Social


Em dose dupla de muitas comemorações, as belas gêmeas Samantha Rangel e Samila Rangel apagando velinhas de seus 30 anos.

 

Plena de felicidade, a jovem empresária Maíra Paranhos, festejando seu aniversário. 

 

Simpática enfermeira Suely Baraúna em dia de festa, pela passagem de seu aniversário 

 

 

Vagas
A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação lançou edital para contratação de jovens aprendizes com duas vagas para a unidade Macapá.

Os pré-requisitos incluem ter idade entre 18 e 20 anos, estar matriculado no 3º ano do ensino médio ou tê-lo concluído há pelo menos 1 ano, na rede pública; e renda desejável per capita de até 1 salário mínimo.

A remuneração é de 1 salário mínimo mensal (R$ 1.045), além de vale-alimentação e uniforme.

 

Visitas
A partir do dia 1º de outubro, a coordenação do Museu Sacaca informa que as atividades de visitas voltarão aos seus dias e horários normais, ficando assim de terça a domingo, no horário de 9h às 17h.

As decisões,tem como base as determinações estabelecidas pelo Governo do Estado e as avaliações epidemiológicas emitidas pelas autoridades estaduais de saúde. Também cumpre as ações necessárias para o cuidado do contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19).

 

Fotografia
Já estão abertas as inscrições para o curso de edição de fotografia, ofertado gratuitamente, dentro do projeto Cidadão Digital, desenvolvido pelo Prodap.
As inscrições vão até 2 de outubro, e devem ser feitas no site www.processoseletivo.ap.gov.br, onde também está disponível o edital.

 

Círio 2020
A celebração da Santa Missa pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, marcou a participação do Ministério Público do Amapá na programação de peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que faz parte da preparação para o Círio 2020.

O ato religioso foi realizado nesta quarta, 30, na Praça da Samaúma, com número limitado de participantes presenciais.

A tradicional peregrinação da imagem da Santa, no período que antecede o Círio de Nazaré, sofreu alteração neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus.

Cada instituição e família devota participante da programação, realizada anualmente, fez a aquisição da imagem própria que foi benzida pelo bispo de Macapá para essa finalidade.

 

Foto: Ascom/MP/AP

Imagem de N. Sra. de Nazaré sendo conduzida pela PGJ Ivana Cei, acompanhada do chefe de gabinete, João Furlan, e do secretário-geral do MP-AP, Alexandre Monteiro. 

 

 

GIRO

Parabéns especial para dona Doralina Ramos, que comemorou nesta terça, 29, seus 75 anos. Na foto, ladeada pelas filhas Eloane, Elayne e Eliane.

 

Livro – No próximo sábado, 3, acontece o pré-lançamento virtual (@efemera) do livro “Efêmera” da escritora amapaense, Lara Utzig, publicado pela editora Lura.

O livro reúne, em três capítulos, diferentes textos que debatem variadas temáticas: amor, metalinguagem e discussões acerca do próprio Tempo.

Lara Utzig é macapaense, mas foi criada no Rio Grande do Sul e voltou para a terra natal na adolescência. Começou a escrever com 8 anos de idade. É formada em Letras/Inglês pela Unifap, especialista em Língua Inglesa pelo Iesap.

 

Regras – O TSE já divulgou as regras de conduta para as eleições municipais em novembro, em meio à pandemia do novo coronavírus.

O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar.

Também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção.

 

Votação – O eleitor que souber qual é o seu local de votação poderá votar mesmo sem o título eleitoral em mãos – bastará levar qualquer documento oficial com foto. Veja como consultar o seu local de votação.

O TSE tem uma ferramenta que permite a consulta dos números do título, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação. Precisa indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Também é possível obter o título por meio do aplicativo e-Título, disponível para os aparelhos de celular e tablets que utilizam os sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android..

 

FRASE

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.

Carlos Drummond de Andrade


Social


A bela debutante Juliana Pinheiro. 

 

 

De niver hoje a simpática Andiara Soares.
Felicidades!. 

 

 

Linda Sofia comemorando seu 1º aninho na companhia de sua mãe. 

 

 

Bate-papo

Para marcar o início da programação do Outubro Rosa no Judiciário, o desembargador-presidente João Lages receberá, na 12ª edição do Bate-Papo com a Imprensa, 10 mulheres jornalistas do Amapá. São profissionais de TV, Rádio, Jornal Impresso, Internet e Assessoria de Imprensa.

O Bate-Papo será realizado no dia 02 de outubro (sexta-feira) e terá início às 10 horas, com transmissão ao vivo pela Página do TJAP no Facebook.

