Ziulana Melo

Social

 

Paratleta amapaense Wanna Brito é convocada
para Mundial de atletismo no Japão.Wanna
vem sempre se destacando no cenário
nacional e internacional.

 

 

Parabéns pra lá de especial ao batuqueiro
cheio de muito talento, Nena Silva que
comemora idade nova. Sucesso!

 

 

Querida amiga, jornalista Gilvana Santos recebendo
homenagem pelo Dia do Jornalista, na
Câmara Municipal de Macapá , ao lado do
colega jornalista Volney Oliveira .

 

Startups 

O Sebrae Amapá promove o lançamento da 1ª edição do Prêmio Sebrae Startups. Iniciativa oferta diversos benefícios para empresas e empreendedores, como retorno monetário, exposição de soluções no Startup Summit 2024, conexão com especialistas e participação em eventos do ecossistema de tecnologia e inovação. As startups interessadas devem realizar a inscrição até o dia 16 de maio, por meio do site oficial da competição https://premiosebraestartups.com.br/.

 

Música 

A rotina da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, em Macapá, ganhou novos sons na terça-feira, 9. O Governo do Amapá, em parceria com o Exército Brasileiro, levou aulas de música para cerca de 35 alunos do 4º e 5º ano em uma atividade que une pedagogia e arte, contribuindo para o processo de aprendizagem escolar.  As aulas serão ministradas pela Banda Marcial do Exército Brasileiro três vezes por semana, na quadra da escola, onde os estudantes serão ensinados a tocar instrumentos como flauta, trompete, clarinete, trombone, tambores e baterias. A expectativa é que os jovens consigam realizar apresentações no segundo semestre de 2024.

 

Expo Favela

A Escola de Negócios da Favela começa a receber as inscrições de empreendedores de periferias interessados em participar da edição de 2024 da Expo Favela Innovation Amapá, que acontecerá em agosto. O evento é organizado pela Central Única das Favelas do Amapá (CUFA-AP).No ano passado, o evento contou com a participação de 40 expositores e com espaços culturais diversificados, como a Favela Literária e o “Camelódromo”, levando para o asfalto as iniciativas empreendedoras desenvolvidas nas periferias dos quatro cantos do Amapá.

 

Cantora Patrícia Bastos canta e encanta
o público amapaense, no próximo dia 19,
com show aguardadíssimo no
Restaurante 313. Imperdível!

 

Giro

Projeto Música da Gente terá o pagode do grupo
“Os Moreiras”, no Sesc Araxá, nesta sexta-feira (12)

 

Planetário – Para incentivar o estudo da ciência e tecnologia, o Governo do Amapá lança na sexta-feira, 12, a primeira edição do projeto “Planetário Itinerante”, que vai percorrer as escolas públicas começando pelo município de Santana. Os estudantes poderão vivenciar experiências sobre o universo e astronomia.Programação deve se estender até 22 de maio, iniciando pela Escola Municipal Professora Gentila Nobre, às 8h30. Na ocasião, os estudantes terão uma experiência única e imersiva sobre o sistema solar, vida fora da Terra, Via Láctea e os mistérios que existem no universo.■

 

Pagode – O Sesc Amapá traz pela primeira vez no projeto Música da Gente uma noite de pagode, com a participação do grupo Os Moreiras. Programação, que acontecerá no Salão de Eventos do Sesc Araxá nesta sexta-feira, 12, inicia às 18h30, com entrada gratuita.■

 

Social

 

Empresária Bianca Melo Silva festejando
mais um aniversário, neste final de semana,
Parabéns especial, querida!

 

 

Em close, a bela Isadora Freitas em recente ensaio fotográfico
de seus 15 anos, realizado em Curitiba/PR.
Sua festa será na companhia de familiares e
muitos amigos, em breve.

 

 

Destaque para a bonita Nádia Gomes
que comemora idade nova,nesta terça, 9.
Felicidades!

 

 

Vacinação

A Prefeitura de Macapá montou um plano de imunização para as crianças que estudam nas creches e nos ensinos fundamentais da cidade. Nesta semana, de 8 a 12 de Abril, 4 unidades de educação recebem a ação que segue durante todo o mês de abril. Vacinas contra a poliomielite, febre amarela, meningite ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) são alguns dos destaques.

