atrás da Catedral São José), local onde aconteceram as duas edições. Boa notícia.

 

Especial

Escolas de samba que integram o grupo especial para o carnaval 2025: Piratas da Batucada, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados, Império do Povo e Império da Zona Norte.

 

Acesso

Escolas de samba que integram o grupo de acesso para o carnaval 2025: Império Solidariedade, Embaixada de Samba, Emissários da Cegonha e Unidos do Buritizal.

 

Blocos

Carnaval de blocos vai acontecer de 29 de fevereiro a 3 de março, no Complexo Beira Rio, a partir das 19h. Mais de 30 blocos irão participar da folia.

 

‘Aqui no Quintal’

Título da nova música do poetinha Osmar Júnior, parte do novo projeto desse artista tucuju. Com participação especial de Nilson Chaves, a interpretação ficou lindona. Ouça no programa ‘O Canto da Amazônia’ (DiárioFM 90,9), às 16h.

 

‘Choro Antigo’

Título da obra musical de Eudes Fraga em parceria com Gonzaga Blantez, gravada por Eudes. Mais uma bela canção para acalantar nossos ouvidos. Parabéns.

 

Novo disco

Integrantes do Grupo Senzalas (Joãozinho Gomes, Amadeu Cavalcante e Val Milhomem) informaram que estão no planejamento para gravar um disco.

“Material temos para isso, mas podemos fazer umas duas novas músicas”, disse Joãozinho.

 

********************************************************************************

 

 

 

Piratuba a Cantoria no Lago

 

Criada em 1980, a reserva biológica do Lago Piratuba, entre o mar e o mangue, está localizada no município de Cutias do Araguari. Uma área de 395 mil hectares de vida, mas tudo isso pode acabar se suas “maravidas”, doadas pela natureza, continuarem recebendo a ignorância humana. É isso, que o poeta Osmar Júnior chama a atenção em seu projeto musical. Vida.

 

Esse projeto, que canta a vida, é resultado de anos de estudos, idealizado pelo autor, que resultou em um registro de um DVD, CD e um livro (escrito pelo poeta, escritor e parceiro de Osmar Júnior, Fernando Canto), sobre sua visão desse cantador de vidas. A idéia de construir esse projeto veio de estórias e “causos” contados pelo pai e avô de Osmar, ele quando menino ouvia histórias fantásticas sobre aquele santuário de encanto e beleza, chamado Piratuba, lugar onde eles nasceram, cresceram e amaram o lugar, as aventuras de uma vila que um dia existiu no lugar. Depois de anos ouvindo as boas histórias daquele paraíso, o poeta prometeu: “Um dia ainda vou cantar aqui. A minha canção, uma flor desse lugar, essa gente, esse lago são riquezas que precisam ser respeitadas, preservadas e conservadas. Porque de lugares como o iratuba, dependem grande parte da vida no planeta. É isso que eu sou e é isso que eu canto”. Disse o poeta.

 

“Piratuba: A Cantoria no Lago” revela ao mundo em sons e imagens, a beleza da Reserva Biológica do Piratuba, tendo como cenário um local incessível à maioria das pessoas. O resultado do projeto encanta aos olhos e aos sentidos, e emociona pela exuberância do cenário(água, mangue, pássaros, sol, noite, lua e poesia). O poeta doa ao público, mostrando em canções e imagens, para imortalizar seus mais de 30 anos de carreira, o lugar onde nasceram seus ancestrais.

 

Piratuba: A Cantoria no Lago é a Saga de um Poeta-Cantador em sua Nave-Troco, que canta a vida de seu planeta Amapá, chamando a atenção do mundo para a vida de quem vive naquele paraíso natural, ameaçado de destruição.

 

******************************************

 

Enredo 2024

Império da Zona Norte, campeã do grupo de acesso do carnaval 2024, já divulgou seu enredo para o carnaval 2025: ‘Na Passarela da Folia, A Zona Norte Celebra Isaac e Sua Alegria’.

 

Estádio

Município de Tartarugalzinho vai ganhar o maior estádio de futebol municipal do estado do Amapá, com medidas oficiais.

“Vamos inaugurar no mês de junho em grande estilo, como nossa população merece”, disse o prefeito Bruno Mineiro.

 

Avaliação

Escolas de samba receberam as justificativas das notas dos jurados. Agora é reunir para avaliar onde erraram e trabalhar para 2025. Boa sorte.