 

Semana da Vida

De 1 a 8 de outubro a Pastoral Familiar da Diocese de Macapá promove a Semana da Vida 2020. Neste ano, o tema retoma a Campanha da Fraternidade “Vida: dom e compromisso” e destaca o Dia do Nascituro como parte da programação.

Em Macapá, a programação será realizada de forma virtual através do Facebook, na página @Pastoral Familiar – Coordenação Diocesana de Macapá. Os temas meditados em cada encontro fazem parte do subsídio disponível para a Semana Nacional da Família.

 

Barca

Nesta sexta-feira (2), a partir das 20h, vai rolar a live “Uma Barca para o Círio de Nazaré”, com show virtual da banda “A Barca do Iraguany”. O show virtual é uma homenagem à Virgem de Nazaré. A imagem que ilustra a barca faz alusão aos milagres da Santa.

O projeto musical foi criado há sete anos e, em 2020, por conta da pandemia, será realizado virtualmente e transmitido pelas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube.

 

Norte Export

Para receber e embarcar a produção do agronegócio que dobra a cada dez anos, o chamado Arco Norte precisa de mais infraestrutura de terminais além do Porto de Santana (AP).

O potencial da região para o escoamento da produção do Centro-Oeste foi destacado por todos no primeiro dia do Norte Export – edição regional do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária (Brasil Export), que encerrou nesta terça-feira (29/9), em Macapá. O evento contou com apoio da Praticagem do Brasil.

 

Em seu discurso, o presidente do Conselho Nacional da Praticagem, Ricardo Falcão, salientou a importância do desenvolvimento econômico estar sempre em sintonia com a sustentabilidade e de como o trabalho dos práticos é fundamental para este equilíbrio. 

 

Giro

 

Jovem Kaique Braga cheio de felicidade na comemoração de sua formatura em Psicologia. Ele é filho da querida amiga Izane Ribeiro e Eugênio Marcelo (Zona Sul). Sucesso!! 

 

 

Mudança – A Japan Airlines (JAL) anunciou que irá deixar de usar a expressão em inglês “ladies and gentlemen” (em português, “senhoras e senhores”), passando a saudar os passageiros apenas com cumprimentos de gênero neutro como “bom dia” ou “boa noite”, seguindo outras companhias aéreas globais na adoção de linguagem mais inclusiva para os passageiros.

A medida será adotada a partir de 1º de outubro em voos e aeroportos em todo o mundo.

 

Nova flexibilização – Prefeito Clécio anunciou nesta terça, 29, que vai liberar a reabertura de teatros e centros culturais na 8ª etapa de reabertura gradual de atividades consideradas não-essenciais. Boates, cinemas e escolas seguem proibidos de funcionar pelos próximos 15 dias.

As aulas presenciais seguem suspensas. 

 

Decreto – Com o novo prazo, que vale até 13 de outubro, o estado supera os 200 dias de escolas fechadas em função das restrições contra o novo coronavírus.

Governador Waldez Góes anunciou que assinou na segunda-feira (28) o novo decreto de retomada das atividades econômicas e sociais. Além das aulas presenciais, também foi mantida a suspensão de eventos com “aglomeração excessiva de pessoas”. 


Social


A linda mamãe Regiane Araújo, em recente ensaio fotográfico assinado por Del Barbosa.
Regiane está ansiosa pela chegada de sua Heloise.

 

 

Bela e simpática Laura Beatriz. 

 

 

Danielle Oliveira em close especial.

 

 

Retorno das Aulas

Como parte das providências de preparação e adequação das escolas para o retorno seguro dos estudantes nas aulas presencias – ainda sem data prevista -, técnicos da Seed visitaram na última sexta, 25, duas escolas da rede estadual, em conjunto com membros da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

As visitas técnicas aconteceram nas escolas estaduais Benigna Moreira e Colégio Amapaense, em Macapá, e têm como objetivo identificar as necessidades das unidades escolares de pequeno e grande porte, e medidas de segurança sanitária para a elaboração do Protocolo de Biossegurança de Retorno das Aulas nas Escolas Estaduais.

 

Recital

O Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima realizou, na manhã desta segunda, 28, o recital de canto sobre as lendas amazônicas. O evento aconteceu de forma on-line e foi transmitido pelo canal da Seed no YouTube.

A transmissão faz parte da segunda edição do projeto ‘A Música Não Pode Parar’, e contou com apresentações da soprano lírico Vera Lúcia Vigário da Costa e do pianista correpetidor Bruno George Duarte de Araújo, ambos professores do centro Walkiria Lima, que interpretaram canções dos compositores Waldemar Henrique e Wilson Fonseca.

 

Baixa letalidade

O boletim informativo que traz o cenário da covid-19 no Amapá mostra que o número de óbitos causados pela doença passou dos 700 óbitos.

