Última hora Polícia Política Cidades Esporte

Cleber Barbosa

Energia solar

A energia solar registrou um crescimento de 200% no ano passado, segundo aponta uma gigante do setor, a Elgin, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e provedora de soluções nas áreas de climatização, refrigeração, iluminação, automação e costura. O crescimento é na comercialização de kits de energia solar.

 

Posicionamento

A coordenadora da bancada federal do Amapá, deputada Aline Gurgel (REPUBLICANOS/AP) será entrevistada no sábado pelo programa Conexão Brasília, na rádio Diário FM (90.9), para falar como o grupo recebeu as críticas a respeito de supostas irregularidades no edital do concurso público do Hospital Universitário, o HU. Será das 7 às 9 horas da manhã.

 

Enfrentamento

O Governo do Amapá intensificou as estratégias para alcançar cerca de 173 mil pessoas que não completaram o esquema vacinal contra a covid-19, por meio de duas doses, seguida de uma dose reforço. Os dados são parte de um levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) sobre os atrasados da vacina.

 

Veículos

O Governo do Amapá divulgou novos prazos para o pagamento das cotas do IPVA 2022. Os vencimentos, antes no dia 15 de cada mês a partir do início do calendário, passa a ser em cada dia 30 a contar pelo mês de março. De acordo com o secretário da Fazenda (Sefaz), Josenildo Abrantes, a decisão propicia melhor planejamento financeiro aos contribuintes.

 

Mínimamente


O Brasil é o segundo país com o menor salário mínimo na lista de países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ficando somente à frente do México. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br que reuniu dados da OCDE e World Bank sobre a remuneração dos trabalhados no mundo. Mais em www.cleberbarbosa.net.

 

Viajar com milhas


Mago das Milhas, Rodrigo Góes ensina 3 maneiras de acumular mais milhas, sem gastar nada a mais, o especialista mostra como aproveitar o momento de promoções, para acumular para as viagens futuras. Em nosso Blog.

 

AS ÚLTIMAS

ECONOMIA – Com o objetivo de proporcionar fôlego financeiro aos clientes neste começo de ano, o Santander Brasil lança campanha de crédito e renegociação chamada ‘Desendivida’, que poderá ser aproveitada por clientes pessoa física e jurídica do Banco até o dia 31 de março.
Em uma ação inovadora, mais de três mil lojas do Santander serão abertas no próximo sábado, dia 22, inclusive todas as localizadas no Amapá, para garantir atendimento personalizado aos clientes, que também poderão contratar as ofertas pelos canais digitais do Banco. A iniciativa chega ao público no começo do ano, período marcado por despesas sazonais.

SINOPSE – Em seu livro, Emerson de Paula convida o leitor a adentrar no universo do rito, da religiosidade e da fabulação, para, a partir desses lugares de ancestralidade e memória, iluminar as formas de encontro com as corporeidades negras em suas relações com a arte, a vida e a performance. Tudo é mediado com base na obra performativa e fonográfica de Clara Nunes, que se configura como instrumento para que o autor possa discutir sobre o que denomina como encruzilhadas epistemológicas. Neste caminho de imersão na obra da cantora-performer, o autor apresenta as noções de corpo x espaço, corpo x traje (no traje que cria o corpo x o corpo que cria o traje) e o corpo x texto.

Mobilidade urbana

Nesta terça-feira, 18, o governador, Waldez Góes, inspecionou as obras da segunda etapa do Plano de Mobilidade Urbana no município de Santana. Ele estava acompanhado do prefeito, Bala Rocha, e do senador Davi Alcolumbre.

 

Oficina

O Governo do Amapá, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza a “Oficina para preparação do Plano de Ação do Projeto Pela Reconquista de Altas Coberturas Vacinais”. O evento acontece nesta terça-feira, 17, e segue até a quarta-feira, 18, no auditório da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

 

Museu Sacaca

Após servidores testarem positivo para a covid-19 e apresentarem sintomas gripais, o Museu Sacaca suspendeu, a partir desta terça-feira, 18, as visitações e demais atividades de recepção de público; a suspensão é válida por 15 dias, até 1º de fevereiro. A direção ressalta que o auditório do museu permanece funcionando durante o período de suspensão para as instituições e eventos que já estavam agendadas anteriormente.

