Almoço


Prefeito Clécio Luís ‘filou bóia’, como se diz no dito popular, durante o tradicional almoço do Círio com garis, margaridas e vermelhinhos. Foi o sétimo ano de encontro entre gestor e agentes da limpeza pública da capital.

 

Luz

A Justiça Federal determinou, em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a ampliação do Programa Luz para Todos (PLpT) a famílias da zona rural do estado do Amapá. De acordo com a sentença, mais 10,5 mil unidades consumidoras devem ser beneficiadas

 

Longas horas

Quem mora na AP-440, que liga a rodovia Duca Serra à BR-210, na altura do quilômetro 9, sofre com a espera por um ônibus. Segundo moradores, veículos demoram até 2 horas para passar. Em muitos casos, já passam lotados.

 

Visão

O programa Mais Visão já realizou – em pouco mais de 30 dias – quase 2 mil atendimentos. Nesta primeira etapa a prioridade são pacientes com indicação de cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) da rede estadual de saúde que aguardavam o procedimento através do TFD.

 

Kits

Campanha vai arrecadar brinquedos, fraldas e kits de higiene. A ação solidária pela passagem do Dia das Crianças vai presentear, durante todo o mês de outubro, as crianças internadas ou em observação nas unidades.

 

Fogo

Ocorreu nesta terça-feira (13), no quartel do 5º Grupamento Bombeiro Militar, em Santana, o Exercício com Fogo Real (EFR). Treinamento submete um grupo de militares a uma atividade controlada, com fogo real no interior de um contêiner, propiciando uma experiência o mais próximo de situações reais enfrentadas em incêndios estruturais.

 

Cultural

Inscrições para receber auxílio cultural encerram na quinta-feira, 15. A data limite para cadastros da “Lei Aldir Blanc” era 17 de setembro, mas foi prorrogada para atender todos os artistas principalmente, os do interior do Amapá.

 

Castelo de Areia

Gaeco deflagrou, na segunda (12), a operação ‘Castelo de Areia’. Objetivo é desarticular os braços de uma organização criminosa atuante no estado. Uma candidata ao cargo de vereadora, no município de Santana, é investigada por ter feito acordo com faccionados em troca de votos.

 

 

RAPIDINHA

■ SARGENTOS – Governador autorizou concurso interno para formação de sargentos dos Bombeiros. O concurso interno oferece 132 vagas para sargento Bombeiro Militar. É o maior já realizado na história da instituição.  O último ocorreu em 2016 com 58 vagas. ■

■ JOVENS – Foi encerrada a rimeira etapa de vacinação contra sarampo em jovens. Ação vacinou mais de 1,7 mil pessoas atendidas pelo programa Amapá Jovem.■

■ AEDES – Prefeitura de Macapá iniciou o Plano de Ação de controle ao Aedes aegypti no bairro Brasil Novo. O trabalho é realizado por agentes de endemias da Vigilância AmbientaL ■

■ ATENDIMENTOS – TJAP apresentou novo balanço semanal de produtividade na manhã desta terça-feira (13), referente ao período de 05 a 11 de outubro. Durante a semana foram realizadas 663 audiências, 5.103 decisões, 4.982 despachos, 1.542 sentenças e 118.288 atos cumpridos pelos servidores. É a justiça amapaense trabalhando. ■


Diário


Diário (90,9FM) transmite, desde sábado (09) programação do Círio de Nazaré 2020. Neste domingo (11), rádio inicia cobertura do evento às 4h da manhã. Sintonize 90,9FM e acompanhe, também, pelas nossas redes sociais.

 

Mazagão

Jovens são preparados para retorno das atividades presenciais do programa Amapá Jovem. Oficina trabalhou equilíbrio emocional de bolsistas e monitores do programa no município.

 

Fórum

Prefeito de Macapá, Clécio Luís foi convidado para ser um dos conferencistas do Fórum Internacional Amazônia +21. Convite foi feito pelo presidente da Federação das Indústrias de Rondônia e presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé de Almeida.

 

EPaz


Governo e Ministério Público reafirmam compromisso com programa de práticas pedagógicas restaurativas. A iniciativa visa melhorar o ambiente escolar através de ações humanizadoras com aplicação de práticas pedagógicas restaurativas do programa EPaz.