Ainda assim, o estado possui uma taxa de letalidade de 1,5%, a quarta menor do país, ficando atrás apenas dos estados de Roraima, Santa Catarina e Tocantins. O índice também é inferior a taxa de letalidade nacional, que é de 3%.

 

Parada de sucesso

No último domingo, 27, ocorreu a XX Parada do Orgulho LGBTQIA+, em formato de Live, que reuniu vários representantes do movimento, além de apresentarem show e performances durante 5 horas de transmissão.

Devido à pandemia, este ano não pôde ocorrer a Parada como nos outros anos, com caminhada pela orla do Santa Inês.

 

 

Para abrilhantar o evento, tiveram apresentações musicais dos artistas Jhimmy Feiches, PagoDelas, Michele Maycoth, Rafa Esteffans, e Ruan Mikael. 

 

 

Giro

 

A bela empresária Paula Katiuscia aproveitando a vida. 

 

Níver – A tradicional Feira Maluca, localizada no bairro Novo Buritizal, comemora nesta quarta-feira, 30, seu 1º aniversário de atividade no novo espaço, totalmente construído pela Prefeitura de Macapá e entregue à população, para melhor atender as necessidades da sociedade em geral.

Toda comunidade amapaense está convidada a participar de uma programação especial, que inicia nesta terça, 29, e segue até o dia 5 de outubro, data que se comemora o Dia do Empreendedor.

 

Eleições – Iniciada a campanha eleitoral no domingo, 27, e finalizado o registro de candidaturas no TRE, nunca o Amapá teve tantos candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores.

Segundo o TSE, foram registrados 2.388 postulantes a mais do que os 1.877 de 2016.

 

Números – Nas eleições deste ano, são 2.201 candidatos a vereadores, 93 a prefeito e 93 a vice-prefeito, nos 16 municípios do estado.

Macapá e Santana concentram os maiores números de concorrentes às câmaras, 486 e 312, respectivamente.


Social


Parabéns à jovem pedagoga Marlene Martins, que comemora aniversário neste domingo. Felicidades!

 

 

Jornalista Elainne Juarez em dia de muita festa, pela passagem de seu aniversário.
Parabéns da colunista!

 

 

Anabella Pantoja em clic de recente ensaio fotográfico.

 

 

XX Parada LGBTQ+

Neste domingo, 27, será realizada a XX Parada do Orgulho LGBTQ+ em Macapá em formato de Live. A temática desse ano será: “20 anos de resistência: Colorindo o meio do mundo e conscientizando para a cidadania”, de 18h às 23h. As Plataformas utilizadas serão o canal do Youtube e página do Facebook oficial do evento.

O evento visa promover a cidadania das pessoas que se identificam enquanto lésbicas, gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, desenvolvendo ações objetivas de integração, e inclusão destes na sociedade, além de comemorar 20 anos de luta pelos direitos humanos da população LGBTQ+ em Macapá.

 

Nort Export

O Estado do Amapá recebe, nos dias 28 e 29 de setembro, a edição regional do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária (Brasil Export), uma das principais agendas do segmento e que conta com o apoio da Praticagem do Brasil.

O Norte Export reunirá, em Macapá, especialistas do setor e autoridades para discutir como atender às necessidades locais e reforçar investimentos de infraestrutura em uma região considerada fundamental para o desenvolvimento do país, já que o chamado Arco Norte tem localização estratégica para o transporte marítimo de cargas via Canal do Panamá.

 

Fotografia

Governo do Amapá está com inscrições abertas, em Macapá, para o curso de edição de fotografia, gratuitamente, dentro do projeto Cidadão Digital, desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).

As inscrições para o curso de edição de fotografia (Lightroom) vão de 28 de setembro até 2 de outubro, e devem ser feitas, exclusivamente pela internet no site www.processoseletivo.ap.gov.br, onde também está disponível o edital.

 

 

Criado em 25 de setembro de 1975, o lendário Grupo Pilão, precursor no uso e valorização da cultura regional do Amapá, celebra 45 anos de existência.
Para comemorar a data, a banda lançou o videoclipe da canção Pedra Negra, com roteiro e direção de Jorge Herbert. 

 

Giro

 

Dia de festejar o aniversário da bela e inteligente Maria Luiza Dias, que completa 15 anos de idade. Ela é filha do amigo Punga, do requisitado Tom Marrom. 

 

Campanha nas ruas – O prazo para partidos apresentarem o pedido de registro das candidaturas nas eleições de 2020 terminou neste sábado, 26.

Neste domingo, 27, começa o período da campanha eleitoral nas ruas, e os candidatos já poderão fazer comícios, carreatas e propaganda na internet. Horário eleitoral na TV e no rádio só começa no dia 9 de outubro.

