Social


Palmas para a simpática empresária Aline Oliveira, pelo seu aniversário, comemorado em Recife/PE. 

 

 

Em close, a querida amiga vereadora Luany Favacho, em recente debate na Câmara Municipal de Macapá. 

 

 

A bonita aniversariante do dia, Ana Júlia Maciel. 

 

 

Vestibular

A Unifap divulgou na tarde da última sexta, 18, o resultado do Processo Seletivo 2021 da instituição. O certame seleciona os 1.395 mil vagas distribuídas em 32 cursos de graduação presenciais do campus Marco Zero do Equador, em Macapá.

O resultado é provisório e interessados podem entrar com recurso entre os dias 21 e 22 de junho. O período de matrículas está previsto para acontecer entre 12 e 30 de julho.

 

Forrovija

O evento Forrovija-Live, que recebe apoio da Secult, acontece nos dias 21, 22 e 23 de junho, no município de Vitória do Jari, será transmitido pelas plataformas virtuais das páginas da Secretaria de Cultura do Amapá.

Programação conta com apresentações de Dani li e Neyzinho e Banda, e ainda com atrações de Miss Caipira, Musa Diversidade e Casal Junino, com direito a premiação de até R$ 2 mil, bem como show de grupos folclóricos.

 

Meio Ambiente

Já desembarcou no Amapá mais um lote de vacinas contra a Covid-19, com 14.990 doses. O carregamento trouxe o imunizante da CoronaVac e também da Pfizer e, pelo quantitativo, o governo orientou que as campanhas passem a atender pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

E a Prefeitura de Macapá já iniciou ação voltada para a aplicação da 2ª dose (D2) de CoronoVac. A atividade foi realizada das 17h à meia-noite deste sábado e será voltada exclusivamente para as pessoas que deveriam ter recebido a D2 no período de 16 a 22 de abril.

 

Parabéns especial de hoje vai para o amigo, jovem e atuante senador da república Davi Alcolumbre que inaugura idade nova. Felicitações e sucesso sempre! 

 

Giro

 

O belo sorriso da advogada Ana Rita, com suas bonitas madeixas sob os cuidados do “expert” Kiko Pantoja. 

 

Reforço – A Anvisa autorizou na sexta-feira (18) o estudo clínico para testar uma possível dose de reforço que poderia ser usada como complemento da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelos laboratórios Pfizer/BioNTech.

A previsão é recrutar 443 participantes no centro clínico do Hospital Santo Antônio da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador (BA), e outros 442 participantes no Centro Paulista de Investigação Clínica e Serviços Médicos, em São Paulo (SP).

 

Palhaçaria – Está aberto desde sábado, 19, a 3ª edição Festival Palhaças no Meio do Mundo. O evento tem o objetivo de agregar a palhaçaria feminina numa rede colaborativa que busca fomentar e divulgar o trabalho que nasce da comicidade da mulher palhaça no mundo contemporâneo.

Toda a programação, que ocorrerá até o dia 26, será online, nas páginas do Festival @palhacasnomeiodomundo.


Social


O sorriso encantador de Graziela Silva. 

 

 

Princesinha Maria Lina, ladeada pela tia, empresária Jaqueline Jucá, e a prima, Eduarda Jucá, na festa de seu 1º aninho. 

 

 

Clic pra lá de especial do blogueiro de turismo “Estevam Pelo Mundo”, em frente ao Mercado Municipal, quando conhecia nossos pontos turísticos. 

 

 

FIM

Durante cinco dias, de 23 a 27 de junho, o Festival Imagem-Movimento (FIM) realizará vasta programação on-line, no canal do festival no YouTube.

Sob o mote “A Cura está nas Margens”, o evento propõe ao público enxergar as “margens” e valorizar o que elas têm a ensinar e construir, como ponto de partida para uma mudança em meio ao caos que o Brasil está vivendo.

Programação conta com mais de 50 filmes de 22 estados, divididos em cinco mostras.

 

Fiscalização intensa

O Ministério Público do Amapá, através do Gaeco, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura de Macapá e SVS, reuniu a imprensa na manhã desta sexta-feira, 18, pra entrevista coletiva.

Eles anunciaram medidas mais duras daqui em diante, durante as fiscalizações de medidas sanitárias. Inclusive, as fiscalizações serão intensificadas e podem resultar em prisão.

 

Homenagem

O Colégio de Procuradores de Justiça do MP/AP, em reunião realizada na última quinta, 17, homenageou o desembargador do TJAP, Jayme Henrique Ferreira, nomeado em fevereiro deste ano para provimento da vaga reservada ao quinto constitucional do MP-AP.

