Wellington Silva

R. Negrão

 

Nunca é demais falar de um grande artista como R. Negrão, principalmente quando de longas datas figura uma velha amizade advinda de grandes movimentos culturais, nos anos 80, tais como o Movimento Artístico Popular do Amapá, o MOAP, Movimento sob a liderança do saudoso decano da pintura amapaense, Raimundo Braga de Almeida/R. Peixe.

Tive a honra de conhecer R. Negrão em meados dos anos 80, mais precisamente em 1.984, quando organizávamos o Movimento Artístico Popular do Amapá na tradicional Praça da Bandeira.

  1. Negrão era um homem extremamente simples, preocupado com seu tempo e sempre focado em sua arte. Seu desencarne foi uma grande perda para mim e para os amantes das artes plásticas assim como a do grande amigo artista plástico Gibran Santana.

De uns tempos para cá, como evoluiu bastante a arte plástica de R. Negrão!

Vi um artista muito mais amadurecido em seu tempo, consciente do seu papel de divulgador da Mãe Natureza amazônica, do cotidiano tucuju, de nossas tradições, história, costumes, nosso Marabaixo, a profissão de fé e os notáveis traços de nosso povo, nossa terra, nossa gente…

Criativo, o artista navega com sua arte pelo expressionismo, surrealismo, e abstracionismo envolto em temáticas quase sempre focadas no naturalismo regional.

Deu de presente ao nosso Professor do Rádio, Luís Melo, um belíssimo painel em óleo sobre tela onde figura Nossa Senhora ladeada de querubins.

O belíssimo painel logo pode ser visto ao subir as escadas do Diário do Amapá.

Sendo um homem de fé, certa feita me chamou a atenção uma provocativa obra por ele criada. Nela figurava, brilhante e radiosa, a Gloriosa Escada de Jacó com os seguintes dizeres: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Notei um espelho propositalmente e estrategicamente posicionado no último degrau, final da escada.

Pergunto:

O que R. Negrão queria dizer, ou melhor, qual seria a mensagem?

Talvez seja, conhece-te a ti mesmo, ao olharmos a nossa “careta” no espelho. E Mais: Bateis e sereis atendido, pedis e recebereis, buscai e encontrareis. Traduzindo: A cada um segundo suas obras!

Algumas de suas telas mostram também belíssimas negras, de curvas sensuais, quase vivas, mostrando uma beleza típica advinda da genética natural e histórica de nossa gente.

A Fortaleza de São José de Macapá também já foi retratada de diversos ângulos assim como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro do Trem, ambiente cultural onde o artista fora criado.

Vale destacar a histórica crítica do Professor Fernando Medeiros, datada de 21 de agosto de 1.980:

“R. Negrão foi estudante do Curso de Saúde do Colégio Amapaense, no Centro Interescolar, hoje Graziela Reis de Souza. Desde criança se dedica a arte de pintar. Foi durante o curso primário que recebeu seu primeiro incentivo para o desenvolvimento de sua arte após obter a melhor nota em desenho. E é o que faz até hoje, desenvolver o potencial de sua arte”.        

 

************************************

 

 

 

Nostradamus e a ameaça nuclear

 

 

Mundialmente conhecido por suas conhecidas e temerosas profecias, o francês Michel de Nostradamus, nascido em Saint-Rémy-de-Provence, entre 14 ou 21 de dezembro de 1.503, vez por outra é sempre lembrado nas rodas esotéricas e na mídia internacional quando o assunto são previsões sobre o futuro da humanidade.

 

Sua obra Les Prophéties, As Profecias, é uma coletânea de 942 quadras poéticas que prevê eventos futuros.

 

Publicada pela primeira vez em 1.555 As Profecias de Nostradamus já sofreu várias publicações, nas mais diversas línguas.

 

Para estudiosos do assunto a “ameaça vinda do leste” prevista pelo astrólogo é exatamente a covarde e brutal invasão russa em solo ucraniano a ameaçar a Europa livre. A insistente teimosia de Putin em tentar subjugar os ucranianos já custou milhares de vidas, vidas abruptamente interrompidas pelo horror da guerra. Enquanto isso, países membros da OTAN cada vez mais se preparam militarmente para qualquer ação russa em qualquer território de país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

 

Nostradamus teria também previsto a morte de um pontífice idoso que seria logo substituído por outro com um longo mandato pela frente. Estaria Nostradamus se referindo a lamentável perda do Papa Francisco que depois em votação fora substituído pelo popular norte-americano Robert Francis Prevost?