 

Calendário – Segundo o calendário eleitoral, no dia 9 de outubro terá início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Já no dia 27 de outubro é o prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados. E dia 15 de novembro será o primeiro turno da eleição.

 

Protocolo – Com votação do 1º turno marcada para 15 de novembro, o TSE definiu protocolo nas seções de votação para garantir a segurança de mesários e eleitores.

Aqui no Amapá não é diferente, mesários e fiscais vão ser capacitados para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.


Social


Lindíssima e super de bem com a vida, Marcelle Fernandes comemora idade nova. Parabéns!. 

 

 

Queridíssima e talentosa cantora Emília Monteiro, em momento especial de mais uma gravação na quarentena, dessa vez em homenagem ao centenário do Mestre Seu Teodoro, maranhense pioneiro em Brasília, que levou a magia do Boi do Maranhão pro planalto central. 

 

 

Em recente ensaio fotográfico, casal Thayla Loren e Augusto vivendo expectativa da chegada do herdeiro Arthur, já vindo de carreirinha.

 

 

Aulas online

Após seis meses de suspensão de atividades acadêmicas, devido à pandemia de coronavírus, Conselho Universitário da Ueap aprovou na segunda, 21, o texto da resolução que define as diretrizes de funcionamento e oferta das atividades acadêmicas para a retomada do período letivo de 2020.

O calendário compreenderá 10 semanas: de 19 de outubro a 31 de dezembro de 2020, incluindo os sábados como dias úteis para atividades.

 

Tapajazz

Em sua 7ª edição, o Tapajazz, festival que tem origem em Santarém, no Oeste paraense, realiza sua 1ª Mostra Belém, que encerra apresentações neste sábado, 26, em formato on-line, com transmissão a partir das 19h30, direto do Teatro Waldemar Henrique, pelo canal de Youtube do festival e retransmissão pela página de Facebook da Equatorial Energia.

Programação está recheada de talentos, como Joãozinho Gomes, Enrico Miceli e Zé Miguel, do grupo Conexão Amazônia, e Alan Gomes, aqui do Amapá, além de muitos outros artistas do Pará e Rio de Janeiro.

 

Romaria Fluvial

Devido à pandemia da Covid-19, não teremos a tradicional procissão do Círio de Nazaré, mas mesmo assim, alguns eventos estão mantidos, como a Romaria Fluvial. O evento acontecerá no dia 10 de outubro, na véspera do ponto alto da festividade.

A romaria sairá de um porto particular de Santana, às 8h; segue pela “boca” do Igarapé da Fortaleza, passa pela Ilha de Santana, pela Área Portuária novamente, bairros Elesbão, Delta do Matapi, e comunidade Cachoeirinha.

 

Parlamento Jovem

A estudante Juliane Pimentel, de 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Profª Esther da Silva Virgolino, teve seu projeto selecionado na etapa estadual do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020.

Quatro estudantes foram pré-selecionados no Amapá e Juliane, com um projeto sobre a evasão escolar na rede pública, destacou-se na etapa local e será a representante do estado a viver uma experiência no parlamento, em Brasília.

 

 

Antes da posse como parlamentar Jovem Brasileira, marcada para outubro, a estudante Juliane Pimentel receberá formação sobre as políticas educacionais trabalhadas no estado.
Este ano, devido à pandemia, trabalhos dos 78 estudantes selecionados em todo o Brasil serão de maneira remota, mas está programada uma visita ao Congresso Nacional no início de 2021. 

 

 

Giro

Em uma cerimônia íntima, com a presença da família, os jovens e apaixonados Eduardo e Paula oficializaram união. Na foto, o casal ladeado pelos pais do noivo, Marcelo Porpino e Sara Nascimento. Felicidades! 

 

 

Visita – Membros do Ministério Público do Amapá visitaram nesta sexta-feira (25), o Porto da Companhia Docas de Santana. A procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, acompanhada de colegas promotores, participaram da visita guiada pelo diretor-presidente da CDSA, Glauco Cei.

A visitação faz parte do Programa de Agendamento de Visitas desenvolvido pela companhia com o objetivo de aproximar a sociedade das atividades portuárias.

 

Doe livros – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade, na zona norte de Macapá, iniciou campanha para arrecadação de livros. O material será destinado à criação da biblioteca do equipamento de Assistência Social do município.

Os livros arrecadados devem ser, preferencialmente, de literatura, poesia, prosa, infantis, gibis e paradidáticos em geral. Eles serão voltados para o auxílio e formação social do público acompanhado no centro, por meio do cumprimento de medidas oriundas do Judiciário.

