Interino Célio Alício

 

Antecedentes

Anderson Luiz Dias da Silva foi o policial penal do Amapá preso na manhã desta terça-feira (3) durante a ‘Operação Calabar’, deflagrada pela Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ele já teria se envolvido em um homicídio em 2018, quando também foi preso.

 

Vaga no CNJ

Está disponível no portal do Supremo Tribunal Federal (STF) a lista dos magistrados inscritos interessados em ocupar duas vagas de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As vagas são destinadas a desembargador de Tribunal de Justiça e a juiz estadual, em decorrência do iminente término do mandato de seus atuais ocupantes. Do Amapá está inscrito o juiz Diego Moura de Araújo.

 

Ouro Feminino

Natural de Salvador (BA), a nadadora Ana Marcela Cunha, 29 anos, venceu a maratona aquática nos jogos olímpicos de Tóquio e conquistou o quarto Ouro para o Brasil. Ela já conquistou o título mundial da modalidade v6 vezes e é o maior nome da modalidade em todo o planeta.

 

Shows

Na terça-feira (3), a PMM publicou um novo decreto autorizando, embora com reservas, a realização de shows em Macapá e a abertura de bares e boates. Shows serão permitidos é de 22 às 2 h com metade da capacidade de público e com a platéia devidamente imunizada contra a Covid-19 com apresentação do cartão de vacinação.

 

Notícia boa

Na terça-feira (3), o Brasil apresentou a menor média móvel nas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas desde 16 de janeiro deste ano. De acordo com o boletim do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 1.238 óbitos e 32.694 casos. Sem dúvida, uma boa notícia em relação aos números da pandemia.

 

Nativista e nacionalista

A Editora 34 informou na tarde de terça-feira (3) a morte do pesquisador e crítico musical José Ramos Tinhorão, aos 93 anos em São Paulo. Do tipo nativista e nacionalista, ele publicou mais de 25 livros e se tornou um dos mais importantes e polêmicos críticos musicais do Brasil. Com a saúde abalada por um AVC sofrido há 3 anos, ele estava internado há 2 meses com pneumonia. O sepultamento será na quarta (4) em São Paulo.

 

Números do Judiciário

A Justiça do Amapá informou, nesta terça-feira 3, que, em números gerais, de 1º de janeiro a 31 de julho de 2021, foram registrados, no âmbito do Poder Judiciário do Amapá, 39.949 sentenças, 137.091 despachos, 18.431 audiências, 166.295 decisões e 3.334.114 atos cumpridos pelos servidores. Os dados são levantados semanalmente e enviados ao Conselho Nacional de Justiça para apuração da produtividade dos tribunais durante a pandemia.

 

Covarde


Pra não perder o vício de procurar confusão ao invés de governar o país, Bolsonaro agora resolveu mexer com quem não pode se defender, no caso o falecido prefeito Bruno Covas de São Paulo. Na segunda-feira (2), na tradicional conversa com apoiadores na porta do Palácio do Planalto referiu-se a Covas com deboche por ter ido com o filho Tomás à final da Libertadores 2020 entre Santos (seu time), e o Palmeiras no Maracanã em janeiro deste ano.
Em resposta à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de SP. Tomás chamou o presidente de incompetente e negacionista e lamentou sua fala “covarde” em relação a Bruno Covas, Para Tomás, a atitude do pai ao levá-lo ao jogo foi uma demonstração de amor, sentimento que segundo ele, Bolsonaro desconhece.

 

Antes do prazo

Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI da Covid, disse a O Globo que o andamento dos trabalhos está em ritmo acelerado para conclusão em setembro. Ele afirmou não haver dúvidas quanto ao crime de prevaricação praticado por Bolsonaro nas negociações para a compra da Covaxin.

 

Agosto Lilás

O Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 2, a campanha do Agosto Lilás – Mês de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O mês é alusivo à Lei Maria da Penha, que comemora 15 anos de criação no próximo sábado, 7. O cronograma de atividades é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Política Mulheres (Sepm).

 

Aulas presencias

A segunda-feira, 2, foi marcada pelo acolhimento dos trabalhadores da educação nas escolas estaduais. Os encontros acontecem até sábado, 6. A ideia é, nesses dias, elaborar diagnóstico, planejamento e formação das equipes escolares alinhadas ao protocolo de biossegurança para o início das aulas em formato híbrido (presenciais e remotas).

 

Processo seletivo

GEA lançou os editais de seleção para professor bolsista e equipe técnica do programa Profissionaliza Amapá. São 374 vagas ofertadas pelo processo seletivo simplificado. Os selecionados irão atuar nas funções de professor, pedagogo (supervisor de curso) e apoio as atividades acadêmicas administrativas durante os cursos técnicos concomitantes e cursos de formação inicial e continuada (FIC).

 

rapidinha

Novo decreto – Assinado pelo governador do Amapá, Waldez Góes, o decreto estadual de nº 2710 sobre as medidas relacionadas à retomada gradual e responsável de atividades nos setores públicos e privados passa a valer nesta terça-feira, 3, com prazo de 15 dias. 

Relatório – Novo relatório do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) divulgado nesta segunda-feira, 2, referente à última semana epidemiológica (SE) que encerrou no dia 31 de julho, aponta o Amapá na classificação amarela, que representa risco baixo para a covid-19. 

Consumo de energia – Aparelho de ar condicionado são os que mais impactam na conta de energia do amapaense. Consumidor deve também estar em alerta com a bandeira tarifária, que está na cor vermelha patamar 2. 



Interino Célio Alício

 

Regulamentação

Decreto do governador Waldez Góes regulamenta os procedimentos relativos à formalização, repasse, acompanhamento da execução e prestação de contas de convênios celebrados pelos órgãos ou entidades da administração pública estadual, direta ou indireta, com órgãos ou entidades da administração pública municipal, direta ou indireta, consórcios públicos intermunicipais, para a execução de programa, projeto e atividade que envolva a transferência voluntária de recursos financeiros oriundos do Tesouro estadual.

 

Mudança na Unifap

Portaria da Universidade Federal do Amapá exonera, a contar de 31 de julho, Elda Gomes de Araújo do cargo de pró-reitora de ensino de graduação da instituição. Para o cargo foi nomeado Almiro Alves de Abreu, que passou 90 dias como secretário da Educação da prefeitura de Macapá.

 

Atividades retomadas

Portaria do secretário Josenildo Abrantes estabelece a retomada das atividades presenciais e de atendimento ao público no âmbito da Secretaria da Fazenda do Amapá (Sefaz), a partir de 2 de agosto, em regime de escala de revezamento, respeitando as medidas de proteção e enfrentamento da pandemia do coronavírus. O regime extraordinário de trabalho composto de presencial e remoto, será executado no horário de 8h às 14 horas, assegurada a manutenção dos serviços essenciais em cada setor em regime presencial.