 

Catástrofes naturais, terremotos e seca global também foram previstas pelo notável médium, que assim escreveu:

 

“Marte e Mercúrio e a prata estarão juntos sobre o meio-dia. Grande seca, um terremoto virá da Ásia”.

 

Fatos recentes como o grave terremoto ocorrido no Japão e a grande seca ocorrida na Amazônia sem dúvida reforçam essa tese.

 

A mais preocupante previsão do astrólogo reside exatamente em uma quadra que fala sobre a Terceira Guerra Mundial.

 

Assim expressa o texto profético:

“Quando o Sol a 20º em Touro, a Terra tremerá violentamente. O grande teatro lotado será destruído. Escuridão e perturbação no ar, céu e terra”.

 

Especialistas atribuem essa previsão aos medonhos testes nucleares e ao aumento das tensões entre grandes potências detentoras de grande poder bélico tais como a Rússia e o Irã. O líder russo Vladimir Putin por diversas vezes já insinuou o uso de arma nuclear para resolver a guerra na Ucrânia.

 

E o mundo livre sente um grande alívio ao ver o complexo nuclear do Irã destruído, um complexo que de longe não possui nenhuma evidência de que realmente seja para fins pacíficos, muito pelo contrário. Sua grande profundidade, construída no fundo de uma montanha rochosa, logo induz qualquer leigo a pensar que toda aquela estrutura jamais seria para fins pacíficos.

 

Sobre o anticristo, assim escreveu Nostradamus:

“O anticristo será bem cedo aniquilado. 27 anos de sangue durará sua guerra. Os heréticos mortos, cativos, exilados. Seu corpo humano, água vermelha arrasará a terra”.

Rezemos e clamemos ao Plano Superior para que realmente os homens e mulheres de boa vontade inaugurem uma nova era de paz, de amor e prosperidade moral e social para a humanidade.

Assim seja!

Amém!

 

 

*********************************************

 

 

Rousseau, mais atual que nunca!

 

Mais atual que nunca, assim disse nosso Querido e Genial Irmão Jean-Jacques Rousseau em seu memorável e iluminado discurso proferido em Chambery no dia 12 de junho de 1.754 Sobre a Questão Proposta pela Academia de Dijon: Qual é a Origem da Desigualdade Entre Os Homens e Se é Autorizada pela Lei Natural.

Assim se manifestou o genial pensador:

“Os povos, uma vez acostumados a senhores, não podem mais passar sem eles. Se tentam sacudir o jugo, afastam-se tanto mais da liberdade quanto, tomando por ela uma licença desenfreada que lhe é oposta, entregam suas revoluções quase sempre a sedutores que só fazem agravar seus grilhões. O próprio povo romano, modelo de todos os povos livres, não foi capaz de se governar ao livrar-se da opressão dos Tarquínios. Aviltado pela escravidão e pelos trabalhos ignominiosos que lhe haviam imposto, não passava de início de uma plebe estúpida que foi preciso conduzir e governar com mais sabedoria”.

A democracia por que tanto lutaram nossos bravos Irmãos vem ultimamente sofrendo no Brasil e no mundo intervencionismos supremacistas, novamente permeados por ideias absolutistas, tal qual ocorrera no passado.

Nosso Querido Confrade e Irmão de fé camarada, Raul Tabajara, à propósito do notável Discurso de Rouseau, indagou:

“Já foram iguais”?

Respondi que é uma questão pra debate pois se na Pré-História e na Idade Antiga o que valia era a lei do mais forte, a partir da Idade Média em diante os métodos foram ficando sofisticados, prevalecendo aí a máxima de Maquiavel:

“Os fins justificam os meios”!

Sócrates tentou nadar contra a corrente e foi executado por defender sua notável e Iluminada teoria sobre a POLIS ESTADO. Já Rousseau, mais atual que nunca, nos conduz ao sonho possível da Utopia.

Do alto de seu vasto conhecimento, Raul se manifestou:

“Hoje dizemos perante a lei humana e Divina que todos somos iguais, mas sabemos que todos estão em evolução tendo o EU como referência. Aí observamos que nem todos são iguais”.