 

Gravação

Cantor e compositor amapaense, Cléverson Baia gravou em seu 2º álbum, ‘O Homem Livre’, a música ‘Ilhas Que Bailam’ (Osmar Júnior e Fernando Canto). O disco está disponível nas plataformas digitais.

 

Disputa

Em uma disputa, cabe aos participantes terem equilíbrio para aceitar o resultado da comissão julgadora. Se não tiver o mínimo de equilíbrio, melhor não participar da disputa.

 

Quadrilhas

Terminou o carnaval. Agora vai começar a agenda de ensaios das quadrilhas juninas para os festivais no mês de junho, em todo o estado do Amapá.

 

‘Sankofa’

Nome do tema da quadrilha junina, Simpatia da Juventude, para 2024. Presidente Cláudio Rogério, já conversando com sua equipe e os profissionais que irão trabalhar no projeto.

 

*******************************************************************************************************

 

 

O que é quadrilha junina?

 

Terminou o período carnavalesco, vai começar os ensaios para a quadra junina, com as apresentação das quadrilhas juninas.

 

A quadrilha junina, também chamada de quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.

 

Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.

 

Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

 

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII.

 

Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal.

 

A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.

 

Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.

 

Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro. (https://www.todamateria.com.br/).

 

****************************************

 

Campeãs elite

Piratas da Batucada e Império do Povo conquistaram o título do grupo especial do carnaval amapaense 2024, empatando em 1º lugar com 179,6 pontos. Pontos.

 

Campeã acesso

Império da Zona Norte é a campeã do grupo de acesso do carnaval amapaense 2024. A escola obteve 179,3 pontos. Em 2025 a agremiação vai compor a elite do carnaval (grupo especial).

 

Rebaixamento

Unidos do Buritizal foi a última colocada do grupo especial, com 178,3 pontos, sendo rebaixada para o grupo de acesso em 2025, de acordo com o regulamento da Liesap.

 

Eleição

Maracatu da Favela, 2ª colocada do grupo especial do carnaval 2024, vai entrar em processo de eleição.

O nome mais cotado para assumiu a escola é o do ex-presidente, Augusto Souza, atual diretor geral de carnaval da verde e rosa.

 

Apertado

Com o crescimento das alegorias, os barracões da Cidade do Samba ficaram pequenos e já não comportam mais duas escolas por barracão. a CS possui cinco espaços.

 

A Banda

O tradicional bloco de rua A Banda não desfilou pelas ruas e avenidas de Macapá, na terça (13) de carnaval, por causa das fortes chuvas que atingiram nossa cidade. A organização marcou a nova data para o dia 3 de março (domingo), no mesmo horário.

 

Blocos

Circuito de Blocos remarcou as datas para os desfiles. As apresentações estão agendadas para acontecer de 29 de fevereiro a 3 de março, na Praça Zagury (beira Rio), a partir das 19h.

 

 

Show de estreia de Bia Nelluty, nesta quinta-feira, 1º de fevereiro

 

Bia Nelluty faz sua estreia solo no palco apresentando um show intimista, com repertório refinado, nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. A mais nova artista amapaense tem 13 anos e vai interpretar grandes sucessos, escolhidos com critérios e bom gosto, que se identificam com a maturidade musical da jovem. O show será no Vinhos & Co, a partir de 21h (Av. Mendonça Furtado, 1523 – santa Rita), e Bia estará acompanhada de um elenco musical que acompanha a evolução da artista desde que começou a brincar de cantar.

 

A jovem carrega nas veias a bagagem musical herdada de gerações. Seu bisavô Daniel Pantaleão era músico, e Bia é neta do professor de música Tiago, filha do artista Fineias Nelluty e da back vocal Fabíola Nelluty. Seu talento natural é escupido desde a infância, entre shows, ensaios e festivais. Ela começou a acompanhar o pai aos 8 anos, em rodas de viola, na companhia de artistas já consagrados, como Patrícia Bastos, Deize Pinheiro e Brenda Melo, que fez o primeiro convite para subir em um palco profissional.

 

Conhecida nas redes sociais por aparecer em vídeos cantando com estilo e afinação, Bia tem uma legião de admiradores que a incentivam para a carreira. Em 2022 ela recebeu o convite do músico Toninho Horta e se apresentou com ele no Amapá Jazz Festival, encantando e arrancando aplausos do público do evento, que é referência em qualidade e talento.

 

Suas preferências musicais diferem da maioria das jovens de sua idade, mas se justifica pelo ambiente doméstico, onde se escuta do samba ao merengue, de artistas nacionais a estrangeiros, uma mistura de casa e palco. É na frente de sua janela que acontece anualmente o Jazz na Calçada, e respira-se notas musicais dos acordes de Finéias Nelluty.