 

Eleito

O presidente do TRE-AP, desembargador João Lages, foi eleito na última sexta, 5, o novo vice-presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Esta é a primeira vez em que um dirigente da Justiça Eleitoral Amapaense assumirá o cargo.Eleição aconteceu durante reunião na 84ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes TRE’s, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

Visita

Na manhã desta segunda, 8, o senador Randolfe Rodrigues recebeu, em Brasília, o diretor-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Carlos Baigorri. Na ocasião, Baigorri anunciou que o novo cabo submarino de telecomunicação que saiu de Belém chegou nessa semana em Macapá, e em breve será ativado.Também está previsto a cerimônia de inauguração e ativação do cabo no Amapá, com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

 

 

Senador Randolfe recebendo a visita do diretor-presidente
da ANATEL, em seu gabinete, em Brasília.

Giro

Juíza Marina Lustosa e o presidente do Tjap,
Adão Carvalho, em visita a Aldeia do Manga, em Oiapoque.

 

Em Oiapoque – O presidente do Tjap, desembargador Adão Carvalho, acompanhado pela juíza auxiliar da presidência Marina Lustosa, e comitiva, visitaram a Aldeia do Manga, em Oiapoque, no fim de semana. A iniciativa faz parte da gestão inclusiva do TJAP em relação aos povos originários.Na comunidade residem cerca de 1.240 indígenas da etnia Karipuna.■

 

Dengue – A partir desta terça-feira (9), a Prefeitura de Macapá dará continuidade à campanha de vacinação contra a dengue, direcionada para crianças com idades entre 10 e 14 anos. Com o aumento da incidência dos casos em todo o Brasil, a medida foi tomada para aumentar a cobertura vacinal e fortalecer a proteção da população infantil contra a doença. O imunizante é ofertado em 9 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 8h às 17h.■

 

Social

 

Juíza Elayne Ramos marcando presença, ao lado do
Procurador Geral da República, Paulo Gonet,
na Harvard Law School para a Brazil Conference,
organizada por estudantes brasileiros de
universidades de Boston (EUA).

 

 

Destaque para a belíssima Bruna Rezende
que comemora idade nova. Parabéns!

 

 

Em close, a bonita Isabelly Karine em
recente ensaio fotográfico de seus 15 anos. 

 

 

Artesanato

O Governo do Amapá abriu 7 vagas, por meio de edital, para artesãos amapaenses que desejam participar do processo seletivo para expor produtos na 17ª edição do Salão do Artesanato, em Brasília, considerado o maior evento do setor no Brasil.

A iniciativa faz parte do Plano de Governo de incentivar a presença do segmento em feiras nacionais com foco na geração de emprego, renda e bons negócios. As inscrições serão abertas na segunda-feira, 8.

 

Identidade

O Amapá já está na reta final para a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional.

A partir de segunda-feira, 8, a Polícia Científica inicia a fase de treinamento dos servidores de todo o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil), que atuam na emissão do documento.

Durante a semana de capacitação, a emissão de RG ocorrerá de forma intercalada e não haverá atendimento para este serviço na data em que o servidor daquela unidade estiver em treinamento, mas o cidadão pode buscar outro Super Fácil.

 

Homenagens

Uma sessão solene na Alap, na sexta-feira, 5, marcou a comemoração do Dia Nacional do Fotógrafo, celebrado no mês de janeiro.

Solenidade, proposta pelo deputado Jesus Pontes (PDT), reuniu mais de 90 profissionais que se destacam com sua arte de fotografar.

 

 

Fotógrafo Fabiano Menezes foi um dos homenageados
recebendo Moção de Aplausos e a comenda de Mérito Cultural,
durante a sessão solene na Assembleia Legislativa.

 

Giro

Queridíssima Elisângela Andrade visitando o estúdio do
Jornal Nacional em selfie com jornalista William Bonner. 