 

Hanseníase

Conscientizar e estimular o diagnóstico precoce é o objetivo da campanha Janeiro Roxo, que também busca combater a hanseníase, doença infecciosa causada por uma micobactéria e transmitida por vias respiratórias. No Amapá, o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) é referência no tratamento da hanseníase e dispõe de um atendimento multiprofissional, com suporte médico, de enfermagem, assistência farmacêutica, fisioterapêutica, nutricional e psicológica.

 

Rodovia Norte-Sul


Com a proposta de adotar medidas para reduzir possíveis impactos na região da Lagoa dos Índios, o Governo do Estado adotou a construção de duas galerias na obra da Rodovia Norte-Sul, que liga as zonas norte e oeste de Macapá. O objetivo é possibilitar a continuidade do fluxo da água e a locomoção da fauna presente na região.

 

Aplicativo


O subsecretário municipal de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos, desenvolveu um aplicativo que permite o acompanhamento de todas as obras públicas, desde a criação até a prestação de contas. O aplicativo pode ser acessado de qualquer lugar, desde que exista uma conexão com internet.

 

AS ÚLTIMAS

LITERATURA – Professor do curso de Teatro, Dr. Emerson de Paula lança livro sobre cantora Clara Nunes, obra é resultado de pesquisa de doutorado interinstitucional entre Unifap e Unesp. Considerada uma das maiores intérpretes do país, a cantora mineira Clara Nunes faria 70 anos em 2022 se estivesse viva. Suas músicas eram recheadas de referências da cultura afro-brasileira e suas apresentações eram verdadeiras performances cênicas que traziam o diálogo entre o corpo, a música e o teatro. A análise da performance cultural da artista é tema do livro “O Corpo como Texto: Clara Nunes e a Performance da Fé”, de autoria do docente do curso de Licenciatura em Teatro.

SINOPSE – Em seu livro, Emerson de Paula convida o leitor a adentrar no universo do rito, da religiosidade e da fabulação, para, a partir desses lugares de ancestralidade e memória, iluminar as formas de encontro com as corporeidades negras em suas relações com a arte, a vida e a performance. Tudo é mediado com base na obra performativa e fonográfica de Clara Nunes, que se configura como instrumento para que o autor possa discutir sobre o que denomina como encruzilhadas epistemológicas. Neste caminho de imersão na obra da cantora-performer, o autor apresenta as noções de corpo x espaço, corpo x traje (no traje que cria o corpo x o corpo que cria o traje) e o corpo x texto.

Vacinação de crianças

Neste sábado, (15), o Governo do Amapá e a Prefeitura de Santana lançaram, simbolicamente, a campanha de vacinação infantil contra a covid-19. Yasmin Luize, de 10 anos, foi a primeira criança vacinada no estado e ficou bem feliz. “Eu estou muito feliz por ser a primeira vacinada no estado, espero que sirva de incentivo para meus colegas. Tomem a vacina contra a Covid, não vai fazer mal”,

 

Edital HU

O Governo Federal abriu concurso público com 701 vagas para o novo Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap). Promovido pela Rede Ebserh/MEC, o concurso oferece 122 vagas para a área médica, 492 para a área assistencial e 87 vagas para a área administrativa, além de formação de cadastro de reserva.

 

CEO

O Ministério da Saúde credenciou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Macapá para recebimento do incentivo financeiro de custeio mensal de serviços necessários para os cuidados com a saúde bucal de média complexidade, através do Programa Brasil Sorridente. O CEO fica localizado dentro do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

 

Corrida

O aniversário da capital do Amapá está chegando e, para celebrar a data, a Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), realizará a ‘Corrida de Macapá 264 anos’. O evento acontecerá no dia 4 de fevereiro, às 6h. As inscrições, que eram feitas de forma on-line, já esgotaram.

