Mais federais


A Federação Nacional de Policiais Federais vai reclamar mais atenção para agentes no iminente concurso para a PF, que está no prelo no Ministério da Justiça. O presidente da FENAPEF, Luís Boudens, diz à Coluna que a entidade vai protocolar pedido para um “processo de correção da proporção interna dos cargos”. Segundo Boudens, “há uma quantidade muito grande de delegados em detrimento da quantidade de agentes, peritos, escrivães e principalmente servidores administrativos”. Já Edivandir Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados Federais, lembra que o número de vagas para delegados está dentro da necessidade da PF, “de acordo com a proporção em relação às outras carreiras policiais”.

 

No gabinete

“Considerando que uma equipe costuma ter um delegado, um escrivão e pelos menos dois agentes, não há qualquer tipo de desproporcionalidade”, argumenta Paiva.

 

Fiscalização

Boudens ressalta o déficit na corporação e aponta que “as fronteiras, portos e aeroportos demandam mais agentes para fiscalização”.

 

Preso!

A Polícia de Pernambuco prendeu ontem o assassino do blogueiro Áquila Silva e de seu filho menor, e dará detalhes hoje. Apuramos que foi motivado por banalidade.

 

A conferir

O que consta na versão da família do atirador é que o filho do blogueiro, 15 anos, teria se desentendido com o filho do assassino, que foi à forra à bala contra os dois.

 

Malhete britânico

A Justiça de Manchester vai decidir dentro de três semanas se a ação de indenização de £5 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões) contra a mineradora inglesa BHP será julgada na Grã Bretanha. Sócia da Samarco, a BHP é acusada no crime do rompimento da barragem de Mariana em 2015. As audiências sobre o caso se encerraram no último dia 31 de julho. Com participação dos prefeitos de Mariana (MG) e de Rio Doce (ES).

 

E agora, Dr.?

O processo foi protocolado pela banca estrangeira PGMBM em Manchester. A decisão é se continuará na Corte britânica ou será julgado no Brasil. O escritório representa na ação mais de 200 mil vítimas do crime ambiental, desde moradores até empresas, igrejas e prefeituras. A BHP é acusada como “responsabilidade final” no acidente.

 

Em temo

Se o caso for julgado na Inglaterra, será o primeiro processo legal relacionado a uma grande catástrofe ambiental brasileira a ser analisado em tribunal estrangeiro.

 

Aglomeração

Treze índias da etnia Kamayurá, do Xingu, que moram na mesma casa no Paranoá, em Brasília, foram contaminadas pelo Covid-19. Duas estão internadas e estado é grave.

 

Cadê o mapa!?

A deputada Bia Kicis, de Brasília, não conhece o próprio reduto eleitoral. No Twitter, em solidariedade à primeira-dama Michelle Bolsonaro, postou que a avó dela morreu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Santa Maria é cidade satélite do DF.

 

Tristeza dupla

A ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, está muito abatida. Na terça-feira, morreram dois servidores da pasta. Um senhor de 62 anos, de infarto, e uma jovem de 40 anos, vítima de Covid-19.

 

São minhas!

O ex-presidente, ex-governador, ex-deputado e (ufa) ex-senador José Sarney soube de um leilão virtual no qual vendiram 32 fotos de 1967, de uma inauguração no Maranhão, no seu Governo. Mandou secretário arrematar todas. Vão para o Memorial.

 

ESPLANADEIRA

#   TIM lançou minidocumentários com histórias reais de pais. A ação #ImagineEsseAmor ficará no ar durante agosto. #


Pesquisa no campo


O pesquisador-chefe da Embrapa no Amapá, Nagib Melém, comanda nesta quinta-feira uma Live em comemoração à passagem dos 39 anos da estatal de pesquisa agropecuária – só no Amapá. No Brasil, ela já atua desde 1972. Sua história se confunde com a própria história da agricultura brasileira em escala, que ganhou o mercado mundial.

 

Volta anunciada

João Furlan, promotor de justiça que responde pela chefia de gabinete de Ivana Cei (PGJ), reuniu, virtualmente, com os servidores da instituição para nivelar informações sobre as medidas de prevenção à Covid-19, que serão obrigatórias para a retomada gradual das atividades presenciais em todas as instâncias do Ministério Público Estadual.