 

Dengue – A vacinação contra a dengue começou no Amapá na sexta-feira, 5, pelo município de Santana. O Governo realizou ação de imunização para incentivar a adesão da campanha pela população. Sábado, foi a vez de Macapá começar a imunização. O estado recebeu as primeiras 12 mil doses dos imunizantes na última quinta-feira, 4.

 

Pé de meia – Mais de 14 mil estudantes do ensino médio da rede estadual estão recebendo as parcelas mensais do programa federal “Pé de Meia”, que incentiva a permanência de jovens na escola por meio de estímulos financeiros. O cadastro foi feito a partir de um levantamento realizado pelo Governo do Amapá, e já possibilita o saque da primeira parcela de R$ 200.

 

Social

Em close, Giovanna Ferreira em
dia de pura descontração. 

 

 

Belíssima debutante Patriny Albuquerque em recente
ensaio fotográfico de seus 15 anos de idade.
Comemora aniversário, em breve,
com toda a família e amigos. 

 

 

Queridíssima e talentosa cantora Patrícia Bastos
se apresenta no próximo dia 19 de abril,
no Restaurante 313, em Macapá.
Show é aguardadíssimo por amigos e
fãs da cantora amapaenses. Estaremos lá!

 

 

Bolsas 

O Santander, em parceria com a Harvard Business Publishing, inaugura a 3ª edição do programa de capacitação Santander Business for All. Serão distribuídas cinco mil bolsas para profissionais com interesse em aprender conhecimentos essenciais de marketing, finanças, ferramentas de negociação e recursos.As inscrições vão até 10 de junho e podem ser feitas pela plataforma Santander Open Academy. Os cursos são 100% online, gratuitos, têm duração de três meses e poderão ser realizados em inglês, português e espanhol. Não é necessário ter diploma universitário ou experiência profissional.

 

Cinema

A Mostra Difusão é uma das atrações da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, levando a programação gratuita do evento a mais pessoas. Até 24 de abril, pontos de exibição do país apresentarão os 18 filmes que fazem parte da seleção. Em Macapá, os pontos são a Companhia Ói Nóiz Akí, no Quilombo Curiaú, e os espaços Baluarte Cultural e Cine Rock, em Macapá. Os filmes também estarão disponíveis online na plataforma InnSaei.tv.

 

Jornalismo

Diretoria do Sebrae Amapá recebeu profissionais da imprensa para o lançamento da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que abriu inscrições na quarta-feira (3) e segue até 5 de junho. O concurso vai premiar os melhores trabalhos que tratem do universo do empreendedorismo em quatro categorias principais – Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. A novidade é a criação da categoria especial Jornalismo Universitário, que vai reconhecer a produção jornalística desenvolvida no âmbito acadêmico.

 

 

Jornalista Evandro Luiz, colega Cá de Casa,
é vencedor do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023,
da Categoria Vídeo. Foi premiado com um tablet,
no lançamento do prêmio, na última quarta, 3. 

 

 

Giro

Toda a beleza de Ana Vitória que comemora,
nesta sexta, 5, seus 18 anos. Parabéns!

 

Liga Jovem – O Sebrae Amapá promove evento para o lançamento da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem. Iniciativa é voltada para jovens do 8º e 9º ano do ensino fundamental, médio, profissional e superior, interessados em desenvolver competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança e outras habilidades. O evento acontece na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, na próxima segunda, 8 de abril, às 8 da manhã.

 

Selo Amapá – O Governo do Estado lança nesta sexta, 5, a 2ª edição da promoção Selo Amapá. Na ocasião, será assinado o Termo de Fomento no valor de mais de R$ 540 mil entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá e a Associação de Supermercados (Amaps). Iniciativa integra o Plano de Governo que busca promover, valorizar e fortalecer empresas que investem na produção e matéria-prima local.

 

 

Social

 

Empresária Paula Katiucia em meio a
comemoração de seu aniversário, no último
fim de semana. Sucesso, sempre querida!

 

 

Parabéns e muitas felicidades para a
jovem empresária Juliana Nunes
que festejou seus 40 anos!

 

 

Palmas para o João, filho da colega jornalista Carla Ferreira.
Ele comemorou seus 3 aninhos com festinha pra lá
de animada, no fim de semana.
Parabéns, príncipe!