 

União

Ministérios Públicos [estadual e federal] se uniram ao Bioparque para salvar a vida de animais silvestres em risco. No Amapá, não há outro local público e nem Reserva Particular licenciada para suprir algumas necessidades.

 

Científico

1º Congresso Científico Macapá 300 Anos terá apresentação de 58 trabalhos aprovados do total de 76 submetidos. O evento está previsto para acontecer nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020.

 

Heróis


Ação heróica de uma guarnição do 1º BPM, na sexta (09) à noite, evitou que 4 pessoas, de uma mesma família, morressem queimadas durante um incêndio no bairro Congós. Bombeiros conseguiram debelar chamas e evitar maiores estragos.

 

rapidinha

PROPOSTAS – Desenvolvimento em biotecnologia e revisão de regras da Zona Franca Verde foram debatidos em reunião com a Suframa. Propostas beneficiarão o desenvolvimento econômico e cientifico da região e a integração comercial dos estados da Amazônia.

ATENDIMENTOS – Unidade móvel do Hospital de Amor retoma atividades no interior do estado
Os serviços com a carreta estavam paralisados devido a pandemia da Covid-19, mas com o retorno gradual das atividades a unidade móvel retorna às cidades do interior.

ORQUIDÁRIO O orquidário do Bioparque da Amazônia acaba de receber cinco novas variedades de orquídeas nativas da região. As plantas foram coletadas de uma mangueira que caiu durante uma ventania na sede da Associação dos Servidores Municipais de Macapá, no bairro Beirol, na capital.

SAÚDE – Prefeitura de Macapá iniciou, na UBS Rosa Moita, a programação alusiva ao Outubro Rosa. Devido à pandemia os horários das UBS’s serão estendidos para a oferta em livre demanda de consultas ginecológicas, coleta de PCCU e requisição de mamografias.


Crítico


Hemoap precisa, urgente, de doadores de todos os tipos sanguíneos. Estoque de sangue está em nível crítico e precisa alcançar o nível de segurança para garantir o atendimento das demandas transfusionais das unidades hospitalares públicas e privadas .

 

Pessoa com deficiência

Seed apresenta lives sobre conquistas e políticas públicas para pessoas com deficiência. Transmissões buscam busca visibilidade às ações desenvolvidas para a educação especial nos últimos anos e, especialmente, durante a pandemia de covid-19.

 

SARAMPO

Com baixa cobertura, Amapá está longe de atingir meta de vacinação. Apenas 24,06% do público alvo recebeu a dose da vacina no Amapá, enquanto que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. A campanha atual visa pessoas entre 20 a 49 anos.

 

Travessia

Com foco no ensino fundamental, Estado e Unicef lançam programa para adequar fluxo escolar. Programa Travessia busca construir boas práticas para alunos com atraso escolar

 

Webnário

‘Uma rede forte para um atendimento eficaz!’ foi o tema de 1º Webinário da Rede de Atendimento à Mulher. Live foi acompanhada por aproximadamente 100 profissionais do psicossocial de diversos órgãos que compõem a RAM, com a parceria do Tjap.

 

Ecológico

Projeto vai orientar empreendedores na fabricação de sabão ecológico. A matéria prima é o óleo de cozinha usado que será coletado em pontos específicos. O projeto contará com uma plataforma online que vai orientar sobre produção, validação e financiamento.

 

KRATOS


Uma semana após os ataques que deixaram nove pessoas mortas no Amapá, durante confronto entre facções, Polícia Militar (PM) leva às ruas da capital [e demais municípios] 420 policiais, 121 viaturas e 28 motocicletas para mostrar a força do Estado e garantir a segurança da população. Operação Kratos iniciou na sexta-feira (18).

 

Rapidinha

AEDES – Divisão Municipal de Controle da Dengue da Vigilância Ambiental de Macapá realiza até 25 de setembro a 5ª etapa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).
O trabalho consiste na coleta de possíveis focos do mosquito.

REDES – Caesa e Prefeitura de Macapá montam cronograma para manutenção das redes de água, esgoto e pavimentação da capital.
Cooperação faz parte dos investimentos do governo do Estado para a pavimentação de Macapá.