O Creas Liberdade fica do localizado na Rua Mato Grosso, n° 635, bairro Pacoval, entre a Avenida Paraíba e Rio Grande do Norte.


Social


Bonita e sorridente Camila Freitas na comemoração de seus 15 anos. 

 

 

Bela e simpática Aline Rodrigues.

 

 

Ana Júlia Silva em noite especial de seus 15 anos, festejados em família, no último fim de semana.

 

 

Círio

Os servidores da Secretaria de Estado da Educação receberam  nesta quinta, 24, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em preparação ao Círio 2020. A imagem foi recebida pelas mãos da gestora da pasta, Goreth Sousa, e contou com uma missa celebrada pelo bispo Dom Pedro Conti.

Este ano, devido à pandemia, a tradicional procissão será transformada em percursos de imagens em veículos. Outras celebrações religiosas também acontecerão de forma descentralizadas, nas paróquias.

 

Reestruturação

O Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS/AP) passa por reestruturação e traz novidades para os amantes do audiovisual.
Com total apoio da Secult, as atividades iniciaram no 2º semestre de 2020, com levantamento e catalogação do seu acervo, o que possibilitou dar nova estética ao ambiente, além da adaptação de projetos para receber o público nesse período de pandemia.

Mesmo ainda sem data para a reabertura presencial, a equipe do MIS trabalha no desenvolvimento do seu banco de dados e em um site exclusivo.

 

Sarau Psique

Faculdade Estácio realiza nesta sexta, 25, das 17h às 19h, na Plataforma Zoom, o Sarau da Psique, que tem como tema: Relatos de Vivências e o Manejo Terapêutico com familiares sobreviventes de suicídio.

O evento contará com debates sobre o atendimento psicológico com familiares sobreviventes de suicídio e a Posvenção, que é a prevenção de possíveis complicações do processo de luto e também a promoção de saúde mental. Além do debate, ainda haverá recital de poesias e música ao vivo.

 

Cultura

Artistas, produtores, músicos e trabalhadores da Cultura da Amazônia participam neste sábado (26), às 14h, da Pré-Conferência de Cultura para efetivação de políticas públicas para o setor cultural, que foi diretamente afetado pela crise da pandemia de covid-19.

O encontro, que reúne personalidades e debatedores de soluções para o setor, é online e aberto, mas mediante inscrição gratuita no site casaninjaamazonia.org.br/inscreva-se. A opção de espectador também será disponibilizada no facebook da Casa NINJA Amazônia, no sábado (26).

 

 

Senador Randolfe Rodrigues (Rede), quando participava de entrevista no Programa Frente a Frente da Rede Vida.
Na pauta, a agenda legislativa do Congresso Nacional e as diferentes crises que assolam o Brasil. 

 

 

Giro

 

Parabéns ao jovem amigo Diniz Sena, pela passagem de seu aniversário. Na foto, comemorando com a amada esposa Rayssa Carvalho. 

 

 

Parada LGBTQIA+ – No domingo, 27, será realizada a XX Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Macapá. A programação, que comemora os 20 anos do evento, trará o tema “20 anos de resistência: colorindo o meio do mundo e conscientizando para a cidadania”, será realizada por meio de uma Live, com início previsto para as 18h. As plataformas utilizadas serão o canal do Youtube e a página do Facebook oficial do evento.

O movimento decidiu realizar o evento para desenvolver ações objetivas de integração e inclusão na sociedade, além de comemorar 20 anos de luta pelos direitos humanos da população LGBTQIA+ em Macapá.

 

Alerta – O Governo do Amazonas voltou a decretar o fechamento de bares e balneários em Manaus, que haviam sido autorizados a reabrir em julho. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (24) e valerá por 30 dias a partir desta sexta (25).

As novas restrições, que ainda serão publicadas, proíbem o funcionamento de bares, balneários, casas de shows, flutuantes e fica proibida a permanência nas praias de Manaus. Restaurantes e lojas de conveniência podem continuar a operar até às 22h.

Segundo o governador Wilson Lima, a tendência de casos da Covid “acende um alerta”.


Social


Ao plantar uma muda de ipê roxo no jardim do Tjap, no Dia da Árvore, o desembargador-presidente João Lages, destacou que é uma data importante para se pensar mais na natureza. 

 

Parabéns especial à jovem e querida amiga Nelma Setubal. Pessoa admirável e sempre muito simpática. Felicidades mil!

 

Toda a beleza e elegância da dr Karla Balieiro Assis, que está no Sul em tour visitando as requisitadas vinícolas gaúchas.

 

 

Quadrinhos

A terceira edição do Aspas Norte – congresso de quadrinhos da região norte – terá uma novidade: devido à pandemia, as apresentações serão online. Além disso, não será cobrada taxa de inscrição para os participantes.

