Wellington Silva
As monstruosidades do regime de Bashar-al Assad
O sentimento de humanidade, de compaixão e de respeito ao ser humano foi completamente sepultado no regime totalitário de Bashar-al Assad na Síria. São mais de 50 anos de ditadura com a mais completa e diversificada sistemática de opressão, tortura e prática de extermínio em massa contra opositores e a população civil.
As imagens que se tem notícia do presídio de Sednayah, na Síria, são pavorosas e extremamente terríveis!
Após o grande avanço das forças de libertação da Síria e a inevitável queda do regime, a fuga do ditador Bashar-al Assad para a Rússia deixa o país livre para a população buscar seus entes queridos no presídio. De repente, dentro de seus cinco andares subterrâneos são encontrados milhares de seres esqueléticos em celas superlotadas. Alguns não se aguentavam em pé e tiveram de ser carregados para fora!
Em outras celas e salas do terrível presídio haviam diversos homens que gritavam o tempo todo e demonstravam sérios distúrbios psíquicos como se estivessem novamente vivendo a tortura. Havia também corpos em decomposição, muitos cadáveres sem cabeça e outros sem braços ou pernas. Estes, também foram vítimas de tortura, decapitação, amputação de braços e amputação de pernas. Em outra sala, grandes montes de sapatos são encontrados…
Um relatório da ONG Anistia Internacional concluiu que somente entre setembro de 2011 e dezembro de 2015 15 mil execuções ocorreram em Sednayah.
Mas, o comentário geral que agora circula na grande mídia mundial é o seguinte:
Em que “escola” os carrascos do perverso regime de Bashar-al Assad aprenderam tantas “variedades” para compor um demoníaco cardápio de torturas, todos com extremos requintes de crueldade?
A resposta advém da fonte de perversidade do nazismo exatamente quando o capitão da SS, Alois Brunner, escapa do cerco a Berlim, em 1.945, e refugia-se na Síria.
O capitão SS Alois Brunner foi braço direito de Adolf Eichmann, o responsável direto pela perseguição, expulsão e deportação de 6 milhões de judeus com milhares enviados aos campos de extermínio.
A pesquisadora Noura Chalati da Universidade de Erfurt revela que “Muitos foram integrados diretamente ao Estado-maior sírio, com um contrato como consultores do Exército e do serviço secreto.”
Documentos indicam que o governo sírio se interessou por Brunner por ser um apátrida vindo de um país com forte histórico de experiência ativa em guerra e em métodos de extermínio em massa.
Em Sednayah havia uma cadeira de tortura chamada de “cadeira alemã” onde a espinha dorsal da vítima era totalmente dobrada para trás até fraturar. Dizem que tal invenção macabra é de autoria de Alois Brunner.
O mundo livre agora torce e reza para que o novo governo que se instala na Síria passe a defender os direitos humanos, a liberdade de crença e as liberdades individuais e coletivas de seu povo.
Assim seja!
O valor de uma amizade
Quanto vale uma amizade?
Dinheiro ou livros?
Luxo, pompa e circunstância ou apenas ouvir nossos ídolos em vinis com bons e velhos amigos em um final de semana qualquer?
Quanto vale uma amizade?
Segredos e acordos de conveniência não revelados ou o compartilhamento de ideias, ideais e conhecimento?
Interesses, falsidade, intrigas, traição ou respeito, reciprocidade, companheirismo, integridade, solidariedade, humanismo e altruísmo?
To be, or not to be, ou seja:
Ser ou não ser, eis a questão, o ponto de vista, o ponto final, o grande dilema da natureza humana entre o que é certo ou errado, isto é, entre aquilo que pode ser “socialmente conveniente” ou o que é moralmente justo e natural, advindo da boa natureza humana.
Como a natureza humana é incrivelmente volúvel, e por vezes excessivamente apegada a “valores” materiais, não é de admirar que muitas pessoas prefiram o “socialmente conveniente” do que o moralmente natural, justo e ético. Evidentemente, somos causa e efeito de tudo aquilo que pensamos, fazemos, agimos…
A genialidade de Raul Seixas expõe exatamente esse velho e carcomido dilema da volúvel natureza humana quando afirma que “prefiro ser, esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”
Sou grato e sempre serei eternamente grato as minhas boas e velhas amizades por tudo de bom que me proporcionaram, a começar por R. Peixe (in memoriam), Alcy Araújo (in memoriam), Carlos Cordeiro Gomes (in memoriam) e Álvaro da Cunha (in memoriam), por descortinaram minha mente e espírito para o incrível mundo das artes e do jornalismo, da arte da escrita.
