Social


A beleza e simpatia da deputada federal Aline Gurgel.

 

 

Esta coluna registra e envia parabéns especial para a psicóloga Cláudia Oliveira, e a bela advogada Manuela Oliveira.
Mãe e filha dividindo as homenagens nessa data especial, em que comemoram idade nova. Felicidades! 

 

 

Toda a elegância de Nilma Melo, nesta quarta chuvosa de Macapá.

 

 

Novo Decreto

Governador Waldez Góes, assinou nesta terça, 19, novo decreto que determina novas medidas restritivas no estado para os próximos 7 dias, como forma de conter o avanço da covid-19.

Estão suspensas atividades esportivas coletivas como futebol, basquete e vôlei, por conta da aglomeração de público. Caminhadas e corridas respeitando, o distanciamento social, estão autorizadas. Academias também continuarão autorizadas, contanto que estejam de acordo com as medidas de proteção e de distanciamento social.

 

Sem shows

Também, no novo decreto, são mantidas suspensas as atividades em clubes de recreação, bares, boates, shows, balneários e similares.
Para os restaurantes, estão suspensos shows de artistas com bandas e som mecânico, sendo permitido apenas apresentação de voz e violão, sem danças e aglomeração em pistas de dança.

Agrupamento em vias públicas e a circulação de pessoas em praças, calçadas e logradouros públicos após às 22h também estão proibidas.

 

Apagão

A live “O Setor Elétrico e o Apagão no Amapá” ocorreu na última segunda, 18, com representantes do setor elétrico explanando sobre suas responsabilidades técnicas e operacionais, e suas limitações. Eles apresentaram mapas de atuação de cada instituição.

O Ministério Público do Amapá participou com o promotor de justiça Marcelo Moreira, que integra a força tarefa da instituição e a representa no Gabinete de Crise criado pelo Governo do Estado para montar e executar estratégias para resolver o apagão e suas consequências.

 

 

Para o promotor Marcelo Moreira, é importante a apuração dos fatos e a reparação dos danos aos consumidores e população em geral. Porém é necessário que os amapaenses sejam de fato ouvidos, e sugere uma ampla reunião com a participação de representantes da sociedade civil. 

 

 

Giro

 

Em ação no STF, senador Randolfe pede o provisionamento imediato de oxigênio nos estados em que houver insuficiência ou mera perspectiva de ausência nos próximos 30 dias. 

 

 

24 horas – O senador Randolfe Rodrigues protocolizou nesta quarta, 20, no STF, o pedido para que Governo Federal apresente, em no máximo em 24 horas, o planejamento para disponibilização de oxigênio para os estados da região norte.

Pela petição, o Governo Federal terá que especificar o estoque de oxigênio disponível na rede de saúde e, em especial, nos estados do norte do Brasil; e que faça o provisionamento imediato de oxigênio nos estados em que houver insuficiência ou mera perspectiva de ausência nos próximos 30 dias.

 

Vagas – O SENAI Amapá inicia o ano com 355 vagas disponíveis nas unidades de Macapá, Santana e Vale do Jari. As opções de cursos de qualificação são gratuitas e direcionadas para jovens entre 14 e 23 anos.

As inscrições serão realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro, pelo site www.ap.senai.br – área Matricule-se já.


Social


A linda e encantadora Ana Carolina em recente ensaio fotográfico de seus 7 aninhos.
Ela é filha do casal Isabella e Adivaldo Vitor Barros. 

 

 

Pra lá de elegante, a bela e querida amiga Raphaela Carrera, marcando presença em badalado casamento em Maceió. 

 

 

Em close especial, toda a descontração da bela Sara Núbia.

 

 

Cinema

O Cine Perifa, projeto vinculado ao Instituto Tarumã, abriu edital para seleção de estudantes interessados em atuar como bolsistas auxiliares no projeto.

Podem participar da seleção jovens macapaenses de 14 a 21 anos, regularmente matriculados em instituições públicas de ensino e interessados em cinema.Interessados só acessar o formulário de inscrição pelo linktr.ee/cine.perifa

 

Vacinação

Todos os estados brasileiros já começaram a vacinar sua população contra a Covid-19. A imunização começou em São Paulo, no domingo (17), minutos a Coronavac ser aprovada para uso emergencial pela Anvisa.