 

 

Relíquias

Já chegou em Macapá a peregrinação com as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, padroeira das missões.
A peregrinação na capital amapaense acontece até 4 de abril com momentos celebrativos entre missas, vigílias, passeio ciclístico e exposição do relicário.
Programação desta terça, 2, inclui missa de acolhida das relíquias, na Catedral, presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Conti.

 

Prefeitura Empreendedora

O Sebrae Amapá realiza nesta terça, 2, a solenidade da XII edição do Prêmio Prefeitura Empreendedora (PSPE).
O objetivo é identificar, divulgar, valorizar e estimular a inovação no setor público e promover práticas bem-sucedidas na administração municipal.
Evento acontece na sede do Sebrae no Amapá, no Salão de Eventos Macapá, das 8h às 13h.

 

Agradecimento

Na manhã desta segunda, 1º de abril, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho, recebeu a titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM), Adrianna Ramos.
Durante a visita institucional, a titular da SEPM agradeceu ao magistrado por seu apoio e do Poder Judiciário ao enfrentamento da violência física, sexual, psicológica, patrimonial e moral contra as mulheres durante seus 15 meses à frente da unidade especializada do Poder Executivo Estadual.

 

Secretária Adrianna Ramos em visita
institucional de agradecimento, ao presidente do TJAP
pelo apoio às políticas públicas para mulheres no Amapá

 

Giro

Escritor Gabriel Yared, autor de “Desterra”,
é macapaense de ascendência árabe e libanesa.
Lança no próximo dia 5, seu segundo livro de poesias.

 

■ Autismo – Durante todo o mês de abril a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA-AP) promoverá uma campanha, que tem como tema: conscientizar para promover o respeito, a aceitação e a inclusão da criança ao adulto, com autismo. O tema foi escolhido pela equipe de atendimento da Associação, que observou a necessidade de manifestações que levem a sociedade a pensar na pessoa autista desde a primeira infância até a fase adulta.■

 

■ Desterra – Escritor Gabriel Yared lançará, no próximo dia 5 de abril, às 19h, no Bistrô Hangar 79, em Macapá, a obra “Desterra”, seu novo livro de poesia, o segundo do gênero literário.Seu segundo livro de poesia chama-se “Desterra” (editora Folheando, 2023) e parte de um lugar em que o eu se questiona sobre seu lugar no mundo, tratando de questões da sexualidade, ancestralidade e estabilidade emocional.■

 

 

Social

 

Dia de muitas comemorações no clã Favacho.
A jovem e sempre simpática Gabrielly Barbosa
festejou idade nova na companhia de toda família e do maridão,
deputado Acácio Favacho e o filho, José Valentino. Parabéns!

 

 

Parabéns especial à jovem empresária Jane Mary
pela passagem de seu aniversário.
Felicidades mil e sucesso sempre!

 

 

Queridíssima amiga, psicóloga Cláudia Oliveira
curtindo as maravilhas de Londres

 

Inscrições abertas

A Escola de Negócios da Favela começa a receber as inscrições de empreendedores de periferias interessados em participar da edição de 2024 da Expo Favela Innovation Amapá, que acontecerá em agosto. O evento é organizado pela Central Única das Favelas do Amapá (CUFA-AP).No ano passado, o evento contou com a participação de 40 expositores e com espaços culturais diversificados, como a Favela Literária e o “Camelódromo”, levando para o asfalto as iniciativas empreendedoras desenvolvidas nas periferias dos quatro cantos do Amapá.

 

Ação de Saúde

A Universidade de Samba Boêmios do Laguinho promoverá no dia 30 de março, a partir das 8h, vasta programação alusiva a Páscoa, que contará com ação de saúde voltada para as crianças e comunidade em geral do entorno da sede da agremiação. A ação de saúde ocorrerá das 8h as 14h, com atualização dos cartões de vacina, carreta odontológica, consultas com pediatra, psicólogos, clínico geral e fisioterapeuta. Além de emissão de documentos pelo Super Fácil.A páscoa da Nação contará distribuição de ovos de páscoa, de lanche, pinturas e muitas brincadeiras para criançada.