Gratidão aos amigos Jornalistas Douglas Lima e Luiz Melo pelo apoio, luzes, e necessárias orientações.
Gratidão ao saudoso amigo, Irmão e Confrade Fernando Canto pela sua gentileza no compartilhamento de conhecimentos e pelo apoio ao meu trabalho.
Gratidão ao amigo Edgar Rodrigues (in memoriam) por me ensinar a Grande Luz sempre contida no Bhagavad – Gita.
Gratidão aos bons e velhos amigos Robertino Lacerda, João Serra, Douglas Martinez, Ivan Amanajás, Sérgio Lacerda e Mestre Pedro Tavares, pela Luz da amizade duradoura na Unidade do compartilhar de ideias e de sentimentos, seja na música, na pintura, na arte de um modo geral.
Quanto aos nossos faróis, pais e família, são nossos preciosos diamantes, e dispensam maiores comentários…
Portanto, Gratidão a todos, por toda a eternidade!
Paz na Terra aos homens e mulheres de boa vontade!
Entre bombas, subversivos agitadores, golpistas e terrorismo declarado
Eu sinceramente continuo perguntando aos amigos quem são, na realidade, os terroristas e agitadores subversivos do Brasil?
Os que lutaram contra a ditadura e em defesa da redemocratização do país? São os que impulsionaram o histórico Movimento Diretas Já e transformaram o sonho em realidade com a promulgação da Constituição Cidadã, em 1.988? Ou são os que EVIDENTEMENTE sepultaram a democracia com o advento da intervenção militar, em 1.964 e, na atualidade, tentaram um golpe militar de estado em 2023?
Na minha infância e juventude, a “propaganda nazifascista goebbels brasilis” era tão forte e intensa que eu honestamente cheguei a acreditar que o Brasil corria o sério risco de cair nas mãos dos soviéticos e cubanos e se transformar em um país totalitário, quando, na realidade, o totalitarismo extremista já estava instalado no Brasil desde o ano de meu nascimento, em 1.964!
Hoje, me sinto um tolo pela minha triste e infeliz miopia de tempos atrás, “ora pois”, faltava-me leitura, estudo comparativo dos fatos e melhor juízo de valor!
Vivemos hoje a mais completa inversão de valores, principalmente em alguns ambientes militares, na segurança pública, na política e em alguns ambientes religiosos. Certamente que não se pode generalizar os fatos, mas o que impressiona é justamente a adesão ao fanatismo, ao absurdo, a aberração da ilegalidade, da subversão e do terror.
Enquanto que em vários países democráticos as forças armadas e os órgãos de segurança pública são eminentemente legalistas e constitucionalistas, aqui, no Brasil, a aversão a estes claríssimos valores beira o caos e quase chega a sepultar a nossa democracia.
Para muitos analistas e especialistas na área da jurisprudência está mais do que evidente que o bolsonarismo é sim um programa ou plano minuciosamente pensado em suas fases de planejamento. São etapas sequenciadas, uma para dar suporte a outra, a fim de “criar o clima” ideal para o golpe de estado.
Dentro deste louco “planejamento estratégico” o vale-tudo reina e impera absoluto para criar os necessários “agitos” políticos e inflamar a massa desinformada nas plataformas digitais, produzir o máximo de desinformação, criar pânico e confusão, e até mesmo matar autoridades da República e mobilizar fanáticos capazes de instalar e detonar bombas, e isso, custe o que custar!
Chegou-se ao absurdo de dizer que ser patriota é defender golpe, tentar assassinar autoridades e tentar instalar um regime militar totalitário no país.
O mais lamentável em toda esta louca aberração é bolsonaristas continuarem a fazer uso e abuso indevido da Bandeira Nacional do Brasil, e pedir o tal golpe, a intervenção militar já, subvertendo os valores históricos da República e tudo o que contém em nossa Bandeira:
ORDEM E PROGRESSO!