Aqui no Amapá, a vacinação deu o pontapé inicial em solenidade simbólica no Palácio do Setentrião, na manhã desta terça-feira, 19.

 

Amapá Jovem

Os jovens que foram habilitados na 6ª chamada do programa Amapá Jovem devem ficar atentos, porque o prazo final da entrega de documentos para análise social encerra nesta sexta-feira, 22, em todo o estado. Quem não entregar estará desclassificado do processo e não poderá ingressar no programa.

Para consultar se foi habilitado, é só acessar inscricao.amapajovem.ap.gov.br.

 

Os primeiros

No Amapá, uma enfermeira, um indígena e uma idosa foram os primeiros a serem vacinados.

Na solenidade de início da vacinação, o governador Waldez Góes pediu um minuto de silêncio em homenagem aos mais de 1 mil mortos no Amapá, dado registrado na segunda-feira.

 

Enfermeiros Demétrio Tiryó e Kátia Regina, logo após terem recebido a primeira dose da Coronavac. 

 

 

Giro

 

Prefeito Bruno Mineiro (Tartarugalzinho) marcou presença na solenidade de distribuição das vacinas aos municípios do Amapá. 

 

 

DISTRIBUIÇÃO – Após vacinar os primeiros amapaenses na capital, o Governo do Amapá iniciou a logística para distribuir as vacinas coronavac aos 16 municípios do estado.
Apenas para Oiapoque, Vitória e Laranjal do Jari será necessário fazer o transporte por via áerea.

 

1º LOTE – O Amapá recebeu a carga de 31 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac, destinada para iniciar a imunização contra a Covid-19.
Dessas, 15 mil serão destinadas a profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e 16 mil aos povos indígenas, atendendo ao plano nacional.


Social


Linda aniversariante do dia, Cinthya Cunha. Parabéns!

 

 

Esta coluna registra e envia parabéns especial para a PGJ do MP/AP, Ivana Cei, que comemorou idade nova, no último domingo, 17.
Dra. Ivana Cei, além de umas das mulheres mais elegantes do estado, é merecedora de todas as homenagens por sua postura e inteligência. Felicidades mil! 

 

 

Toda a beleza e descontração de Gabrielly Dantas

 

 

Prorrogação

Após sofrer pressão dos governadores, o ministro da saúde afirmou que todas as doses seriam enviadas ainda na segunda e que os estados já estariam liberados a começar a vacinar.

No evento em Guarulhos, ao lado dos governadores, o ministro da Saúde prestou solidariedade às vítimas da pandemia do novo coronavírus no país, que já vitimou quase 210 mil pessoas no Brasil.

 

Deslocamento

Aviões da Força Área Brasileira e caminhões equipados com refrigeração foram utilizados no processo de distribuição. Companhias aéreas também estão ajudando no transporte gratuito das doses para todos os estados.

Após divisão das doses, as gestões estaduais ficam responsáveis em levar as vacinas até os municípios. O Ministério da Defesa deve ajudar na logística em todo o país.

Os primeiros voos que saíram de São Paulo, primeiramente para o Distrito Federal e para as capitais de 10 estados, foram: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

 

Vacinação

Governador Waldez Góes marcou presença na solenidade de liberação dos primeiros lotes de vacinas.

Para o estado foram destinadas 15 mil doses, que deverá começar a imunização nesta terça, 19.

 

 

Governador Waldez Góes ao lado do ministro Pazuello, na solenidade de entrega dos primeiros lotes, no aeroporto de Guarulhos, na manhã desta segunda, 18, em São Paulo. 

 

Giro

 

Juiz Luciano Assis, ladeado pela esposa Karla, e as amigas Stella Ramos e Nilma Melo, brindando a amizade e a vida. 

 

Sarampo – O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 18, a varredura vacinal contra o sarampo. O trabalho vai levar a imunização de casa em casa em sete municípios: Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão, Porto Grande, Vitória do Jari e Oiapoque.