 

Defesa cidadã

Ainda na ceara da justiça, em entrevista ao programa Café com Notícia (90.9 FM), a presidente da associação das defensoras e defensores públicos do Amapá, defensora Giovanna Burgos, ressaltou que embora a organização das carreiras tenha sido um avanço, falta muito para garantir o tripé da Justiça. Em números mesmo, DPE, MPE e TJAP.

 

Malha aérea

A Azul Linhas Aéreas e a Latam Brasil acabam de iniciar o acordo de codeshare para 64 rotas domésticas no Brasil. O compartilhamento de voos, anunciado em junho, quer ampliar a capilaridade da malha aérea das duas companhias em rotas complementares e não sobrepostas, oferecendo aos clientes opções de conexões novas e mais convenientes.

 

Um recomeço

Cartolas locais do futebol dizem que com o protocolo de saúde e testagem oficial dos atletas, a FAF já prepara toda a estrutura para o retorno dos campeonatos, começando pela base, o torneio Sub-17, que já tem período marcado para recomeçar o torneio, no sábado, dia 22/08, com uma disputa entre as equipes do Trem Desportivo Clube e Oratório no Zerão.

 

Dica de leitura

‘Mulheres Normais’ é uma reunião de crônicas da escritora Izabella de Macedo que retratam as mulheres do jeito que são. Uma obra que faz ecoar pensamentos e sentimentos comuns do universo feminino.

 

 

Rapidinha

AGRONEGÓCIO – Produtores de grãos do Amapá travam uma luta contra o tempo para fechar a colheita deste ano, mesmo com a pandemia.

TEMPO – Diferente do ano passado, quando o regime de chuvas maior causou grandes transtornos para a agricultura industrial, nem a pandemia fez frear a vontade de bater meta.

OURO – Tartarugalzinho poderá finalmente ter a retomada da sua produção mineral, devidamente licenciada e organizada. Movimentação é intensa nos bastidores para o grande anúncio.
cidade – Por meio do projeto “Aqui é meu Bairro”, a Prefeitura de Macapá tem como objeto a nova delimitação e definição dos bairros da cidade. Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de bairros no município de Macapá.

ARTIGO – Editor e conselheiro da Câmara Brasileira do Livro, José Luiz Alquéres traz oportunas reflexões sobre a proposta de alteração da reforma tributária e a incidência sobre livros e e-books. Em nosso Blog.
imposto – Na proposta de reforma tributária endossada pelo governo e enviada ao Congresso consta uma nova taxação, que sim inside sobre a indústria gráfica de edição de livros e dos e-books.

ATÉ – Era o que tinha, com diz o Paulão.


Professor e aluno


O já consagrado professor de Economia Charles Chelala, da UNIFAP, chamou um aluno brilhante e outros profissionais de renome para construir, a nove mãos, a coletânea ““Economia do Amapá, desafios e perspectivas”, que será lançada na quinta-feira, dia 13, às 18h, em live dos autores no Facebook. Na foto, com seu aluno Júlio Avelar.

 

Presença festejada

Na quinta-feira, dia 13, a Embrapa completa 39 anos de atividades no Amapá. Mas no Brasil ela festejará em dezembro 48 anos desde a sua inauguração. Para celebrar esta data, o pesquisador-chefe da representação local promove uma live no canal da Embrapa no Youtube, com direito a pretação de contas e, claro, muitas homenagens.

 

Soltando a voz

Ana Girlene, colega cá de casa, do Sistema Diário, pode ter recuado do projeto de disputar eleição à prefeita, mas não a militância e o engajamento político. Ontem, Dia do Estudante, ela relembrou seus tempos de dirigente do movimento estudantil e marcou posição por mudanças na conjuntura da educação no Brasil.

 

Feira náutica

Agora já saudoso, vítima também de Covid-19, Edyr Pacheco (SINDETUR), se vivo, viria um de seus projetos sair do papel. Ele era entusiasta de que o Amapá pudesse ser sede de uma feira náutica, pois acreditava que reúne todas as condições de incrementar o turismo náutico, por tratar-se da maior bacia hidrográfica do planeta.