A expressão ORDEM é uma referência direta a Ordem Constitucional, ao estado democrático de direito, o respeito às leis, a jurisprudência nacional, aos valores da República!
A expressão PROGRESSO foi inspirada e advém do pensamento/conceito Positivista PROGRESSISTA do Iluminado pensador francês Augusto Comte, onde, ser PROGRESSISTA é ser um defensor/mantenedor da Ordem Constitucional para a plena garantia das liberdades individuais e coletivas, do estado democrático de direito, do livre pensamento, da livre iniciativa, e sempre salvaguardando os interesses maiores para a qualidade de vida de nosso povo, nossa terra, nossa gente!
Portanto, DEMOCRACIA SEMPRE!
VIVA O BRASIL!
Carlinhos Brown no Encontro dos Tambores
Uma grandiosa honra para todos nós amapaenses em termos a grata satisfação de ver e ouvir nosso Querido e Genial Carlinhos Brown no tradicional Encontro dos Tambores, na UNA, a União dos Negros do Amapá.
Maior ainda foi a feliz aclamação ao elegê-lo Embaixador do Marabaixo, ato que com certeza pode popularizar o nosso Marabaixo em todo o território nacional com forte possibilidade de sua inclusão no calendário nacional de eventos.
Altamente popular e carismático, e com uma incrível presença de palco, o Mestre da percussão fez o público presente na UNA vibrar do começo ao fim em sua incrível apresentação entoando em coro belíssimas passagens de suas canções.
Antônio Carlos Santos de Freitas, baiano, mais conhecido como Carlinhos Brown, é um cantor, compositor, produtor musical, arranjador, percussionista, multi-instrumentista e artista visual brasileiro. É internacionalmente reconhecido por sua forte contribuição para a riqueza harmônica e rítmica da Música Popular Brasileira ao utilizar diversos elementos rítmicos e de acompanhamento percussivos, culminando no surgimento do Axé Music e do Samba Reggae.
Sua incansável capacidade criativa o levou a criar instrumentos, sons e notas que reverenciam a nossa ancestralidade, criando assim uma atmosfera de profunda introspecção bem como de muita energia e alegria na ambientação de seus shows.
Carlinhos Brown foi o primeiro brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, além de outros títulos, troféus e prêmios diversos.
De uma coisa é certa:
Com Carlinhos Brown nossa riquíssima identidade cultural através do Marabaixo tem tudo para encantar a sociedade brasileira e mundial com o seu fantástico batuque cadenciado e o cantar de seus históricos versos ladrões.
A decadência moral da política americana
Não tem choro e nem vela! Agora viramos lixo!
De acordo com a “visão” e absurdas narrativas públicas de Donald Trump, nós latinos americanos somos lixo!
O pior de tudo, nesta inédita e exclusiva decadência moral da política americana, é ver muitos latinos americanos, negros e principalmente brasileiros, serem literalmente humilhados, aplaudirem e votarem neste indigno Senhor!
Na realidade, Trump simplesmente derramou fezes e urina em nós enquanto que diversos latinos americanos, principalmente brasileiros, aplaudiam e pediam BIS!
Sinceramente me parece que a dignidade humana foi solapada e soterrada ao dar lugar a um grave cenário político de interesses perigosos para os Estados Unidos e para o mundo livre.
Hoje, os bons costumes cedem lugar a um escancarado e perigoso comércio de interesses, e eu honestamente vislumbro algo bem pior do que costumam adjetivar de capitalismo selvagem.
Todos sabem que os Estados Unidos da América é a maior potência econômica, militar e nuclear do planeta bem como sabem da expressa simpatia ou amizade que Donald Trump nutre por líderes totalitários.
Seria muita ingenuidade intuir e argumentar que isso faz parte da boa diplomacia internacional quando se percebe estreitamentos de laços com uma ditadura que de muito nada tem de recomendável para o mundo livre.
Mas, o que esperar da cabeça de um Donald Trump golpista, com mais de 30 processos nas costas e simpatizante de Adolf Hitler, isso de acordo com informações de ex-assessores próximos dele, fato amplamente divulgado na imprensa internacional?
