Legislativo x Judiciário


Existe hoje um “ativismo político do Judiciário”. É o que diz o líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (Progressistas-PR). Mas a base de apoio ao Governo de Jair Bolsonaro está firme para as votações nas comissões e no plenário da Casa, garante ele à Coluna. O deputado pontua que, independentemente de qual partido o presidente Bolsonaro irá se filiar, “no momento, o importante é não perder o apoio dos partidos que não forem escolhidos para filiação”. Mesmo que entre no PL, a base está mantida forte no Congresso, acreditam os palacianos. A conferir.

 

Alvo

Barros é alvo do Conselho de Ética – acusado de tráfico de influência na compra da vacina Covaxin. O relator, deputado Cezinha (PSD-SP), votou pelo arquivamento.

 

Punição

A possível punição dos 15 deputados que votaram a favor da PEC dos Precatórios ganha força no PDT. O presidente, Carlos Lupi, pressionou deputados para que recuassem no 2º turno.

 

Porta é serventia

Aos que mantiveram a posição favorável à PEC que viabiliza o Auxílio Brasil, a Executiva vai cuidar de seus futuros: um convite a deixar o PDT.

 

PT do Frete

O plano do PT para pavimentar a candidatura do ex-presidente Lula em 2022 passa pela tentativa de atrair o apoio e os votos de setores que elegeram Jair Bolsonaro, em 2018, como evangélicos e caminhoneiros. A presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), protocolou uma PEC que propõe um valor mínimo para o frete rodoviário, principal reivindicação dos caminhoneiros que ensaiaram nova greve, sem adesão.

 

Reza de dois lados

A estratégia de reaproximação do PT com evangélicos tem à frente a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e o ex-ministro Gilberto Carvalho, dos governos de Lula e Dilma. São eles que intermediam os encontros de Lula da Silva com bispos e pastores, mesmo com os declarados “bolsonaristas”.

 

Você nunca vai..

As causas da queda dos serviços do Facebook, que causou transtornos para usuários e prejuízos para empresas, são mantidas sob sigilo pelo Ministério da Justiça e pela empresa. Após a pane, em 4 de outubro, a Secretaria Nacional do Consumidor do MJ notificou o grupo para prestar esclarecimentos no prazo de 10 dias.

 

..saber por que

A resposta do Facebook só chegou no último dia 27. A Coluna solicitou acesso aos esclarecimentos e a Senacon respondeu: “Estão com acesso restrito porque (…) constam informações do modelo de negócio (segredo industrial) o que atrai a restrição fundamentada no art. 195, inciso XIX da lei 9.279/1996”. Facebook não se pronunciou.

 

Enrolação oficial

Enquanto o procurador-geral da República, Augusto Aras, mantém em “banho-maria” a análise das conclusões da CPI da Pandemia do Senado, a Procuradoria da República do Estado de São Paulo cita os trabalhos da comissão em um inquérito civil público aberto para investigar a postura das principais redes sociais e aplicativos de mensagem no Brasil no enfrentamento às fake news e à violência digital.

 

Inbox judicial

As empresas responsáveis pelo Whatsapp, Telegram, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube terão que esclarecer como estão atuando contra práticas organizadas de desinformação que colocam em risco a saúde da população.

 

Livro$

O mercado livreiro teve uma melhora e vai fechar 2021 no azul. E forte. Segundo a IPCMaps, especializada em potencial de consumo, na categoria de livros e material escolar o valor deve chegar a R$ 34,3 bilhões faturados até dezembro.

 

Livro$ 2

Só no 1º semestre de 2021, mais de 28 milhões de livros foram vendidos no Brasil, um salto de 48,5% em relação aos 18,9 milhões de exemplares vendidos no mesmo período de 2020, de acordo com o 7º Painel do Varejo de Livros no Brasil.

 

ESPLANADEIRA

# Lecadô promove até dia 30 “Festival do Coco” em todas 41 lojas da rede. # Porks prepara lançamento dia 13 de unidade em Praia Grande (SP). # Brechó beneficiente do Hcor arrecada fundos para cirurgias intrauterinas em gestantes. # ZeeDog inaugurou ZeeDog Temple (SP), espaç queo representa DNA criativo e inovador da marca. # Mostra gratuita de artesanato piauiense acontece até dia15 no CRAB.


Puxador de filiação


Futuro partido do presidenciável Sérgio Moro, o Podemos enfrenta queda de filiados nos últimos meses. A entrada do ex-juiz da Lava Jato está confirmada para o próximo dia 10, em evento em Brasília. Em dezembro de 2020, conforme consulta da Coluna nos dados disponibilizados pelo TSE, o partido contava com 415 mil filiados. O número caiu para 412 mil, em abril deste ano, e chegou a 407 mil em setembro. O partido pretende usar Moro de garoto-propaganda para atrair novos filiados com a mensagem: “Preencha a pré-filiação e faça parte do processo de mudança do Brasil. Juntos Podemos mudar o jeito de fazer política no país!”