Então respondi:

“Sim meu nobre Irmão Raul Tabajara, a Iluminada Trilogia Concebida assim expressa em sua teoria sobre a LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE entre povos, raças e credos. Lamentavelmente, as práticas humanas ainda estão um pouco distantes do sonho. Tenho sempre esperanças que um dia em uma era tudo será positivamente possível. E então Raul Seixas & John Lennon brindarão no Cosmos e o eco de suas taças será música para o Infinito…”

Atualmente vivemos a era dos supremacistas com Donald Trump nos Estados Unidos, Putin na Rússia, Kim na Coréia do Norte, Maduro na Venezuela, Benjamin em Israel e na Faixa de Gaza, Bolsonaro no Brasil, e por aí vai…

O discurso de Rousseau ainda é um alerta sobre a idolatria, os falsos mitos, a ideia absurda do líder absoluto sem contestações a controlar uma sociedade submissa e completamente subjugada a seus mais sórdidos interesses de controle e manipulação.

Estejamos vigilantes, ativos e combativos como nosso Iluminado e genial pensador, Jean-Jacques Rousseau!

É isso aí!

 

Finalmente!

Mordeu a língua quem considerava “impossível” generais e Bolsonaro um dia sentarem no banco dos réus para julgamento!

 

A cena no STF, com Bolsonaro e sua cúpula golpista em julgamento, embora seja histórica, chega também a ser deprimente para a imagem do Brasil no cenário internacional, uma mancha escura a figurar nas páginas da história deste país.  

 

Lá estavam eles, Bolsonaro e sua equipe de “colaboradores”, inquiridos a responder sobre a famigerada tentativa de golpe de estado.

 

Em resposta sobre a minuta do golpe Anderson Torres afirmara não saber nada e não ter conhecimento de como e de que forma a tal minuta fora parar dentro de sua pasta, desconhecendo assim o teor do documento golpista. “Entonces” haveremos de concluir que pode ter sido o mago da lâmpada maravilhosa de Aladim o grande culpado por tamanha e assombrosa peripécia.

 

O GPS, general Paulo Sérgio, se retratou publicamente ao pedir desculpas ao ministro Alexandre de Moraes por sua, digamos, verborragia explícita. O general Heleno, mais hilário que nunca, ficou de mal a morte com o ministro, assim “bicudo”, atendo-se apenas e perguntas e respostas de seu advogado “desorientado”, por assim dizer, ao formular perguntas indesejáveis ao general, o que deixou o militar profundamente irritado.

 

Indagado se já tinha sido objeto de processo ou prisão Bolsonaro mentiu ao dizer que não, pois fora julgado, sentenciado e preso em meados dos anos 80 por tentar explodir quartéis, fato amplamente divulgado pela Revista Veja e pela mídia nacional, na época.

 

Hilário e ridículo para seus fanáticos simpatizantes foi o fato de Bolsonaro pedir desculpas ao ministro Alexandre de Moraes, publicamente, por suas falas absurdas, e ainda por cima convidá-lo para ser seu vice nas eleições vindouras de 2026, um sonho distante da realidade para analistas jurídicos mais abalizados.

 

Ministro Alexandre, educadamente, de bate-pronto declinou o convite sem graça!

 

Mas o absurdo maior de Bolsonaro em seu depoimento no STF ficou por conta de suas risadas, escárnio e deboche para com seus colaboradores via PIX, dizendo que eles contribuem e ele gasta à vontade.

 

Considerando os graves elementos de prova contra Bolsonaro e séquitos seguidores, fica a pergunta:

Pavão misterioso golpista voa?

NÃO, não voa!

Só o Juca de Oliveira no final da novela Saramandaia, simbolizando as asas da liberdade!

Uma dúvida:

Eu só queria saber onde diabos estão as tais quatro linhas da Constituição que o ex-presidente tanto fala considerando que ela possui mais de 100 artigos, mais de cem páginas, e já obteve diversas emendas, desde a sua promulgação, em 1.988.

Será a soma do quadrado:

Bolsonaro, Exército, Marinha e Aeronáutica?

E os catetos será a soma dos cadetes?

“Eu hein rosa”, diria o papagaio de Vó Maria!

Parece que o cálculo golpista não deu certo!

Graças a Deus!

Amém!

VADE-RETRO!    

