Última hora Polícia Política Cidades Esporte

Ziulana Melo

Social

Em close especial, com votos de muitas felicidades,
a linda debutante Gabrielly Maria que comemorou
seus 15 anos, no último fim de semana.

 

 

Simpático e elegante casal Mayrssa e Joandro,
no disputado Prêmio Dolmã, na última sexta, 12. 

 

 

Chef Geane Gomes ganhou o Prêmio Dólmã Estadual
e o Restaurante 313 foi novamente eleito o Melhor Restaurante do Amapá.

Premiação aconteceu na sexta, 12, no Nuance Eventos.

 

 

Agosto Lilás

Nesta terça, 16, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos promove o “Encontro Agosto Lilás” que contará com a palestrante, promotora Andrea Guedes, titular da 2ª Promotoria de Defesa Criminal da Mulher. O evento será no auditório da Ueap.

O encontro faz parte da campanha Agosto Lilás, que reforça a importância de prevenir e enfrentar a violência contra a mulher. Na ocasião, serão realizadas escutas e roda de conversa com depoimentos, esclarecimento de dúvidas e mensagens de apoio.

 

Flimac

No período de 18 a 21 de agosto, acontece o primeiro Festival Literário de Macapá, com o objetivo de consolidar e promover o incentivo e difusão da leitura na capital amapaense. O evento conta com a participação de mais de 80 artistas amapaenses, de diversos segmentos.

A abertura oficial do FLIMAC 2022 será na Unifap. Os demais dias do evento serão realizados em espaços que oportunizem a ampla participação da sociedade.

 

Dolmã

A amapaense Floraci Dias foi eleita a melhor chef do Brasil pelo Prêmio Nacional Dólmã de Gastronomia 2022.

Premiação aconteceu na noite da última sexta, 12, na Nuance Eventos.

Flora, como é conhecida, se destacou por apresentar a rica cultura e o sabor da região para todo o país.

 

Flora Dias conquistou na última sexta, 12,
o Prêmio Dólmã, conhecido como
“Oscar” da gastronomia brasileira.

 

Giro

 

Presidente Rommel Araújo (TJAP) em tratativas
com a diretoria do Sebrae/AP para implantação
do Projeto Parceiro Digital. 

 

Doutorado – De 22 de agosto a 22 de setembro estarão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas no processo de seleção de candidatos para ingresso no curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-Bionorte), do Instituto de Ciências Biológicas da UFPa.

As vagas serão distribuídas de acordo com a coordenação estadual, onde há orientadores habilitados. Dezessete vagas foram ofertadas para a Unifap. Maiores informações é só contactar pelo fone (96) 4009-2812.

 

Parceiro Digital – Na manhã desta segunda, 15, o Tjap e o Sebrae estiveram reunidos para tratativas referentes ao projeto Parceiro Digital.

O objetivo do projeto é proporcionar acesso virtual à Justiça para pessoas sem acesso à rede – sem pacote de dados ativo no smartphone ou assinatura residencial de internet – e viabilizar o contato com o TJAP sem precisar sair de casa para isso.

Social

Em close, a bela e querida Juliana Corrêa 

 

 

Um brinde à alegria e simpatia da querida amiga
Karla Torres que comemora idade nova. Parabéns! 

 

 

Dia de muitas comemorações para a bonita
Jorlene Silvério pelo seu aniversário. Felicidades! 

 

 

Enchefs

Iniciou na quarta, 10 e finalizou nesta quinta, 11, o Festival Gastronômico Enchefs Brasil, que comercializou 10 pratos produzidos por chefs amapaenses.
Programação, que também teve apresentações da cozinha show, ocorreu ao lado do Teatro das Bacabeiras.

 

Dolmã

A edição 2022 do Prêmio Nacional Dólmã acontece nesta sexta, 12, no espaço Nuance Eventos, em Macapá.

Conhecido como “Oscar da Gastronomia Brasileira”, o prêmio reconhece e dá visibilidade ao trabalho dos profissionais da área em todo o país. Pela primeira vez, os ingredientes e sabores de Macapá serão destaque.