 

Transferência de terras

Portaria do Ministério da Economia regulamenta o parágrafo 4º do art. 1º do Decreto 8.713, de 15 de abril de 2016, no que se refere à participação das Forças Armadas na transferência ao domínio do estado do Amapá de terras pertencentes à União. A transferência de terras ao estado do Amapá, bem como eventuais desmembramentos propostos pelo estado, que possam afetar áreas destinadas a uso especial do Ministério da Defesa ou de qualquer uma das Forças Armadas deverão ser submetidas à oitiva e anuência prévias do Ministério da Defesa e dos Comandos das Forças Armadas.

 

Obra no Marco Zero

Secretário Alcir Matos, da Seinf, homologou licitação visando a contratação de empresa especializada nas áreas de arquitetura e engenharia para prestação de serviços técnicos de elaboração de projetos executivos de arquitetura e engenharia, para reforma e construção do monumento Marco Zero. A empresa vencedora apresentou proposta de R$ 320.636,26, e prazo de execução em 60 dias.

 

Sabatina

Em agosto, o procurador-geral da República, Augusto Aras, vai passar por nova sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Davi Alcolumbre, do Amapá. Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para um segundo mandato à frente do órgão. Depois da sabatina, a indicação precisará ser aprovada pelo Plenário do Senado. Como em 2019, o nome de Aras não está na lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República.

 

Lei em vigor

Já está valendo a Lei 14.190, de 2021, que determina a inclusão de lactantes, com ou sem comorbidades, independentemente da idade dos lactentes, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19. Também terão prioridade as gestantes e as puérperas.

 

Musa


Os jogos de Tóquio consagraram Rebeca Andrade a nova musa do esporte olímpico brasileiro e com todos os méritos. Com medalhas de Prata no individual geral e Ouro no salto, a paulista de Guarulhos alcançou um feito inédito na ginástica e virou paixão nacional não somente pelo talento, mas sobretudo pelo carisma e simpatia. O país inteiro se apaixonou.

 

Mão no bolso

A bandeira tarifária de agosto de 2021 é vermelha, patamar 2, com custo de R$9,492 para cada 100kWh consumidos. Em julho, as afluências nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) continuam entre as mais críticas do histórico. Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do SIN em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano.

 

Expectativa

Agosto iniciou cercado de expectativa após anúncio do reinício das aulas presenciais na rede estadual e pela queda de braço entre o governo e o Sinsepeap. O governo se ampara na redução dos casos, internações e mortes e por Covid-19 e no andamento da imunização. O sindicato acusa a pior cobertura vacinal do país como fator de desequilíbrio no cenário pandêmico e justificativa para que as escolas não retornem às atividades letivas presenciais.

 

Alicinha

Uma das maiores personalidades do showbiz brasileiro, a promoter-mor Alicinha Cavalcante, que reinou absoluta por mais de três décadas no circuito de eventos e celebridades, morreu na segunda-feira (2) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima Afasia Progressiva Primária (APP). Uma doença rara com a qual foi diagnosticada em 2015. Em 2017, ela também foi diagnosticas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

 

Empossado

A posse de Mário Mazurek no desembargo na vaga aberta pela aposentadoria de Sueli Pini ocorreu na segunda-feira (2) no pleno do Tjap em sessão extraordinária e solene e com a presença de diversas autoridades. Mazurek é oriundo da turma de aprovados no primeiro concurso da magistratura estadual, há 30 anos e aclamado com base no critério de antiguidade em 28 de julho.

 

Rapidinha

Medalhas – Com 29 medalhas de Ouro e 62 no total, a China disparou no quadro de medalhas das Olimpíadas de Tóquio e vai deixando 0s EUA (com 22 de ouro e 64 no total) e o Japão (17 de ouro e 36 no total) comendo poeira. 

Comida em Casa – No melhor estilo Gil do Vigor, GEA e Seed se regozijam por conta do sucesso do programa “Comida em Casa” que no final de julho ultrapassou 37 mil doações de kits de alimentos a entidades sociais e estas os repassam para famílias em situação de vulnerabilidade tempo de pandemia da Covid-19. 

Viva o amor – O sambista Diogo Nogueira e a atriz Paola Oliveira formam o mais novo “casal da hora” do showbiz brasileiro e movimentam colunas e sites de fofoca. O também sambista Mumuzinho disse em entrevista recente ser o cupido dos pombinhos e está compondo uma canção especialmente para o casal. 



Interino Célio Alício

 

Onipotência

Em entrevista ao jornal O Globo, o ex-presidente Michel Temer (MDB) avaliou como positiva a aliança entre o Bolsonaro e o Centrão, criticou os ataques ao STF e a péssima relação entre ele o vice Mourão. Para Temer, o presidente age de forma onipotente à frente do Executivo Federal.

 

Indiciados

Na quinta-feira (29) a PF concluiu o inquérito sobras o “Apagão” ocorrido 13 dos 16 municípios amapaenses em novembro de 2020. Três funcionários da empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) foram indiciados no Art. 265 do Código Penal Brasileiro (CPB). O inquérito foi enviado ao MPF para que oferte ou não a denúncia contra os indiciados.

 

Zero mortes

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) por meio do Centro de Informações e Análises de Sistemas de Saúde (Ciass) informou que até quarta-feira (28) somente os municípios de Macapá, Santana, Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amapari apresentaram registros de óbitos no Amapá durante o mês de julho. Os demais municípios não tiveram mortes por Covid-19 no período citado.

 

Sem provas

Embora tenha prometido e feito muito alarde e estardalhaço, Bolsonaro disse na sua live de quinta-feira (29) que não tem provas das fraudes supostamente – segundo ele -, ocorridas nas eleições presidenciais de 2014 e 2018. Ele vinha afirmando categoricamente sobre esse fato e agora simplesmente disse que não tem e ponto final.

 

Eliminadas

Sob o comando da sueca Pia Sunhage e tendo como destaques individuais as veteranas Marta e Formiga, a seleção brasileira feminina foi eliminada nas oitavas de final do torneio de futebol das Olimpíadas de Tóquio, após a derrota para o Canadá nos pênaltis por 4×3. No tempo normal as equipes empataram em 0x0.

 

Classificada

A seleção brasileira de futebol masculino venceu o Egito por 1×0 e avançou para as quartas de final do torneio em busca da medalha de Ouro e o bicampeonato. O próximo adversário será o México que já derrotou o Brasil por 2×1 na final da Olimpíada de Londres, em 2012.

 

Imprevisível

As tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a medalha de bronze no torneio de duplas das Olimpíadas 2021ao baterem as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina no sábado (31) por 2 sets a 1 na conquista mais imprevisível entre os atletas brasileiros. Elas asseguraram a vaga a três dias da abertura devido a desistências de última hora, a viagem se deu às pressas sem adaptação ao fuso horário e sem entrosamento, pois haviam atuado juntas uma única vez.