 

Chapa opcional

Os convescotes entre gabinetes em Brasília apontam para uma possível chapa com Moro (PODE) e Rodrigo Pacheco (PSD). Um deles seria vice.

 

Reforço?

O União Brasil (fusão do DEM com PSL), que criou o maior partido do País, ainda procura um pré-candidato pra chamar de seu. Pode, aliás, se unir a Moro ou Pacheco.

 

Boataria

Começou cedo o boato de que Lula da Silva está cansado e pode desistir da candidatura ao Planalto. Lula só quer articular em silêncio, e anunciará a chapa no dia certo.

 

Haddad, a reserva

E o Haddad é o plano B do PT? É a reserva intelectual do partido. Haddad é para Lula hoje o que Darcy Ribeiro foi para Leonel Brizola. Não tem perfil de palanque.

 

MDB sem Tebet

Embora tenha tido boa atuação e visibilidade na CPI da Pandemia do Senado, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) enfrenta, internamente, resistências no sempre plural MDB para ser lançada à disputa ao Planalto. O certo é que não há unanimidade em torno do nome da senadora.

 

MDB de sempre

Caciques emedebistas, principalmente do Nordeste, não descartam ter a senadora como cabeça de chapa, mas traçam outros cenários para 2022, como apoiar uma terceira via como Sérgio Moro ou Rodrigo Pacheco. Ou até ressuscitar aliança com o PT.

 

Advogado, por ora

Com escritório advocatício em São Paulo e Brasília, o ex-deputado e ex-ministro José Eduardo Cardozo bate ponto mais vezes na capital federal. Ainda não decidiu projeto eleitoral. Mas alfineta o Governo. Para ele, a CPI da Pandemia foi trabalho importante de investigação. Como constitucionalista, cobra punição e espera iniciativa do PGR.

 

Bala no coldre

Cassado como deputado estadual, Felipe Francischini está retornando à Polícia Federal, de onde se licenciou como delegado quando se elegeu deputado federal anos atrás. Ele pretende assumir a Delegacia de Crimes Cibernéticos no Paraná, assim espera.

 

Cadê o doutor?

Indígenas em Brasília têm reclamado de falta de médicos no ambulatório de saúde direcionado às etnias dentro do Hospital Universitário da UnB. O HUB reforça que possui oito profissionais na equipe, e que a triagem é feita por enfermeiros e consultas com médicos são presenciais ou por internet. Mas os pacientes nunca os veem.

 

Crime ambiental

Um leitor da Coluna que sobrevoava ontem o espaço aéreo entre Salvador (BA) e Morro de São Paulo (BA) registrou o momento em que um navio despejava água de lastro e óleo no mar. A foto está em nossas redes sociais.

 

ESPLANADEIRA

# Teatro Casa Grande, no Rio, estreia em novembro dois espetáculos: “A esperança na caixa de chicletes Ping Pong” e uma homenagem a Tim Maia, com Banda do Sindico. # Instituto Dara lança hoje o livro “A Cobertura do Mundo – Instituto Dara: Transformando Corações e Mentes”, de Vera Cordeiro. # Johnson & Johnson Consumer Health lança promoção “Quem cuida ganha dinheiro de volta”. # Carlos Hamilton Araújo assume Diretoria de Gestão de Riscos e Controles Internos da Brasilcap. # De sexta a domingo, Fashion Mall, em São Conrado, recebe 2ª edição do Coletivo Licuala.


QG de Lula


Em suas visitas mais constantes a Brasília, onde usa apartamentos funcionais de parlamentares do PT ou um hotel 5 estrelas para se hospedar e articular seu futuro palanque presidencial, Lula da Silva tem recorrido a velhos amigos para reforçar o staff. O ex-ministro Nelson Jobim e o ex-chanceler Celso Amorim estão em campo na tentativa de reaproximação do petista com parte das Forças Armadas – inclusive na cúpula – insatisfeita com o presidente Jair Bolsonaro.

 

Ela, não

Dilma Rousseff no grupo, nem pensar! Há uma resistência de oficiais por causa da Comissão da Verdade, que destruiu a ponte dela com os militares.

 

TCU, o céu

Há duas vagas super disputadas para ministro do Tribunal de Contas da União. Em junho do ano que vem se aposenta a ministra Ana Arraes. A vaga é da Câmara e a indicação está entre os deputados Soraya Santos e Hugo Leal.

 

TCU, o céu 2

Na vaga do Senado, para o lugar do ministro Raimundo Carreiro, os nomes na lista são a senadora Kátia Abreu – apadrinhada por Renan Calheiros, que emplacou Carreiro – e Antonio Anastasia, apadrinhado pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

 

Pra gringo ver

Fora o desgaste de ter sido convocado pelo Congresso para dar explicações sobre a offshore em paraíso fiscal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve passar incólume, sem punições. O ministro do STF Dias Toffoli já engavetou pedidos de investigação contra Guedes e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

 

Vistas grossas

Será o mesmo destino dos pedidos de apuração apresentados pela oposição à Comissão de Ética Pública da Presidência da República, colegiado que, tradicionalmente, faz vista grossa para denúncias contra integrantes do Governo.