 

Logotipo


Já imaginou sua criação fazendo parte da identidade visual do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e ainda ganhar um notebook como premiação? Com o objetivo de padronizar sua identidade visual, o TJAP abriu, nesta semana, as inscrições para o Concurso de Criação de Logotipo e Logomarca da instituição. Os participantes poderão se inscrever, de forma gratuita, até o dia 07 de março de 2022, por meio do site www.tjap.jus.br

 

1° Virada Cultural


A Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), lançou edital que busca credenciar artistas macapaenses para a 1° Virada Cultural, que acontecerá em comemoração aos 264 anos da capital amapaense.

 

AS ÚLTIMAS

Combustíveis – Diante da volta dos reajustes da Petrobras e da falta de uma proposta do governo para reduzir a alta de preços, governadores podem acabar com o congelamento do ICMS cobrado sobre os combustíveis. O fim da medida será discutido na segunda quinzena de janeiro pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). O atual congelamento vigora até o fim deste mês. A decisão de congelar o ICMS sobre combustíveis foi tomada no ano passado pelos governadores como uma resposta às críticas do presidente Jair Bolsonaro aos estados, atribuindo a eles a responsabilidade pela alta da gasolina e do diesel no país.

Senai – O ano de 2022 chegou e, para quem colocou como meta crescimento profissional, o SENAI Amapá traz cinco ofertas de cursos gratuitos. São 225 oportunidades para jovens e adultos melhorarem o currículo e, até mesmo, garantirem novas chances de emprego. As inscrições estão sendo realizadas pelo site ap.senai.br (opção Matricule-se), até segunda-feira, 17 de janeiro. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos. O candidato inscrito pelo site deverá formalizar sua matrícula presencialmente, na Escola SENAI Macapá ou Vale do Jari, no período de 13 a 17 de janeiro. O início das aulas está marcado para 18 de janeiro.

Aventura

Edvan Pureza Jaques há pesou 140 quilos, teve diabetes próximo dos 400 e sofreu com o alcoolismo até decidir não só fazer uma cirurgia bariátrica, mas virar um multiatleta capaz de editar desafios como cruzar seu estado montado numa bicicleta. Ele foi de Macapá a Oiapoque de bike. (YouTube.com/CleberBarbosa)

 

Vacinas

Neste sábado, a vacinação contra Covid-19 em Macapá segue para qualquer pessoa de 12 a 17 anos e o público geral acima dos 18 anos. Os imunizantes Astrazeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen estarão disponíveis em pontos fixos e drives-thru. A Secretaria Municipal de Saúde informou que apenas os pontos nas Unidades Básicas de Saúde estão suspensos.

 

Reforço

A interrupção do atendimento nas UBS é provisório, em razão do treinamento das equipes para a nova estratégia de imunização relacionada às crianças da capital.
Nos locais de imunização também será ofertada a vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo.

 

Segmentação

Com turistas estrangeiros mergulhando no setor de Turismo Médico e Estético do Brasil, empreendedores preparam para receber, neste verão, um grande número de pessoas em busca de tratamentos de saúde, beleza e bem-estar.
O Rio se destaca como destino de vários personagens que estão investindo os dólares e euros na beleza.

 

Tendência


Fatores como segurança hospitalar, fama internacional e custo reduzido tem atraído cada vez mais os estrangeiros a virem ao Brasil exclusivamente para realizar cirurgias e outros procedimentos estéticos. Segundo o Ministério do Turismo, os eventos de estética vêm impulsionando as viagens de negócios no país, tornando- se líder no setor de turismo estético e tendo a cidade do Rio de Janeiro como principal destino brasileiro.

 

Honraria no MP-AP


O almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, da Marinha do Brasil, recebeu do MP-AP uma Homenagem como reconhecimento pela contribuição dele à instituição. Honraria faz parte das comemorações dos 30 anos do órgão.