 

Aviões menores

Sob o pretexto de que pretende incrementar a aviação “sub-regional”, a Azul Linhas Aéreas anuncia que vai colocar aeronaves (ainda) menores para destinos ou regiões desassistidas pelo modal aéreo convencional. Para isso, colocou Macapá no mapa da Azul Conecta, a nova subsidiária da companhia, consequência da aquisição da TwoFlex, companhia regional que funcionava em Jundiaí, no interior de São Paulo.

 

Risco mais baixo

Waldez Góes apresentou os novos dados epidemiológicos sobre a pandemia de coronavírus. Os números apontam que estamos nos aproximando da classificação de risco muito baixo, saindo de 9 para a pontuação 4.

 

 

Rapidinha

TIME – Atual prefeito de Serra do Navio, Elson Belo Lobato chamou um antigo filho da terra para voltar à cidade e pilotar a Secretaria de Saúde, o jornalista Randolph Scoot.

PARADOXO – Em Oiapoque, reabertura da fronteira ao mesmo tempo em que aquece a economia local, leva para muita gente a preocupação sobre a elevação dos índices epidemiológicos por lá.

REDE – As redes sociais santanenses vivem fervura toda vez que alguns políticos locais decidem lavar roupa suja em público. Que o digam Nogueira, Robson e Ofirney.

RECUPERADO – Depois de contrair também a Covid-19, o general Adilson Quint, da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, segue ritmo frenético de ações do Exército Brasileiro.

RÁDIO – Marciane Santo, diretora técnica do Sebrae-AP, será uma das convidadas do próximo Conexão Brasília, aqui na Diário FM. Falará sobre edição especial do Fórum Sebrae do Conhecimento.

QUADRO – Por falar nisso, tem uma nova atração em nosso programa, o “Fala Agora”, que promete surpreender muita gente.
vídeo – A cobertura completa dos eventos da semana passada, em Sampa, durante os testes em simulador sobre novas operações portuárias, está reunida em nossa página no endereço youtube.com/cleberbarbosa.


Economia revisada


A coletânea “Economia do Amapá, desafios e perspectivas” será lançada na próxima quinta-feira, dia 13/08, às 18 horas, em “Live” dos autores que pode ser acessada no endereço eletrônico com o link: https://m.facebook.com/coletanea.economiadoamapa. O trabalho reúne professores e ex-alunos da Universidade Federal do Amapá.

 

Aqui não

Fala-se muito sobre o risco de uma segunda onda do Covid-19, que isso poderia vir após a flexibilização das regras de distanciamento social. Mas o coordenador estadual da Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, diz que o Amapá fez direitinho o dever de casa:  “Não negligenciamos na primeira onda e estamos preparados para evitar uma segunda”.

 

Perfeita unidade

Quem também se posicionou a esse respeito foi Silvana Vedovelli, coordenadora de enfrentamento à pandemia em Macapá. Ela disse que a sintonia entre as autoridades locais e o fato de terem acatado as recomendações dos comitês médico e científico levaram à construção de um tratamento terapêutico que hojé é reconhecido em todo o país.

 

Ajuda financeira

Edmar Bernaldino, superintendente regional do Banco da Amazônia, o BASA, diz que o Plano Safra 2020 quer beneficiar produtores tanto do Pará quanto do Amapá, sem discriminar ou privilegiar ninguém. A elaboração de bons projetos e detalhadas planilhas do plano de investimento fazem sempre a diferença na hora da aprovação dos financiamentos.

 

Trabalho autoral

Hoje residindo em Santarém, no Pará, cantor e compositor amapaense Nelio Kenzo não perde a sintonia com sua terra. Está preparando o lançando de músicas autorais, no próximo dia 28/08. Tem ainda uma segunda exibição na página da Secult/AP, de um clipe especial que será gravado em uma locação paradisíaca, a ensolada Alter do Chão, um rincão cantado em verso e prosa por lá, que certamente será de grande inspiração.