 

Precedente

O episódio tem precedente na política. Em 2017, foi revelada offshore do então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no Caribe. Também não deu em nada e, um ano depois, Meirelles se candidatou à Presidência.

 

Que mobilidade..

A queda do secretário nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, Tiago Queiroz, abriu disputa entre partidos do Centrão. Tiago foi indicado pelo Republicanos, que não abre mão da vaga responsável pela gestão de verba milionária da pasta.

 

Atropelado

Mas outros nomes – indicados pelo PP e PL – já estão na mesa do presidente Jair Bolsonaro. O agora ex-secretário jogou a toalha após ser investigado por suposta corrupção na Saúde. Entre 2016 e 2018, ele foi diretor de Logística do Ministério na gestão do então ministro Ricardo Barros (PP-PR).

 

Crediário digital

A pesquisa The Global Payments Report indica que o crediário digital deve representar 4,2% no mercado mundial até 2024. Os dados mostram tendência de crescimento em relação a 2020 (US$ 100 bilhões) nos pagamentos pós-compra, em que se paga compras em parcelas sem juros ou a fatura após determinado período.

 

Crianças & Pets

Pesquisa da Mars Petcare feita com pais de crianças e jovens revelou impactos positivos que a interação humano-animal pode ter nos menores durante o confinamento: 77% dos pais disseram que o(a) filho(a) fica mais motivado quando seu animal de estimação está por perto durante o dia, e 76% acreditam que o pet ficou mais calmo agora que passa mais tempo com as crianças.

 

ESPLANADEIRA

# 1º Congresso da Liga Conservadora do Brasil acontece dias 4 e 5 de dezembro no Clube XV, Santos/SP, e conta com palestra da advogada Karina Kufa. # Conferência de ciências forenses da América Latina, InterForensics, acontece de 2 a 5 de novembro, em Foz do Iguaçu. # Ação da Editora Melhoramentos em parceria com Disney doa livros infantis até dia 30. # Lecadô inaugura loja no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio (RJ), e dia 21 faz campanha de arrecadação de alimentos. # Esteticista capilar Hugo Leonardo faz live hoje com consultora de moda Samantha Stofel no @hugoleonardorj .


Mico em Portugal


Os presidentes da Câmara e Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente, estão em Roma em agenda oficial. Mas já de olho numa outra agenda, em Portugal, para novembro. A senadora Kátia Abreu (PP-TO) – que está no grupo na Itália, mas muito preocupada, organiza um seminário da Comissão de Relações Exteriores do Senado em Lisboa, para dia 12 de novembro. Todavia está sem patrocínio, e busca apoio de entidades do sistema S. Apenas de passagens aéreas estão previstos gastos de R$ 400 mil para convidados e servidores. E ela pagou mico. Consultada, a reitoria da Universidade de Lisboa não aceitou abrigar o evento sobre comércio e meio ambiente que a parlamentar organiza.

 

Você pagou

Rodrigo Pacheco levou os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Irajá (PSD-TO), Kátia Abreu (PP-TO) – mãe de Irajá – e Eliane Nogueira (PP-PI) para passeio em Roma.

 

Agenda

A ‘agenda oficial’ do grupo foi até ontem na 7ª Cúpula de Presidentes de Parlamentos, em Roma. Mas o passeio permite que alguns estiquem o fim de semana.

 

Desceu amargo

O jantar que Eunício Oliveira fez para Lula da Silva na quarta em Brasília foi um fiasco. José Sarney, Jader Barbalho e Renan Calheiros, convidados, fugiram do encontro.

 

Arte voltando

Concurso Internacional de Piano Chopin em Varsóvia, que foi adiado em 2020, aconteceu na quarta à noite com o renomado brasileiro Arthur Moreira Lima no juri.

 

Trânsito livre

Investigados pela CPI da Pandemia do Senado, diretores da cúpula da Precisa Medicamentos circulavam com frequência e tinham trânsito livre no Palácio do Planalto. O CEO da empresa, Francisco Maximiano, e a diretora técnica, Emanuela Medrades, participaram, inclusive, da cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, em dezembro de 2020.

 

Tão perto

Os nomes dos dois constam em uma lista do Ministério da Saúde, à qual a Coluna teve acesso, de 362 pessoas que participaram do evento na Presidência da República. Conforme apurações da CPI, a Precisa estaria envolvida em irregularidades ao intermediar junto ao Ministério da Saúde a compra da vacina indiana Covaxin.

 

Estremeceu

Antes dada como certa, a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PP subiu no telhado. O mandatário consulta a ala ideológica do Governo antes de tomar decisão. Bolsonaro ouviu e sabe, pois já foi filiado ao PP, que a legenda não tem unidade nem fidelidade, principalmente nos estados.

 

Riscos

Fato é que o PP pode rachar e fechar com Lula da Silva em alguns Estados do Norte e Nordeste, e humilhar Bolsonaro com traições dentro do próprio partido.