O general Mark Milley, que foi Chefe do Estado Maior do Exército e das Forças Armadas dos EUA declarou o seguinte ao jornalista Bob Woodward sobre Donald Trump:
“Ele é a pessoa mais perigosa que já existiu! Eu suspeitava quando falei para você sobre seu declínio mental, mas agora eu realizo que ele é um total fascista! Um fascista até o cerne”!
Até tempos atrás, a boa e velha justiça americana era tida e havida como exemplo padrão para o mundo. Sua regra básica, clara como água cristalina, dizia sempre que ninguém, absolutamente ninguém está acima da lei americana!
Hoje claramente parece que Donald Trump veio exatamente para bagunçar esta grande máxima, eleito e aclamado para presidir a maior potência mundial enquanto que responde a diversos processos na justiça. Ele é o primeiro presidente eleito da história americana a figurar nesta situação. Possui 34 acusações criminais em New York sobre falsificação de registros financeiros empresariais, além da acusação de tentativa de golpe de estado e de promover pressão e suborno para tentar impedir a vitória e posse de Joe Biden. Contudo, o mais grave deles me parece ser a manipulação indevida de documentos altamente confidenciais da Casa Branca. Existe também acusações contra Trump na Georgia ao tentar reverter sua derrota nas eleições de 2020.
No momento, o mundo aguarda manifestação da corte americana!
************************************************************************************************
Fernando Canto
Não era um dia, como outro qualquer! A cidade amanhecera triste, e as mangueiras choravam. Os periquitos que comiam mangas, em grandes revoadas nas mangueiras, bem próximo de sua casa, se perguntavam:
Onde está o poeta com o seu violão e o seu cantar?
O bairro do Laguinho chorava, e toda a cidade, com o coração apertado, sensivelmente sentira a partida do poeta para a Grande Morada da Poesia. Lá, tudo é rima, música, Luzes e Inspiração Divina …
O Fernando, o Canto de nosso cantar, fisicamente silenciara. Ele estava ali, inerte fisicamente, enquanto nossas palavras, embargadas pela emoção, dos muitos que se pronunciaram, procuravam externar rios de lembranças de sua arte…
No Sagrado Templo da Tiradentes, meu Irmão de fé camarada, Confrade Osvaldo Simões Filho, era pura emoção no ato de sua expressão. Todos estávamos profundamente consternados dentro daquele Sagrado espaço físico…
Enquanto isso, no Andar de Cima, logo na entrada do Portal da Grande Morada dos Justos, com certeza e com cerveja nosso Querido Imortal Fernando Canto deve ter sido muito bem recebido com aquele forte abraço fraternal que nós bem conhecemos, ladeado pelos Confrades Raimundo dos Santos Lopes, Manoel Sobral, Araguarino, Meré, João Lourenço, Damildes, familiares e amigos.
Nosso Grande Decano da Maçonaria, querido e saudoso Confrade Juvenal Canto, com sorriso e braços abertos, deve ter dito ao Fernando:
– Querido Sobrinho, trouxe a minha farofa de piracuí, uma boa cachaça e um violão!
Enquanto isso, nós, cá em terra, apenas dizemos:
FERNANDO CANTO,
O canto
Que canta
O nosso cantar
E com sua poesia
Emociona
E por vezes
Pura nostalgia
Nos faz chorar…
(Autor: Wellington Silva .^.)
Viverás para sempre em nossos corações e lembranças Querido Confrade Fernando Canto, até o dia do encontro na Grande Morada dos Poetas, por que, como bem disse a grande crítica de arte, jornalista e escritora Ana Maria Bahiana, ao se referir a grandiosa obra de Bob Dylan e Zé Ramalho:
“Por que a alma do poeta busca sempre o infinito…”
Eu digo:
PÁSSAROS
Somos pássaros
Livres a voar
Sobre o azul do céu
A brisa
O sol
E o mar …
(Autor: Wellington Silva .^.)
Os “arroubos” nazifascistas de Donald Trump
O mundo todo assiste “deveras” preocupado o desenrolar da grande disputa eleitoral entre Donald Trump e Kamala Harris para o comando da grande nação americana, a maior potência militar e econômica do planeta. Autoridades de diversas nações, e com larga experiência política, já demonstraram sua preocupação e até indignação com a postura perigosa, racista e preconceituosa de Trump e seguidores, entre elas, o presidente Sarney.