 

Rapidinha

NOMES – Antônio Teles Júnior, Bruno Castro, Charles Chelala, Eduardo Tavares, Joselito Abrantes, Júlio Avelar, Marcelo Oliveira e Regina Célis Ferreira, juntos em livro.

PESQUISA – Eles assinam sete artigos que abordam diversos aspectos da economia amapaense, como a transição de Território Federal para Estado.

FASES – Algumas etapas da presença do Estado na economia amapaense: a mineração, o agronegócio, a Zona Franca Verde, o programa Tesouro Verde e o desenvolvimento da região metropolitana de Macapá.

PÁTRIA – A Marinha do Brasil agora já recruta jovens amapaenses para prestar o serviço militar por aqui mesmo, como também há a possibilidade de fazerem aqui as provas dos concursos para as escolas de formação de oficiais e de sargentos.

PROMOVIDO – Depois de comandar o 34º BIS em Macapá, no posto de coronel, Alexandre Mendonça saiu general recentemente, sendo designado para a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (São Gabriel da Cachoeira, Amazonas).

MINERAÇÃO – Yong Il Chung, empresário sul-coreano que virou o acionista majoritário da Icomi S.A. (ativos e passivos), segue na luta pelo direito de embarcar a produção remanescente da mineradora, valendo-se do que tribunais superiores dizem ser dela.


Aliança improvável


A sintonia entre esses 2 políticos se cumprimentando na pista do aeroporto é o fato mais relevante (e surpreendente) dos últimos tempos na atividade pública local. E olha que se engalfinharam nas eleições de 2018, quando disputaram o cargo de governador. Waldez e Davi poderão prolongar parceria até 2022, quando uma só cadeira no Senado estará em disputa. Como acomoda-los, não se sabe.

 

Problema recorrente
Dito à coluna pelo secretário de saúde do estado, Juan Mendes: o pterígio, a popular “carne crescida” dos olhos, é uma doença endêmica no Amapá. Aliás, em todos os lugares no prolongamento da linha imaginária do Equador, devido à exposição ao sol. Há demanda reprimida em relação a isso, daí a formação de um mutirão de cirurgias.

 

Pais internados
Bruno Mineiro vive drama familiar com os pais internados na UTI do HSC, de Covid-19.
O ex prefeito Resende e a esposa Narcisa seguem em recuperação da síndrome respiratória aguda, com uso de respirador, mas na traquéia agora.
Cabe, portanto, um pedido por orações, pela recuperação do casal amigo.

 

Construção civil
Uma parceria econômica entre a construtora Dan Herberty e a amapaense Icon pode ajudar a salvar projetos dos maiores edifícios comerciais em construção na capital. Tendo à frente o engenheiro Daniel Pirajá, responsável recentemente por concluir o novo aeroporto de Macapá, a brasiliense traz um socorro em muito boa hora por aqui.

 

Publicidade dos atos
O engenheiro Glauco Cei, atual presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA) retornou de SP com a missão de formatar um evento público, assim que saírem resultados dos estudos da USP sobre novas possibilidades de navegação na Foz do Amazonas.
Sugestão foi do promotor André Luiz Barreto, que acompanhou provas no simulador, na tradicional academia paulistana.

 

Rapidinha

NOME – Pré-candidata a prefeita de Macapá pelo PMN, com o nome político de Doutora Ivna, a médica amapaense reclamou com auxiliares o fato de uma pesquisa de opinião não ter incluído seu nome na consulta ao eleitor. E conseguiu ter o nome colocado na enquete. Ele se destaca também na coordenação de duas unidades Covid.

VOLTA – Além de liberar – mediante controle – o acesso de familiares aos cemitérios da cidade neste Dia dos Pais, a Prefeitura de Macapá retoma na segunda-feira atividades não presenciais na Secretaria de Educação. Aulas seguem remotamente, até que se possa devolver alunos às escolas, seguramente.

QUADRO – Em meio a especulações sobre o economista e estatístistico Teles Jr. sair candidato a prefeito, eis que o calendário eleitoral já o torna inelegível, pois ele não poderá mais se desincompatibilizar do cargo de secretário estadual das Cidades. Onde, aliás, desempenha um grande trabalho e auxilia muito bem prefeitos interioranos, principalmente.