 

Prefeitura Empreendedora

O Sebrae realiza no dia 2 de abril, a solenidade da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O objetivo é identificar, divulgar, valorizar e estimular a inovação no setor público e promover práticas bem-sucedidas na administração municipal. O evento acontece sede do Sebrae no Amapá, no Salão de Eventos Macapá, das 8h às 13h.

 

 

Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante,
a iniciativa do Prêmio Prefeitura Empreendedora destaca
o papel de gestores públicos comprometidos com o
desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

 

 

Giro

Casal Luciano Assis e Karla Balieiro Assis
comemorando outorga da filha
Isabela Assis em Nutrição. Sucesso!

 

 

■ Plantão – O Tribunal de Justiça do Amapá funcionará em Regime de Plantão de quarta-feira a sexta-feira, dias 27, 28 e 29 de março de 2024, período que corresponde à Semana Santa, Feriado Nacional.Todos os prazos judiciais e administrativos que vencerem nesse período ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil após o feriado, ou seja, dia 1º de abril de 2024■

 

■ Estoque baixo – O Governo do Amapá está convocando doadores para regularizar o estoque de sangue utilizado no tratamento de bebês prematuros internados no Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá. A convocação é necessária diante do estoque baixo de bolsas de sangue na maior maternidade do estado. ■

 

Social

 

Queridíssima Daniele Craveiro recebendo merecidamente,
em solenidade concorrida na capital federal,
o mérito farmacêutico. Sucesso sempre!

 

 

Empresária Júlia Alcolumbre
comemorando seus 70 anos de idade.
Felicidades, querida!

 

 

Secretária de estado do Turismo, Syntia Lamarão,
no evento concorridíssimo da Abrasel, nesta semana. 

 

COP 30

Governador Clécio Luís entregou à Casa Civil da Presidência da República projeto detalhado das obras que vão preparar o estado para receber eventos antes e durante a COP30, considerada a COP da Amazônia, em 2025.
No encontro em Brasília, foram traçadas estratégias para garantir os investimentos necessários para a realização do evento.
O encontro mundial da ONU, que reúne diversos países comprometidos com políticas em defesa do clima, será uma oportunidade para mostrar as potencialidades do Amapá, como estado mais preservado e protegido do Brasil.

 

Central do Marabaixo 

Será lançada neste domingo, 24, a Central do Marabaixo, com uma programação cultural repleta de shows, apresentações e tradição para a população.
A atividade tomará conta do Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos com rodas de marabaixo e show do grupo Senzalas, que reúne Val Milhomen, Joãozinho Gomes e Amadeu Cavalcante.

 

Defensoria 

Reeleito no dia 6 de dezembro, o defensor público-geral, José Rodrigues, continua à frente da gestão da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) no próximo biênio (2024-2026).
Posse aconteceu na última sexta-feira, 22, oportunidade em que também houve a recondução de Eduardo dos Anjos como corregedor-geral da instituição.

 

 

Defensor Geral do estado, José Rodrigues,
empossado na sexta, 22, pra mais um biênio,
é natural de Pimenteiras, no Piauí.
Ele foi reeleito juntamente com
o corregedor, Eduardo dos Anjos.

 

Giro

Ikaro França, que integra o ‘Música na Comunidade’,
é aprovado com nota máxima no curso
de Licenciatura em Música da Ueap.

 

■ Páscoa – Para auxiliar o amapaense nas compras do tradicional ovo de Páscoa, o Procon-AP realizou pesquisa de preço em estabelecimentos comerciais de Macapá e Santana. Mais de dez marcas de chocolates foram avaliadas, apontando uma diferença de até 33% nos preços dos produtos.A pesquisa busca fornecer ao consumidor informações precisas sobre os preços praticados e auxilia na identificação de possíveis abusos por parte dos estabelecimentos.■

 

■ Música – O jovem Ikaro França, de 18 anos, que faz parte do projeto social do GEA, desenvolvido no Conjunto Macapaba, foi aprovado com nota máxima na etapa prática do curso de Licenciatura em Música, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).O projeto, Música na Comunidade, o qual ele faz parte, é uma iniciativa da Coordenadoria de Segurança Comunitária, da Sejusp, com o objetivo de construir o elo entre segurança pública e a população, favorecendo a melhor integração e estimulando projetos de prevenção. ■

 

Social

 

Belíssimo casal Andrea Saraiva e Ricardo Falcão.
No próximo sábado, 23, oficializam união em
cerimônia concorridíssima na capital federal. 