Foram escolhidas cidades com maior incidência de casos e também com fronteira com o Pará ou a Guiana Francesa. Para desenvolver a imunização, o Governo do Estado preparou e capacitou 300 profissionais de saúde dos municípios.

 

Live – A tragédia do Novo Amapá completou 40 anos no dia 6 de janeiro de 2021, e para marcar a data a CIA Super Nova irá realizar no dia 29 de janeiro, às 20h, uma live com o tradicional espetáculo que é encenado todos os anos.

A peça “O Novo Amapá”, que é apresentada desde 2012, será transmitida pela página do Facebook devido a Pandemia da COVID-19.


Social


Linda e alegre Alice Pimentel, na espera ansiosa pelo filho Guilherme.

 

Toda a beleza e simpatia do jovem casal Aline Oliveira e o marido Fabiano Gonzalez aproveitando dias de descando em Floripa. 

 

Palmas para a bela empresária Thaís Monteiro, que comemorou idade nova neste sábado, 16. Felicidades mil!

 

 

Prorrogação

Macapá teve prorrogado mais uma vez o decreto com restrições para atividades econômicas e sociais para prevenção da Covid-19.

Não foram incluídas novas determinações em relação às regras que valiam desde o dia 7, elas apenas foram renovadas por mais 15 dias a partir deste sábado (16). O decreto vale até o dia 30 de janeiro.

 

Baladinhas

Enquanto isso, bares mudam as modalidades de atendimento para restaurantes, mas alguns, segundo denúncias, estão promovendo festas, e pior, sem qualquer cuidado com as regras sanitárias.

Sem fiscalização, as baladas devem continuar e com muita aglomeração.

 

Novo Decreto

As medidas de ambos os Executivos acontecem mesmo após a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) anunciar que o Amapá entrou na 2ª onda da pandemia, e ainda a Justiça recomendar a adoção de “lockdown” no estado.

O novo decreto de restrições foi anunciado pela prefeitura na noite de sexta-feira, 15.

 

Medidas restritivas

Promotora de Justiça Fábia Nilci, em reunião virtual do Comitê Estadual de Saúde, na sexta, 15, defendeu a adoção imediata de medidas restritivas, visando diminuir a circulação de pessoas e, com isso, reduzir a proliferação do novo coronavírus no Estado.

Nilci questionou, ainda, os números de ocupação de leitos apresentados pela SESA, e constatou que – atualmente – 100% dos leitos de UTI já estão ocupados.

 

 

Pedromar Valadares, que coordena o Comitê Médico de Combate à Covid no estado, alertou em programa de rádio, que a dura realidade vivenciada no Amazonas não está distante de chegar ao Amapá. Projeções mais pessimistas dão conta de que em seis semanas o caos pode se instalar no estado. 

 

 

Giro

 

Promotora Fábia Nilci questionou números de ocupação de leitos apresentados pela SESA, e reforça a necessidade de novas medidas para diminuir circulação de pessoas. 

 

Pesquisa – O Ministério do Turismo vai ouvir os consumidores brasileiros para avaliar a retomada de viagens no país.

A Pasta já iniciou a Pesquisa de Sondagem ao Consumidor que tem o objetivo de conhecer e analisar a opinião do público quanto à expectativa de realizar viagens a lazer nos próximos meses e à percepção de segurança dos viajantes em um cenário de pandemia.

Os resultados devem ser divulgados a partir de março deste ano.

 

Enem – Justiça Federal no Amapá indeferiu pedido de tutela de urgência para adiar a aplicação das provas do Enem no estado, sem prejuízo de nova análise após novas informações e dando vista ao Ministério Público Federal. As provas vão ocorrer neste domingo, 17, e 24 de janeiro.

A decisão foi tomada no julgamento do mandado de segurança em ação popular, protocolada na sexta, 15, assinada pelo advogado Ruben Bemerguy.


Social


Senador Randolfe na companhia do anfitrião do Butantan, o diretor Paulo Capelotto, que recebeu a comitiva do Amapá e apresentou o instituto e a vacina da empresa Sinovac.