FILME – Ivana Cei (MP/AP), que assina também a produção, celebra a repercussão do documentário “Housing Problems”, dos professores-doutores Peter Lucas, da The New School University, e Bianca Moro, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). .

 


Lançamento


Saiu ontem o guia “Redescobrindo Nosso Brasil”, uma publicação mundial em formato de Ebook com o que há de mais atualizado em termos de informações turísticas sobre os novos destinos turísticos do país, para quando a pandemia passar. O Amapá também figura na publicação, que pode ser baixada com doações a partir de R$ 20.

 

Logística
As principais conclusões dos estudos e testes feitos no simulador da Universidade de São Paulo sobre a navegação na Foz do Amazonas, deverão ser apresentados em evento público em Macapá nos próximos dias. Proposta é do promotor André Luís, do MP-AP.

 

Nome
O perfil técnico e de leal escudeiro do prefeito Clécio embora tenha aumentado sua “cotação” não deve levar David Covre ser indicado vice de Josiel. Mais cotada é Silvana Vedovelli, segundo analistas.

 

Rádio
Colega Ana Girlene adiou projeto político de sair candidata a prefeita. E retomou o trabalho de rádio cá na Diário FM, mergulhando de cabeça, com repaginação no visual e nos quadros. Show de audiência.

 

Promessa
Uma das mais emblemáticas propostas do prefeito Ofirney Sadala quando era candidato, levar água potável à Baixada do Ambrósio, ainda caminha para ser cumprida. Ele diz que ainda esse ano.

 

Espreita
Enquanto isso, o ex prefeito Antônio Nogueira segue formulando o eleitorado santanense, agora como âncora de um programa local de rádio. Ele lançou a irmã Isabel para concorrer ao cargo este ano.

 

Proteção
Para comemorar a histórica sanção, em 07 de agosto de 2006, da Lei 11.340, a Justiça do Amapá fará uma Live, nesta sexta-feira, dia 7, com a temática “Os 14 anos da Lei Maria da Penha”. A transmissão poderá ser acompanhada, ao vivo, pela página do Tribunal de Justiça do Amapá no Facebook.

 

Rigor
Fiscais da Prefeitura de Macapá, com o apoio da Guarda Municipal, iniciaram ação ostensiva de fiscalização em bares e restaurantes para fazer cumprir o que determina os decretos de prevenção de combate ao novo Coronavírus. Cerca de 30 estabelecimentos foram visitados e foram emitidas 27 notificações.

 

Guia
Jornalistas e blogueiros de viagem se uniram nesta quarentena para criar um novo guia brasileiro. Com apoio da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e parceiros comerciais, o grupo se associou a designers e profissionais de marketing para dar vida ao projeto.


Navegação


Olha aí a maquete eletrônica utilizada nos testes operacionais das manobras de simulador da Universidade de São Paulo. Em primeiro plano, a visão do passadiço de comando de um navio New Panamax e ao fundo os terminais graneleiros e de combustíveis que deverão ter as obras iniciadas no próximo ano, em Santana (AP).

 

Progresso
Durante cerimônia em que escolheu a empresa que será responsável por levar energia elétrica para áreas remotas da Amazônia Legal, como o Amapá, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “coisas do mundo civilizado chegarão à região Norte” do Brasil.

 

Energia
Bolsonaro referia-se ao Programa Mais Luz, que vai levar energia renovável e internet para 300 mil pessoas que vivem em áreas remotas da Amazônia Legal. O programa foi criado por decreto em fevereiro deste ano.

 

Pará
Jornalista amapaense José Menezes, que passa férias no Pará, revela à coluna que chama a atenção o movimento por lá com a conclusão da BR 163, especialmente o transporte de cargas, dentre elas grãos.

 

Amor
O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, não titubeia em apontar dentre alguns nomes de sua equipe de gestão, alguns com perfil para sucede-lo, como o engenheiro Glauco Cei, atual presidente das Docas.