 

AS ÚLTIMAS

CRIANÇAS – Na sexta-feira (14), o Governo do Estado recebeu o primeiro lote de vacinas pediátricas, destinadas para crianças de 5 a 11 anos de idade. São 6.900 doses da Pfizer, que foram armazenadas pela Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e serão distribuídas neste sábado. Após decisão coletiva, entre prefeituras e Estado, na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), será encaminhado um quantitativo proporcional a 6% da população estimada de crianças, para cada município. Essa porcentagem corresponde ao total de vacinas recebidas do Ministério da Saúde, sendo distribuídas 6.800 doses e 100 ficarão armazenadas.

SAÚDE – O Governo do Amapá está apresentando um novo fluxograma para as cirurgias eletivas, através do Projeto Sanar, iniciado no mês de dezembro de 2021. O projeto tem como objetivo reduzir a demanda represada de procedimentos cirúrgicos, no caso, aquelas programados e não considerados de urgência. Devido a pandemia da Covid-19, mais de 2 mil pacientes estão na fila de espera para realização dessas cirurgias. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com os atendimentos ocorrendo no Hospital de Clinicas Alberto Lima (Hcal). Com a idealização do projeto agora existe equipe com médicos cirurgiões, técnicos, enfermeiros e anestesistas.

Negociações

O Governo do Amapá vai ampliar prazos para que empresários que caíram na Malha Fiscal de Substituição Tributária se regularizem. A medida visa possibilitar que a partir da notificação feita pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os contribuintes tenham até 30 dias para apresentar a defesa.

 

Crianças

O governador Waldez Góes se pronunciou ontem (13) sobre a vacinação das crianças amapaenses. As primeiras 6.900 doses de esperança para proteger nossas crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 chegam ao Amapá nesta sexta-feira. É nossa prioridade vacinar nossas crianças. Este é mais um grande passo que damos para vencer a pandemia.

 

Interior

No próximo sábado, dia 15 e ainda no domingo, dia 16, a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) realizará uma capacitação para as louceiras empreendedoras do distrito do Maruanum.
A atividade acontecerá a partir das 9h, na Casa das Louceiras do Maruanum.

 

Raízes

O evento tem o objetivo de capacitar louceiras que atuam no distrito, fomentando seus negócios e suas rendas.
Os temas das palestras como empreendedorismo, técnicas de vendas e pós-vendas, marketing digital, educação financeira e cooperativismo. Além de oficinas de técnicas de pinturas.

 

Cultura


A partir de hoje as crianças têm mais duas opções de divertimento na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do Itaú Cultural dedicada ao cinema brasileiro. Uma delas é a estreia de 15 episódios da série de animação Peixonauta. A outra, é a inclusão de 12 novos episódios da série Território do Brincar, com direção de Renata Meirelles, David Reeks e Fernanda Heinz Figueiredo e correalização do Instituto Alana.

 

Mulheres no MP-AP


Promotora de Justiça Andréa Guedes, recebeu gestoras públicas e representantes de instituições que atuam na rede de enfrentamento e no combate à violência contra mulher. Na foto Fátima Pelaes, Lea Soryana, e Ester de Paula.

 

AS ÚLTIMAS

TRIBUTOS – Todo dinheiro arrecadado pela Prefeitura de Macapá, através dos tributos municipais, deve retornar ao cidadão em forma de entrega de espaços públicos, prestação de serviços e demais melhorias que visam a promoção da qualidade de vida do munícipe. Em 2021, a PMM diz que foram investidos cerca de R$ 30 milhões dos recursos do Tesouro Municipal que, além de promover a entrega de serviços, também foram responsáveis pela geração de empregos diretos e indiretos. A arrecadação visando esse investimento é feita através do recolhimento de tributos como Alvará de Funcionamento, IPTU, ISS, ISS retido na fonte, o ITBI e demais taxas.

MAIS OBRAS – Entre as obras que utilizaram o recurso obtido através dos impostos, destaca-se a construção da Feira da Paraná, que custou R$ 80 mil; a reforma do Ceu das Artes da zona sul, orçado em R$ 134 mil; construção de Escola de Ensino Fundamental, que custará R$ 6,8 milhões e reforma escola Caetano Thomaz, que será feita no valor de R$ 350 mil. Os recursos também foram investidos na pavimentação de 26 dias públicas de Macapá, como a Rua Leopoldo Queiroz, no bairro Novo Buritizal, na zona sul; Avenida Favila Gentil, no São Lázaro, na zona norte; Avenida Diógines Silva, no Trem, na região central e Avenida Floresta, no Marabaixo III, na zona oeste da capital.