 

 

Prefeito Antônio Furlan e a primeira-dama Rayssa Furlan, na visita ao Instituto Butantan, em SP, para conhecer a produção da vacina coronavac. Eles somam à comitiva de gestores a convite do senador Randolfe Rodrigues. 

 

 

A linda Maria Luiza Gurgel festeja 13 anos feitos e bem feitos. É filha do casal de deputados Vinícius e Luciana Gurgel. Parabéns!.

 

 

Agendamento

O Setap lançou nesta sexta, 15, o serviço de agendamento de cadastro e recadastro da meia-passagem pelo WhatsApp.

Através do número 98806 5337 o estudante poderá solicitar o cadastro, o recadastro, agendar a retirada do cartão eletrônico, ou tirar dúvidas sobre a 2ª via do cartão de meia-passagem. O usuário pode agendar atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendente irá orientar quais os documentos necessários.

 

Trilha

Grupo de gestores ambientais, guias de turismo, agentes de viagens, pilotos de barcos e motoristas, vai realizar uma ação de limpeza e manutenção da trilha ecológica das Samaúmas e praia Recanto da Aldeia, na Ilha de Santana, neste sábado, 16, das 8h às 17h.

O projeto visa organizar essas trilhas e colocá-las no mapa da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade.

 

Novo Decreto

Em novo decreto, a prefeitura de Santana determinou que os restaurantes não tenham atividades de bar, nem pista de dança e nem festas. As restrições já valem desde a quinta, 14, e seguem pelo menos até terça-feira, 19.

O documento também altera os horários permitidos de funcionamento dos restaurantes: antes até as 22h, agora eles podem atender das 11h às 15h e das 19h às 23h. Os empreendimentos podem funcionar 24 horas por dia só com os atendimentos via delivery, drive-thru e expresso.

 

 

Prefeito Bala Rocha (STN) cumprindo agenda em SP sobre o fornecimento da CoronaVac. Além de visitar o Instituto Butantan e conhecer a estrutura usada para o desenvolvimento da vacina, ele esteve reunido com o governador Dória para discutir a criação de parcerias, e garantir o fornecimento da vacina ao município santanense. 

 

 

Giro

 

Bela e dedicada diretora técnica do Sebrae no Amapa, Marciane Santo comemora aniversário neste sábado. Felicidades!!

 

 

Política de Privacidade – O WhatsApp anunciou nesta sexta-feira (15) que irá adiar o início de sua nova política de privacidade para 15 de maio – a data anterior era 8 de fevereiro.

Desde a quarta (6) passada, o aplicativo vem avisando as pessoas sobre os novos termos, que prevê o compartilhamento de novos dados com o Facebook.
A extensão do prazo servirá para que as pessoas “tenham mais tempo de entender a política”, segundo o aplicativo.

 

Segurança Nacional – Os dois milhões de doses da vacina de Oxford que devem chegar ao Brasil neste final de semana já têm destino certo.

O Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde fica atrás do aeroporto de Guarulhos. É lá também que devem ficar armazenadas tanto as doses da vacina de Oxford quanto as do Butantan, a Coronavac. O Instituto está pronto pra encaminhar para lá as 6 milhões de doses da vacina, que já estão armazenadas.

O prefeito de Guarulhos, Guti (PSB), pediu a presença das Forças Armadas no local.

 

Segunda Onda – A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/AP) confirmou na manhã desta sexta-feira (15) que o Amapá vive o início da segunda onda do novo coronavírus.

De acordo com o relatório da semana epidemiológica 01/2021, o Amapá tem cinco municípios em risco moderado e 11 em risco alto.


Social


Linda e sorridente Amanda Ribeiro.

 

 

A linda e graciosa princesa Ana Carolina, recebendo o carinho mais que especial da maninha Maria Luíza Furlan, pela passagem de seu aniversário. Aninha completa 7 aninhos.
Ela é filha do querido casal de médicos Adivaldo e Isabela Vítor Barros. 

 

 

Amiga Narjara Costa mandando muito bem na apresentação do Balanço Geral, da Record.