Na categoria estadual, três chefs disputam o prêmio, são elas: Clara Gato, Geane Nunes e Landa Leão. Representando a categoria regional, a chef Floraci Dias concorre ao prêmio.

 

Dia do Garçom

Com 50 anos dedicados a profissão de garçom no Amapá, Manoel Nunes Castelo, o “Castelo”, tirou o dia de ontem, quinta, 11, pra receber homenagens pela profissão exercida por ele com dedicação e muito zelo.

Seu Castelo, aos 72 anos de idade, acorda cedo todos os dias para fazer o que mais ama, sendo respeitado e valorizado pelo excelente trabalho. Só na gestão pública municipal, ele presta serviço há 26 anos, reconhecido por todos os funcionários da Prefeitura de Macapá.

 

O garçom Castelo já serviu oito presidentes da república,
nove governadores e cinco prefeitos de Macapá,
desde o Comandante Barcellos até o Dr. Furlan.
A única autoridade que não atendeu ainda na terra,
foi o Papa que sonha um dia em dar um copo com água para ele. 

 

Giro

 

Aylla Vitória, aluna da Escola Lúcia Neves Deniur,
conquistou pódio na modalidade de atletismo, em Brasília.

Ela foi ouro no 1º dia das Paralimpíadas Escolares, em Brasília. 

 

Agosto Lilás – A esquina da Avenida Fab com a rua General Rondon foi o ponto de concentração da Biltz Agosto Lilás, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá e parceiros.

A ação, que ocorreu na tarde da última quarta, 10, integra a programação da campanha mensal que teve início no último dia 1º de agosto com a abertura Oficial do Agosto Lilás no monumento Marco Zero do Equador.

 

Ouro – Aylla Vitória é a primeira estudante da rede municipal de ensino a conquistar uma medalha de ouro na etapa regional das Paralimpíadas Escolares.

Portadora de paralisia cerebral, Aylla já esteve de frente com o preconceito de pessoas que não acreditaram no seu potencial. Parabéns!

Social

Angelical e doce, a bela Maria Luiza comemora
aniversário hoje. Feliz 15 anos!. 

 

 

Dia de muita festa para Bárbara Pessoa.
Comemora logo mais seus 18 anos. Felicidades!. 

 

 

Parabéns mais que especial ao amigo querido Adivaldo Vítor Barros,
que comemora idade nova. Na foto, ao lado de sua amada
Isabella Vítor Barros. Sucesso e muitas felicidades! 

 

 

Concurso

Governador Waldez autorizou contratação da Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora do concurso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A previsão é que o edital seja lançado no mês de setembro com cargos para os níveis superior e médio.

O certame trará vagas para diversas áreas de atuação, como assistente administrativo de trânsito, analista de contabilidade e controle, analista jurídico em trânsito, analista de gestão de trânsito, analista de tecnologia da informação, educador de trânsito, tradutor e intérprete em libras, médico perito de trânsito e psicólogo perito em trânsito.

 

Paralimpíadas

O primeiro dia de competições na fase regional das Paralimpíadas Escolares, realizada em Brasília, começou com vitória para a delegação amapaense: a equipe já conquistou 27 medalhas, sendo 15 medalhas de ouro, 7 de prata e 5 de bronze.

O evento esportivo começou nesta quarta, 10, e segue até sexta, 12, reunindo atletas dos estados de Roraima, Acre, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, e o Distrito Federal.

 

Educação no Trânsito

Para engajar ainda mais o retorno das aulas presenciais da rede estadual, o Governo do Amapá promove a campanha: “Volte às aulas com Educação no Trânsito”.

A iniciativa busca alertar e informar crianças e adolescentes sobre comportamentos corretos, que devem ser estabelecidos no trajeto de casa/escola/casa com segurança.

A campanha é coordenada pelo Detran/AP e realizada desde 2016, sempre no período de retorno das aulas, nos meses de março e agosto.