AÇO – Empresa do ramo do aço inicia processo para se instalar no Distrito Industrial do Amapá.
Atraído pelos incentivos fiscais do governo, empresário quer investir mais de R$15 milhões em empreendimento, gerando 150 novos empregos diretos.

ATENDIMENTO – Cerpis retomou atendimentos e terapias presenciais para pacientes cadastrados. Unidade está atendendo com 50% da capacidade e com as terapias e tratamentos sendo agendados.


Sentinelas


‘Coiotes’, imigrantes sírios, armas, maquinário para garimpagem clandestina e outros ilícitos fazem parte das prisões e apreensões realizadas na fronteira de Oiapoque com a Guiana Francesa durante operação da Polícia Civil com apoio do Bope. Uma ação repressiva contra o crime organizado na fronteira amapaense.

 

Candidaturas

Encerrado o prazo para convenções, partidos agora correm para inscrever seus candidatos. Na capital, Macapá, dez nomes se habilitaram para concorrer à cadeira do atual gestor. Agora, é correr pras ‘redes’ no sentido de buscar votos, já que o ‘corpo a corpo’ ficou comprometido.

 

Alerta

Hemoap sentiu fortemente a ausência de doadores de todos os tipos de sangue. Resultado da pandemia que assola o Amapá. Com isso, estoque caiu drasticamente nos últimos meses, ameaçando os atendimentos realizados pelas unidades de saúde. Doadores permanentes e aqueles que pretendem doar podem procurar o hemocentro para ajudar no reabastecimento. Sangue é vida.

 

Lixeira

Moradores próximos à ponte do canal do Jandiá, na rodovia do Pacoval, denunciam formação de uma ‘lixeira viciada’ que acontece na via lateral de acesso. Entrar de carro no local já não é mais possível. Veículos despejam caroços de açaí, carcaças de animais e outros materiais de forma ilegal na área.

 

Recuperados

Macapá registrou na quarta (16) a marca dos 12.157 pacientes recuperados da Covid-19. Pacientes já estão fora do período de transmissão da doença, cumpriram o prazo de 15 dias de isolamento domiciliar, e já estão de voltas às atividades laborais.

 

Auxílio

Estado decidiu prorrogar até 15 de outubro o prazo das inscrições para o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, voltado para artistas, grupos, bandas, coletivos culturais, profissionais de arte e cultura e trabalhadores da cultura em geral.

 

INTELIGÊNCIA


Operação integrada do Gaeco e Bope resultou, nesta quinta (17), em Macapá, na prisão do traficante e foragido mato-grossense Wellington ‘Gordão’, de 27 anos. Ele havia acabado de desembarcar na capital amapaense com 14 quilos de drogas. Resultado de uma investigação minuciosa.

 

Rapidinha

CÍRIO – Programação oficial do Círio de Nazaré 2020 inicia neste final de semana. Duas missas serão celebradas na Catedral São José para o envio das imagens que ornamentarão os altares das famílias e instituições públicas ou privadas durante o período de peregrinação. 

RECAPEANDO- Prefeitura de Macapá iniciou o trabalho de recapeamento da Rua Pinhal, bairro Brasil Novo. A via está recebendo novo pavimento com reforço de geogrelha, que visa dar mais durabilidade à camada asfáltica. 

ULTRASSON – Prefeitura de Macapá oferta ultrassonografia nas Unidades Básicas de Saúde do Congós, Perpétuo Socorro e Novo Horizonte. O serviço é gratuito e compreende ultrassom obstétrica, transvaginal, pélvica, mamas, vias urinárias e próstata. O atendimento é feito mediante agendamento por telefone nas UBS’s.

ÁGUA – Governo do Amapá investiu R$ 220 mil na aquisição de uma nova bomba de captação de água bruta, com potência de 350 CV, para reforçar o sistema da Caesa na capital do estado. A nova bomba chegou à capital no último dia 5, e teve sua instalação com nova estrutura específica concluída nesta quinta-feira, 15. 


Interrupção


CAESA vai interromper fornecimento de água na capital nesta quinta (17) a partir das 8h. objetivo é fazer ativação do novo conjunto motobomba do sistema de captação de água de Macapá, localizado no bairro Santa Inês. Com isso, cidade só terá líquido na torneira a partir das 16h. Então, é bom preparar baldes e panelas.