 

 

Janeiro Roxo

Manchas de diversas colorações entre esbranquiçadas, avermelhadas ou acobreadas em qualquer área do corpo com perda total ou parcial de sensibilidade devem ser um sinal de alerta pois são sintomas da hanseníase.

O mês de janeiro é marcado pela cor roxa e tem no último domingo do mês o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, que este ano cai em 31 de janeiro.

 

Prova suspensa

A Justiça Federal do Amazonas suspendeu a realização da prova do Enem no estado.

De acordo com a determinação, as provas devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo poder executivo estadual, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.

Mas o INEP informou no fim do dia, que o MEC está recorrendo da decisão.

 

Doação

O Ministério Público do Amapá, através dos servidores Telma Duarte e Marco Ravel, fez a doação de móveis e equipamentos a Coordenadoria do Ambulatório de Atenção a Crise Suicida da Unifap.

A iniciativa de doação dos bens teve como motivação o interesse público do melhor atendimento e prestação de serviços de saúde mental à sociedade amapaense, por intermédio dos entes beneficiados, como também atender a observâncias legais.

 

A servidora do MP, Carla Pena, fez a entrega do Termo de Doação ao reitor da Unifap, doutor Júlio César Sá de Oliveira. Ele disse que o MP-AP vem desenvolvendo um ótimo trabalho na busca de melhorias dos serviços e atendimento à população. 

 

Giro

 

Dia de muitas comemorações pelo aniversário da bonita Helena Dias. Felicidades!

 

 

Vacinação – O ministério da Saúde diz que os estados têm autonomia para montar campanhas de vacinação contra Covid-19 locais, desde que o imunizante tenha sido aprovado pela Anvisa.

A pasta esclareceu que estados, municípios e o Distrito Federal podem fazer a adesão diretamente com os fornecedores das vacinas, desde que registrem diariamente os dados da aplicação das vacinas e de eventuais eventos adversos em um sistema do Ministério, como previsto na Medida Provisória das vacinas, editada na última semana.

 

Proibição – O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assinou decreto que proíbe embarcações com passageiros do Amazonas a entrarem no Estado.
Em vídeo divulgado, o governador classificou a medida como preventiva e justificou como uma forma de proteger os cidadãos paraenses de um aumento do número de casos e hospitalizações.

 

Imunização – Especialistas afirmam que, mesmo que o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil se confirme para janeiro, o País só deve observar uma redução expressiva na transmissão do coronavírus no final de 2021.

O diretor do Instituto Butantã explicou que o primeiro impacto da campanha de imunização será a diminuição de óbitos e internações hospitalares pelo coronavírus, o que deverá ocorrer a partir de abril. Somente meses depois, com a vacinação de mais brasileiros além dos grupos prioritários, veremos o controle da pandemia.


Social


Linda e sorridente Helena Vieira.

 

 

Toda a beleza e elegância da jovem aniversariante do dia, Cristiane Ferreira. Parabéns!

 

 

Em clic especial a bonita Fernanda Couto.

 

 

Prioridade

Ministro Pazuello afirmou ontem, durante coletiva, que Manaus será a primeira capital a receber a vacinação. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus.

Vacinação acontecerá ainda em janeiro e será distribuída simultaneamnte em todos os estados, na sua proporção de população, mas Manaus terá essa prioridade, porque atravessa período difícil nessa pandemia com a segunda onda.

O ministro da Saúde ainda revelou que sua família reside na capital amazonense.

 

Autorização

A Anvisa informou que está prevista para o próximo domingo, 17, reunião decisiva sobre pedidos de autorização para uso emergencial, temporário e experimental das vacinas do Instituto Butantan e da Fiocruz contra a Covid-19. A data é o penúltimo dia do prazo estabelecido pela própria agência como meta para análise dos pedidos.

As duas instituições apresentaram suas solicitações de uso emergencial à Anvisa.

 

Imunizante

O senador Randolfe Rodrigues esteve na terça, 12, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde foi recebido por uma equipe de pesquisadores e pela presidente da entidade, Nísia Trindade Lima.