Para a inscrição, é necessário produzir apenas um resumo e então apresentar no dia do evento, que será virtual. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro no site https://aspasnorte.wordpress.com. Evento acontece no dia 14 de novembro.

 

 

CNH

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 22, parte das modificações feitas pelo Senado no projeto que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com isso, as novas regras vão à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Uma das mudanças aumenta para até 10 anos o prazo máximo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

 

Homenagem

O corregedor-geral de Justiça do TJAP, desembargador Carmo Antônio de Souza, recebeu do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, uma placa em homenagem ao desembargador Eduardo Freire Contreras, falecido em 26 de maio após exercer o cargo de corregedor-geral desde março de 2019.

A homenagem foi recebida durante o 83º ENCOGE, realizado por videoconferência em julho deste ano. Após o recebimento da honraria, o atual corregedor propõe, em data oportuna, a realização de uma cerimônia para a entrega da placa à família do homenageado.

 

Para o desembargador Carmo Antônio de Souza, a homenagem ao desembargador Eduardo Contreras é um reconhecimento aos mais de 27 anos dedicados pelo magistrado à Justiça amapaense.  

 

 

GIRO

 

Servidores da Prefeitura de Macapá receberam na terça, 22, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
Na foto, o Bispo Dom Pedro Conti no momento de orações e bênçãos.

 

Publicação – Artigo assinado por juíza e servidores do Juizado de Violência Doméstica de Santana é publicado em livro sobre educação para a equidade de gênero.
O artigo, que se encontra na página 197 do livro “XI Fonavid – Educação para a equidade de gênero: um caminho para o fim da violência contra a mulher”, compartilha como o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Santana vem construindo de forma concreta suas atividades e projetos.

 

Natureza – Com o objetivo de propagar iniciativas positivas e sustentáveis, na manhã da última segunda, 21, o Tribunal de Justiça do Amapá realizou uma singela cerimônia em comemoração ao Dia Nacional da Árvore.
Dois ipês roxos foram plantados no jardim do Palácio da Justiça pelo presidente do TJAP, desembargador João Lages, e pelo desembargador Carmo Antônio de Souza. Mais de 200 mudas foram distribuídas aos magistrados servidores.

 

Transposição – Senador Randolfe Rodrigues comemorou a aprovação no Senado Federal do reajuste salarial a policiais e bombeiros militares do Distrito Federal e dos Ex-Territórios Federais, inclusive o Amapá. Apoiador da MP 971/2020 sobre o tema, o parlamentar também defendeu durante a sessão desta terça-feira (22) o direito à Transposição dos policiais civis que fizeram concurso em 1993.

 

FRASE

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.

Cora Coralina / Escritora

 

 


Social


Luciana Araújo esbanjando charme e elegância

 

Em clic especial do fotógrafo Alexandre Alves, o belo casal Larissa e Eduardo

 

A simpatia de Tereza Fernandes aproveitando dias de descanso no Rio de Janeiro. Na foto, turistada nas escadaria Selaron

 

 

Sarampo

A Coordenadoria Municipal de Imunização continua ofertando nesta quarta, 23, vacinação contra o sarampo no Igarapé da Fortaleza. A ação, em conjunto com o GEA, busca imunizar a população ribeirinha que habita no limite das cidades de Macapá e Santana.

Neste ponto, a vacinação ocorrerá das 8h às 12h e das 14h às 17h, para crianças e adultos de 20 a 49 anos.

 

Eleições

Cartórios Eleitorais do Amapá estarão de portas abertas para receber pedidos de registro de candidatura até sexta, 25, das 8h às 15h. Em Macapá esse procedimento acontece no Cartório Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral, na Zona Norte.

Para efetivar o registro é necessário um agendamento prévio, junto à zona eleitoral, na circunscrição ao qual o pré-candidato irá concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, nas eleições de 2020.

 

Seminário

Sebrae, Seed, União Nacional dos Dirigentes Municipais e o Conselho Estadual de Educação (CEE), realizam Seminário de Educação Empreendedora, online, pela plataforma google meet, nos dias 23 e 24 de setembro, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Loja de Vendas do Sebrae, www.vendas.ap.sebrae.com.br. A transmissão será pelo Youtube.
O seminário aborda desafios contemporâneos da educação (pandemia), relatando experiências e boas práticas que tiveram bom resultado, a fim de contribuir com o fomento da educação empreendedora nos espaços escolares.

 

Procuradora Federal Indira Quaresma será a palestrante do Curso de Oratória e Comunicação Jurídica, promovido pelo Sebrae em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados, que ocorrerá no período de 28 de setembro a 1º de outubro. 