 

Oportunidade

Trmo de cooperação entre Sejuv e Superfácil garante qualificação profissional para jovens. O Termo é valido por 18 meses e garante cursos de qualificação para os bolsistas do Programa Amapá Jovem. Além da teoria, o jovem terá a oportunidade de praticar o que aprendeu no próprio Superfácil.

 

Audácia

Criminosos se mostram cada vez mais audaciosos no Amapá. Um deles invadiu, sozinho, uma agência do BB, localizada em frente à Delegacia das Mulheres, Centro de Macapá, rendeu um segurança e tomou o malote de um cliente onde havia mais de R$ 100 mil. Depois, saiu caminhando traquilamente. Testemunhas disseram que outros comparsas o esperavam do lado de fora.

 

PAA

Governo divulgou lista de agricultores e entidades aptos a acessar recursos do programa PAA 2020. Com a finalização dos processos administrativos a coordenação do PAA pretende executar as feiras a partir da segunda quinzena do mês de outubro.

 

Integrativo

Estado inaugurou espaço de integração para educadores. Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas foi inaugurada na segunda, 14, na Escola Estadual Jesus de Nazaré. A ideia deve ser replicada em outras instituições da rede estadual.

 

FAF

Federação Amapaense de Futebol (FAF) abriu na segunda-feira (14) inscrições para os clubes que desejam participar do Campeonato de Futebol Feminino de 2020. O período de inscrições vai até o dia 18 de setembro.

 

LACROU


Polícia Militar apreendeu cerca de 7 quilos de drogas de um traficante que escapou pelos fundos da casa onde mora, no bairro Perpétuo Socorro. Droga deixada para trás iria abastecer ‘bocas de fumo’ menores e fortalecer o capital do crime, mas, PM ‘lacrou’.

 

Rapidinha

ATENDIMENTO – Com recuo da pandemia, UBSs Covid devem retomar atendimentos de rotina. Anúncio foi feito pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís, que também comentou as novas medidas de flexibilização da pandemia.

PEDAGÓGICO – Escola Maria Nazaré Vasconcelos realiza ação para entrega de atividades pedagógicas e orientação aos pais de alunos.
A ação acontecerá na praça que fica em frente à escola e contará com todas as medidas de higiene e prevenção ao novo coronavírus.

PREVENÇÃO – Programação Setembro Amarelo [online] exalta a valorização da vida. Mais de 800 atendimentos psicológicos foram realizados de janeiro a agosto deste ano pela CVEduc. Nessa campanha o órgão pretende trabalhar a valorização da vida.

ARREMATE – O Mercado Central, um dos símbolos da cultura amapaense, completou 67 anos de muita história e tradição. Em comemoração à data, a direção do centro decidiu realizar um café da manhã e homenagear os empreendedores mais tradicionais.


Repressão


Faccionados estão cada vez mais audaciosos. Na madrugada desta segunda (31), três bandidos tentaram arremessar um carregamento de drogas por cima da muralha do Iapen. O destino era um pavilhão onde estão chefes de facções. Ação conjunta da PC, PM e Polícia Penal frustrou ação.

 

Estiagem

Meteorologia diz que Setembro pode ter chuvas abaixo dos 70 milímetros no Amapá.
De acordo com dados meteorológicos do IEPA, estiagem no estado deve começar a partir deste mês, com poucas chuvas em todas as regiões do estado.

 

Tem jeito?

No sábado (29) prefeito Clécio assinou decreto restringindo circulação de pessoas e estacionamento de carros na orla de Macapá para tentar conter avanço da Covid. Problema é que frequentadores daquela área resolveram migrar para outras regiões. Aglomeração foi ainda maior.

 

Saúde

Governo do Estado assumiu conclusão de obra do Hospital Regional de Porto Grande. Acordo foi assinado com a UHE Cachoeira Caldeirão para conclusão de obra. Unidade de saúde terá atendimento de baixa e média complexidade na região centro-oeste.

 

Auxílio

Prefeitura de Macapá assina nesta terça-feira (01) decreto que dispõe sobre a concessão do Auxílio Alimentação, por meio de cartão magnético, com recurso oriundo de emenda da bancada federal do Amapá.