 

É comigo?

Dias atrás, depois da revelação da sua offshore, o ministro da Economia, Paulo Guedes, passou por constrangimento durante abertura da Semana Orçamentária do Tribunal de Contas da União. Os participantes do evento online não economizaram críticas à política econômica. E ele assistindo, calado.

 

Contraceptivos

Pesquisa IPSOS/Organon revela o perfil e as preferências das brasileiras em relação a métodos contraceptivos. Na classe C, a pílula oral é mais usada (61%) que nas classes A e B (54%). Em relação ao preservativo, o uso é mais comum nos segmentos sociais mais altos: 62% na A e 52% na B, enquanto apenas 34% das entrevistadas da classe C declararam usar esse método.

 

ESPLANADEIRA

# Em campanha contra a fome, Yázigi reverte matrículas em alimentos. # Semana de Inovação 2021,  online de 9 a 12 de novembro, alcança número recorde de inscritos. # Melissa se une à Zee.Dog e lança coleção para cachorros e pessoas. # Instituto Ronald, em parceria com Iveco Usual Racing e piloto Djalma Pivetta, amplia alerta sobre câncer infanto-juvenil. # Rede de restaurantes Mania de Churrasco realiza até dia 31 ação social “Dê uma mãozinha para os Amigos do Bem”.


Chuva e raios


A chuva de sexta-feira na seca Brasília, após meses de espera, não foi só alívio. Um raio matou um indígena da etnia Guajajara na reserva Tekohaw, no bairro Noroeste.

 

Saúde e fé

Segue internado num hospital de Brasília o Cardeal Arcebispo Emérito José Freire Falcão. Teve piora na luta contra o Covid-19 e precisou ser entubado.

 

Pandemia, casa ..

No 15º Ofício de Notas, maior cartório do Estado do Rio de Janeiro, a busca por divórcios e testamentos não para de crescer, segundo levantamento feito para a Coluna. Entre janeiro e agosto de 2020, as suas duas unidades registraram 165 testamentos e 238 divórcios. No mesmo período deste ano, a procura por esses dois atos passou para 245 e 318, respectivamente. Um aumento de 48,5% nos testamentos e 33,6% nos divórcios.

 

..e cama

“A convivência extrema e as altas taxas de mortalidade geraram problemas nos casamentos e também o temor de deixar desamparados os entes queridos. A busca por soluções para essas questões segue em alta apesar da melhora percebida na saúde da população”, afirma Michelle Novaes, Substituta Legal do 15º Ofício de Notas.

 

Delcídio, o camaleão

O ex-senador Delcídio do Amaral é um camaleão. Descolou-se do PT, e dirige hoje o PTB em Campo Grande (MS). Vai se candidatar a deputado federal. É o único ex-petista em quem o dono do PTB, Roberto Jefferson, confia.

 

ESA no Paraná

O Exército pode investir em Ponta Grossa (PR) para sede da nova Escola de Sargentos de Armas, que deixa Três Corações (MG). Outra opção é Santa Maria (RS). Sem contrapartidas, Recife foi descartada na Reunião do Alto Comando do Exército. Em Ponta Grossa, a Embrapa local ofereceu suas terras, mas há dentro um acampamento do MST de quem os generais desconfia. Os sem-terra avisaram que são bem-vindos.

 

Paes com Lula

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) quer ser vice de Lula na chapa presidencial, e tem chances se seu processo na Lava Jato cair – é o que espera. Ele é suspeito de ser o ‘Nervosinho’ na planilha e na delação de Marcelo Odebrecht.

 

Opções de Mourão

O vice-presidente Hamilton Mourão autorizou o PRTB do Rio de Janeiro a fazer sondagens sobre seu nome para o Governo do Estado. O presidente local do partido, Antônio Carlos, espalha que Mourão será candidato se aparecer liderando em pesquisas de dois institutos. Mourão vai bem na praça, mas tem ainda opção de se lançar ao Senado pelo DF.

 

Eco pauta

Mais de dez instituições da área ambiental e setor produtivo se uniram para propor caminhos para desenvolvimento inclusivo e de baixo carbono. A iniciativa ‘Clima de Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030’ reúne líderes políticos e de movimentos sociais, para incluir o tema na pauta das eleições 2022. O governador gaúcho e presidenciável Eduardo Leite (PSDB) já palestrou. O próximo será Flávio Dino.

 

ESPLANADEIRA

# Sólides, em parceria com Clube Atlético Mineiro, lança minidocumentário “O segredo de Belmiro” – trajetória profissional do massagista do Galo. # Acontecem em outubro eventos do Itaú Unibanco: #CuboComunidade, Gestão de Operações no Pós-pandemia e Global Open Finance Challenge. # Espaço Acalme Terapias Integradas promove lives sobre a saúde mental, no @acalmeterapiasintegradas . # Lavoro e ADAMA lançam campanha solidária “Plante Amor e Colha Esperança 2021”. # Estão abertas inscrições para próxima Expo Franchising ABF Rio, que acontece presencial entre dias 11 e 13 de novembro, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro.