 

 

Senador Lucas Barreto quando recebia em
seu gabinete, em Brasília, a secretária
municipal da mulher, Maria Neucila. 

 

 

Empresário Marcelo Porpino e a Chef Geane Gomes,
proprietários do 313, recebendo premiação
da Abrasel, como melhor restaurante. 

 

 

Vacinação 

Teve início nesta quarta-feira, 20, ação para oportunizar alunos da rede pública de ensino estadual a atualizarem o cartão de vacina.
A imunização dos estudantes de 9 a 19 anos, contra o sarampo, HPV e a meningite, começou pela Escola Estadual Barão do Rio Branco, no Centro de Macapá, que conta com 400 alunos.
Foram disponibilizadas 50 mil doses de vacinas para as ações nas escolas, sendo 20 mil contra o sarampo.

 

Mestrado 

A Universidade Federal do Amapá realizará processo seletivo para ingresso de alunos na primeira turma do Mestrado Acadêmico em Direito.
A inscrição no processo seletivo será gratuita e ocorrerá no período de 18 a 27 de março de 2024, exclusivamente no site da instituição de ensino.

 

Restauração 

Governador Clécio recebeu na última terça, 19, durante a programação dos 242 anos da Fortaleza de São José de Macapá, uma equipe de técnicos da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), que apresentou o projeto de conservação, revitalização e requalificação do monumento, um dos mais simbólicos do Amapá.
Os investimentos nas intervenções serão de cerca de R$ 30 milhões.

 

 

Governador Clécio recebendo equipe de técnicos da
Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA),
para apresentação de projeto de restauro
da Fortaleza de São José.

 

Giro

Garotada marcando presença na programação
do Equinócio das Águas, no Marco Zero do Equador. 

 

 

Equinócio – Diversão, conhecimento e muito lazer marcaram a programação do Equinócio das Águas, ocorrida nesta quarta-feira, 20, no Marco Zero do Equador.
Entre as atrações o Rapel no Meio do Mundo, o Planetário Digital Móvel, o 1º Circuito de Cicloturismo, oficinas lúdicas e interativas, exposições de telescópios e visitas guiadas. Divertidíssimo!

 

Passe Livre – O Governo do Amapá segue com o recadastramento para o programa Passe Livre Estudantil. A ação é voltada aos estudantes das redes estadual, municipal e federal de ensino nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, com datas e locais específicos, de acordo com a cidade. O objetivo é incentivar os alunos a concluírem os estudos, evitando a evasão escolar.

 

 

Social

 

Em close especial de seu aniversário,
a bela Marcília Benathar. 

 

 

As queridas amigas Suelen Amoras (Diretora Técnica)
e Alcilene Cavalcante (Diretora Superintendente),
ambas do Sebrae Amapá, em dia
agitadíssimo de Startup Day.

 

 

Parabéns especial à talentosa Bia Nelluty
que comemora seus 14 anos.
Felicidades e muito sucesso! 

 

 

242 anos

A Fortaleza de São José completa no próximo dia 19, seus 242 anos de existência. Localizado às margens do Rio Amazonas, o monumento histórico é um dos cartões postais mais importantes do Amapá. Para celebrar a data, o Governo do Amapá preparou uma programação especial que valoriza a cultura popular.O evento começa na segunda, 18, com programação aberta ao público.Haverá missa, exposição de artesanatos indígenas, de plantas ornamentais e medicinais, de obras da Galeria de Artes Samaúma e do artista Keka Cantuária.”