OVNI’s e demônios

 

Atualmente observamos o posicionamento de alguns governantes dos Estados Unidos da América e do Reino Unido sobre o velho fenômeno OVNI:

“São objetos e seres demoníacos, de origem satânica!”

O mais absurdo de tudo, para não dizer tragicômico, é a gente ver e ouvir opinião tão tola e medíocre da parte de pessoas que se intitulam os mais desenvolvidos da face da terra.

O pesquisador Nick Pope, que trabalhou no departamento sobre OVNI’s do Ministério da Defesa do Reino Unido, afirma:

“Por mais bizarro que possa parecer para alguns, há uma facção interna, especialmente no governo dos EUA, mas também observei no Reino Unido, que acredita que OVNI’s são demoníacos. E eles tiram isso, em grande parte, de um trecho da Bíblia, no livro de Efésios, que descreve Satanás como “o príncipe do poder do ar”. Essa facção, influenciada por essa perspectiva e possivelmente por outros elementos, convenceu a si mesma de que isso ou parte disso pode ser demoníaco, e, portanto, dizem que você não deve se envolver, não deve estudar, porque isso fortalece tal entidade”.

Não é de hoje que se observa diversas tentativas burras ou intencionais, ou ambas, em tentar encobrir com nuvens de fumaça os velhos fenômenos OVNI’s.

Não tem como, para quem pesquisa o assunto!

Os registros históricos estão em toda parte do planeta terra!

O fato mais recente e intrigante agora tem sido a esfera de Buga, localizada em Guadalajara Buga, Colômbia.

Sob acurados estudos na Universidade Nacional do México, a esfera de Buga, de comportamento anormal, se comparada a nossa tecnologia atual, continua a desafiar cientistas.

Será uma sonda extraterrestre de observação conforme fora levantada hipótese em Fatos Estranhos?

O tempo o dirá!

A escrita suméria (escrita cuneiforme/pictogramas), os hieróglifos egípcios, hieróglifos maias e os escritos pictográficos e ideográficos astecas, por exemplo, fazem claras referências ao celeste e ao espacial e a seres celestiais vindos do espaço para compartilhar com os seres humanos a ciência, astronomia, astrofísica, os mistérios do cosmos, do espaço, e os mistérios da gnose.

Em suas incríveis e velozes naves espaciais a séculos estes seres cósmicos aparecem e desaparecem como querem, num piscar de olhos, desafiando completamente a compreensão humana, as leis da física, a ciência terrena…

De muito já me convenci que nunca estivemos sós no espaço!

Sempre fomos visitados e observados por seres inteligentes, muito superiores a nós!

Fossem eles, realmente demônios, como prega a “linda – mente” gringa, a raça humana já estaria exterminada ou no mínimo escravizada, desde a Idade Antiga!

Será que as milhares de pessoas que de alguma forma tiveram contatos de primeiro, segundo ou terceiro grau com OVNI’s são pessoas alucinadas “endemoniadas”?

Isso é demais para meus neurônios!

A realidade virtual na tv é que somos invadidos por filmes tolos, tipo Battleship, onde a Terra é invadida por forças invasoras alienígenas e daí surgem os “poderosos” destróieres” americanos USS John Paul Jones e o Sampson, e põe pra “arrochar” em cima dos aliens!

Tudo pura bobagem para quem é alienado e apenas curte ação adrenalina na televisão!

Tem também A Extinção, uma apelação ao terror!

Eles, lá de cima, deveras preocupados com nossa destruição e futuro, devem dar risadas de nós, pobres mortais…

 

 

A esfera

 

Avistada por diversos populares nos céus de Guadalajara Buga, Colômbia, a esfera não emitia fumaça no ar, não tinha asas e não fazia barulho. Ela simplesmente flutuava no ar em zigue zague e apresentava um comportamento anormal se comparada ao que dispomos em termos de tecnologia aérea e aeroespacial.

Muitas, muitas pessoas filmaram a esfera!

Não tem como dizer que é invenção ou “armação” humana, pois, se fosse o caso, ela certamente poderia estar pendurada por um resistente nylon, acima sustentada por um drone, por assim dizer. Obviamente, seu comportamento em voo seria como o de um pêndulo em movimento ao sabor do vento, e balançando pra lá e pra cá, o que de longe não foi o caso, muito pelo contrário!