 

A animação da garotada no início da campanha de
Educação no Trânsito com alunos das escolas públicas.
Iniciativa alerta e informa crianças e adolescentes sobre
comportamentos corretos para segurança no trânsito. 

 

Giro

 

PGJ do MP-AP em exercício, Nicolau Crispino e a comandante da PM/AP,
coronel Heliane Braga, assinando Termo de Cooperação
Técnica para qualificação da corporação. 

 

Qualificação – Na quarta, 10, o MP-AP, TJAP e Polícia Militar do Amapá, foi assinada na Procuradoria-Geral de Justiça, Termo de Cooperação Técnica com Polícia Militar para promover a qualificação de policiais militares em noções de Práticas Restaurativas.

O objetivo é que os agentes de segurança possam atuar como facilitadores de círculos e multiplicadores nos Batalhões da corporação.

 

Injúria – Ato que envolva discriminação contra pessoa em razão da condição de pobreza poderá se tornar crime de injúria. É o que propõe Projeto de Lei do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Pela proposta, o preconceito contra pobre também poderá qualificar crime de homicídio e majorar o crime de lesão corporal praticado pela mesma razão.

Social

A PGJ do MP-AP, Ivana Cei e o maridão Glauco Cei
curtindo férias em Porto Moniz, na Ilha da Madeira, em Portugal.

 

 

Parabéns à querida Nathália Jucá, médica competente,
fiha de Neura Jucá e Badú Picanço, que festeja idade nova. Felicidades!

 

 

A simpatia e o sorriso encantador de Maria Isabel
que comemora aniversário nesta quarta, 10. Parabéns!

 

 

Coquetel

O Concurso Brasileiro de Coquetelaria 2022, realizado como parte da programação do festival Enchefs Brasil, vai escolher o melhor barman/barwomen, bartender ou mixologista do Brasil.

O vencedor terá a oportunidade de ser o representante nacional da coquetelaria.

Concurso acontece de 10 e 11 de agosto, ao lado do Teatro das Bacabeiras com entrada gratuita.

 

Estágio

Estão abertas até 19 de agosto as inscrições gratuitas para 20 vagas de estágio na Defensoria Pública. A seleção é destinada a acadêmicos que estudam a partir do 6º semestre do curso de direito.

A bolsa ofertada é no valor de R$ 900. Os inscritos deverão realizar uma prova objetiva de 80 questões, marcada para 4 de setembro, das 14h às 18h, em local a ser definido.

 

Paratletismo

Cinquenta e três paratletas amapaenses embarcaram para Brasília, pra disputar o Regional Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Além do Amapá, a fase Regional, em Brasília, contará com atletas dos estados de Roraima, Acre, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, e o Distrito Federal. As outras duas fases regionais serão realizadas em Natal-RN, a partir do dia 22 de agosto, e em São Paulo, no início de setembro.

 

Prefeito Furlan foi pessoalmente desejar boa sorte aos
paratletas no Aeroporto Internacional | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM. 

 

Giro

 

A beleza de Nataly Uchoa.

 

Natação – A Piscina Olímpica já está em pleno funcionamento e recebeu 850 novos alunos, dando início às atividades de 2022.

Ao todo, são 39 turmas com faixa etária de 6 a 59 anos, classificadas em níveis I, II, III e IV, nos turnos manhã, tarde e noite.

As aulas seguirão rigidamente os protocolos de saúde e segurança e os alunos terão que apresentar, entre outros documentos, o comprovante de vacinação contra a covid-19.

 

Educa Macapá – Estudantes da Escola Municipal Roraima participam de um inovador plano de recomposição de aprendizagem, que visa preencher as lacunas deixadas pelo período de ensino remoto. Além desta, 67 escolas de Macapá participam do projeto, que vai beneficiar mais de 22 mil estudantes.

A metodologia será aplicada em aulas especiais três vezes na semana. A organização dos estudantes levará em consideração o nível de alfabetização de cada um.

Social

A bela e sempre elegante Tatiana Brito. 

 

 

Casal Eliete Tentes e Márcio Allan em recente evento no Mont Blanc. 