Na avaliação de José Sarney, “as ameaças de Trump estão, nesta reta final das eleições americanas, se multiplicando. Há uma completa ausência de escrúpulos, a certeza de ser a lei e estar acima da lei, e a convicção de que a estrutura do Estado deve estar sob seu controle direto e nas mãos de pessoas por ele escolhidas. O inimigo, declarou há poucos dias, não é a China, são os traidores internos, os que não vão votar nele, os que se opõem a ele, os que desconfiam dele. Jornalistas que não o sigam de carteirinha estão entre os preferidos”.
Eu sinceramente fico me perguntando até que ponto o povo americano e sua justiça realmente conhecem o “perfil curricular” nazifascista deste indigno Senhor com sua mentalidade imunda, de chegar ao cúmulo de concorrer a uma eleição presidencial e ao absurdo desumano para adjetivar publicamente latinos e mexicanos de lixo, seres humanos como nós e eles com suas expectativas, esperanças e sonhos …
O general Mark Milley, que foi Chefe do Estado Maior do Exército e das Forças Armadas dos EUA, na era Trump, assim se manifestou sobre Donald Trump ao jornalista Bob Woodward:
“Ele é a pessoa mais perigosa que já existiu! Eu suspeitava quando falei para você sobre seu declínio mental, mas agora eu realizo que ele é um total fascista! Um fascista até o cerne”!
O que mais impressiona a imprensa internacional é o elementar fato de que parte da sociedade americana está cega e anestesiada pelos discursos cada vez mais inflamados de Trump, e todos temperados com doses cavalares de racismo, preconceito, sectarismo político, separatismo e até divisionismo, sim porque na mente totalitária dele inicialmente é bem melhor dividir para poder governar.
Tudo por ele publicamente é falado com muita ironia, sarcasmo e desprezo, como se a natureza cultural e humana de um determinado povo ou comunidade fosse uma piada existencial.
Assessores próximos também chegaram a revelar a grande simpatia de Trump por Adolf Hitler, isso, para espanto geral da imprensa e do mundo livre!
As revelações sobre o comportamento e mentalidade deste indigno Senhor vão surgindo e necessariamente emergindo à medida em que suas falas públicas, realizadas em comícios abertos e em estádios, estarrecem mais e mais o mundo!
Sim senhores, já vimos este filme antes, em 1.938, com o advento do nazismo, onde rapidamente Hitler envolve o povo e cria massas enfurecidas, ascende o poder e logo determina a eliminação de seus opositores.
O resto da história, muitos sabem, com seu final ocorrendo somente em 1.945:
A derrota do nazifascismo no mundo após milhares de pessoas inocentes e de jovens soldados perderem bruscamente suas vidas.
Portanto, fora Donald Trump!
Viva a democracia, a igualdade e a fraternidade universal!
******************************************************************************************
Indicadores Brasil
A taxa de desemprego no Brasil deve fechar este ano em torno de 8%, com 8 milhões de desempregados, com possibilidades de tendência de queda em função da apresentação de melhorias nos indicadores econômicos e sociais.
Olhando um pouco os anos anteriores, quando tínhamos um cenário preocupante de 14 milhões de desempregados, verifica-se uma queda considerável, embora muito ainda se tenha a fazer para reduzir este preocupante cenário!
Em 15 meses, entre janeiro de 2023 a março de 2024, quase 2,2 milhões de empregos formais (carteira assinada) foram criados no Brasil, sendo 1,4 milhões abertos nos últimos 12 meses.
O nosso PIB nacional, no trimestre, foi de 2,9 trilhões, entenda-se, o 2º trimestre de 2024.
O PIB, é a soma de toda a riqueza, bens e serviços produzidos em um país, estado ou município. Geralmente, este cálculo é feito anualmente.
De acordo com especialistas da área econômica o Brasil é a 6ª economia que mais cresceu no mundo em 2024, informação amplamente divulgada pela BBC News. Esta posição de 6º lugar coloca o país entre as economias do G20 que mais cresceram este ano. Nossa economia progrediu até a metade de 2024, tendo crescido 2,5% nos 12 meses anteriores.