PCdoB na Agência Nacional do Petróleo


Será votada em alguns dias no Senado Federal a indicação de Tabita Loureiro para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Um detalhe chama a atenção: Tabita ocupou um cargo de confiança na agência durante a gestão do PCdoB, do falecido Haroldo Lima – partido tão criticado pelo presidente Jair Bolsonaro e praticamente eliminado da gestão do atual Governo. A amiga de longa data dos comunistas será diretora da ANP no Governo que se diz liberal e anticomunista.

 

Bloqueio eleitoral

A prisão de Roberto Jefferson, presidente do PTB, freou tratativas do presidente Bolsonaro de filiação ao PTB.

 

Protegido

Quem o encontrou na estrada nos últimos dias, garante que o presidenciável Lula da Silva está usando coletes a prova de balas nas visitas a diretórios.

 

Escudo x Flecha

A FUNAI apelou às pressas ao Governo do DF para pedir reforço policial para a porta da sede, num complexo de edifícios envidraçados em Brasília. Cerca de 3 mil indígenas estarão na capital até sábado em protesto contra nova lei de demarcações.

 

Lula em Minas

Os ventos que circundam as montanhas mineiras trazem sopros de que Lula conversou com o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. Pediu ao amigo para tentar convencer Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, a apoiá-lo em palanques no Estado.

 

Voltas do mundo

Um cenário curioso vindouro, a se confirmar o apoio de Gilberto Kassab à candidatura presidencial de Lula da Silva (PT): Um dos palanques do ex-presidente petista em São Paulo pode ser do candidato Geraldo Alckmin, que trocou o PSDB pelo PSD de Kassab. Como notório, Alckmin e Lula duelaram em 2006, com vitória do Barba.

 

Da Lua no DF

Tomou posse na Câmara o famoso ex-estadual amapaense Da Lua do Rota (PSC-AP), suplente de Luiz Carlos – que será, por oito meses, secretário de Cidades do Estado. Como aliado da base governista, já se reuniu com o líder senador Eduardo Gomes.

 

Negócios e família

Pesquisa realizada no 1º semestre pelo TRVL Lab em parceria com a Elo aponta que as constantes viagens a trabalho serão mais restritas também por conta do impacto na relação familiar. Dos entrevistados, 84% gostam de viajar para fazer negócios, mas acreditam que a redução do ritmo tem beneficiado o relacionamento com a família. A pesquisa ouviu 543 viajantes a trabalho de todas as regiões do Brasil.

 

Sigilos, Jogos…

O Governo coleciona gastos secretos altos, reduz alíquotas de IPI de jogos eletrônicos, mas ‘esqueceu’ da ciência. Pesquisadores e cientistas esperam, há três meses, a cota adicional de isenção de imposto de importação de insumos para as pesquisas científicas, principalmente sobre o Covid-19 e produção de vacinas.

 

…e o da ciência?

A grita é do CONFIES contra a desatenção da Economia e o descumprimento da promessa, feita há 15 dias, de elevar de imediato essa cota de US$ 100 milhões para até US$ 193 milhões, valor que poderia chegar aos US$ 300 milhões previstos.

 

Ricos & impostos

A discussão cresce no Congresso por conta das reformas Tributária e do Imposto de Renda. Os economistas Manoel Pires (FGV), Laura Carneiro (USP) e Débora Freire (UFMG) vão debater amanhã estudos sobre o tema no evento “Crescimento e desigualdade: Quais são os caminhos do desenvolvimento inclusivo?”. Será no canal do Youtube Observatório de Política Fiscal.

 

ESPLANADEIRA

# Rede de escolas de inglês Cultura Inglesa torna-se embaixadora da Campanha Brasil Sem Fome. # 7º edição do Connected Smart Cities & Mobility acontece nos dias 1 e 2 de setembro, em SP. # Estão abertas até dia 27 as inscrições para o Itaú Social de apoio a projetos de aprendizagem em tempos de pandemia. # Ecco Fibras lança Ecco Ilib Plus – equipamento que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. # 16° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Abraji, começa hoje de forma virtual. # Shopee lança companha “9.9 Super Shopping Day” com Jackie Chan. # ASSERJ promove workshop sobre gestão de resíduos em supermercados dias 25, 30 e 31 de agosto.


Micareta militar


O esperado desfile militar com blindados e veículos das Três Forças Armadas hoje pela Esplanada em Brasília, não programado, surge em má hora. Para congressistas ouvidos pela coluna – da base e oposição – é uma demonstração desnecessária de um poderio bélico que o Brasil não tem, e que só piora a relação do presidente Jair Bolsonaro com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O jeito Bolsonaro de atuar rende discretas rejeições nas relações bilaterais. Daí o presidente recorrer a telefonemas para outros presidentes. Não é restrição a viagens pela pandemia da covid-19. Chefes de Estado estão evitando receber o brasileiro, conta fonte do Itamaraty.