 

Conselho


O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) vem refletindo a possibilidade de renunciar ao cargo, principalmente após declarações de Bolsonaro a seu respeito, comparando-o a um “cunhado indesejado”. Ele foi aconselhado a tomar tal atitude por um general da reserva próximo a ele ligado e sabe que sua saída abrirá brechas para o impeachment.

 

Predomínio

A Jamaica ratificou seu predomínio nas provas de velocidade do atletismo e levou todas as medalhas nos 100 metros rasos femininos no sábado (31) no estádio Olímpico de Tóquio. Elaine Thompson-Herah conquistou o Ouro e quebrou o recorde olímpico, Shelly-Ann Fraser-Pryce levou a Prata e Shericka Jackson ganhou o Bronze.

 

Veto cruel

Bolsonaro vetou na segunda-feira (26) um projeto aprovado pelo Congresso Nacional que facilita o acesso a remédios orais contra câncer através dos planos de saúde. A proposta tem por objetivo diminuir as exigências para que os planos de saúde possam custear tratamentos orais contra o câncer. O veto presidencial pode ser derrubado.

 

Arranjo

A criação do novo Ministério do Emprego por Bolsonaro é apenas um rearranjo político para acomodar Onyx Lorenzoni e abrirá mais de 200 cargos de indicação política. A nova pasta terá mais de R$ 700 bi e disponibilizará postos em Brasília e em 27 superintendências regionais. Nada mal. Onix agradece.

 

Prisão

Após o recesso, os trabalhos da CPI da Covid retornam no começo de agosto e o vice-presidente da CPI da Covid Randolfe Rodrigues (Rede-AP) poderá pedira prisão de Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, caso ele não compareça para depor na quarta-feira (4). A defesa do mesmo acionou o STF para que o depoente possa faltar nesse compromisso, já que ele se encontra na Índia.

 

Rapidinha

Medalhas – O Brasil somou até sábado (31) oito medalhas: uma de ouro, três de pratas e quatro de bronzes. 

Reabilitação – Depois do empate na estréia do Amapazão 2021 com o Ypiranga, o Santos se reabilitou ao golear o Santana por 3×0 na sexta-feira (30) no estádio Zerão. 

Aniversário – Ciodes recebe aparelhamento tecnológico e reforça o atendimento à sociedade. O Órgão completa 15 anos e integra as forças de segurança do estado para o atendimento de emergência. 



Interino Célio Alício

 

Associação de municípios

Tendo o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) como relator, os senadores podem votar o PLS 486/2017, do senador Antonio Anastasia (PSD-MG). O texto permite a associação de municípios para a realização de objetivos de interesse comum de caráter político representativo, técnico, científico, educacional, cultural e social.

 

Proposições apresentadas

Em 2020, os deputados estaduais do Amapá apresentaram 1356 indicações, 1132 requerimentos, 153 projetos de lei ordinária, 32 projetos de decreto legislativo, 66 moções, quatro projetos de resolução, sete projetos de lei complementar e duas propostas de emenda constitucional. Um total de 2752 proposições.

 

Revogação de lei

O Senado pode votar na próxima semana o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional (LSN — Lei 7.170, de 1983). A norma foi sancionada pelo então presidente da República, João Figueiredo — o último do ciclo militar iniciado com o Golpe de 1964. Para o relator, senador Rogério Carvalho, o texto em vigor guarda “resquícios autoritários da época em que foi editado”.

 

Contas da Alap

Publicado o relatório de gestão do exercício de 2020, apresentado aos órgãos de controle interno e externo como prestação de contas anual da Assembleia Legislativa do Amapá.

 

Lei sinal vermelho

De iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros, a campanha Sinal Vermelho virou lei. Foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (29) a Lei 14.188/21, que incentiva mulheres a denunciarem situações de violência mostrando um “X” escrito na palma da mão, preferencialmente em vermelho. A medida, que já está em vigor, faz parte do programa Sinal Vermelho contra a violência doméstica.

 

Lei sinal vermelho 2

Na prática, se a mulher for até uma repartição pública ou entidade privada participante e mostrar um “X” escrito na palma da mão, se possível, em vermelho, os funcionários deverão adotar procedimentos para encaminhar a vítima a atendimento especializado na localidade. O texto prevê a realização de campanhas para divulgar o programa.

 

Medalha do Bope

Considerando a necessidade de agraciar personalidades militares e civis que em razão de suas funções e/ou atividades profissionais desenvolveram destacados serviços para o engrandecimento e desenvolvimento do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Amapá, o governador Waldez Góes, através de decreto, instituiu no âmbito da Polícia Militar do Amapá a Medalha do Batalhão de Operações Especiais.

 

Encontro com procuradores


Procurador Geral do estado do Amapá, Narson Galeno vai participar, de 3 a 6 de agosto, em Brasília, de reunião com os procuradores dos estados do Paraná, Alagoas, São Paulo e Pará. É para fins de padronização de regramentos internos, além de despachos específicos no STF e STJ.

 

Painéis fotovoltaicos

A Brametal, empresa de produção de estruturas metálicas galvanizadas a fogo, forneceu 204 toneladas de estruturas fixas para suporte dos painéis solares, para a construção da central de energia solar Voltalia, em Oiapoque, no Amapá.

 

Autorização

A Anvisa recebeu, nesta sexta-feira (30), um pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina Coronavac. O Butantan, segundo a agência, quer incluir o público de crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula do imunizante.

 

Investigações

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30) que a Polícia Federal retome as investigações do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na instituição. O inquérito está suspenso e, segundo Moraes, a PF não precisa mais aguardar a definição sobre o formato do depoimento de Bolsonaro (se por escrito ou presencial). O julgamento do STF sobre o tema está marcado para setembro.

 

Decisão

A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, rejeitou nesta sexta-feira (30) um pedido do ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Dias para anular os efeitos da ordem de prisão que ele recebeu da CPI da Covid no início do mês. A decisão da ministra se baseou em questão processual. Segundo Rosa Weber, a ação não estava “devidamente instruída”, portanto, não havia os documentos necessários para a análise do caso.

 

Atividades presenciais

O Governo do Amapá autorizou o retorno gradual e escalonada das aulas presenciais e demais atividades educacionais na rede pública e privada de ensino a partir do dia 2 de agosto de 2021. A decisão foi oficializada através do Decreto nº 2.498, expedido em 19 de julho de 2021. Como estratégia de retorno, inicialmente no dia 2, as escolas realizarão o acolhimento dos profissionais das suas unidades e no período de 3 a 6 de agosto as escolas irão realizar o diagnóstico, planejamento e formação das equipes escolares, alinhadas junto aos protocolos de segurança para garantir o retorno seguro dos profissionais e estudantes.