 

Drive-thru

Creche Tia Chiquinha realizou drive-thru da Independência. Por causa da pandemia, Semana da Pátria não terá programação como antes. Ação, realizada no sábado (28) foi uma forma de reaproximar estudantes e alunos de forma segura.

 

Pré


Beth Pelaes (MDB) já confirmou para sábado (05) oficialização de sua pré-candidatura para disputar reeleição à prefeitura de Pedra Branca. Com presença garantida do presidente do Congresso,
Davi Alcolumbre.

 

Rapidinha

CADASTRO – Prefeitura de Macapá iniciou, no fim de semana, realização do cadastro social das famílias na comunidade de São Joaquim do Pacuí. Evento é parte preparatória do projeto piloto ‘Moradia Legal’, que garante a regularização fundiária. Serviços são coordenados pelas secretarias municipais de Habitação e Ordenamento Urbano e de Assistência Social.

IEPA- Com base em protocolos de saúde, Iepa divulgou plano de reabertura do complexo. Volta das atividades [a partir desta segunda-feira, 31], observa critérios estabelecidos no Plano de Retorno dos Trabalhos Presenciais do governo do Estado.

PONTE- Pré-candidatos a prefeito de Macapá deveriam pensar em incluir em suas prioridades um plano que garantisse dignidade para famílias que moram em áreas de ponte. Apesar de morar em local insalubre, essas pessoas merecem respeito e serviços básicos como água, luz e mobilidade.

JK – Prefeitura de Macapá iniciou pavimentação do primeiro trecho da rodovia JK, que receberá a implantação de ciclovia e requalificação asfáltica. ■


Assintomáticos


Prefeitura de Macapá inaugurou Laboratório Covid para testagem de pessoas assintomáticas. Espaço está localizado na Avenida FAB, Centro, e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

 

TFD

Pacientes que dependem do programa TFD, no Amapá, reclamam da falta de informação, e, principalmente, execução do programa que garante auxílio financeiro às pessoas que precisam deixar o estado para fazer tratamentos diversos em outras regiões do país. Sesa diz estar reestruturando o serviço.

 

Emoção

Imagem ilustra bem a dor da saudade. Mães, esposas e familiares de policiais militares que morreram em decorrência da Covid-19 participaram de celebração ecumênica no comando da PM-AP. Evento fez parte do Dia do Soldado.

 

Trânsito

Trecho entre o Monumento Marco Zero e a rotatória da Hildemar Maia foi completamente fechado para obras de mobilidade urbana. Com isso, prefeitura de Macapá montou estratégia para desviar o trânsito até a conclusão dos trabalhos no perímetro. Inevitável o caos.

 

Alerta

Transporte de cargas como seixo e areia só devem ser feito por caminhões ou carretas com o uso de lonas. No Amapá isso não ocorre. Os veículos circulam livremente [sem a cobertura] fazendo com que esse material seja lançado no ar e atinja pessoas e veículos. Um risco à vida.

 

Jet

Moradores do Lontra da Pedreira pedem que Capitania dos Portos fiscalize uso de jet skis naquela região ribeirinha. É que alguns pilotos imprudentes estão colocando em risco a vida dos nativos com manobras arriscadas e desrespeitando as regras de navegação.

 

Rapidinha

Cerco – Setrap intensificou fiscalização de transporte clandestino no município de Mazagão, região metropolitana de Macapá.
Ação é realizada em conjunto com a Polícia Militar e a Companhia de Trânsito do município,. Objetivo é garantir segurança a população.

Artesãos – Casa do Artesão voltou a atender [somente delivery e expresso] a partir desta quarta-feira, 26. Secretaria do Trabalho decidiu suspender temporariamente as vendas presenciais como medida de prevenção à Covid-19.

Preocupante – Taxa de óbitos pela Covid-19 aumentou no Amapá e piora classificação de risco.
Medidas de flexibilização podem ser retrocedidas com a classificação ‘moderada’ da 34ª semana epidemiológica, período de 16 a 22 de agosto.

Meio Ambiente – Amapá estuda implementação de salvaguardas socioambientais.
Efetivação do mecanismo foi tema de debate virtual com representantes de órgão ligados ao meio ambiente e organizações da sociedade civil . 