Ela pousou suavemente, e foi pega por um morador que gosta de garimpar coisas antigas, tipo moedas. Seguidamente ele repassou o objeto ao empresário David Velaz, que logo deu visibilidade ao caso. Logo o conhecido ufólogo Jaime Moussan se dirigiu ao local e deu início ao processo de investigação do caso.

Todos decidiram não entregar a esfera as autoridades pois certamente ela desapareceria nas mãos dos americanos e viraria algo top secret!

Atualmente no México, na Universidade Nacional do México, a esfera, de cerca de 50 centímetros de diâmetro, está sob cuidados de acuradas análises técnicas, cercada por diversos cientistas e pesquisadores do mundo, principalmente mexicanos, alemães e chineses.

Dentro da esfera foram encontradas 18 microesferas que circundam um núcleo central. Ela continua a emitir sinais de rádio, fato que sugere que o objeto continua com ativa função de comunicação.

Com quem e para que?

As emissões de rádio foram detectadas através do uso de um analisador de espectro. O estudo de modulação do sinal concluiu que a esfera possui uma tecnologia altamente avançada para nossos padrões. As emissões de rádio foram rigorosamente verificadas após eliminação de ruídos de fundo, mostrando padrões de modulação intencionais. Após contatos humanos, seu peso aumentou de 2kg para 10kg. Ela apresenta ausência de soldagens, juntas ou emendas em sua estrutura externa.

A esfera foi submetida a uma elevada temperatura de 400 graus, por meio de um maçarico, e manteve-se intacta, inalterada em sua estrutura interna e externa.

Chegou-se à conclusão preliminar de que a tecnologia descoberta dentro da esfera não é nenhuma produção humana industrial ou experimental conhecida.

O que dizem seus escritos?

Qual o seu objetivo?

Será uma sonda extraterrestre?

O tempo o dirá!

 

Reflexões sobre nossa bioeconomia

 

Que Amazônia queremos?

Que Amapá queremos?

Como nosso espaço territorial deve ser explorado de maneira inteligente e sustentável?

Para responder tais perguntas eu sinceramente gostaria de ouvir uma palestra de Alberto Góes sobre o tema em questão no Inova Amazônia Sumit, evento organizado no Sebrae Amapá.

Para quem não sabe ou já esqueceu, foi Alberto Góes quem inteligentemente pensou os chamados Arranjos Produtivos Locais do Amapá, as APL’s, um claro diagnóstico sobre as vocações de cada região amapaense, de cada município.

Os Arranjos Produtivos Locais era um norte, um caminho claro de programa do governo amapaense, programa estritamente baseado em conceitos sustentáveis para a geração de melhor qualidade de vida à população.

Penso, com certeza e com cerveja, que as boas ideias não devem morrer, pois elas certamente são palpáveis, lógicas, óbvias!

Evidentemente, você não pode dar passos firmes no rumo certo do desenvolvimento sustentável sem saber das potencialidades regionais e como e de que forma você pode alavancar tais potencialidades sem agredir o meio ambiente.

É uma virtude saber ouvir o que racionalmente pensa a coletividade!

Ignorar tais fatos é o mesmo que ignorar a sobrevivência do planeta!

Quando se fala em bioeconomia, outra pessoa que me vem à mente é o Doutor Charles Chelala, um homem que é mais amapaense do que muitos que conheço. Um livre pensador portador de obras publicadas que abordam a temática em questão.

Não tenho procuração para falar de ambos! Apenas quero externar aqui neste espaço a minha admiração e respeito pelos dois!

Quando falamos em recursos naturais, em mineração, por exemplo, temos de ter em mente a necessária segurança jurídica e ambiental com o evidente retorno social para a coletividade.

Neste sentido, impera aí o primaz fator melhor qualidade de vida para todos!

Dentro deste processo de arranjos produtivos locais é mister realizar uma reavaliação sobre o nosso artesanato, por exemplo, ou seja, não só a produção de joias como e principalmente o de artefatos nativos, lanças, arcos e flexas, bordunas, a beleza dos vasos na arte maracá e cunani, e por aí vai, tudo dentro de uma bela e natural concepção conceitual da arte de nossas comunidades tradicionais.

De resto é rogar ao Plano Superior que a juventude participante no Inova Amazônia Summit tenha sempre boas ideias, boas intenções, e jamais se deixe levar por pensamentos ou atos extremistas que tanto já prejudicaram a humanidade tais como as juventudes hitlerista, fascista e stalinista, por exemplo!