 

 

Em close, a linda aniversariante do dia Amanda Rodrigues. Parabéns! 

 

 

De portas abertas

A manhã desta segunda, 8, foi inesquecível para os moradores do bairro Fazendinha.
A Creche Tio Soró abriu suas portas pela primeira vez e recebeu mais de 180 crianças.
Na comemoração não faltaram brincadeiras e sorrisos.

 

Música

O produtor musical Alan Flexa vai concorrer a duas categorias na 7ª Edição do Prêmio Profissionais da Música, promovido pela Academia dos Profissionais da Música do Brasil, o de Produtor musical e a de Engenheiro de Mixagem.
O evento, que acontece em Brasília, de 14 e 15 de abril de 2023, vai premiar as categorias de melhor Produção e Convergência e Criação e Educação.

 

Gastronomia

O Instituto Multidisciplinar, entidade promotora de grandes eventos da gastronomia nacional, sediado em Recife/PE, traz à Macapá, em parceria com a Abrasel/AP e o Senac/AP, evento que abordará as principais implicações relacionadas à atividade da gastronomia e alimentação fora do lar no país.
O Fórum Gastronômico Brasileiro acontece no dia 10 de agosto.

 

Chef Geane Gomes Nunes está concorrendo, pela segunda vez,
ao maior prêmio da gastronomia brasileira, o Prêmio Dólmã.
Ela, que em 2020 foi premiada como a Melhor Chef de
Cozinha do Amapá, além de possuir o certificado
de Cuisine Supérieure da escola francesa Le Cordon Bleu. 

 

Giro

 

A simpatia de Priscila Pires.

 

Doutorado – O Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) está selecionando novos discentes ao Doutorado em Inovação Farmacêutica. Interessados podem se inscrever no processo seletivo até 22 de agosto de 2022, enviando o formulário de inscrição e documentação elencada no edital de seleção para os endereços eletrônicos [email protected] e [email protected].
A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$ 100.

 

Feceap – O Governo do Amapá prorrogou as inscrições para a 10ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap 2022) até a próxima quarta, 10 de agosto. Podem se inscrever, estudantes de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e/ou Técnico/Profissionalizante e Superior, de Centros Educacionais Especializados e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Social

Linda e encantadora debutante Fernanda Araújo.
Comemorou seus 15 anos em grande festa com a família e amigos, em Belém

 

 

Toda a simpatia da bonita e talentosa Adriana Raquel

 

Casal Aline Lobo e Filipe Moutinho com os filhos, curtindo as belezas de Santarém

 

 

 

Hospital Veterinário

A Prefeitura de Macapá inaugurou na última sexta, 5, o primeiro Hospital Veterinário da capital, com investimento de R$ 750 mil com recursos do Tesouro Municipal, mais emenda federal.
O atendimento é destinado a gatos e cachorros de pequeno e médio porte, cujos tutores tenham mais de 18 anos, residam em Macapá e tenham renda familiar abaixo de dois salários mínimos.

 

 

Tempo

Macapá terá um fim de semana de céu claro e poucas nuvens, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis, do Iepa.
No domingo, o dia ficará com céu claro em grande parte do estado. Há previsão de chuvas variando de intensidade leve a fraca.

 

 

Concurso

Foi publicado na sexta, 5, edital do novo concurso público da Educação do Amapá. São ofertadas 1,1 mil vagas imediatas e mais 3,8 mil no cadastro reserva, totalizando 5 mil vagas, tanto para funções de nível superior quanto nível médio.
As inscrições iniciam às 14h de segunda-feira, 8, e seguem até 16h de 6 de setembro.

 

Linda e graciosa Nívea Ferreira na comemoração de seus 15 anos

 

 

 

Giro

Bem Nascer

Maternidade Bem Nascer, localizada na Zona Norte de Macapá, passa a realizar atendimento de livre demanda para a população no Amapá.
As mulheres gestantes ou em trabalho de parto já podem se dirigir direto a maternidade, 24 horas aberta ao público, no endereço: Rua Liberdade, s/n, bairro São Lázaro, em frente ao Super Fácil Zona Norte.