Às claras


Prefeito Clécio Luis (sem partido) afirma que decisão de apoiar Josiel Alcolumbre (Democratas), a prefeito da capital, já havia sido tomada em fevereiro passado, e tanto o senador Randolfe quanto o partido Rede estavam cientes. “Não houve traição”.

 

Alagamento

Chuvas que desabaram nas últimas horas na capital, Macapá, provocaram estragos em várias regiões da capital. Muitas casas foram, literalmente, pro fundo. Com famílias perdendo vários móveis e eletrodomésticos.

 

Aguardo

João da Silva Costa, o ‘Dudão’, como é conhecido o prefeito de Mazagão, aguarda julgamento de ação popular que pede seu afastamento do cargo por 90 dias.
Tem a ver com não prestação de contas da prefeitura no ano de 2017. Ele já é alvo de outra ação.

 

Testagem

Governo do Estado realizou ação de testagem no Hospital da Mulher. Ação foi direcionada para pais ou responsáveis e para bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

 

Homenagens

Dia do Soldado (25 de agosto) foi comemorado com culto ecumênico e homenageou os 13 policiais militares que foram vítimas da Covid-19 no Amapá. O tributo ao serviço prestado pelos militares em defesa da sociedade aconteceu no Comando Geral da Polícia Militar do Amapá.

 

Comparativo

Polícia Militar do Amapá apresentou balanço do mês de julho com redução no número de casos de roubo de 44,96%.
Os elementos estatísticos são referentes ao mês de julho de 2020 e todas os dados são em relação ao mesmo período de 2019.

 

Repressão


Promotora Andréa Guedes – coordenadora do GAECO – afirma que Amapá sofre ação de milícias, grupos de extermínio e agiotagem. Ela diz que ofensiva para combater esses crimes deve ser imediata.

 

 

Rapidinha

Alfabetização – 2ª formação on-line capacita educadores para contexto pedagógico remoto no Amapá. Formação iniciou em março, de forma presencial, e teve o processo adaptado para plataformas digitais seguindo as medidas de segurança devido à covid-19.

Ameaça – Moradores do Lontra da Pedreira denunciam ‘invasão’ de jet skis naquela região. Perigo está nos pilotos não habilitados e que desrespeitam todas as regras de segurança da navegação, colocando em risco a vida dos ribeirinhos.

Estoque – Hemoap precisa com urgência de sangue O+ e B+. Estoques estão em baixa e há necessidade de reposição para garantir o atendimento das demandas dos hospitais da rede estadual e particular do estado.

Testagem – Para garantir total segurança na volta do futebol no período pós-quarentena, FAF)está executando um protocolo de saúde que permite a avaliação de todos os envolvidos nos campeonatos. Comunicadores esportivos foram os primeiros a serem testados. ■


Milícia e extermínio


Coordenadora do GAECO, promotora de justiça Andréa Guedes revelou à rádio Diário (90,9FM), no final de semana, a existência de milícias e grupos de extermínio agindo no Amapá. Coisa é muito séria.

 

Corrida

Município de Santana vive clima puro de eleição. Chapa Frente por Santana já definiu Bala Rocha como pré-candidato para disputar cadeira de Ofirney Sadala na prefeitura santanense. Bala traz como vice Isabel Nogueira. Dobradinha já incomoda adversários que buscam por aliados de peso.

 

Vala

Dois marginais, entre eles o famoso ‘Cú de pílula’, decidiram enfrentar o Bope nesta segunda (24) no bairro Ipê, zona norte de Macapá.
No fim das contas um policial saiu ferido no confronto e os dois marginais embarcaram na última viagem.

 

Alerta

Pesquisadores apontam o aumento de óbitos por causas respiratórias em jovens do Amapá. Relatório da UFRJ e UERJ apresenta dados do primeiro semestre de 2020 comparado com o mesmo período de 2019. Faixa etária analisada é de 20 a 29 anos.

 

Braços cruzados

Funcionários dos Correios entraram na segunda semana de greve. Com acampamento montado em frente à agência central, na Avenida Coriolano Jucá, Centro de Macapá, trabalhadores reivindicam direitos que lhe foram retirados de forma criminosa pelo governo federal.