 

O repertório de seu show de estreia foi escolhido com muito cuidado, e o público vai prestigiar Bia Nelluty cantando bossa nova, jazz, MPB e samba. A banda que a acompanha é formada por Miguel Neto (sax e flauta), Paulinho Queiroga (bateria), Fábio Costa (violão e guitarra), Alan Gomes (baixo), Fabíola Nelluty ( back vocal), e todos estarão sob a direção musical de Fineias Nelluty, que também estará no teclado. O irmão de Bia, Weverton Nelluty, irá tocar uma música em sua companhia, e o artista Enrico Di Miceli faz uma participação especial. (Texto: Mariléia Maciel/Assessoria de Comunicação).

 

*****************************************

 

Atração

Domingo, 4, tem atração nacional no Carnaval do Povo, na Praça da Bandeira, com programação iniciando, ás 17h.

Atrações: Banda Chocolate com Pipoca, Banda Placa e o consagrado cantor e compositor brasileiro, Carlinhos Browun.

Um presente de aniversário à cidade de Macapá que completa 266 anos, dia 4 de fevereiro. Parabéns.

 

Seminário

Nesta sexta (2), acontece o segundo e último dia do seminário ‘A Arte de Julgar”, realizado pela Liesap, no sambódromo, às 19h. O jornalista Rostan Martins é o palestrante.

 

Clipe

Diário FM vai gravar seu videoclipe para o carnaval 2024, com o samba ‘não Inventa, carnaval é na 90’,  nesta sexta, às 9h, com participação dos mestres de bateria e ritmistas de Piratas Estilizados e de outras escolas de samba.

Além da Musa do Carnaval amapaense, Valéria Santos e dos intérpretes: Aureliano Neck (Boêmios do Laguinho), Taysson Tyassu (Piratas da Batucada), Nonato Soledade (Império Solidariedade), e Catatau (Piratas Estilizados).

 

Profissional

Jornalista, pesquisador e carnavalesco, Cláudio Rogério, é um dos profissionais que está fortalecendo a equipe de comunicação da Liesap. #Profissional.

 

Ensaio técnicos

De 5 a 7 de fevereiro vai rolar ensaios técnicos no sambódromo, a partir das 19h. Dia 5: Embaixada de Samba (19); Emissários da Cegonha (20h30); Império da Zona Norte (22h); Império Solidariedade (23h30).

Dia 6: Império do Povo (19); Maracatu da Favela (20h30); Piratas Estilizados (22h). Dia 7: Unidos do Buritizal (19h); Boêmios do Laguinho (20h30); Piratas da Batucada (22h).

 

Harmonia

Em desfile de escola de samba, Harmonia é o canto. Sendo um dos quesitos mais complicados do carnaval, a Harmonia está relacionado a ingredientes mágicos das escolas de samba.

Os jurados avaliam o canto dos componentes e como ele se entrosa com o ritmo da bateria, acompanhados pelos intérpretes da agremiação.

 

Evolução

Em desfile de escola de samba, Evolução é a dança. Uma expressão de acordo com o ritmo do samba que está sendo executado e com a cadência da Bateria.

É o ponto alto da manifestação da Escola, todo conjunto movimentando-se ao ritmo do samba, é a empolgação e agilidade dos passistas e o movimento evolutivos e coreográfico de alas e pontos técnicos. Falar que evolução é “não deixar buracos”, “não correr” e “dançar”.

 

************************************************************************************************

 

 

Carnaval 2024: Liesap realiza Seminário para julgadores

 

O Seminário “A Arte de Julgar” será realizado nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, no Sambódromo, para os 63 candidatos que concorrem a membros da Comissão Julgadora para o desfile oficial do Carnaval 2024. A Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (LIESAP) convida todos os inscritos e aprovados nas etapas anteriores, com comprovação de notória idoneidade e conhecimentos em área de atuação profissional relacionada aos quesitos que irão julgar.

 

O professor de Artes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Doutor em Comunicação e Semiótica (USP-AP), Rostan Martins, é o palestrante convidado. Com larga experiência no carnaval amapaense e paraense, o ex-presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá tem formação em Arquitetura e Urbanismo, é Membro da Academia Amapaense de Letras, Cadeira nº 7, também é poeta, jornalista, radialista e pesquisador, um acúmulo de conhecimentos que o qualificam muito bem para a missão.