 

“Eu não”
Procurado pela coluna a respeito, o grandalhão Glauco desconversa inicialmente, apontando ter um compromisso familiar em não entrar para a política partidária enquanto a esposa estiver na ativa, no MP-AP.

 

Cidade
A Prefeitura de Macapá fará a apresentação das novas delimitações de bairros da capital nesta quinta-feira, a partir das 18h, com transmissão ao vivo, por meio da página da PMM no Facebook. Macapá conta com apenas 28 bairros devidamente legalizados, o que não condiz com a realidade.

 

Logística
O Congresso Nacional tem uma deputada que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Portos do Norte, colegiado que vem dialogando para fortalecer o setor. Trata-se de Leda Sadala (AVANTE), que foi à São Paulo acompanhar os testes na USP para definição do novo calado operacional da Barra Norte do Rio Amazonas.

 

Marinha
Durante a agenda de eventos em Sampa para discutir a nova plataforma logística de Santana, uma presença chamou atenção, o novo titular da Capitania dos Portos do Amapá, o capitão de fragata Kaysel Costa Ribeiro assume o cargo em setembro, no lugar do também capitão Carlos Augusto de Souza Júnior.


Decretado


O decreto do governador Waldez Góes que determina o retorno responsável e gradual das atividades presenciais nos órgãos estaduais confirma para o dia 10 de agosto. O documento também estabelece a suspensão das aulas presenciais na rede pública e privada de ensino estadual até 31 de agosto.

 

Conhecimento
O período de isolamento social provocou uma alteração na dinâmica de aprendizado do brasileiro: nunca houve tanta procura por cursos on-line no país. Seja para adquirir novos conhecimentos ou capacitação profissional o ensino virtual disparou.

 

Saúde
Sem precedentes, esse ano, o Dia Nacional da Saúde, comemorado hoje, 05 de agosto, será celebrado em meio a uma pandemia que afeta amplamente a receita e a atuação dos profissionais da saúde.

 

Expediente
O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá retoma as atividades presenciais de forma gradual desde a terça-feira (4). Integrantes da unidade vão retornar à sede da unidade em sistema de rodízio, por escala.

 

Macapá
O município de Macapá tem 15.640 casos positivos de Covid-19, 383 óbitos confirmados e 99 seguem em investigação epidemiológica. Os dados foram atualizados ontem, segundo a Prefeitura.

 

Amapá
Em todo o estado, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado diz que agora, são 36.804 casos confirmados e 2.735 em análise laboratorial. Os testes também descartaram 22.251 casos suspeitos.

 

Logística
A forma atirada com que o capital chinês garimpa oportunidades no Brasil fez a gigante Vale negociar com o Terminal Portuário de Alcântara, na cidade de mesmo nome no Maranhão, para aumentar os embarques de minério de ferro. Haja apetite chinês por minério de ferro, dizem especialistas.

 

Portos
Começaram em São Paulo, as simulações de manobras de navios maiores que os atuais em operação no Amapá. Os testes ocorrem na Escola Politécnica da USP, para a futura implantação da Plataforma Logística do Amapá, que prevê a construção de dois novos terminais de cargas, em Santana (AP).

 

Licenças
Os trabalhos mobilizam lideranças e autoridades do setor à Sampa, como a Marinha do Brasil, Docas de Santana, Praticagem e a bancada federal. Pesquisas são necessárias para emissão do parecer definitivo da Marinha para a construção de seus terminais TGA.


Viagem


Passageiros da Azul passaram um perrengue daqueles a bordo de um velho avião ATR, um turbohélice pioneiro na frota, após uma pane elétrica em Macapá na noite de domingo (02). A aeronave precisou entrar em manutenção e os passageiros esperaram por horas. Depois foram mandados pra casa para o voo continuar só no dia seguinte.

 

Sampa
A coluna desembarca em São Paulo, para acompanhar a fase de testes do novo calado operacional da Barra Norte do Rio Amazonas, na USP, a tradicional Universidade de São Paulo. Preparamos uma cobertura especial também em vídeo para o nosso portal.