Bom exemplo

De frentista a advogada e educadora financeira, a amapaense Adélia Glycerio reúne vivências e conhecimentos técnicos para ensinar como alcançar propósitos, no livro “Independência Financeira: 7 Princípios para Você Alcançar Seus Sonhos”, que já está nas livrarias e plataformas literárias.

 

No mercado

A Prefeitura de Macapá, por meio da MacapaTur, em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizará ação de vacinação até 16 de janeiro, no Mercado Central, de 14h às 20h. Na ação terão vacinas contra sarampo e Covid-19. Para receber é necessária a apresentação do cartão de vacina e documento oficial com foto.

 

Cartola

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) recebe nesta quinta-feira o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para visita e assinatura da ordem de serviço que dará início às obras do Centro de Desenvolvimento do Futebol, no bairro Marabaixo. A solenidade no Palácio do Setentrião, com a presença do governador Waldez Góes e autoridades locais.

 

Capacitação

Direito Aeronáutico em tempos de pandemia. Este será o tema da sexta aula do curso ministrado pelo escritório Albuquerque Melo em parceria com a UFRJ; amanhã, quinta-feira, 13/01, às 19h, pelo Youtube. Tema muito atual, afinaç companhias aéreas, aeroportos, trabalhadores do setor e passageiros tiveram que se adaptar a uma nova realidade.

 

Coragem


Essa é a palavra que a médica Carla Carvalho mais tem aprendido a conjugar atualmente. Seja de quem diz ser corajoso o projeto de disputar eleição para o Senado Federal, seja de gente que apoia a ideia e a quer concorrendo em outubro. A coluna ouviu dela que o projeto existe, mas ela não se decidiu ainda. Porém diz que as palavras de incentivo são encorajadoras. Especialistas dizem que esse ano é da saúde. E das mulheres.

 

A volta da empoderada


A bela diretora técnica do Sebrae Amapá está de volta ao batente, após merecidas férias com a família. Marciane Santo volta a comentar o quadro “Mulheres que inspiram Mulheres” do nosso programa Café com Notícia. Dez!

 

AS ÚLTIMAS

UNIVERSIDADE – Realizar uma análise da situação atual da Universidade Federal do Amapá (Unifap) no que diz respeito à inclusão, assim como identificar os pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados para se construir um ambiente acadêmico mais inclusivo. Este é o principal objetivo da pesquisa on-line realizada pelo projeto de extensão “Incluir: ato de amor e respeito ao próximo” e disponível no site da instituição. Podem participar da pesquisa membros da comunidade acadêmica da Instituição (alunos, servidores e colaboradores terceirizados).
A coluna apurou que a proposta da pesquisa é extamente analisar a inclusão no ambiente acadêmico da Unifap.

MAIS WEB – Entusiasta do projeto Norte Conectado, o senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) diz que o programa nasceu com o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. A implantação de uma rede de fibra óptica contempla políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e judiciário. Alcolumbre ainda no exercício da presidência do Senado, trabalhou para que o Norte Conectado começasse pelo Amapá.
Na próxima sexta-feira, dia 14, o presidente da República, Jair Bolsonaro, chega em Macapá para o lançamento do projeto extamanete em Macapá.

Moeda Pix

O número de adeptos do Pix continua crescendo. O Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas diz que 86% dos pequenos negócios já utilizam essa modalidade de pagamento. O número é nove pontos percentuais superior ao detectado na edição anterior da pesquisa realizada em agosto, quando 77% tinham aderido ao Pix.