 

GIRO

Empresário Jorge Récio brindando seu níver ao lado da esposa, empresária Clarissa Récio. Felicidades!

 

■ Música Instrumental – Nos dias 23 e 24, quarta e quinta, acontece o TapaJazz, evento que reúne Zé Miguel, Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes. Na sequência tem o show instrumental do baixista Alan Gomes.
Apresentações ocorrem na versão online, através do Facebook do festival.
TapaJazz é o festival de música instrumental de Tapajós, que ocorre no Teatro Waldemar Henrique, no Pará. ■

 

■ Oratória – Sebrae Amapá e Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAP) promovem no período de 28 de setembro a 1º de outubro Curso de Oratória e Comunicação Jurídica voltada à advocacia amapaense. Programação faz parte do programa Advocacia Empreendedora, que consiste na qualificação dos advogados por meio de cursos, treinamentos e oficinas.
A palestrante do curso será a renomada advogada e procuradora federal Indira Quaresma. ■

 

Saúde Mental – Segundo dados da OMS, estima-se que em 2020, aproximadamente 1,53 milhão de pessoas no mundo morrerão por suicídio.
Pensando nesta temática, a Estácio Macapá realiza na sexta, 25, das 17h às 19h, na Plataforma Zoom, o Sarau da Psique, que tem como tema: Relatos de Vivências e o Manejo Terapêutico com familiares sobreviventes de suicídio. ■

 

 

FRASE

Você nunca fará nada neste mundo sem coragem. É a melhor qualidade da mente ao lado da honra.

Aristóteles / Filósofo


Social


Empresário Renato Salviano, da requisitadíssima Boutique Vinho & Cia, faz sucesso com mais uma novidade deliciosa. Trouxe para o Amapá a vinícola “Cavas do Vale”, uma vinícola familiar e genuinamente brasileira

 

Os manos Renato e Gabriela em dupla comemoração pelos 15 anos. Felicidades!

 

Em close especial, a linda Mariana Montoril

 

 

Encontro virtual

A Prefeitura de Macapá participou na última semana do Encontro Virtual da UNA LGBTQIA+ no Amapá, que teve como discussão o enfrentamento do machismo, racismo, lesbofobia, homofobia, bifobia e transfobia, em todas as suas formas de manifestação, particularmente as ações sistêmicas que impedem o usufruto pleno dos direitos de cidadania de mulheres e homens com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.

A Live contou com a participação da presidente estadual da UNALGBT, Adriana Lopes, da presidente do Conselho Municipal LGBTQIA+, Simone de Jesus, do presidente estadual do Conselho LGBTQIA+, André Lopes, do senador Randolfe Rodrigues, do presidente nacional da UNALGBT, Andrey Lemos e do prefeito Clécio Luís, que participou de casa, por estar doente de covid.

 

Semana do Trânsito

A Polícia Militar do Amapá realizou na última sexta-feira, 18, solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito, que acontece até 25 de setembro.

A campanha de trânsito deste ano tem como tema “Perceba o risco, Proteja a vida”. O evento de lançamento ocorreu em frente ao Mercado Central, em Macapá.

A programação contou com uma exposição de fotos antigas da PM e uma viatura – um Fusca usado nas décadas de 70 e 80 pela corporação.

 

Concurso

Para marcar a Semana do Trânsito o BPTran organizou concurso para crianças de até 10 anos de idade. O processo será válido até sexta, 25 de setembro.

O concurso propõe que as crianças criem desenhos dentro da temática “A importância do policial militar de trânsito para a sociedade macapaense”. Os desenhos devem ser enviados para o Instagram @bptran_ap, via direct.

Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de setembro e os três primeiros colocados serão premiados, sendo o primeiro uma bicicleta, um uniforme completo de Agente Mirim de Trânsito e uma cesta de café da manhã, segundo e terceiro colocados receberão uma cesta de café da manhã.

 

 

Ator, diretor e professor amapaense Emerson de Paula, participa na próxima segunda, 28, da programação do Palco Virtual do Itaú Cultural, com programação virtual com vários espetáculos. Com a leitura de Coração-tambor, Emerson de Paula integra o ciclo de leituras que acontece nesta semana até dia 28, às 8 da noite, com textos de jovens dramaturgos. 

 

 

GIRO

Queridíssima colega jornalista Marciane Quintela, em clima de muitas comemorações pela passagem de seu aniversário. Parabéns!

 

Ato – Nesta terça-feira (22), às 16h, em Frente ao Comando-Geral da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), no Beirol, movimentos negros amapaenses farão um Ato Unificado denominado “Vidas Negras Importam”.