 

Rota

A despeito do tradicional treinamento militar realizado em Goiás, destino da tropa, a passagem pela capital é inédita.

 

Nome na lista

Tem dedos do ministro palaciano e general Braga Netto nesse desfile. O grupo político de Bolsonaro já indica que o militar guardião do palácio será vice na chapa presidencial.

 

Tá na dele

O atual vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), quieto e estrategista, evita holofotes. Mas pode sair candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

 

Dançou

Quem muito sonhou e começou articulação para ser vice de Bolsonaro é a ministra da Família, Damares Alves – mas ela recuou por motivos ainda não explicados.

 

Gafe inaugural

Faltou energia ontem no meio do discurso do governador Belivaldo Chagas na inauguração do megacentro de convenções de Aracaju, com ministro do Turismo e outras autoridades na plateia. Sem graça, quando a luz acendeu, ele culpou a companhia de energia citando “problemas externos”.

 

Grita internacional

O jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio desembarcou na Costa Rica para denunciar a prisão do deputado federal Daniel Silveira (RJ) à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Cita que a prisão, decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, é inconstitucional. Silveira surgiu em vídeo atacando e ameaçando ministros do Supremo.

 

Patrão & empregados

Jerônimo Goergen começa esta semana a agendar reuniões com classes patronais e sindicatos. Ele foi escolhido relator do PL que prorroga desoneração da folha de pagamentos ate 2026. Tem ciência da importância do projeto para resguardar o patronato em tempos difíceis, e principalmente segurar os empregos.

 

Mais um

Surgiu no cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Partido Defensores, com CNPJ 42.926.744/0001-81 registrado em Brasília.

 

Direitão vem aí

Brasília sediou domingo uma reunião com a presença de vários pré-candidatos da direita conservadora e pró-vida a vagas eleitorais ano que vem.

 

Garimpo

O deputado federal Márcio Labre, do Rio de Janeiro, vai trocar o PSL pelo PTB. A ofensiva de Roberto Jefferson sobre parlamentares é nacional.

 

Esplanadeira

# Huggy lança ferramenta gratuita para ajudar empresários a evoluírem na utilização do WhatsApp Business. # Méliuz abre mais de 100 vagas para trabalho remoto. # Reserva Caiçara (RJ) e Surf Resgate (RJ) selam parceria com cursos para Arrais Amador e motonauta. # Plataforma Desenrola inicia operação no Rio de Janeiro. # West Shopping (RJ) promove Circuito Cultural Geek.


Ciro e Jair


Não é de hoje que o senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas (antigo PP), é o político mais poderoso do País, junto ao Governo federal, abaixo apenas do presidente da República, Jair Bolsonaro (FOTO). Ciro emplacou nomes em ministérios, em gerências e diretorias de bancos, é o padrinho do novo ministro do STF, Nunes Marques. Um cargo palaciano bem perto do gabinete presidencial seria questão de tempo. O próximo passo é filiar nos quadros do Progressistas, de volta, o presidente Bolsonaro – legenda de onde saiu quando estourou o escândalo do Petrolão, no qual figuraram numerosos parlamentares filiados ao então PP.

 

Agora, ministro

Na edição do dia 27 de janeiro, citamos que Ciro tornou-se a eminência parda do Governo junto ao Congresso, levando a Bolsonaro todo tipo de demanda.

 

Bye, bye

Depois que tomar posse na Casa Civil da Presidência, Ciro Nogueira terá de frear, e muito, suas idas para Miami.

 

Evangélico, e só

A Igreja Adventista do Sétimo Dia informa que o ministro Humberto Martins, presidente do STJ, não é pastor, apenas um membro. Um pastor tem relações trabalhistas, o que impediria suas funções na Corte.

 

De saída

O deputado federal Túlio Gadelha, que está de saída do PDT, teve uma longa conversa com o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) para filiar-se ao partido e formar uma aliança que viabilizasse sua candidatura ao Governo de Pernambuco.

 

Confusão

Túlio está à procura de outra legenda para ser majoritário ou tentar a sua reeleição. Já recebeu convites do PSB, do PT e do PL. Já sua ida para o Rede pernambucano seria a sua desgraça, pois o partido está dividido em vários grupos e a comissão provisória não é respeitada pelos filiados.

 

Ao pódio!

Aqui fica a torcida para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos. Com tantos problemas aqui e no mundo, muita gente esqueceu. Sim, teremos a Olimpíada de Tóquio.

 

Privatização vem aí

Os Correios já foram melhores. Houve tempo em que um Sedex normal despachado de uma cidade do interior chegava em dois dias a uma capital. Um envelope remetido em Teófilo Otoni (MG) no último dia 14 só chegou ontem a Goiânia.

 

Seguros

Os megavazamentos de dados e ataques de hackers a empresas e órgãos públicos acenderam a luz vermelha no setor privado. Setores como varejo, energia e saúde recorrem mais ao seguro de Riscos Cibernéticos contra prejuízos. No acumulado de janeiro a maio, o seguro para cobertura de Cyber Risks arrecadou R$ 34 milhões em prêmios, aumento de quase 145% em relação ao mesmo período de 2020. Os números são da Federação Nacional de Seguros Gerais.