 

Homicídio

A morte tem se tornado algo cada vez mais banal. No final de semana um homem resolveu matar seu ‘amigo’, em Santana, por simplesmente achar que o ‘friend’ estava olhando de forma insinuante para a namorada dele. Pode?

 

Era uma vez


Harmonia política entre senador Randolfe e Clécio chegou ao fim nesta segunda (24), depois que gestor da capital declarou apoio à candidatura de Josiel (Democratas) para lhe suceder.

 

Rapidinha

Humanização – Hospital de Santana iniciou conscientização de obstetras para a prática do ‘clampeamento oportuno’.
Objetivo é fazer com que médicos e enfermeiros obstetras adotem a prática, que atrasa o corte do cordão umbilical e traz benefícios para a saúde do bebê.

De olho – Ações em Pedra Branca e Serra do Navio percorreram mais de 200 estabelecimentos e residências.
Orientações de educação em saúde e fiscalização das normas do decreto estadual foram realizadas pela SVS nas áreas urbana e rural dos municípios.

Tenso – Buraco aberto embaixo da cabeceira do trapiche Eliezer Levy serve apenas para abrigar usuários de drogas e ladrões. Não se sabe o porquê até hoje aquele local não foi lacrado com concreto. Enquanto isso, ações ilícitas vão acontecendo, inclusive, até com registro de homicídios.

Anabolizantes – Muita gente não sabe, mas mercado de anabolizantes vem crescendo de forma assustadora no Amapá. Inclusive, com registro de pessoas que já passaram mal por causa de superdosagens. 


Com vida


GTA resgatou o piloto e dois passageiros de uma aeronave que fez um pouso de emergência no rio Amazonas na sexta (21) entre os estados do Pará e Amapá. Monomotor saiu de Belém com destino à Macapá, mas houve falha no motor.

 

Remanejamento

Empreendedores da praça de comidas típicas serão remanejados para espaço no Macapá Hotel. Medida foi tomada considerando a reforma e revitalização que o prédio irá receber. Espaço faz parte do complexo turístico da Casa do Artesão, na praça Beira-Rio.

 

Pré-candidata

Beth Pelaes (Democratas) vai oficializar pré-candidatura para disputar reeleição à prefeitura de Pedra Branca.
Fontes internas afirmam que na semana vindoura ela anuncia seu vice na chapa. Atual prefeita tem apoio irrestrito do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

 

Umbilical

Hospital de Santana inicia conscientização de obstetras para a prática do Clampeamento Oportuno. Objetivo é fazer com que médicos e enfermeiros obstetras adotem a prática, que atrasa o corte do cordão umbilical e traz benefícios para a saúde do bebê.

 

Operação Covid

Ação em Pedra Branca e Serra do Navio percorreu mais de 200 estabelecimentos e residências. Orientações de educação em saúde e fiscalização das normas do decreto estadual foram realizadas pela SVS.

 

Entregas

Neste sábado (22) e domingo (23), os Correios realizam mutirões de entrega em todo o país. A força-tarefa faz parte do plano de contingência da empresa, que visa minimizar os impactos à população diante da paralisação parcial do efetivo. Com Amapá no meio, claro.

 

Gerra


Brigas entre facções chegam ao extremo no Amapá. Agora, ataques à luz do dia – com intensas trocas de tiros – põem em risco a vida de cidadãos de bem. É preciso resposta das autoridades.

 

 

Rapidinha

Lagoa – Obra da ponte sobre a Lagoa dos Índios avança para nova etapa.
Infraestrutura feita com tubulões a ar comprimido está concluída; Agora, a estrutura será preparada para receber a base plana.

Prevenção – Estado definiu início da vacinação contra febre aftosa para 1º de outubro
Parte do rebanho de bubalinos encontra-se em área alagada, o que dificultaria a vacinação em setembro.

Merenda – Kit Merenda em Casa entrou na 4ª etapa e programa já beneficiou mais de 97 mil famílias amapaenses. Governo mantém estratégia para alcançar 120 mil famílias nos 16 municípios.

Recordista – Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi escolhido pelo júri de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como o melhor senador de 2020. O resultado foi anunciado durante cerimônia virtual transmitida pela página do Congresso em Foco. Em seu discurso, Randolfe dedicou o prêmio ao povo do Amapá e lembrou a importância de se honrar a Constituição.