 

Pressão

Governador Waldez Góes se manifestou sobre o polêmico contrato de locação de tablets para a Secretaria Estadual da Educação, a SEED. Em suas redes sociais, ele disse ter encaminhado o processo para a Controladoria Geral do Estado (CGE) para “análise minuciosa” do contrato que pevê foenecimento dos aparelhos para alunos da rede estadual de ensino.

 

Multas

A Prefeitura de Macapá, através da CTMac, disponibiliza uma ferramenta on-line para os interessados em obter descontos no pagamento de infração de trânsito. Além do site, os condutores podem obter o benefício por meio do aplicativo, Carteira Digital de Trânsito (CNH) instalado no celular, ou, ainda, comparecer ao prédio da companhia.

 

Regra

Aliás, a coluna apurou junto à própria estatal do trânsito, que a legislação atual possibilita o pagamento da infração de trânsito com o desconto de 40% (artigo 284, §1º do CTB). Esse benefício é possível somente através do aplicativo CNH. O Sistema de Notificação Eletrônica está disponível dentro do aplicativo que contém a CNH e o CRLV digital.

 

Cultura


A coluna mensal do site do Itaú Cultural – Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea, abre o ano n aquinta-feira, com a escritora indígena Aline Rochedo Pachamama. Idealizado pelo Núcleo de Comunicação da organização e com curadoria da professora Fabiana Carneiro, neste espaço o público tem contato com novos autores da cena literária no país e conhece a sua trajetória e obra.

 

Canta muuuito!


Com direito a cantar à capela nos estúdios da rádio Diário FM 90.9, a cantora Sabrina Zahara chama atenção pela afinação, ritmo e interpretação em seu novo álbum, “Eu não ando só”, ontem em nosso Café com Notícia.

 

AS ÚLTIMAS

CRIANÇAS – O Governo do Estado iniciará a capacitação das prefeituras para a vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. A decisão do Ministério da Saúde (MS) de incluir este público no Plano Nacional de Imunização se deu através da Nota Técnica nº02/2022. A capacitação será on-line, na próxima segunda-feira, 10, com todos os municípios e coordenada pela Unidade de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).Para as crianças, por exemplo, será utilizada ainda a vacina com a tecnologia de RNA mensageiro. No Brasil, somente a Pfizer, que detém esta tecnologia, foi autorizada pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

MAIS GRIPE – O GEA notificou 33 novos casos de Influenza A, com a variante H3N2, nos municípios de Serra do Navio e Oiapoque. A investigação laboratorial é feita pelo Laboratório Central (Lacen) da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) em todo o Estado. Dos casos confirmados, 19 são de Serra do Navio e 14 de Oiapoque. Na semana anterior, o Lacen confirmou outros 63 casos dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em Macapá. Os principais sintomas da gripe H3N2 são: tosse, dor de cabeça, dores na garganta e nas articulações, espirros, mal-estar geral, irritação nos olhos, calafrios e perda de apetite.

Crianças

O Governo do Estado iniciará a capacitação das prefeituras para a vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. A decisão do Ministério da Saúde (MS) de incluir este público no Plano Nacional de Imunização se deu através da Nota Técnica nº02/2022, editado durante a semana passada.

 

Pressão

O Sebrae vai atuar junto ao Governo e ao Congresso para defender o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (RELP). O projeto foi vetado porr Bolsonaro, mas pode receber mudanças para adequação às recomendações fiscais e apoiar 350 mil pequenos negócios que foram excluídos do Simples Nacional, em 2021.

 

Mercado

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, diz que essa exclusão vale a partir de janeiro desse ano e sem esse Refis ficará muito difícil para as empresas retornarem para o Simples. O representante do Sebrae diz que o refinanciamento pode ajudar todos os empreendedores que passam dificuldades intensificadas com a crise do coronavírus.

 

Empossados

Waldez Góes deu posse ao novo secretário da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), o contabilista, Luiz Carlos Araújo. A solenidade ocorreu no Palácio do Setentrião, em Macapá.Luiz assume a gestão no lugar da odontóloga, Marcela Chesca, que estava há quase três anos à frente da instituição. Tomou posse, como secretária adjunta, Erika Bandeira, que também é da área de contabilidade,

 

Tecnologia


Em abril de 2021, a Prefeitura de Macapá iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico na rede municipal de Saúde. A proposta visa concentrar as informações de pacientes em ambiente virtual para que os profissionais de saúde da rede municipal tenham acesso a todo histórico de consultas, exames e vacinas do paciente. Até o momento, 14.537 usuários já tiveram suas informações inseridas no sistema.