Randolfe foi discutir a melhor alternativa para a distribuição da vacina contra a covid-19 produzida pela FioCruz, a AstraZeneca. Após visita à Fiocruz, o senador Randolfe seguiu para Brasília onde também cumpriu agenda, nesta quarta, 13, pela vacina.

O parlamentar embarca nesta quinta, 14, para São Paulo onde, junto com seis prefeitos de municípios amapaenses, visitarão o Instituto Butantan para, também, tratar sobre a liberação do imunizante para o Amapá.

 

 

Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, até abril serão produzidas 50 milhões de doses da vacina, e chegando em julho com produção de 100 milhões de doses. O primeiro lote fica pronto em fevereiro. 

 

 

Giro

 

Dia mais que festivo para a bonita Sabrina Rodrigues, que comemora hoje seus 18 anos. Felicidades!

 

 

Novo espaço – As escolas estaduais Professora Ruth Bezerra e Serafini Costaperária, na zona norte de Macapá, agora contam com Sala de Planejamentos Pedagógicos.
O ambiente foi planejado para ser um local de integração e de troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos.
Os novos espaços contam com computadores com acesso à internet, projetor e tela de projeção, painéis para visualização das metas, indicadores e principais informações da escola.

 

Curso – O Governo do Amapá, em parceria com a Nova Escola e o governo britânico, oferece curso de língua inglesa para professores das redes de ensino estadual e municipal para contribuir na qualificação dos docentes. As inscrições já estão abertas.
O programa, intitulado Skill For Prosperity, é voltado exclusivamente para professores de língua inglesa, que pretendem desenvolver o ensino e aprendizagem do idioma nas escolas públicas do Brasil. Caso o candidato já tenha experiência como o ensino da língua, poderá ser um formador.

 

Chamada Escolar – A Prefeitura de Santana realizará nesta quinta, 14, um encontro para informar melhor a população sobre a Chamada Escolar 2021. Na ocasião, todas as orientações serão repassadas pelo prefeito Bala Rocha e pela secretária municipal de Educação, Cristiane Vilhena.
O encontro acontecerá na Universidade Aberta, às 9 da manhã, e obedecerá às medidas de prevenção contra a Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara.


Social


Linda Gabriela Ferreira em dia muito especial da comemoração de seus 15 anos. Parabéns! 

 

 

Parabéns especial à querida colega jornalista Cleide Freires pela passagem de seu aniversário. Felicidades e sucesso sempre!

 

 

A bela blogueira Sand Guimarães em close especial, em dias de férias em Fortaleza/CE.

 

 

Agenda

Senador Ranfolfe Rodrigues já está em agenda intensa fora do estado para tratar da distribuição da vacina contra a covid-19 em todos os municípios do estado.

O primeiro compromisso dele foi no Rio, na Fiocruz, onde foi apresentada a vacina desenvolvida pela a Universidade de Oxford.

As demais reuniões serão em São Paulo, com alguns prefeitos amapaenses, na próxima sexta, 15, no Instituto Butantan, para conhecer a vacina CoronaVac, onde a comitiva será recebida pelo diretor Dimas Covas. Em seguida, encontro agendado com o governador João Dória.

 

Fechado

O Bioparque da Amazônia seguirá fechado por tempo indeterminado. A suspensão da visitação ao público atende às medidas do decreto municipal que estabelece a suspensão de atividades econômicas e sociais que gerem aglomeração.

O parque, que reúne diversas atrações como trilhas, arvorismo, visitação de animais, está fechado desde 24 de dezembro.

 

Justificativa

O eleitor que deixou de votar no primeiro turno das Eleições Municipais 2020 do dia 15 de novembro e não justificou, poderá realizar a justificativa até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno). As datas são válidas somente para os 15 municípios do Amapá que tiveram o primeiro turno das eleições no dia 15 de novembro, exceto Macapá.

A justificativa pode ser feita somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro turno da eleição, terá de justificar a falta.

 

 

Âncora do Programa Café com Notícia, jornalista Ana Girlene, acompanhada por Luiza Nobre e Laura Machado, fechando parceria com Marciane Santo, para novo quadro no programa, com o tema Empreendedorismo Feminino.