 

Rapidinha

Vacinação – O GEA realizou nesta sexta-feira, 30, uma ação de vacinação contra sarampo e influenza no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá. O público alvo foram pacientes, acompanhantes e servidores que atuam na unidade. ■

Redução – Samu registrou mais de 5 mil trotes de janeiro a junho de 2021, o número representa uma diminuição de 11% em comparação com o mesmo período de 2020, em que o Samu registrou mais de 5.600 ligações relatando ocorrências falsas. 

AP-070 – O serviço de terraplenagem foi iniciado em um novo trecho da Rodovia AP-070, dando continuidade às obras do Plano Rodoviário Estadual, que tem como objetivo interligar com mais infraestrutura a Região Metropolitana de Macapá ao chamado eixo de integração leste – que abrange as cidades de Itaubal do Piririm e Cutias do Araguari. 


Dados protegidos


Interino Célio Alício

 

Dados protegidos

As penalidades da Lei Geral de Proteção de Dados começam a ser aplicadas a partir de 1º de agosto. As sanções vão desde advertências até multas de R$50 milhões de reais para órgãos públicos e empresas físicas ou virtuais que descumprirem as normas de proteção de dados pessoais.

 

Aprovação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração que teve como requerentes a Equatorial Participações e Investimentos II S.A. e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A Equatorial adquiriu a CEA em leilão realizado no mês passado.

 

Portaria anulada

Publicação da Suframa anula a Portaria 320, de 22 de abril de 2020, referente a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19) na Amazônia Ocidental (AMOC) e no estado do Amapá. A anulação fala em vício de competência.

 

Esporte na comunidade

A Secretaria do Desporto e Lazer do Amapá (Sedel) anuncia licitação para a aquisição de materiais esportivos visando a realização do Projeto “Desporto e Lazer na Comunidade”. A abertura das propostas será em 13 de agosto, às 8h30min (horário de Brasília).

 

Servidores no prejuízo

Estudo da Consultoria do Senado afirma que, como está, a reforma administrativa vai atingir não apenas os futuros servidores públicos, mas também os atuais. O consultor Luciano Oliveira esclareceu dúvidas sobre a reforma, como regras de transição e a necessidade de aperfeiçoamento do texto para que os atuais servidores não sejam prejudicados.

 

Norte de fora

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou nesta quinta-feira (29) o Prêmio ANEEL de Qualidade 2020. As vencedoras em 14 categorias foram conhecidas em cerimônia virtual de premiação. O objetivo é destacar as distribuidoras mais bem avaliadas pelos consumidores. Os índices são resultantes de pesquisa de opinião encomendada pela ANEEL junto a consumidores residenciais em todo o Brasil. Nenhuma distribuidora do Norte apareceu entre as finalistas.

 

Doação de livros

A Assembleia Legislativa do Amapá abraçou a campanha “Era Uma Vez…” que arrecada livros infantis, novos e usados, em bom estado, para serem doados à comunidade ribeirinha, em Santana, de iniciativa do Núcleo de Medição, Conciliação e Práticas Restaurativas do Ministério Público. As doações serão entregues no bairro do Ambrósio com o objetivo de auxiliar crianças, na faixa etária de 4 a 12 anos de idade. A ação faz parte do processo de leitura e escrita, compartilhar princípio e valores da Justiça Restaurativa desenvolvida pelo MP-AP. As doações podem ser feitas até o dia 10 de agosto.

 

Fazendo História


Com a medalha de prata obtida na disputa do individual geral feminino de ginástica artística das Olimpíadas de Tóquio, Rebeca Andrade, paulista de Guarulhos, entrou para a história do desporto brasileiro ao conquistar a primeira medalha feminina do Brasil numa Olimpíada. Talento precoce de origem humilde, filha de mãe solteira e com muitas dificuldades, a “Daianinha de Guarulhos”, como era conhecida no início da carreira, superou contusões, cirurgias e a vontade de parar, e com o apoio da família e amigos da ginástica, persistiu e entrou para a história.

 

Ele pode

Sobre os recentes comentários de cunho racista feitos por Bolsonaro sobre os cabelos de um apoiador em Brasília em 8 de julho, comparando a um ninho de barata e criadouro de piolhos, o apoiador longe de ficar ofendido, defendeu o presidente. No YouTube pode-se acessar o vídeo do episódio no qual o apoiador diz que o presidente tem intimidade e pode brincar. O apoiador também afirmou não ser um negro “vitimista”.

 

Substituto

Oriundo da primeira turma de aprovados para o TJAP, em 1991, o juiz Mário Mazurek, de 70 anos, foi escolhido foi escolhido na quarta-feira (28) para substituir Sueli Pini, desembargadora aposentada recentemente, e será empossado no dia 2 de agosto. Ele iniciou na comarca de Laranjal do Jari e, em seguida, transferiu-se para Macapá onde atual como juiz auxiliar, titular da 1ª Vara Criminal, tendo sido removido, a pedido, para a 2ª Vara Cível em 2003.

 

Vandalismo

A comunicação da PMM informou na quinta-feira (29 através das redes sociais, que durante a madrugada o drive-thru do bairro Marabaixo, na zona oeste da Macapá, foi invadido por vândalos. A PMM, evidentemente lamentou o crime e pediu a ajuda dos moradores no cuidado pelo espaço e na denúncia dos casos de vandalismo por telefone através do número (96) 98813-3770. E vigilantes existem pra quê?

 

Mantendo e conservando

O DNIT anunciou que trabalha para garantir trafegabilidade às rodovias do Amapá. Na BR-210/AP, atualmente, estão em execução obras de manutenção e conservação no km 127, na altura do município de Porto Grande. O trabalho faz parte das obras previstas no Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO) da rodovia, que no total contempla um trecho de 86,80 quilômetros: do km 106,20 ao km 193. Os serviços devem ser executadas até o primeiro semestre de 2022. No total, o investimento para as obras de manutenção no segmento da BR-210/AP soma mais de R$15,6 milhões.

 

Rapidinha

Orla – GEA através da Seinf apresentou na quarta-feira (28) os detalhes acerca das obras de revitalização da orla da capital. Patrimônios históricos e arquitetônicos como o Macapá Hotel, a Residência Oficial e a Fortaleza de São José formarão um complexo turístico integrado. 

GTA – Criado em 2006 e contando atualmente com 35 servidores entre civis e militares, o Grupo Tático Aéreo (GTA) completa 15 anos de atividade em 2021 contabilizando 5,3 mil ocorrências e angariando notoriedade e credibilidade junto à população. 

TAC – Governador Waldez Góes (PDT) e o senador Davi Alcolumbre (DEM) estarão na sexta-feira (30) em Tartarugalzinho para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta junto ao prefeito Bruno Mineiro (DEM) para a construção do estádio local. 