Em 1.994, com o Plano Real, a economia brasileira figurou entre as 10 melhores do mundo.
Neste ano Coréia do Sul, Canadá, México, França, Itália, Reino Unido e a zona do euro registraram um crescimento menor do que o Brasil.
Os resultados positivos obtidos confirmam as observações feitas em relatórios de grandes entidades internacionais tais como o Fundo Monetário Internacional, o FMI, o Banco Mundial e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico-OCDE, para o fato de que realmente a economia global aos poucos está normalizando após instabilidades provocadas pela pandemia e por conflitos.
Especialistas também afirmam que este fenômeno positivo de crescimento econômico mundial advém de dois cenários importantes:
Da capacidade de recuperação e de evolução da economia americana e dos mercados emergentes, entre eles, o nosso Brasil Varonil!
Importante lembrar que o Brasil superou a expectativa ou previsão de crescimento, de parte do FMI, para este ano de 2024.
Agora, é continuar na torcida e bola pra frente, bola na rede, com previsões de melhorias e mais melhorias na qualidade de vida do povo brasileiro.
Necessidades elementares para a defesa do Brasil e Amazônia
A absurda situação de agressão que a Amazônia, o Pantanal e demais áreas protegidas vem ultimamente sofrendo com queimadas, atividades predadoras de garimpo clandestino e desertificação de florestas e de rios, na verdade, revela o elevado grau de irresponsabilidade humana com a nossa Grande Casa, a Mãe Natureza, a Mãe Terra!
A total falta de ação ou de planejamento estratégico, ou mesmo descaso proposital do governo anterior, somada a falta de recursos e de apoio logístico ao Ibama, Funai e Casai, órgãos encarregados em prestar serviços de apoio e de proteção à saúde e a vida das comunidades indígenas em nossa chamada Amazônia Legal, deixa uma pergunta óbvia e inequívoca:
Porque!?
Na medida em que muita coisa vai sendo apurada pelos órgãos de fiscalização e imprensa aos poucos transparece e se revela os velados acordos de leniência ou de conveniência política com as atividades predadoras ilegais.
Claramente nos parece que o céu não é o limite para a lucratividade às custas da desgraça do meio ambiente e das comunidades indígenas, por exemplo.
Quando se trata de uma efetiva ação em espaço aéreo Amazônico, no Pantanal ou em terras indígenas, aí meu camarada é que as velhas carências gritam desesperadamente:
Bases, aviões, helicópteros, barcos, lanchas, navios patrulha e suficientes efetivos humanos de combate ao ilícito e para atividades de saúde, eis o grande cenário de carências…
Penso, com toda certeza, que diante de tantas tragédias absurdas já ocorridas em solo Yanomami e em outras terras indígenas, somadas as queimadas, desertificação de florestas e de rios, e catástrofes ambientais, em nada custaria à boa diplomacia brasileira solicitar apoio dos Estados Unidos da América ou de outros países ricos para realizarem doação de aeronaves tipo o excelente avião de pouso vertical V-22 Osprey, da Boeing, aeronave multifunção, de longo alcance, de pouso e decolagem vertical para curto terreno. Sua excelente capacidade de deslocamento e de carga, na minha avaliação pessoal, é muito mais capaz de suprir urgentes necessidades de ajuda humanitária, de deslocamento de pessoal e de defesa do que um helicóptero convencional. O Osprey é capaz de levar 24 pessoas sentadas ou 32 no piso, além de 1 veículo de transporte. Possui uma velocidade máxima de 565 km/h e uma velocidade de cruzeiro de 446 km/h. Pode atingir um teto máximo de 7.620 metros. Pode ser armado com canhões M 240, uma M2 Browing ponto 50, e GAU-17 Minigum.
Se os Estados Unidos da América e demais países ricos apoiam Israel com unidades de defesa porque então não podem apoiar o Brasil com a doação de aeronaves para a defesa e proteção da Amazônia, mundialmente classificada como o pulmão do mundo?
Outra excelente aeronave que já comprovou grande eficácia na Amazônia e conquistou lugar de destaque na história da aviação mundial é justamente o helicóptero militar americano multiuso Black Hawk, o falcão negro, um dos mais produzidos de todos os tempos. A incrível capacidade do Falcão Negro em se adaptar a uma ampla variedade de missões o transformaram numa ferramenta fundamental para operações militares e de socorro.