 

Nos dois primeiros dias (1 e 2), no horário das 19h às 22h serão repassadas as informações sobre os quesitos e critérios de julgamento que deverão ser observados, bem como as regras estabelecidas no Regulamento dos Desfiles para a obrigatoriedade na justificativa das notas atribuídas.

 

O terceiro dia (3), inicia com visita técnica ao Sambódromo, seguida de apresentações pelas escolas de samba dos seus enredos para os candidatos à jurados. Serão 30 minutos para cada agremiação, iniciando às 10h, com intervalo para almoço, e previsão de término às 16h55

 

Todo o processo é organizado, coordenado e acompanhado pela Direção Artística da Liesap. O objetivo do Seminário é profissionalizar o julgamento, para que seja mais eficiente e com menos probabilidade de erros, informou o Diretor de Carnaval e presidente da Direção Artística da Liesap, Arthur Lobo.

Todos os candidatos não impugnados ou que tiveram a impugnação rejeitada, que participarem do Seminário estarão aptos para participar do sorteio público que será realizado pelo presidente da Liesap, Jocildo Lemos, com a presença das agremiações, conselheiros, candidatos e convidados, às 10h, do dia 08/02/2024, para seleção dos 36 (trinta e seis) julgadores titulares que atuarão nos dois dias dos desfiles, ficando os restantes na condição de suplentes.

 

Essa será a quarta e última etapa para a seleção dos julgadores. A primeira foi relativa à inscrição e análise curricular; na segunda foi feita a avaliação e seleção por parte do Conselho Deliberativo da LIESAP – composto por representantes de todas as escolas; e na terceira etapa foram realizadas as impugnações por parte das Agremiações Carnavalescas. (Texto: Gilvana Santos/Comissão de Comunicação Liesap).

 

***********************************************

 

Kubalança

Bloco carnavalesco Kubalança vai homenagear os 4 Cantos (Fernando, Eduardo, Juvenal e Tadeu) no carnaval 2024.

Tema: Os Cantos do Morro do Sapo Que Cantam e Encantam personagens Kubalanceiros, do Laguinho e do Estrangeiro. A Vingança.

 

Seminário

Carnavalesco Rostan Martins será o palestrante do seminário ‘A Arte de Julgar’, que a Liesap vai realizar para a comissão julgadora dos desfiles das escolas de samba, no sambódromo, dias 9 e 10 de fevereiro. O evento vai acontecer, nesta quinta (1) e sexta (2/fev), às 19h, e dia 3, às 9h, no sambódromo.

 

Destaque

O intérprete oficial de Piratas Estilizados, o jovem Catatau, vem se destacando no cenário do carnaval das escolas de samba com sua voz forte, timbre único e estilo próprio. 2024 é o primeiro ano que ele assina como cantor número 1 de uma escola de samba. Parabéns.

 

Sambódromo

O primeiro carnaval no sambódromo acontecer em 1997, tendo o empresário Rodolfo Juarez como presidente da Lida das Escolas de Samba. Piratas da Batucada sagrou-se campeão naquele ano. #História.

 

‘Parabéns, Macapá’

Dia 3 de fevereiro, véspera do aniversário da cidade de Macapá (266 anos), os cantores Amadeu Cavalcante e Brenda Melo, irão realizar o show ‘Parabéns, Macapá, no Complexo Marlindo Serrano – Araxá), às 21h.

Artistas convidados: Val Mlhomem, Joãozinho Gomes e Marcelo Dias. Reservas 96 99126-6262/98119-2790. Patrocínio do GEA.

 

Harmonia

Em desfile de escola de samba, Harmonia é o canto. Sendo um dos quesitos mais complicados do carnaval, a Harmonia está relacionado a ingredientes mágicos das escolas de samba.

Os jurados avaliam o canto dos componentes e como ele se entrosa com o ritmo da bateria, acompanhados pelos intérpretes da agremiação.

 

Evolução

Em desfile de escola de samba, Evolução é a dança. Uma expressão de acordo com o ritmo do samba que está sendo executado e com a cadência da Bateria.

É o ponto alto da manifestação da Escola, todo conjunto movimentando-se ao ritmo do samba, é a empolgação e agilidade dos passistas e o movimento evolutivos e coreográfico de alas e pontos técnicos. Falar que evolução é “não deixar buracos”, “não correr” e “dançar”.

 

Transmissão

Diário FM 90,9 confirmada na transmissão dos desfiles das escolas de samba, dias 9 e 10 de fevereiro, direto do sambódromo, a partir das 20h. Também na apuração do resultado, dia 14. Não inventa, carnaval é na 90!

 

***************************************************************************************