Interino Célio Alício

 

Parceria pelo esporte

Projeto de parceria entre o senador Davi Alcolumbre e o instituto do ex-jogador Léo Moura vai beneficiar mais de seis mil crianças – incluindo autistas – com escolinhas de futebol no Amapá. Vinte escolinhas (sendo 4 em Macapá e duas em Santana) vão funcionar nos 16 municípios.

 

Licença suspensa

Considerando irregularidades apontadas em relatório de vistoria, em especial no que concerne às barragens de rejeito de mineração existentes no local, todas classificadas como sendo de risco alto e dano potencial associado alto, tratando-se de infração continuada, a Secretaria de Meio Ambiente do Amapá suspendeu a licença de operação da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Vila Nova, determinando a interdição de toda a área em questão.

 

Acordo Unifap e EBC

Publicado o extrato do acordo de cooperação firmado entre Empresa Brasil de Comunicação – EBC e a Fundação Universidade Federal do Amapá – UNIFAP – visando a implantação, operação e transmissão de radiodifusão de sons e imagens do Canal 46, consignado à EBC e operado pela Unifap em tempo a ser estipulado de acordo com a opção a ser feita no rol de vinculação. A vigência é de 10 anos a partir da assinatura ocorrida em 26 de julho.

 

Assembleia do Finama

Presidente da Fundação Instituto Amazönico de Migrações e Meio Ambiente (Finama), Antönio da Justa Feijão está anunciando convocação aos interessados em participar da assembleia geral marcada para 8 de agosto, na sede da entidade. Na pauta e eleição do conselho superior e conselho curador e da diretoria; admissão de novos sócios conselheiros e alteração no nome da entidade.

 

Polêmica

A entrevista de Sueli Pini ao programa Togas e Becas da Diário FM segue rendendo polêmicas no atacado e uma das mais acaloradas diz respeito à comunidade LGBTQIA+, a qual ela se referiu de forma preconceituosa usando a expressão ‘gayzismo’ gerando a reação indignada do Conselho Estadual LGBT do Amapá que emitiu nota de repúdio contra as declarações da desembargadora aposentada.

 

Coladinhos

Depois das farpas trocadas na campanha ao GEA em 2018, Davi e Waldez agora só trocam abraços e afagos e andam coladinhos em ações conjuntas para fazer de Clécio governador em 2022. Do tipo “um cruza e o outro cabeceia”, Davi traz emendas, WG as executa e Clécio, que perambula Amapá adentro em visitas aos municípios, comemora e corre pro abraço.

 

Em alta

Prefeito reeleito de Mazagão Dudão Costa (PSL) está com a cotação em alta entre os gestores municipais e sem desprezar apoio de quem quer que seja ou de que partido for, tem firmado parceria com diferentes lideranças para fortalecer sua gestão e tocar as obras em Mazagão. O resultado disso são as inaugurações que ele tem feito e, evidentemente, convidado os políticos parceiros.

 

Enquetes


Circulam pelas redes sociais enquetes sobre os rumos de Randolfe (Rede) em 2022 e crescem as apostas cujas opiniões se dividem entre a candidatura ao GEA ou a permanência no Congresso Nacional onde ele sem dúvida é a grande estrela. Para alguns mais entusiasmados apostam que Randolfe será eleito presidente da república a contar de 2026. Vale dizer que a última hipótese, longe de ser descabida, é cabível sim, e não seria má ideia. Pelo contrário.

 

Capacitação

Um cuidado ainda maior no preparo da alimentação dos estudantes é necessário devido à pandemia de covid-19. Pensando nisso, a Seed promoveu uma capacitação para manipuladores de alimentos das escolas da rede estadual com objetivo de proporcionar um retorno seguro das aulas presenciais.

 

Obra já inaugurada

O presidente Bolsonaro foi à Alagoas para inaugurar, segundo a imprensa local, uma obra que já fora inaugurada. Trata-se de que na realidade já havia sido inaugurado pelo governador Renan Filho (MDB) no final de 2020. No evento, Bolsonaro não perdeu a oportunidade para criticar a CPI da Covid do Senado e a linha de frente formada por Omar Azis, Randolfe e Renan Calheiros.

 

Interpelação

Os desembargadores do TJAP decidiram, na quarta-feira (28), pela interpelação desembargadora aposentada Sueli Pini por ter concedido entrevistas acusando a corte de corrupção. As entrevistas desagradaram os desembargadores em sua maioria.

 

Julgamento

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) marcou para o dia 3 de agosto a continuidade da sessão de julgamento de pelo menos quatro processos contra Sueli Pereira Pini, aposentada recentemente e que tem falado muito e dando muito o que falar.

 

Projeto

O Amapá Jovem Universitário beneficiará, até o fim deste ano, mil acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) – inicialmente, eram previstas 700 vagas. A ampliação foi anunciada pelo governador, Waldez Góes, nesta quarta-feira, 28, durante a aula inaugural do projeto criado para manter o estudante cursando o ensino superior.

 

Rapidinha

Concurso – O Governo do Amapá convoca 265 classificados do cadastro reserva do concurso da Polícia Militar (PM/AP) para o Curso de Formação de Soldados. O edital de convocação foi publicado na terça-feira, 27. 

Volta às aulas – O IProcon/AP encerrou nesta quarta-feira, 28, a operação Volta às Aulas. O trabalho, que começou na terça-feira, 27, alcançou as lojas do segmento de material escolar e escolas particulares, com o objetivo de garantir ao amapaense que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) seja cumprido. 

Desvio – Uma operação da Polícia Civil do Estado do Amapá, denominada de Homobono, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 28, em Macapá, para desarticular um esquema de desvio de recursos do auxílio emergencial empresarial no valor de R$ 1.500,00, pago pelo Governo do Estado. 

 



Interino Célio Alício

 

Recurso ao CNJ

A juíza Alaíde Maria de Paula recorreu da decisão da conselheira Tänia Regina Silva, do CNJ, que validou a escolha do juiz Adão Carvalho para o desembargo no Tribunal de Justiça do Amapá, em sessão extraordinária, pelo critério de merecimento. TJAP já foi intimado para contestar.

 

Retomada de julgamento

A 1ª Vara da Comarca, que tem competência para julgamentos de crimes dolosos contra vida, já se prepara para o retorno das audiências presenciais de julgamento em plenário a partir do dia 14 de setembro. A prioridade será o julgamento de processos com réus presos. As sessões de julgamento da serão compartilhadas nas redes sociais.

 

Sob apuração

Considerando representação recebida, a promotora de justiça Samile Simões Alcolumbre de Brito, do Ministério Público do Amapá, mandou apurar possível acúmulo indevido de cargo público praticado por Cássio Marques Farias, secretário de Saúde do município de Cutias. Cássio seria servidor público municipal (técnico em enfermagem) e servidor público estadual (técnico em enfermagem) e foi nomeado secretário, recebendo valores relacionados a plantões.