 

O presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo participando da cerimônia de posse

do novo Comandante da Capitania dos Portos do Amapá, capitão de fragata João Batista da Conceição Reis.

 

 

De volta

A Piscina Olímpica está de volta, à partir de segunda, 8, após dois anos em suspensão em razão da pandemia.
Para o segundo semestre, mais de 850 alunos estão inscritos em 39 turmas que se dividem em 3 turnos.
O Centro recebe alunos de 06 a 59 anos, todos seguindo as recomendações de saúde, devidamente vacinados contra Covid-19, Influenza e Sarampo.

 

 

 

Frase

Tenha cuidado com a tristeza. É um vício.

Gustave Flaubert / Escritor francês

Social

O sorriso encantador de Ana Beatriz em
recente ensaio fotográfico de seus 15 anos. 

 

 

Belíssimo e apaixonado casal
Daniella Sanches e Lucas Murilo. Felicidades! 

 

 

Bela e simpática Laíze Nadine
curtindo as maravilhas de Londres. 

 

 

Blitz

Nesta sexta, 12, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos inicia a campanha ‘Agosto Lilás’, com uma blitz educativa para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento a violência contra a mulher.

Durante todo mês de agosto haverá ações de mobilização, palestras e debates incentivando as denúncias de agressão física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

A blitz acontece em frente ao Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, às 9 da manhã.

 

Energia em Dia

A CEA Equatorial realizou nesta quarta, 3, a premiação dos primeiros vencedores da Promoção Energia em Dia.

Nesta primeira etapa, dois clientes foram contemplados com um bônus de R$ 6 mil para compras em supermercado e um bônus de R$ 4 mil para conta de energia, respectivamente.

 

Prêmio de Música

Produtor musical Alan Flexa concorre a duas categorias na 7ª Edição do Prêmio Profissionais da Música, promovido pela Academia dos Profissionais da Música do Brasil, o de Produtor musical e a de Engenheiro de Mixagem.

Evento que acontece em Brasília, de 14 e 15 de abril de 2023, vai premiar as categorias de melhor Produção e Convergência e Criação e Educação.

 

O estudante amapaense de relações internacionais,
Matheus Santos é o segundo jovem selecionado para
representar o Amapá na Youth Assembly da ONU, em Nova York.

Santanense de 21 anos, ele será o único jovem
a representar o Amapá na 27ª assembleia mundial
de juventude de 10 a 15 de agosto, uma das
maiores conferências da ONU sobre liderança e protagonismo juvenil. 

 

Giro

 

Sambista Marcelinho lança seu novo projeto
de samba e pagode, no Bar e restaurante Espeto, neste sábado, 6.

 

Tributo – A Avenida Primeiro de Maio, no bairro do Buritizal, será lugar de uma roda de samba na nesta sexta-feira (5) em homenagem a Dorival Malafaia, tradicional sambista da zona sul de Macapá, falecido há três anos.

O “Tributo ao Malafaia: o Coroa do Samba” é promovido por familiares e amigos do mestre e inicia a partir das 18h, próximo da residência onde o músico viveu e teve uma conhecida oficina de carros na região. A entrada para o evento será livre.

 

Samba e Pagode – Neste sábado,6, o sambista Marcelinho faz o lançamento do seu novo projeto de samba e pagode, no Bar e restaurante Espeto.

Evento inicia a partir das 19h, pela Cia Supernova, e contará com participações especiais de artistas locais como a banda Pegada de Gorila; Entre Amigos; Kinzinho e DJ Wanki Romero.

Social

Modelo e digital influencer Sandy Gomes, que atualmente
mora em Sampa, estreia como apresentadora
da 33ª edição do MFW, o maior evento do mercado de atacado do País. 

 

 

Toda a graça e simpatia da linda Luana
na comemoração de seus
15 anos.