Assim seja!

 

 

******************************

 

 

 

Miscigenação Brasil

 

Pesquisa recente revela o que de muito acertadamente já vínhamos comentando:

Somos produto natural de uma incrível química genética em nossa ancestralidade, prevalecendo, sobremaneira, o DNA ameríndio, afrodescendente e português.

Se historicamente voltarmos no tempo, fica a pergunta maior:

Quem muito antes de nós habitava a Amazônia?

Para historiadores e ávidos pesquisadores, inicialmente eram os olmecas e depois os maias, e depois deles os waiãpis, karipunas, galibis, etc, os povos da floresta, os verdadeiros donos da floresta.

“Entonces”, muito depois vieram o homem branco português em suas caravelas com seus porões abarrotados de escravos afrodescendentes, mar abaixo, mar acima, sofrendo insuportáveis tormentos, açoites, tratados como mera mercadoria portuguesa para o serviço escravo em terras brasilianas. E nestas idas e vindas de caravelas portuguesas também vieram para o Norte do Brasil alguns indianos e açorianos, promovendo assim uma notável mistura de raças.

Era o projeto do Marques de Pombal, o de povoar a Amazônia a qualquer custo. A ordem era ocupar, dominar territórios, para evitar invasões estrangeiras.

É exatamente por causa desta notável diversidade histórica que o Brasil está sendo apontado, em recente pesquisa científica, como o país que possui a maior diversidade genética do mundo.

Foram analisados 2,7 mil brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país, quer sejam moradores de comunidades urbanas ou rurais, ribeirinhos, indígenas, afrodescendentes ou comunidades quilombolas.

A pesquisa é resultado metodológico do primeiro sequenciamento genético completo feito em larga escala no Brasil.

Portanto, foram encontrados 8,7 milhões de variações genéticas que jamais foram catalogadas, resultado natural puro e simples da miscigenação entre indígenas, negros e europeus.

O genoma brasileiro aponta que 60% tem descendência europeia, 27% africana e 13% nativa – indígenas.

Estudos indicam que este processo de miscigenação se intensificou entre 1.750 e 1.785, com a corrida do ouro, e depois com a expansão dos bandeirantes no país.

Assim, a região Norte possui maiores percentuais de ancestralidade indígena, o Nordeste africana, o Sul europeia, e o Centro-Oeste e Sudeste uma bela mistura das três raças.

Viva o Brasil!

 

 

*******************************

 

 

 

Barnabés: A questão jurídica e política do PASEP

 

Impressiona é o Banco do Brasil não querer reconhecer o direito líquido e certo de servidores públicos federais com relação ao pagamento devido de resíduos do PASEP, direito que já foi devidamente assegurado pelo Superior Tribunal de Justiça ao bater favoravelmente o martelo em defesa destes servidores.

 

Na minha avaliação pessoal, atos protelatórios desta natureza contra um direito líquido e certo somente cria celeumas desnecessárias e inviabiliza uma melhor qualidade de vida a barnabés que tanto já contribuíram ou ainda continuam contribuindo para o desenvolvimento de sua terra.

 

É mister que os Senhores ministros do Superior Tribunal de Justiça façam por fim e enfim JUSTIÇA a uma classe que requer o pleno e merecido reconhecimento de seus direitos uma vez que está mais que evidente que houve sim, calote passado no pagamento ínfimo de pífios valores em reais a estes servidores.

 

De acordo com alguns advogados há servidores que tem direito a receber de resíduo uma variável que varia de 50 a mais de 100 mil reais, computadas as devidas correções.

 

A questão do ônus da prova sobre débitos em contas individualizadas do Pasep parece ser o grande cerne da questão, ou seja, o requerente tem de comprovar em juízo o seu devido e merecido direito, “ora pois”!

 

De acordo com a ministra Relatora Maria Thereza de Assis Moura, resta “saber qual das partes compete o ônus de provar que os lançamentos a débito nas contas individualizadas do Pasep correspondem a pagamentos ao correntista”.

 

Afirma a ministra Relatora que os requerentes das ações interpostas alegam o não reconhecimento de débitos em suas contas individualizadas do Pasep e solicitam a devida devolução dos valores corrigidos, além de indenização por danos morais!

 

Os titulares das contas argumentam que apenas a instituição financeira Banco do Brasil teria como demonstrar, por meio dos registros de saques, a quem os pagamentos foram realizados.