 

Seu Peru

O ator, comediante e dublador Orlando Drummond, consagrado na Escolinha do Professor Raimundo como o personagem Seu Peru, faleceu na terça-feira (27) aos 101 anos. Carioca de Vila Isabel, Ele também marcou época como dublador e está no Guinness Book (Livro dos Recordes) por ter dublado o personagem Scooby Doo por mais de 35 anos. Drummond deixou 2 filhos, 5 netos e 3 bisnetos.

 

Melhor início

Com uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze, o Brasil conseguiu em Tóquio, após quatro dias de disputa, o melhor desempenho inicial na história das suas participações nas Olimpíadas e a expectativa, evidentemente, é quebrar o recorde de medalhas que é de 19 obtido nos jogos do Rio em 2016.

 

Garfado?

Gabriel Medina está se bronca com a arbitragem das competições de Surf nos Jogos de Tóquio. Segundo ele, o atleta japonês que disputou com ele as semifinais que poderiam levá-lo à disputa do Ouro – o primeiro na história da modalidade que estreou nessa edição da competição – foi beneficiado nas notas mesmo tendo executado as mesmas manobras só que de forma menos eficiente. O choro ê livre, é verdade, mas meteram a mão no rapaz.

 

Como é que é?


O presidente do PSDB Bruno Araújo disse ao jornal O Globo que os tucanos podem não ter candidatura própria à presidência em 2022, caso não encontrem um nome consensual e alternativo à bipolaridade Lula x Bolsonaro. O partido se divide entre Dória, Eduardo Leite, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio.

 

Empresa condenada

O Juizado Especial Cível da Zona Norte, que tem como titular o juiz Marconi Pimenta, condenou empresa Sky Serviços de Banda Larga a pagar indenização de R$ 1.500,00 a título de danos morais por cobrança indevida de débitos. A ação foi movida por Francisco Pereira Leão, que pediu indenização por danos morais devido ao incômodo excessivo e diário de ligações e mensagens de texto, sendo alvo constante de cobranças de uma por meio de dívida que nunca contraiu.

 

Derrota

Após mais uma derrota pela Série D do Brasileirão 2021, desta feita para o Galvez por 2×0 em Rio Branco (AC), o Ypiranga ficou mais distante da classificação para a próxima fase da competição. Ao que tudo indica, o Amapazão, pode ser a tábua de salvação para resgatar a confiança da torcida caso o time conquiste o bicampeonato.

 

Governabilidade

Depois negar o “Centrão” e seu “toma lá, dá cá”, com direito até a samba insosso do general Heleno na convenção do PSL em 2018, Bolsonaro agora se diz membro da facção e está nela a sua origem na política. Segundo ele, a aliança com o “Centrão” é em nome da governabilidade, pois somente com a atual bancada governista no congresso, ele não irá a lugar nenhum.

 

Mistério

A dúvida mais inquietante que paira sobre a Praça dos Três Poderes é o que teria acontecido à deputada Joice Hasselman (PSL-SP) no sábado (17). Agressão, acidente e violência doméstica são as hipóteses mais cogitadas. O marido da parlamentar, o neurocirurgião Daniel França, tem sido acusado por bolsonaristas nas redes sociais. Ele nega e ela o defende das acusações. O caso segue sob investigação e envolto num estranho mistério.

 

Azaração

Depois das demonstrações de mega conservadorismo, reacionarismo, homofobia e imenso conteúdo negacionista na entrevista ao “Togas & Becas”, Sueli Pini conseguiu seduzir a extrema direita local, marcadamente bolsonarista, e agora, segundo fofoqueiros políticos de plantão vem sendo cortejada para incursões na política partidária. Se vai topar, é outra história, mas a “azaração” está sim, em pleno curso.

 

Prejuízo?

Não bastasse a falta de cuidado com a segurança dos garotos que morreram no incêndio no Ninho do Urubu em 2019 e de ter pressionado pelo retorno da torcida aos estádios no auge da pandemia da Covid-19, a diretoria do Flamengo irá solicitar à Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro a volta gradativa dos torcedores nos seus jogos pela Libertadores. O clube alega prejuízo de mais de 150 milhões. A solidariedade com as vítimas da doença e seus familiares fica em último lugar quando se trata de dinheiro para os dirigentes rubro-negros.

 

Rapidinha

Ouro – O surfista Ítalo Ferreira, natural de Baía Formosa (RN) fez história e ganhou o primeiro ouro para o Brasil e para a sua modalidade estreante em Olimpíadas. 

Medo – A população macapaense está aterrorizada com a sangrenta guerra entre facções que ameaçam espalhar o terror pela capital. Com a palavra as autoridades. 

Surpresa – Até os maiores entendidos do futebol amapaenses estão surpresos e de queixo caído com a goleada de 5×0 do Independente sobre o Trem. Ninguém cogitava o placar tão elástico. 



Interino Célio Alício

 

Licitação homologada

O BNDES informou, nesta segunda-feira (26), que o leilão para a licitação da concessão de serviço público de distribuição de energia elétrica associada à alienação de ações da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), foi homologado pela diretoria do banco no dia 22 de julho. A vencedora da licitação foi a Equatorial Participações e Investimentos II S.A.

 

Investigação não para

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), garantiu que as investigações do contrato entre o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, e a empresa Precisa Medicamentos vão continuar. “Os propineiros não sairão impunes”, afirma.

 

Dor no bolso

Julho é o primeiro mês do aumento da tarifa de energia determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento na bandeira vermelha patamar 2, a mais cara, eleva em 52% o valor pago pelo consumidor. A justificativa para o reajuste de tarifa é a baixa dos reservatórios que obriga o sistema elétrico a recorrer às usinas térmicas que gastam mais para produzir energia.

 

Licença para os avós

Dia 26 de julho é o Dia dos Avós. Um projeto em debate no Senado pode conceder licença de cinco dias para avós maternos de crianças sem o registro do pai. Outra proposta, do senador Jean Paul Prates (PT-RN), concede a mesma licença para todos os avós após o nascimento dos netos.

 

Deslocamento de alimentadores

A CEA anuncia licitação para a contratação de empresa especializada em engenharia para prestação dos serviços de execução de obra de deslocamento e adequação dos alimentadores Marabaixo e Alvorada em relação ao novo traçado da Rodovia Duca Serra (perímetro entre a Ponte da Lagoa dos índios até a Pemaza) e a implantação de passarela nas proximidades do Superfácil. Propostas serão recebidas até 17de agosto.

 

Interesse coletivo

Uma auxiliar de limpeza hospitalar de São Paulo que se recusou a tomar vacina foi demitida por justa causa e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) confirmou a demissão sob o entendimento de que o interesse pessoal não pode prevalecer sobre o interesse coletivo.