 

Museu

O Governo do Amapá obteve do Iphan a aprovação do projeto de requalificação do Museu Joaquim Caetano da Silva, um dos mais importantes patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos do estado. A ação faz parte do compromisso estabelecido no Plano de Governo da atual gestão para fortalecer o turismo e a cultura. Iniciativa vai garantir a ampliação do museu e conta com um investimento de mais de R$660 mil, do Novo PAC, para preservação e revitalização do espaço crucial para a proteção de acervos e da memória do estado.

 

Secretária Adrianna Ramos em encontro com
a primeira-dama do Brasil e socióloga Janja
em Nova York, em encontro promovido pela ONU

 

Giro

Festividade – Em preparação ao dia 19 de março, dia do padroeiro São José, a Diocese de Macapá continua neste final de semana a programação oficial da Festividade 2024. Neste domingo (17/3) acontece a Romaria dos Jovens a partir das 8h na Igreja Santa Inês de onde os jovens sairão em direção ao monumento de São José no Parque do Forte onde acontece a missa campal, às 10h.

 

Ao Padroeiro – Na véspera do feriado de São José, nesta segunda (18/3), uma carreata percorre as ruas da cidade a partir das 15h animando os devotos para participar da programação. Às 19h, na Catedral, a última noite do Tríduo ao padroeiro conclui as atividades preparatórias.No dia 19 de Março, o povo católico se reúne para celebrar a Festa Litúrgica de São José com a missa solene às 7h30 na Catedral.

 

*******************************************************************************************

 

Social

 

Linda Ana Júlia em dia de pura descontração.

 

 

Bela Thamires Silva em dia de muitas
comemorações pelo seu aniversário.

 

Ana Júlia em recente ensaio fotográfico de seus 15 anos. 

 

 

Simpósio

Começa nesta sexta-feira, 15, o Simpósio Internacional de Cirurgias Bariátricas realizado pela primeira vez no estado.
O evento busca fomentar os debates na área da saúde e a circulação do turismo na região, recebendo participantes de vários países.
Durante a programação, que acontece no Sebrae, serão realizadas cirurgias, com apresentações ao vivo, atendendo pacientes do programa estadual BariSus.

 

Artesanato

O Governo inicia nesta sexta, 15, a programação da Semana Estadual do Artesão, com missa e acolhida da imagem peregrina de São José, padroeiro dos artesãos. A expectativa é que 200 profissionais participem da celebração.
O evento, que acontece na Casa do Artesão, segue no domingo, 17, e na segunda-feira, 18, das 8h às 17h, com seminários sobre temas como bioeconomia, políticas públicas para o setor, financiamento e salvaguarda das memórias.

 

Em Brasília

Nesta semana, uma comitiva do TJAP participou, na sede do CNJ, em Brasília, da 1ª Edição do Mapa Nacional do Tribunal do Júri, promovida pelo CNJ.
O TJAP foi representado pelo coordenador estadual das Varas do Tribunal do Júri do Amapá, desembargador João Lages, e os juízes Almiro Avelar ( 2ª Vara Criminal e Tribunal do Júri de Santana) e o juiz Ítalo Magalhães (chefe de secretaria da Vara do Tribunal do Júri de Macapá).

 

Juíza Elaynne Cantuária e o presidente do STF,
ministro Luís Roberto Barroso, em Brasília. 

 

Giro

Deputada estadual Aldilene Souza e a delegada
Sandra Dantas durante grande expediente
na Assembleia Legislativa do Amapá. 

 

Natação

A partir deste sábado, 16, o Amapá será palco do Torneio Grão-Pará Norte e Nordeste de Natação, realizado pelo Governo do Estado.
O evento vai reunir cerca de 110 atletas, entre competidores do Amapá, do Pará e do Maranhão.
A disputa terá 26 provas, nas categorias feminino e masculino, nos estilos nado crawl, borboleta, nado peito e nado costa.

 

Cursos

Iniciou nesta quinta, 14, e segue até a terça, 19, as inscrições para as 2.057 vagas em cursos de oito centros profissionalizantes de Macapá e Santana.
Os cursos ofertados de forma gratuita, no Centro de Educação Profissional Walkiria Lima, são de francês básico, artesanato, enfermagem, pintor, fotografia e interprete instrumentista.

 

*************************************************************************************