Já imaginaram estas aeronaves em boas mãos atuando para o grupo de elite de fiscalização do Ibama ou em atividades humanitárias e de saúde na Amazônia?
Os mais antigos devem ter saudades do bravo guerreiro hidroavião Catalina, de fabricação americana, que tantos bons serviços prestou às diversas comunidades amazônicas levando assistência e saúde às regiões mais distantes. Quantas vidas não foram salvas pelos aviões Catalina?
Muito mais do que velhos discursos “patriotas” é fundamental, hoje, repensar a defesa do Brasil e da Amazônia através de parcerias focadas em ações imediatas e efetivas para que a nossa tão rica e imensa região não vire uma terra sem lei sob domínio de aventureiros predadores.
****************************************************************************************
Ave Maria!
Eis que em um certo dia, de um distante tempo, em um Iluminado momento, o Poderoso Arcanjo Gabriel, o Anjo da Anunciação, apareceu a jovem Virgem Maria, e lhes disse:
– Mulher, tu conceberás o Filho da Luz, e o Verbo estará com Ele!
Maria, assustada com tamanha Luz, e ao mesmo tempo com a inesperada Mensagem, e o grau de responsabilidade, recuperou o fôlego, e respondeu:
– Senhor, quem sou eu, uma simples mulher, para tamanha Graça?
E o Arcanjo Gabriel tocou a cabeça de Maria, olhou todo o esplendor de sua Humildade e Pureza, e em tom grave, falou:
– Mulher, tu fostes a escolhida! Eis a vossa árdua e nobre Missão!
Este momento, extremamente significativo, sem dúvida alguma marca o Iluminado instante premonitório da Grandiosa Missão de Nossa Senhora, qual seja o de conceber o Filho da Luz, educá-lo e prepará-lo para o mundo.
Daí eu pergunto:
Como ignorar a Santidade de Nossa Senhora como Mãe do Divino Mestre se biblicamente Ela foi a Escolhida, entre todas as mulheres do mundo, justamente para conceber e educar o Filho da Luz?
A resposta, inegavelmente, é porque Maria é Excelsa em Humildade, Pureza, Luz e Grande Serenidade!
Ignorar esta verdade é o mesmo que ignorar a nobre missão de nossa própria Mãe, dada as devidas proporções, evidentemente!
E como sofreu Maria como mulher e como Mãe neste plano temporal terreno de vida…
Nem bem o Divino Mestre nascera em um humilde estábulo, talvez nas cercanias da pequena e bucólica cidade de Nazaré, eis que os Reis Magos, Nobres Sábios do velho Oriente, premonitoriamente advertiram Maria e José do grande perigo que viria com o seu nascimento. Deveriam Maria e José refugiarem-se no Egito, sob proteção fraternal, este era o grande alerta dos Reis Magos. Ouro, prata e mirra foi dado pelos Nobres Sábios ao Iluminado casal certamente pelos difíceis dias que viriam.
Não tardou, Erodes determinara ordem de executar todas as crianças recém nascidas no dia do nascimento do Cristo, e tudo porque populares propalavam que um Novo Rei estava por vir para redimir Roma e a humanidade inteira…
Maria viu diversas vezes o Filho da Luz, ainda muito jovem, pregar nos templos. Isso ao mesmo tempo lhe causava espanto e entusiasmo pois Ele era o Verbo da Luz exatamente como o Arcanjo lhe revelara na aparição.
Mais madura, Maria era pura dor e sofrimento, tal qual Madalena, ambas deitadas ao pé da cruz. Pregado nela, e injustamente, agonizava o Grande Verbo, o Filho da Luz, o Divino Mestre Jesus.
E tudo estava consumado…
Glória a Deus nas Alturas, e Paz na Terra aos homens e mulheres de boa vontade!
IGNE NATURE RENOVATUR ÍNTEGRA!
O FOGO RENOVA A NATUREZA INTEIRA!
AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA, livrai este conturbado mundo de todos os males, AMÉM, ASSIM SEJA!
*****************************************************************************************