 

 

Toda a simpatia da linda gestante Gabí Martel 

 

 

Concurso

A primeira fase do concurso para membros da Defensoria Pública do Amapá ocorrerá neste domingo, 7.

As provas serão aplicadas nas faculdades Estácio Seama e Fabran, uma em frente a outra, no bairro Jesus de Nazaré.

Para disputar as cinco vagas imediatas de defensor público substituto, se inscreveram 1.420 pessoas. O salário inicial é de R$ 22.491,20.

 

Carná 2023

Em reunião realizada na terça, 2, foi assinada a redação final do regulamento do Carnaval 2023.

Novo regulamento passará a nortear todas as atividades da Liesap até a data da apuração no dia 22 de fevereiro de 2023.

No documento assinado, contém todas as obrigatoriedades que as escolas terão que cumprir para desfilar em 2023, além de calendário de eventos e o Manual do julgador.

 

Praça Bicentenário

Resultado preliminar do concurso arquitetônico para a formulação do projeto da praça Bicentenário foi divulgado nesta quarta, 3.

Obra será realizada no Conjunto Mestre Oscar, na Zona Norte da Cidade. Este é o primeiro processo seletivo público nessa área, na capital.

Os classificados têm entre 4 e 8 de agosto para entrar com recurso do resultado preliminar dos trabalhos.

A lista final será divulgada no dia 9 de agosto no portal da Prefeitura de Macapá.

 

No clic, a visita dos jurados do concurso arquitetônico ao
local onde será construída a Praça Bicentenário, no Conjunto Mestre Oscar.

 

Giro

 

Bela, inteligente e sempre alegre Bianca Monteiro
em dia festivo, hoje, pela passagem de seus 15 anos.

Parabéns! 

 

Feira de Ciências – O Governo do Amapá prorrogou inscrições para a 10ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap 2022) até a próxima quarta, 10 de agosto.

A Feceap vai acontecer entre de 21 a 23 de setembro, na Secretaria de Estado da Educação (Seed), e tem o objetivo de promover e fomentar o intercâmbio científico entre estudantes amapaenses, contribuindo para a propagação da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amapá.

 

Covid – Segundo dados do boletim InfoGripe, da Fiocruz, apenas a região Norte do país apresenta uma manutenção de sinal de crescimento nos casos de síndrome respiratória aguda grave.

Dados são referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária apontando um amplo predomínio de Covid-19, especialmente entre a população adulta.

Social

Em close, a bela Ana Vitória.

 

 

Linda e radiante Sarah Macedo em dia pra lá de festivo,
pela passagem de seus 18 anos. Parabéns especial!

 

 

Felicitações à linda Mayra Jacklline em
recente ensaio fotográfico de seus 15 anos.

 

 

Amamentação

Com o lema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, a Prefeitura de Macapá promove nesta quarta, 3, programação especial para mamães que estiverem amamentando. A ação acontecerá na Praça Floriano Peixoto, às 16h.

Na ocasião, terá spa das mãos e pés, automaquiagem, aulão de dança, sessão de fotos, massagem relaxante, pintura na barriga, corte de cabelo e entrega de mudas.

 

Matrícula

Os candidatos aprovados e classificados no Processo Seletivo para vagas remanescentes do Sisu 2022) do curso de Licenciatura em Filosofia terão até 3 de agosto para efetuar a matrícula na graduação.

A matrícula ocorrerá no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), localizado no campus Marco Zero do Equador da Unifap, em Macapá (AP), nos horários de 8h às 11h30 e 14h às 17h30.

 

Voluntários

Aqueles que desejam contribuir para a realização do Círio de Nazaré 2022, em Macapá, podem realizar inscrição junto a secretaria do Círio.

Interessados podem se inscrever nas comissões da festa que compõem as equipes de Acolhida, Comunicação, Defesa Social, Fluvial, Guarda de Nazaré, Liturgia,

Ornamentação, Santuário, Sonorização e Tesouraria.

O esperado para este ano são que 1000 pessoas estejam envolvidas na festividade.

 

Clic do lançamento da Campanha Agosto Lilás, no Monumento
Marco Zero do Equador, que ficou todo iluminado.