 

Pela tangente

Alvo de reclamações seguidas na zona rural de Goiás por falta de energia, a distribuidora Enel resolveu indicar uma solução com os custos para o consumidor. Em vez de resolver o problema com reforça das linhões, criou um programa que financia kit de energia solar por nove anos, com cobrança parcelada na conta de luz. E a um preço não muito competitivo frente ao que há na praça. E sofre o produtor rural.

 

Decolou

A exemplo de Jundiaí, interior paulista, que tornou-se um hub e base de operações e de hangaragem para jatos executivos, o Estado do Rio de Janeiro ganhou o seu para esse tipo de operação fora da capital. Após três anos de inauguração, o Aeroporto de Maricá passa a operar por instrumentos (IFR) para voos noturnos.

 

GetNet resolveu

Quando a empresa resolve com eficiência e assume responsabilidades, é missão nossa publicar. A Getnet correu para solucionar problema de cliente que não recebeu seus pagamentos pela maquininha. Prometeu crédito para hoje. “A empresa afirma ainda que preza pela excelência e transparência nos serviços prestados, trabalhando constantemente para melhorar cada vez mais os negócios dos clientes”, informa.

 

ESPLANADEIRA

# Empresária Luciana Carmo cria “Achei4U Marketplace” pensado exclusivamente para lojistas da construção. # iFood lança campanha “de dentro pra fora” com foco na descoberta de novos talentos na empresa. # Smiles anuncia parcerias com Grupo Fleury e Housi para uso de milhas em serviços de saúde e moradia por assinatura. #GaussFleet expande atuação para mercado de construção e infraestrutura. #Inscrições para evento Reconecte 2021 acontecem até dia 26. # Havaianas fecha parceria com Confederação Brasileira de Surf e vira uniforme oficial do Time Brasil nas olimpíadas.


Águia ferida


O empresário Carlos Wizard foi blindado pela maioria dos senadores na CPI da Pandemia durante sua discreta passagem na Casa na quarta-feira. Sessão que terminou esvaziada com dois senadores. E a maioria deles elogiosos à sua trajetória, apesar de algumas alfinetadas por sua ligação com o presidente Bolsonaro. Foi o trabalho do advogado criminalista Alberto Toron entre gabinetes, amigo do metiê político de Brasília. Mas não será surpresa se, na próxima reunião de conselho, o grupo americano Pearson, controlador da marca Wizard, aprovar alteração do nome da rede de ensino de línguas para dissociar a imagem do empresário brasileiro que se queimou por aqui.

 

Fritura

O Partido Verde convidou o deputado federal Luís Miranda, já que o comandante do DEM em Brasília, Alberto Fraga, disse que ele é persona non grata.

 

Ninguém quer

Dois seguranças experientes recusaram convite para escolta de Miranda, cientes de que tem fama de mau pagador. E continua sem a Polícia Legislativa também.

 

Passou

As contas do presidente da República foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União, mas com 28 ressalvas. Na visão de palacianos, nada que manche o balanço.

 

Frita

Depois de meses sumido, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), um ex-aguerrido bolsonarista, apareceu gritando na porta do Palácio do Planalto chamando o presidente Bolsonaro para a briga. Nem os seguranças o reconheceram. Ganhou o apelido entre portas de Alexandre Frita. Frita qualquer um que lhe desagradar.

 

Doria aglomerou

Um grupo de deputados estaduais denunciou o governador de São Paulo, João Doria Jr, ao Ministério Público, por promover aglomeração de pessoas em evento em Marília.

 

Copo virado

O proprietário do conhecido Becks Bar em Curitiba mudou o nome para Becks Bar Fora Bolsonaro, sem medo. “Cliente que apoia genocídio de 500 mil brasileiros não fará falta (…) Eu prefiro falir com dignidade do que ir contra meus princípios”, avisou.

 

E o wi-fi?

A decisão pessoal do empresário lembra o que ocorreu Brasil adentro depois do impeachment de Dilma Rousseff. Muitos bares tinha a senha ‘Fora, Temer’ para wi-fi.

 

Segue o frevo

O senador Humberto Costa (PT) fez um comentário sobre o futuro político da deputada federal Marília Arraes, sua rival. Que ela fizesse campanha para renovar o seu mandato em Brasília. Só que a sugestão não veio de graça e Costa colocou o seu nome à disposição para suceder Paulo Câmara (PSB), no Governo de Pernambuco – numa aliança PT-PSB. Marília é pré-candidata pelo PT, mas sem compor com os socialistas.

 

Vestindo a camisa

Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública realizada em maio, ainda inédita, vai trazer interessante revelação: entre as instituições ligadas às forças de segurança, os policiais federais são os mais vinculados às suas entidades sindicais. De acordo com os dados, 75,2% dos agentes integram o sistema sindical.