 

Um novo álbum


Neste domingo (9), às 20 horas, Natura Musical e a trupe Ói Nóiz Akí apresentam Sabrina Zahara e “Eu Não Ando Só”, o mais novo álbum lançado através da Pororoca Sound, incubadora de empreendimentos musicais.

 

AS ÚLTIMAS

MEDICINA – Seguem abertas até 17 de janeiro as inscrições para os programas de Residência Médica da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Interessados poderão se inscrever exclusivamente no endereço https://sigaa.unifap.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf, por meio do preenchimento do formulário de inscrição e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200. As vagas são para as especialidades médicas de Cirurgia Geral (7 vagas), Ortopedia e Traumatologia (2), Ginecologia e Obstetrícia (6), Clínica Médica (6) e Pediatria (6). Os candidatos poderão se inscrever somente em um único Programa de Residência Médica, sendo vedada a mudança de especialidade.

ESTADOS – O presidente Jair Bolsonaro (PL), sancionou, sem vetos, o Projeto de Lei Complementar 32/21, criando a Lei 190/22, que regulamenta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais destinadas ao consumidor final não contribuinte. O PLP é de autoria do Senador Cid Gomes (PDT-CE) e relatoria do Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), responsável pela articulação da urgência na Câmara dos Deputados, onde o Projeto foi aprovado com unanimidade por todos os partidos.
A coluna apurou ainda que essa Lei visa evitar prejuízos aos estados, principalmente do Norte e Nordeste do país.

Vistoria

Nesta sexta-feira (7), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e a empresa construtora responsável pelas obras do Conjunto Habitacional Miracema realizaram a primeira visita técnica no complexo de obras do residencial popular.

 

Amapá Jovem

Iniciam na próxima terça-feira, 11, as inscrições para a 8ª chamada do Programa Amapá Jovem, política pública do Governo do Amapá para fortalecimento, capacitação e formação de jovens em todo o estado. São 5,5 mil novas vagas em todo o estado para amapaenses de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social. O programa é coordenado pela Sejuv.

 

Operação Papai Noel

A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) encerrou nesta quinta-feira (6) a Operação Papai Noel, iniciada em dezembro, com o intuito de garantir a segurança da população no centro comercial durante as festas de final de ano. A Operação acontece todos anos para dar maior tranquilidade a todos os clientes, vendedores e a população em geral, devido ao aumento no fluxo de pessoas.

 

Campanha educativa

Com o clima de inverno na cidade, a preocupação com as quedas de árvores se torna maior. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), representando a Prefeitura de Macapá, realizará uma campanha ambiental e educativa para orientar os cidadãos a respeito do procedimento correto para podas e supressões de árvores que estão dispersas pela capital.

 

Covid-19 e Tríplice viral


Neste sábado (8), a Prefeitura de Macapá, por meio das ações da Secretaria Municipal de Sáude (Semsa), disponibiliza mais um lote de vacinas para a população macapaense reforçar seu ciclo de imunidade contra os principais vírus que têm circulado na cidade: o novo coronavírus, sarampo, caxumba e rubéola.

 

Fiscalização


A Semdh através da Coordenadoria Municipal de Pessoa com Deficiência e Idoso (CGPDI), iniciou as fiscalizações do ano de 2022 em shoppings e supermercados de Macapá para verificar a disponibilidade de espaço de acessibilidade e mobilidade para às pessoas com deficiências, idosas e de mobilidade reduzida.