O objetivo é colocar em debate o combate e enfrentamento à
violência contra as mulheres em suas diversas formas.

Na foto, membros do judiciário, comandante
da PM-AP e representante da Marinha do Brasil.

 

Giro

 

O lindo e encantador sorriso de Wanessa Silva
que comemora nesta quarta, 3, seus 15 anos de idade.

Parabéns! 

 

Vagas – Um edital busca selecionar 10 estagiários de nível superior para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amapá. As inscrições seguem até 10 de agosto, pelo site da instituição. A bolsa ofertada é no valor de R$ 787,98, além de vale-transporte.

As oportunidades são em 6 cursos de graduação ou técnico: direito, administração, gestão de RH, área de Tecnologia de Informações, jornalismo e pedagogia.
Os inscritos passam por duas fases: prova objetiva on-line, e análise curricular com a entrevista.

 

She runs –A jovem Júlia Gurjão, estudante do IFAP, é a grande vencedora do concurso de redação da ‘She Runs – Active Girls Leads’, corrida de rua que será realizada em Bruxelas (Bélgica), em setembro.

Ela obteve 9 pontos em texto sobre a temática “A presença feminina no esporte e a transformação social”.

Social

Comandante geral da PM-AP, Heliane, na companhia
da jornalista e policial, Graziela Miranda na
abertura do Agosto Lilás, no monumento Marco Zero do Equador. 

 

 

Queridíssimo amigo Renato Salviano, refinado
sommelier e advogado, de niver nesta segunda-feira, 1º.
Parabéns especial desta colunista!. 

 

 

Toda a simpatia de Maria Gabriela
que festeja seus 15 anos de idade. 

 

 

Práticas pedagógicas

O Instituto Federal do Amapá lançou o programa “Práticas Pedagógicas Inovadoras 2022”, com 30 bolsas no valor mensal de R$ 400, no período de 12 meses, destinadas a estudantes matriculados nos cursos superiores de Licenciatura do Ifap.

Os estudantes selecionados irão participar de projetos que contribuam para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem e para a melhoria da qualidade da educação. A inscrição deve ser feita via e-mail para [email protected], até 18 de agosto.

 

Proficiência

A Unifap abriu inscrições para prestação das provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – CELPE-BRAS. As inscrições valem até o dia 6 de agosto de 2022 e são feitas pela internet no endereço: http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/.

Após a realização do ato, o candidato deve entrar em contato pelo e-mail [email protected] para receber as instruções sobre pagamento (via Guia de Recolhimento da União) da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00.

As provas do CELPE-BRAS ocorrem nos dias 18 a 20 de outubro de 2022.

 

Direito Eleitoral

O MP-AP promoveu nesta segunda, 1º de agosto, o curso “Atualização em Direito Eleitoral”, presencial no auditório da PGJ.

O evento teve por objetivo capacitar e atualizar os membros do Ministério Público em matéria eleitoral, tendo como foco principal a propaganda eleitoral que se iniciará em 16 de agosto.

O público alvo foram os promotores e servidores da instituição para capacitá-los para as eleições gerais que se avizinham.

 

Promotores de justiça após a realização do o curso
“Atualização em Direito Eleitoral”, promovido pelo MP,
destinado aos promotores e servidores da instituição. 

 

Giro

 

Cantor Durval Lelys em momento de muita folia,
em apresentação eletrizante, durante a passagem da Banda,
no domingo, 31, no encerramento do Macapá Verão. 

 

Prouni – O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2022 abriu nesta segunda, 1º, as inscrições do processo seletivo. Os interessados devem se inscrever até a quinta, 4, pela página http://acessounico.mec.gov.br/prouni.

O Prouni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.

 

Agosto dourado – O Governo do Amapá iniciou, nesta segunda, 1º, a campanha Agosto Dourado. As ações durante todo o mês serão dedicadas ao incentivo da amamentação e à conscientização sobre a importância do leite materno como alimento principal e mais completo para os bebês.