 

Lisboa-Bahia

O artista plástico português David Arranhado, de passagem pela Bahia, conquistou os locais. Além de obras em Trancoso e Porto Seguro, acaba de concluir um painel de 40 m² na Nuhatê Casa Hotel na praia de Caraíva, litoral Sul. David tem obras na Turquia, Estados Unidos e Península Ibérica.


Povo topou a vacina


A rejeição às vacinas – pelo desencontro de informações e fake news nas redes sociais, principalmente – caiu gradativamente. No Brasil, nove em cada dez pessoas (93%) estão dispostas a se vacinar contra a covid-19 caso tenham a oportunidade. Este é o maior índice entre 15 países avaliados na pesquisa Covid-19 Vaccination Intent, realizada pela Ipsos com 9.890 entrevistados (856 brasileiros, com idades entre 16 e 74 anos). Esta é a quarta edição do levantamento. Em julho de 2020, 88% dos brasileiros disseram que se vacinariam caso tivessem a chance. O índice diminuiu dez pontos percentuais em dezembro, chegando a 78%. Em fevereiro de 2021, o percentual de pessoas dispostas a se vacinar foi de 89% e, em abril aumentou quatro pontos percentuais.

 

No mundo

Considerando todos os respondentes a nível global, segundo a Ipsos, o percentual de pessoas que tomariam a vacina é de 71%.

 

Frete

A rádio patrulha informa que o juiz Marcelo Bretas, muito criticado ultimamente, deve se mudar de seu endereço na Zona Sul do Rio por mais segurança.

 

Em campo…

O governador do DF, Ibaneis Rocha, deu um pontapé no escuro, há dois anos, mas acertou um golaço ao patrocinar o Clube de Regatas Flamengo no futebol e em outras modalidades esportivas. O BRB avançou nas contas digitais país adentro e no marketing da nacionalização da marca. Se isso renderá goleadas eleitorais, o tempo dirá.

 

…e no alambrado

E na arquibancada eleitoral, de olho nessa boa vitrine, o empresário Luiz Felipe Belmonte – marido da deputada federal Paula Belmonte e dono do time de futebol Real, do DF – apostou também. Fechou parceria do Real com escolinha de futebol do Flamengo. Ele é citado há mais de ano como potencial candidato ao governo do DF.

 

Bons ventos

Essa pandemia afastou muita gente de Brasília, com ou sem mandato. O ex-deputado federal Felipe Bornier, com reduto eleitoral em Nova Iguaçu e outras cidades da Baixada Fluminense, pega praia longe. Passa uma boa temporada num resort na praia de Cumbuco (CE), e praticando kitesurf.

 

Ele voltou

Direto da cadeia para as mesas das livrarias. O ex-deputado federal Eduardo Cunha é a atração do espaço Pátio Galeria, no Pátio Brasil Shopping, hoje à noite. Vai autografar seu livro “Tchau, querida – O diário do Impeachment”, no qual narra bastidores da queda de Dilma Rousseff protagonizada, em parte, por ele.

 

Aliás…

…Cunha, agora livre, quer rodar o Brasil divulgando o livro e sua versão. Uma forma de matar a saudade do jatinho.

 

De$trava

O prefeito João Campos pretende garantir um saldo para o caixa da Prefeitura do Recife de R$ 1,5 bilhão e assim investir em novas obras. Enviou para a Câmara de Vereadores da capital projeto de mudanças previdenciárias dos 19 mil servidores e planos de demissões voluntárias. Enquanto isso, a PF continua em cima da Secretaria de Saúde da gestão anterior, do aliado (sumido) Geraldo Júlio.

 

Consultas

Uma pesquisa da farmacêutica GSK revelou que 57% dos pais brasileiros desistiram ou adiaram algum compromisso ou consulta de saúde dos filhos na pandemia. Segundo a OMS, a interrupção na vacinação, mesmo que por um breve período, pode aumentar a probabilidade de surtos como sarampo, meningite, pneumonia, coqueluche, entre outras.

 

Gigantes da Inovação

Os grupos Giant – aceleradora de projetos – e Imagem&Credibilidade – consultoria em Comunicação em Brasília – uniram-se para premiar as ideias e os projetos que, nestes tempos difíceis, trouxeram inovação e superação ajudando a melhorar a vida dos brasileiros. É o ‘Prêmio Gigantes da Inovação’. Reconhecerá esforços em 12 categorias, entre elas Saúde, Tecnologia, Educação, Diversidade, Plataforma Digital. Mais

informações no https://www.premiogigantesdainovacao.com.br/

 

Esplanadeira

# Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ realiza jantar para 35 associados hoje. Os pratos serão entregues na casa dos convidados. # Doutor em História, Cesar Augusto de Carvalho lança livro de contos “Histórias de Quem”. # Escritor fluminense Gabriel Sanpêra lança obra “A ossada de um moleque”. # PET

South America e PET VET confirmam edições digitais, em setembro, e presencial, no fim de novembro.