 

Tem que aturar


Demonstrando que deverá fazer mudanças na sua chapa para a disputa à reeleição, o presidente Bolsonaro usou da conhecida indiscrição na segunda-feira (26) ao se referir ao vice-presidente Hamilton Mourão. O presidente comparou seu vice a um “cunhado” que ele precisa aturar e cuja independência acaba atrapalhando.

 

Fadinha

A skatista Rayssa Leal entrou para a história do esporte brasileiro nos jogos de Tóquio ao conquistar a medalha de prata no Skate Street feminino na madrugada de segunda-feira (25). Conhecida como a “Fadinha do Skate”, a maranhense de Imperatriz é a atleta mais jovem da história olímpica do Brasil a participar de uma Olimpíada e que de cara subiu ao pódio logo na estréia.

 

Desportista

O quadro “Se Essa Rua Fosse Minha” do programa “Viva o Rádio” irá apresentar no sábado (31) a história da Avenida Moacir Braga Coutinho, localizada no Bairro Perpétuo Socorro e que homenageia em sua denominação um dos maiores empresários e dirigentes do futebol amapaense e que foi o presidente do Guarany Atlético Clube na memorável conquista do Amapazão de 1977 e do vice de 1978 e que levou o clube a participar de duas edições do tradicional Copão da Amazônia.

 

Festividade

Apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e pelo decreto municipal que restringiu a participação popular somente a autoridades e membros da comunidade de Mazagão Velho, a festividade de São Tiago chegou à 244ª edição mantendo a tradição, a devoção e a fé dos mazaganenses no seu santo mais querido.

 

Repercussão negativa

A desembargadora aposentada Sueli Pini em entrevista ao programa Togas & Becas da Diário FM (90.9) no sábado (24) fez declarações polêmicas em relação à pandemia da Covid-19 e à causa LGBTQIA+ que repercutiram negativamente nos segmentos progressistas da sociedade amapaense. Sobre a pandemia, adotou uma postura negacionista e defendeu a postura de Bolsonaro, apesar das milhares de mortes e, em relação ao movimento LGBTQIA+, disse estar cansada do “gayzismo”.

 

Parceria

Cristina Almeida (PSB) e Randolfe Rodrigues (Rede) têm caminhado juntos em agendas estado adentro. Na sexta-feira (23) eles estiveram em Oiapoque para fortalecer as relações internacionais, sobretudo em relação à cobertura vacinal na área fronteiriça e acompanhar a fiscalização da fronteira. No final de semana eles foram a Mazagão Velho prestigiar a inauguração de uma UBS e a festividade de São Tiago.

 

Pisa

Depois de sair atrás no marcador, o Flamengo virou o jogo e deu uma “pisa” no São Paulo por 5×1 no domingo (25) no Maracanã, em jogo válido pela 13ª rodada do Brasileirão da Série A de 2021. O atacante Bruno Henrique foi o “Cara” do jogo com 3 gols e jogadas geniais. O rubro-negro chegou à quarta vitória consecutiva sob o comando de Renato Gaúcho e com dois jogos a menos, já ameaça o líder Palmeiras.

 

Rapidinha

Interdição – DNIT interditou na segunda-feira (26) o tráfego de veículos no trecho entre os quilômetros 659 e 663, localizados em Calçoene para detonação de rochas com o uso de explosivos. 

Abuso – Na sexta-feira (23) a PF prendeu no Bairro Marabaixo um bombeiro militar suspeito de estupro de crianças e adolescentes. Com ele foram encontrados arquivos com crianças em situação de abuso sexual. 

Entregas – GEA entregou escola e biblioteca em Itaubal cujos Investimentos são frutos de parceria com a prefeitura local. Convênio também permitiu a construção de passarelas na área ribeirinha da cidade. 



Interino Célio Alício

 

Atos contra Bolsonaro

Manifestantes foram às ruas neste sábado (24) para protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e em defesa da vacinação contra a Covid-19. Até por volta das 18h10, haviam sido registrados protestos em pelo menos 106 municípios, localizados em 25 estados e o Distrito Federal, incluindo 26 capitais.

 

Dobradinha

Provando que estão alinhados e afinados – diferente das eleições de 2018 – Davi e Waldez comemoraram êxito do Plano Rodoviário Estadual em cerimônia simbólica em Itaubal e anunciaram a pavimentação do ramal do Carmo do Macacoari.

 

Interditados

Numa circunstância que parece ter virado rotina, cinco bares foram flagrados em funcionamento com a comercialização de bebida alcoólica e aglomerações. As forças de segurança emitiram 7 autos de infração e o serviço de fiscalização prossegue para que a população observe com a devida obediência as restrições impostas pelo GEA e a PMM.

 

Decisão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu neste sábado (24) encerrar o processo sobre o pedido de uso emergencial da vacina indiana Covaxin.
A decisão foi tomada de forma unânime pela diretoria colegiada da agência. Com isso, o mérito do processo – ou seja, a possibilidade de autorizar o uso emergencial das doses – não será mais avaliado.

 

Improbidade administrativa


A Procuradoria da República no Distrito Federal determinou a abertura de inquérito civil para apurar o suposto pedido de propina de US$ 1 por dose em negociação para compra de vacinas da farmacêutica AstraZeneca. Os procuradores vão analisar indícios de improbidade administrativa.
Segundo o órgão, serão analisados atos “praticados pelo então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, e outros agentes públicos e privados, em razão de suposta solicitação de vantagem econômica indevida de US$ 1,00) por dose de vacina, em negociação para aquisição de vacinas contra a Covid-19, travada com Luiz Paulo Dominguetti Perreira, que seria o suposto representante da Davati”.

 

Conluio

Em entrevista ao programa Togas e Becas, a desembargadora Sueli Pini afirmou que forças políticas e a cúpula do Tjap forçaram a sua aposentadoria. Sem citar nomes, ela disse que conluios políticos e dentro da cúpula do judiciário foram lançados contra ela.

 

Amapaense

O fisioterapeuta e Presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia, Fábio Lins, é amapaense e está acompanhando os atletas de taekwondo desde 2018. Ele compõe a equipe técnica brasileira nas Olimpíadas no Japão.

 

Enem 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, na noite de sexta-feira (23), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2005.
Mesmo antes da confirmação das inscrições, o exame deste ano já tinha a menor quantidade de inscritos desde 2007.

 

Museu Antropológico

O Governo investe no resgate cultural e no fomento turístico na região do Curiaú, em Macapá. Um dos espaços a comtemplados com os investimentos é o Museu Antropológico, que possui mais 20 anos de existência. O ambiente passa por revitalização e recebe adaptações, mas mantendo a estrutura original, em formato octogonal (oito lados).

 

Alta

Depois de um longo período de internação devido à Covid-19, o ator Luciano Szafir, de 52 anos, recebeu alta do Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, depois de ter sofrido complicações de uma reinfecção pelo coronavírus.