 

 

Giro

 

Senador Randolfe cumprindo agenda hoje no Rio de Janeiro, na Fiocruz, conhecendo de perto a produção da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

 

Vacinação – O Ministério da Saúde prevê começar a vacinação contra a Covid-19 entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. As duas vacinas que pediram o uso emergencial – CoronaVac e Oxford – são administradas em duas doses.
Segundo o plano de imunização do governo, todas as pessoas serão vacinadas, mesmo que não apresentem algum documento. É só informar o número do CPF ou apresentar o Cartão do SUS.

 

Repactuação – O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta terça, 12, a repactuação do programa Criança Alfabetizada, que tem o foco na aprendizagem dos alunos para a alfabetização no tempo certo.
O termo de adesão foi assinado durante o Fórum dos Prefeitos Eleitos e Reeleitos, promovido pelo Governo do Amapá com objetivo de tratar de assuntos relacionados à gestão integrada entre municípios e o governo, como o sistema de parcerias para o desenvolvimento das cidades.

 

No limite – Integrantes da cúpula do Ministério da Saúde consideraram a eficácia da Coronavac, de 50,38%, “no limite” e afirmaram que vão aguardar um veredito da Anvisa quanto à segurança do imunizante antes de uma manifestação técnica sobre o assunto.
Na prática, o índice aquém das expectativas, e mais do que isso, a forma com que foi divulgado, reafirmou a importância de uma análise criteriosa pela Anvisa.
O Instituto Butantan se viu obrigado a divulgar os dados depois que a Anvisa condicionou a avaliação do pedido de uso emergencial da vacina à publicidade das informações.


Social


Bela Gabryelly, quando festejava, no último fim de semana, seus 15 anos de idade. Felicidades! 

 

 

Aprovadíssima na OAB, bela advogada Thaís Rodrigues enche o papai de orgulho. Ela é filha do senador Randolfe Rodrigues.

 

 

Em close especial, a linda debutante Jeniffer.

 

 

Ação

Uma ação movida na Justiça por organizações estudantis e institutos da área de educação e uma carta de mais de 45 associações ligadas a ciência questionam a segurança sanitária para a realização do Enem 2020, marcada para acontecer nos próximos fins de semana,neste domingo, 17, e no próximo, 24.

O Enem 2020 tem 5,78 milhões de candidatos confirmados. Originalmente, o exame seria feito em novembro, mas foi adiado devido à pandemia.

 

Prouni

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 abrem nesta terça, 12, e se encerram às 23h59 de sexta, 15.

Para se inscrever, é preciso acessar o site oficial do programa: prouniportal.mec.gov.br, escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

 

Primeira Empresa

Governador Waldez Góes inaugurou nesta segunda, 11, a Sala de Atendimentos para receber interessados nos financiamentos oferecidos pelo programa Minha Primeira Empresa, que vai selecionar 60 potenciais planos de negócios.

As inscrições de projetos seguem até 30 de janeiro e podem ser efetuadas no site http://www.ageamapa.ap.gov.br ou no novo espaço, que funciona na Agência Amapá), na Avenida Cônego Domingos Maltês, bairro do Trem. A entidade será responsável pelo cadastramento e financiamento dos projetos.

 

 

O Minha Primeira Empresa faz parte da iniciativa Amapá Mais Forte, para o fortalecimento da economia e do empreendedorismo local. O programa é de autoria da deputada estadual Marília Góes e tem parceria com o Sebrae.

 

Giro

 

O presidente do Tjap, desembargador João Lages, quando recebia primeira visita institucional do prefeito Antônio Furlan e da vice-prefeita Mônica Penha.
Visita faz parte de peregrinação institucional dos novos gestores municipais.

 

 

Live – Com o objetivo de esclarecer sobre as atribuições e responsabilidades de cada instituição que compõe o setor elétrico na ocorrência do apagão e racionamento de energia no estado, de 03 a 24 de novembro de 2020, o Tjap realizará a Live a “O Setor Elétrico e o Apagão no Amapá”.