 

À luz do Código de Defesa do Consumidor, caso se entenda que o ônus é do Banco do Brasil, que se aplique a imputação do artigo 6º, inciso VIII, ou o artigo 373, parágrafo 1º, do Código de Processo Civil.

 

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça determinou a suspensão de todos os processos sobre ressarcimento de valores do Pasep!

 

Já são 124.761 mil processos para julgamento, em todo o território nacional.

 

“Entonces”, os processos seguem agora suspensos até 13 de junho, e, para piorar ainda mais a coisa, idosos que sofrem de ansiedade ou urgentemente necessitam deste recurso para tratamento de saúde, o prazo de suspensão de pagamento pode ser prorrogado por mais 180 dias.

 

Olha que “maravilha”!

 

Especialistas em direito trabalhista argumentam existir certa ingerência política na questão, o que sem sombra de dúvidas somente prejudica os servidores públicos pleiteantes.

 

No frigir dos ovos, todos ansiosamente aguardam a manifestação final do Superior Tribunal de Justiça para que ele realmente faça a devida e justa JUSTIÇA a uma laboriosa classe que tanto já contribuiu ou continua contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e no particular para a sua região.

 

Houve ou não falha na prestação do serviço, saques indevidos, desfalques e ausência na aplicação de rendimentos definido no julgamento Tema Repetitivo 1150?

 

O tempo o dirá!

 

Sim, o Papa é progressista!

 

Sim, o Papa é progressista!

Um árduo defensor dos direitos humanos, das liberdades individuais e coletivas, da igualdade de direitos entre pessoas, entre povos, raças e credos, não pode jamais ser confundido como uma pessoa qualquer adepto de conveniências e de modelos comportamentais e políticos de nossa triste época de inteligência artificial, artificialismos e bestiais aberrações humanas.

Não, o Papa Francisco não é nada disso, muito longe das egoístas conveniências conservadoras de uma Igreja outrora moldada em entendimentos desta triste natureza míope e medíocre de involução da espécie humana.

O diabo é que alguns cardeais medievais ainda pensam e se comportam assim!

A senhorita Madeleine Lacsko, comentarista do Uol News, foi muito infeliz em seu comentário ao categoricamente afirmar que “não existe papa progressista”.

Disse a comentarista:

“Um progressista não chega nem a cardeal na Igreja Católica”.

Talvez ela desconheça a história de vida de Dom Evaristo Arns ou de Dom José Maritano, no Amapá, ambos sabidamente progressistas.

O Bispo Dom José Maritano, aqui no Amapá, viajava a todos os municípios de nossa região para visitar as comunidades mais distantes, sempre lutando e defendendo os mais pobres e necessitados e principalmente os direitos humanos. Dom José Maritano foi perseguido pela ditadura militar no Brasil por suas ideias e ideais, assim como Dom Evaristo Arns.

Mas, comentou Madeleine Lacsko, isso em suas palavras, que “ateus metidos a teólogos” atribuem ao Papa uma postura progressista, sendo, na visão dela, Francisco não ser nem de longe progressista.

Este tipo de comentário me surpreendeu, e muito, dentro do canal UOL!

Eu sinceramente não sei qual o conceito que este comentarista faz sobre o que realmente é progressismo!

Creio, honestamente, que ela nos força a intuir, a pensar e a entender que realmente não sabe, pois se soubesse não diria tamanho absurdo!

Ser progressista, repetimos, é ser um defensor das liberdades individuais e coletivas, da igualdade e fraternidade entre pessoas, povos, raças e credos, coisa que Francisco fez com muito amor, habilidade e maestria, conseguindo dialogar com lideranças dos mais diversos credos.

Mister lembrar que a própria expressão conceitual sobre progressismo está claramente expressa em nossa Bandeira Nacional com a solene frase ORDEM e PROGRESSSO, lema inspirado no pensamento positivista de Augusto Comte: AMOR, ORDEM E PROGRESSO!

Portanto, muito mais que progressista, o Papa Francisco foi um humanista, a Grande Centelha Crística Divina a pregar a paz e o amor entre todos independentemente de sua nacionalidade, cor, raça, credo ou religião, sempre figurando em seu coração aquela máxima do Divino Mestre:

Paz na Terra aos homens e mulheres de boa vontade!

 

*****************************