A manifestação ocorrerá em razão da agressão cometida por um policial, na noite do dia 19 de setembro, contra uma mulher negra, a pedagoga Eliane do Espirito Santo, durante abordagem que a PM fez contra sua família.

 

Reeleição – Reeleição A PGR informou ao STF nesta segunda-feira (21) que quem deve decidir se Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre podem se reeleger é o Congresso, e não a Corte.

Na manifestação, Augusto Aras disse que o Judiciário não pode dizer como os parlamentares devem interpretar os regimentos internos da Câmara e do Senado. A intervenção do Supremo no assunto seria “inviável” e uma “inequívoca afronta ao princípio da divisão funcional de Poder”.

 

Presidência – Colunista Guilherme Amado, da revista Época, informou que o senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), presidente do Senado e do Congresso Nacional, está empenhado em garantir sua reeleição para seguir presidindo a Casa e já teria recolhido 63 assinaturas de senadores que lhe garantiram o voto.

A planilha com o nome dos apoiadores deve ser mantida a 7 chaves para que todos se comprometam com o voto, em fevereiro.

 

 

FRASE

Não é fácil ter paciência diante dos que a tem em excesso.

Carlos Drummond de Andrade / Poeta

 


Social


A beleza e elegância de Sand Guimarães

 

Linda noiva Rúbia na noite especial de seu casamento, que ocorreu em Fortaleza/CE

 

Em close, a aniversariante Nara Tavares, que festeja neste domingo seus 18 anos de idade. Felicitações desta colunista!

 

Parada LGBTQ+

No dia 27 de setembro será realizada a XX Parada do Orgulho LGBTQIA+ na cidade de Macapá. Programação, que comemora os 20 anos do evento, trará o tema “20 anos de resistência: colorindo o meio do mundo e conscientizando para a cidadania”, será realizada por meio de uma Live, com início previsto para às 18h, encerrando-se às 23h. As plataformas utilizadas serão o canal do Youtube e a página do Facebook oficial do evento.

 

Programação

A live da Parada reunirá lideranças, parlamentares, gestores públicos e membros da comunidade em uma linda celebração.Evento virtual contará ainda com apresentações de artistas LGBTQIA+ do estado, respeitando os decretos municipais e estaduais de prevenção à proliferação da Covid-19.

 

Boas Práticas

A PGJ do MP-AP, Ivana Cei, assinou na sexta-feira (18), um Termo de Cooperação com o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amapá (SINDSEMP-AP) e Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amapá (ASSEMP-AP). A medida visa a realização do concurso “Mostra de Boas Práticas” para valorizar iniciativas inovadoras dos servidores que resultaram na agregação de soluções para um ambiente de trabalho mais saudável.

 

Crônicas

Jornalista Elton Tavares lançou na última sexta, 18,seu primeiro livro “Crônicas de Rocha – Sobre Bênçãos e Canalhices Diárias”.O livro é uma seleção das principais crônicas que ao longo de mais uma década o autor vem publicando no seu site, o De Rocha, sobre o cotidiano, memórias da cidade, boemia, histórias, além de relatos sobre sua própria vida.Escritores, jornalistas, artistas, personagens das crônicas estiveram no lançamento, que ocorreu na Livraria Public, no Vila Nova.

 


Jornalista e agora escritor Elton Tavares, em sua noite de autógrafos de muito sucesso, na última sexta-feira, 18. 

 

 

GIRO

Linda e alegre debutante Bianca Guimarães, na comemoração dos seus tão esperados 15 anos.

 

Palco Virtual

O ator, diretor e professor amapense Emerson de Paula, participa no dia 28 de setembro, da programação do Palco Virtual, que o Itaú Cultural realiza até o dia 29, e que conta também com espetáculos. Com a leitura de Coração-tambor, Emerson de Paula integra o ciclo de leituras que acontece nos dias 21 e 28, às 20h, com textos de jovens dramaturgos, focados na Dramaturgia Negra, vindos de oito estados (AP, ES, MA, MG, RJ, RS, SC e SP).

 

Pesquisa

Uma das principais iniciativas de fomento científico na área da saúde divulgou na última semana a relação de projetos inscritos na edição deste ano. Trata-se do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), que desde de 2004 investe em melhorias nesta área através da ciência, tecnologia e inovação.Ao todo, 34 propostas foram submetidas ao programa, que tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Amapá.

 

Vacina

O governo federal anunciou que “confirma a intenção” de aderir à Covax Facility, programa mundial para impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. Mais de 170 países aderiram à Covax, uma alocação global de vacinas contra o novo coronavírus coliderada pela OMS que visa impulsionar o desenvolvimento de vacinas para combater a Covid-19.

 

 

FRASE

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.

Carlos Drummond de Andrade