Iniciativa da Coordena pelo desembargador Carlos Tork, a Live será transmitida pelo canal da EJAP no YouTube, na próxima quarta-feira (13/01), das 16 às 18 horas.

 

Leilão – O aeroporto de Macapá deverá ser leiloado e concedido à iniciativa privada em 2022, conforme planejamento do governo federal.

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) definiu neste início de ano quais empresas vão planejar como pode acontecer a concessão.

A licitação que inclui o terminal do Amapá será nos mesmos moldes das que estão sendo feitas atualmente pela Infraero, em “blocos”, onde o arrematante levará a operação em aeroportos próximos.

 

Meia-passagem – O cadastro e recadastro do benefício da meia-passagem nos ônibus será feito em 2021 por agendamento, inicialmente.

Por telefone, o estudante poderá solicitar o cadastro, o recadastro, agendar a retirada do cartão eletrônico, fazer recargas, ou pedir a 2ª via do cartão de meia-passagem.

O usuário pode agendar atendimento das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, pelo número (96) 3222-7988.


Social


Em close, toda a simpatia da secretária municipal de saúde de Santana, Ithiara Madureira. 

 

Em close, toda a simpatia da secretária municipal de saúde de Santana, Ithiara Madureira. 

 

Toda a beleza de Eduarda Jucá.

 

 

Vagas

Através do Programa Universidade Para Todos (Prouni), são oferecidas, para o primeiro semestre de 2021, 510 vagas em 4 municípios no Amapá.

A seleção, que oportuniza bolsas parciais e integrais em universidades particulares, abre as inscrições na próxima terça, 12, que seguem até sexta, 15.

O Ministério da Educação liberou esta semana a consulta das bolsas disponíveis. Este ano há metade do que foi ofertado no mesmo período de 2020.

 

Alagado

Parte da área de embarque do Aeroporto de Macapá ficou alagada na tarde da última sexta, 8, durante uma chuva. A Infraero informou que, apesar do problema, não houve transtornos aos passageiros que estavam embarcando no momento.

Em vídeos feitos por uma passageira, publicados em redes sociais, dá pra ver uma grande quantidade de água caindo do teto da sala.

 

Imunização

O governo federal estima que terá de vacinar quase 69 milhões de pessoas para que a imunização dos grupos prioritários seja concluída no país. O mapa da vacinação em 2021 foi apresentado pelo Ministério da Saúde aos estados na última semana.

O plano nacional de imunização prevê a vacinação desses grupos em quatro fases. Só de profissionais de saúde, que estão na primeira fase, são quase seis milhões de pessoas, indica o documento.

O governo estima ainda que há 4,4 milhões de Idosos de 80 anos ou mais a serem imunizados.

 

 

Dona Ana Maria Vieira (mãe de Clécio), ladeada por suas duas filhotas, Clícia e Cliciane, curtindo as belezas de Serra do Navio.

 

Giro

 

Prefeito de Santana, Bala Rocha, em visita ao governador Waldez Góes.
Na pauta do encontro, Mobilidade Urbana e Plano de Vacinação Estadual contra o novo coronavírus. 

 

Encontro – A medalha de ouro de 2021 de melhor dieta foi para a dieta mediterrânea pelo quarto ano consecutivo, segundo o ranking anual divulgado pela revista “US News & World Report”.

O segundo lugar teve um empate entre a dieta DASH, caracterizada pela adoção de um hábito alimentar para reduzir a pressão arterial, e a dieta flexitariana (ou semivegetariana), que segue o vegetarianismo na maior parte do tempo, mas é flexível o suficiente para permitir um hambúrguer de vez em quando.

 

Vacina – O Instituto Butantan confirmou neste sábado (9) que o governo federal incorporou todas as doses da Coronavac, desenvolvida em parceria pelo Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac, no Plano Nacional de Imunização (PNI) e deve gerir o calendário de distribuição das vacinas em todo o país.

A expectativa do instituto e do Ministério da Saúde é que a distribuição da vacina comece em até 48h depois da liberação do uso emergencial da Coronavac pela Anvisa.