 

Setor produtivo

GEA fortalece setor produtivo no município de Itaubal com investimentos na estrutura do Rurap para que trabalhadores da região possam acessar linhas de crédito e obter assistência técnica para o exercício de suas atividades.

 

Novo Superfácil Jari

Waldez Góes, entregou na última sexta-feira, 23, o prédio reformado do Superfácil em Laranjal do Jari. São 20 órgãos reunidos em um único local, facilitando o acesso do cidadão a 158 serviços simultâneos. Com foco no acolhimento, acessibilidade e novos espaços, a unidade atenderá a população de todo o Vale do Jari, que soma aproximadamente, 100 mil habitantes de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e cidades do estado do Pará, como Almeirim.

 

Rapidinha

UBS – Inaugurada no distrito de Mazagão Velho, na sexta-feira (23), a UBS Benedita Queiroz homenageia uma parteira tradicional da comunidade. 

1ª dose – Semsa que é responsável pela vacinação contra a Covid-19 na capital amapaense, apontam que 44,01% da população vacinável da capital já recebeu a primeira dose da vacina contra o vírus. Dados coletados no dia 23 de julho. 

Presos – Os pais de uma menina de 1 ano e 7 meses de idade foram presos em flagrante pela Polícia Civil (PC) no município de Amapá, distante 302 quilômetros da capital, Macapá, pelos crimes de lesão corporal grave, maus-maus tratos e obstrução do trabalho realizado por integrantes do Conselho Tutelar, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 



Interino Célio Alício

 

Faltou voto

Vice de Aécio em 2014, o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) também descartou que tenha havido fraude naquele ano. “A eleição foi limpa, nós perdemos porque faltou voto”, disse o parlamentar ao jornal Folha de S. Paulo. Por meio do Twitter, o PSDB também anunciou ter confiança nas urnas e afirmou que Bolsonaro “flerta com um extremo minoritário”.

 

Cessão de imóveis

Considerando que durante o curso de procedimento foi possível constatar indícios da prática de ato de improbidade administrativa praticado por Elson Belo Lobato (Avante), prefeito de Serra do Navio, em razão da cessão de direito de uso temporário de imóveis residenciais de propriedade do município a determinadas pessoas sem o preenchimento dos requisitos legais, o Ministério Público do Amapá está investigando a situação.

 

Práticos do Amapá

A Federação Nacional dos Práticos, que tem sede no Rio de Janeiro, marcou assembleia geral do seu conselho de representantes para o dia 3 de agosto. Na pauta a admissão do Sindicato dos Práticos do Estado da Bahia e do Sindicato Interestadual dos Práticos dos Portos e Navegação dos Estados do Amapá, Amazonas e Pará.

 

Obra da Caesa

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá – CAESA, anuncia concorrência pública tendo como objeto a execução das obras de ampliação do sistema coletor de esgotamento sanitário da Bacia Mulheres em Macapá. A abertura da concorrência está marcada para 24 de agosto.

 

Novo Saber

Edital da Seed lança processo seletivo simplificado interno para formação de cadastro reserva para diretores, diretores adjuntos, secretários escolares efetivos do quadro do magistério público estadual e do quadro do ex-Território Federal do Amapá para atuação nas Escolas do Novo Saber – Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Inscrições somente pela internet até as 23h59 do dia 5 de agosto.

 

Vantagem ilegal

Em julgamento virtual, STF formou maioria para decidir que é inconstitucional dispositivo do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do estado de Roraima, aprovado pela Resolução 11/1992, que autoriza o pagamento de vantagem financeira a parlamentares por comparecimento em sessões extraordinárias.

 

Pois é…

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota/RJ) foi imunizado com a primeira dose da vacina Astrazeneca na quinta-feira (22/7) e agradeceu – ironicamente, – ao pai em vídeo no Twitter, pela sua por garantir a vacinação a todos os brasileiros. Pra quem desdenhava da vacina, toda a pompa soou pouco ou nada sincera.

 

Promoção humana

O Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate dirigido pela Ordem dos Capuchinhos volta a oferecer atendimento de saúde gratuito à população depois da diminuição no fluxo diário verificado em virtude da pandemia da Covid-19.

 

Golpe à vista


De acordo com o Estadão, o ministro da Defesa, Braga Netto segue com seus rompantes e intimidações golpistas, fez chegar presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), através de interlocutores o recado de que não haverá eleições em 2022, se o voto não for impresso e auditável. Cheiro de golpe à vista.

 

Crimes da era Covid

A Polícia Federal já realizou mais de 100 operações contra o desvio e utilização indevida de verbas federais para o enfrentamento à pandemia de COVID-19. Desde a Operação Alquimia em abril de 2020 na Paraíba, a PF cumpriu 158 mandados de prisão temporária, 17 de prisão preventiva e 1.536 de busca e apreensão em mais de 200 municípios de 26 estados apreendendo cerca de R$ 190 milhões. Com 11 operações, o Amapá, infelizmente é o estado com o maior número de operações.

 

Enquanto isso…

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) ajuizou na quarta-feira (21) uma interpelação judicial no STF para que Bolsonaro apresente as provas das fraudes que ele afirma terem ocorrido nas eleições de 2014 e 2018. De acordo com o parlamentar, ao insistir nas acusações, o presidente questiona o sistema eleitoral e ameaça não reconhecer uma possível derrota em 2022.

 

PEC

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) protocolou na quarta-feira (14/7), PEC que regulamenta a participação de membros das forças armadas no governo federal. Perpétua obteve 190 assinaturas, 18 a mais que o exigido e, propõe que militares com tempo de serviço inferior a uma década se afastem para ocupar postos no governo, e com tempo superior, entrem para a reserva para poderem assumir cargos no Executivo.

 

Posicionamento

O Sindicato dos Servidores em Educação do Estado do Amapá (Sinsepeap) divulgou vídeo nas redes sociais com o posicionamento da entidade a respeito do retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino anunciado há dois dias pelo próprio governador Waldez Góes. A entidade é contra devido à ineficiência na cobertura vacinal do Amapá que é a pior do país.

 

Rapidinha

Leitos semi-intensivos – Governo do Amapá entregou novos equipamentos que darão suporte para a abertura de novos leitos semi-intensivos no Hospital Estadual de Laranjal do Jari (Helaja). 

Usina de oxigênio – Além da UPA, a estrutura possibilita o abastecimento de gás para o Hospital Estadual do município, Unidade Mista de Saúde de Vitória do Jari e até mesmo para cidades que ficam na divisa com o estado do Pará. 

Vacinas – O Amapá recebeu nesta quinta-feira, 22, uma nova remessa de vacinas contra a Covid 19. Trata-se de um lote contendo 26.910 doses da Pfizer. Com esta remessa 54.110 doses foram recebidas pelo estado nos últimos três dias.