 

Cargas
Segundo o presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA), Glauco Cei, que acompanha os testes, isso poderá representar um aporte de quase 50% a mais na capacidade de cargas do terminal.

 

Coragem
A digital influence Luma Coutinho entrou de cabeça na campanha contra a violência doméstica – que fez mais uma vítima no Amapá. Ela usou o próprio perfil no Instagram para se dizer também uma vítima.

 

Vídeo
Em uma produção impactante, ela usa de contundência para dizer que não foi só uma, mais duas vezes, em dois relacionamentos abusivos diferentes, sofreu com a violência dos companheiros.

 

Mulher
Por falar em campanha, a médica amapaense Rayssa Cadena Furlan, aderiu ao movimento contra o machismo que vem dando o que falar, sobre médicas postarem fotos de biquini. “Uso o que quiser”, disse ela.

 

Listão
Saiu ontem a relação dos aprovados na primeira fase do concurso da Assembleia Legislativa do Amapá. Para os candidatos a cargos de nível médio o processo já foi concluído, restando agora na disputa apenas os postulantes de nível superior de escolaridade. Mas prova mesmo só em abril de 2021.

 

Eleição
O prefeito Ofirney Sadala será o próximo entrevistado do nosso Conexão Brasília, na Diário FM, que vem sabatinando os candidatos do segundo maior município do estado. Marcivânia Flexa, Bala Rocha, Isabel Nogueira, Jory Oeiras e Tenente Antônio Luiz já concederam entrevistas.

 

Turismo
O Brasil reabriu suas fronteiras à entrada de turistas estrangeiros. O setor vive uma grande expectativa sobre a retomada das viagens internas também, pois foi um dos mais impactados pela pandemia do Covid-19, visto que no auge do distanciamento social, mais de 90% das aeronaves ficaram em solo.


Eleição


Nosso programa Conexão Brasília de sábado fez uma nova rodada de entrevistas com candidatos a prefeito de Santana. Depois de Marcivânia, agora foi a vez da Frente por Santana, que tem 4 nomes até agora que topam decidir a cabeça da chapa em uma pesquisa de opinião do eleitor santanense.

 

Mito

Tratado como um herói nacional, o piloto Ayrton Senna é, de fato, um ícone entre os ídolos do esporte nacional. Nas redes sociais, grupos e fãs-clubes mundo afora mantêm viva a lembrança do tricampeão mundial da Fórmula 1.

 

Estrela

Solange Frazão, personal trainer, modelo e atriz, esteve em Macapá há alguns anos para uma aula inaugural das academias a céu aberto da cidade. E já diz que topa retornar à capital em outros eventos.

 

Teatro

Evandro Milhomen, titular da Secult, defende o diferencial e arrojo do nosso Teatro das Bacabeiras: uma sala de espetáculos com mais de 700 lugares. Tem muita cidade, por aí afora, que não tem um desse tamanho.

 

Saúde

Jair Quintas, que foi procurador-geral do MP-AP por dois mandatos, comanda um programa educativo em uma emissora de rádio em sua cidade, Afuá (PA). Ontem papeou com o Dr. Bactéria, pela internet.

 

Ativa

Amapaense Fátima Pelaes, ex deputada e ex ministra, bateu o martelo sobre a eleição deste ano, dizendo não ser candidata. Vai apoiar reeleição do filho vereador Yuri e fortalecer seu partido, o MDB Mulher.

 

Posição

Em entrevista coletiva no fim da semana, Waldez Góes (PDT) demonstrou preocupação com o crescimento do número de internações e vê relação com excessos verificados nos últimos dias após a flexibilização de algumas atividades econômicas.

 

Excessos

Em entrevista coletiva no fim da semana, o governador do Amapá Waldez Góes (PDT) demonstra preocupação com o crescimento do número de internações e vê relação com excessos verificados nos últimos dias após a flexibilização de algumas atividades econômicas.

 

Praia

De férias com família no Pará, deputado Vinícius Gurgel completou 42 anos de idade e apesar de estar numa casa de praia, defende o distanciamento social. Diz que até onde se vê Salinas não é toda essa aglomeração que as redes sociais estão mostrando.