 

AS ÚLTIMAS

FORTALEZA DE SÃO JOSÉ – O Governo do Amapá recebeu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um indicativo de que a assinatura do contrato para restauração da Fortaleza de São José de Macapá acontecerá em 4 de fevereiro, data de aniversário de 264 anos da capital. O monumento se prepara, junto com outras 18 fortificações brasileiras, para receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, outorgado pela Unesco. O avanço nas tratativas para assinatura do contrato foi tema de um encontro entre o governador, Waldez Góes, e o presidente da instituição bancária, Gustavo Montezano.

REFORÇO – Mês de janeiro é sinônimo de férias. Ainda que descansar seja essencial para a saúde da sociedade, a Prefeitura de Macapá tem alertado sobre a necessidade dos cidadãos em se imunizarem contra os diversos vírus que circulam na cidade, principalmente, o novo coronavírus, influenza e tríplice viral. É importante que a população não deixe de se imunizar o quanto antes. Para agilizar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferece mais um lote de vacinas reforçando assim a imunidade das pessoas.
A Prefeitura disponibiliza os imunizantes Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac para quem se vacinar contra covid-19.

Negociações

O governador, Waldez Góes, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), Gustavo Montezano, avançaram, nas tratativas para fechar o contrato da universalização do tratamento de resíduos sólidos no Amapá.

 

Nova etapa

O governador Waldez Góes, acompanhou o início da nova etapa da construção da Rodovia Norte-Sul, com obras de integração a Duca Serra. Para o alargamento da via de acesso foi feita a derrubada de muros em áreas anteriormente particulares. As desapropriações possibilitam o alargamento da pista para a continuidade dos serviços de mobilidade urbana.

 

Acompanhamento

A PMM por meio da Semsa, inicia neste mês de janeiro o acompanhamento da condicionalidade de saúde dos beneficiários do programa Auxilio Brasil, antigo Bolsa Família. Crianças de até 7 anos de idade, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes fazem parte do público-alvo do acompanhamento que ocorre duas vezes ao ano.

 

Gripe

Após investigação Lacen, a SVS, confirmou 76 casos da gripe Influenza A, 81,7% das 93 amostras coletadas, no Iapen. Das 76 confirmações, 63 são da variante H3N2. Para conter o surto dentro do Instituto, desde o início da semana, equipes do Governo e da PMM têm realizado ações de saúde com acompanhamento diário, atendimento médico, busca ativa de casos e imunização dos não vacinados.

 

Recadastramento


O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) inicia nesta segunda-feira, 10 de janeiro, o cadastramento e recadastramento da meia-passagem. O trabalho de recadastro (para quem já tem o benefício) e de cadastro (novos beneficiários) vai se concentrar na sede do Setap, na avenida Padre Júlio, entre Tiradentes e General Rondon, e prosseguir até o dia 29 de abril, das 8h às 17h.

 

Patrick Dimon faz show em Ferreira Gomes


O cantor grego Patrick Dimon está no Amapá para realizar uma apresentação única e romântica em Ferreira Gomes, distante 124 Km de Macapá, no próximo sábado (8).

 

AS ÚLTIMAS

RECRUDECIMENTO – O Governo do Amapá e as prefeituras reuniram para a análise do relatório epidemiológico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), que registrou um aumento de 123,8%, número de novos casos da covid-19 e +218% no número de internações, no comparativo entre os meses de novembro e dezembro de 2021. Foram 2.287 casos registrados só no mês de dezembro. O relatório aponta que, dos pacientes internados neste período, 80% não foram vacinados.
Das pessoas que já foram vacinadas, 64% tomaram a segunda dose da vacina contra covid há mais de quatro meses e ainda não receberam a dose de reforço.

REFORÇO – Mês de janeiro é sinônimo de férias. Ainda que descansar seja essencial para a saúde da sociedade, a Prefeitura de Macapá tem alertado sobre a necessidade dos cidadãos em se imunizarem contra os diversos vírus que circulam na cidade, principalmente, o novo coronavírus, influenza e tríplice viral. É importante que a população não deixe de se imunizar o quanto antes. Para agilizar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferece mais um lote de vacinas reforçando assim a imunidade das pessoas.
A Prefeitura disponibiliza os imunizantes Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac para quem se vacinar contra covid-19.