A homenagem contou com as participações dos procuradores de Justiça: Clara Banha, Jair Quintas, Judith Teles, Nicolau Crispino, Joel Chagas, Estela Sá e Maricélia Assunção; e do chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça João Furlan. Os membros relembraram situações vivenciadas com Jayme Ferreira, desde o ingresso no Ministério Público do Amapá até suas últimas participações no Colegiado, exaltando suas qualidades e registrando sua contribuição para a história da instituição.

 

Durante as homenagens ao desembargador Jayme Ferreira, uma placa foi entregue ao agraciado pela presidente do Colegiado e procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, pelos 29 anos de serviços na instituição. 

 

 

Giro

 

A movimentada e disputada Roda de Conversa das vereadoras de Macapá, Luany Favacho, Adriana Ramos, Maraína Martins e Janete Capiberibe. 

 

Imunização – A Secretaria Municipal de Saúde segue na imunização da população de Macapá contra a Covid-19.

Neste sábado, 19, serão vacinados os profissionais de educação agendados, gestantes e puérperas e profissionais de saúde.

A ação também é direcionada às pessoas com a segunda dose de AstraZeneca marcada para os dias 19 e 20 de junho.

 

Documentário – Um mini documentário coordenado pela professora da rede estadual Marília Pinheiro,é um dos projetos selecionados para a exposição “Versus Art Exhibit”. A exibição acontece na sede da ONU, em Genebra, na Suiça, até o dia 25 de junho, ao lado de outras produções do mundo inteiro que abordam arte, resiliência e transformação social.

A produção “Experimentações em arte – A performance como meio de auto-investigação das identidades para além do corpo” começou a ser desenvolvida pela educadora ainda em 2015, na Escola do Novo Saber Maria do Carmo Viana dos Anjos, de tempo integral, em Macapá. Assista no Portal diariodoamapa.com.


Social


A encantadora debutante Angélica Mendes. 

 

 

A beleza e elegância da digital influencer Luciana Araújo. 

 

 

Padre Paulo Roberto e Daniela Ramos, nas comemorações do Dia Estadual e Municipal do Marabaixo. 

 

 

Vagas

A Secretaria de Estado de Educação prorrogou inscrições para o programa Profissionaliza Amapá até esta sexta, 18. São ofertadas 3.004 vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do portal www.processoseletivo.ap.gov.br.

 

Audiovisual

A Associação Gira Mundo promove no período de 21 a 25 deste mês uma oficina de audiovisual voltada para o público infanto juvenil.

As inscrições e participação na oficina serão gratuitas. Basta acessar e preencher o formulário no link: https://forms.gle/ZkB9ovNU4y2zZSpe8.

A oficina contará com duas turmas, sendo uma no turno da manhã (09h às 12h) e outra à tarde (14h às 18h).

 

Mitos & Lendas

Neste sábado, 19, a partir das 19h, na sede da OAB/AP, acontecerá o lançamento da reedição póstuma do Livro “Mitos & Lendas do Amapá” de autoria do professor, escritor e jornalista Joseli Dias.

Esta obra de grande relevância histórica, cultural e referência no ensino da literatura da Amazônia na educação amapaense, já conta com três edições, todas esgotadas.

O evento é organizado pelo senador Randolfe Rodrigues, presidente do Conselho Editorial do Senado Federal, em parceria com a Comissão Especial da Cultura da OAB/AP.

Para participar basta acessar, no dia do evento, a live no Facebook @culturaadvap e @randolferodrigues.

 

 

As histórias de “Mitos e Lendas do Amapá”, do saudoso jornalista e escritos Joselí Dias, já foram adaptadas para o teatro, viraram música e temas de escolas de samba, e também embasaram o roteiro da novela “Mãe do Rio”, com as lendas sobre a Matinta Perera, o Boto e a Mãe do Mato. 

 

 

Giro

 

A felicidade do jovem casal Sebastian Favacho e Patricia Chaves. 

 

 

Coronavac – Governador Waldez usou suas redes sociais para anunciar a chegada de um novo lote de vacinas da Coronavac.

O lote, com previsão de chegada nesta sexta, 18, contém 14.990 doses do imunizante. Também estão previstas a chegada da vacina da Pfizer.

 

Oficina – Durante a programação do XVII Festival Imagem-Movimento, serão realizadas duas oficinas, dentre elas a oficina de escrita documental, voltada a desenvolver técnicas de roteiro especificamente para documentários.

As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas através do blog do Festival.

A oficina terá duração de dois dias, sendo realizada nos dias 24 e 25 de junho, das 16 às 18h. 

 

Educacenso – Inicia nesta sexta, 18, a primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021. Gestores e secretários escolares deverão inserir as informações referentes à declaração de dados de suas respectivas unidades de ensino. As informações devem ser cadastradas no sistema Educacenso.


Social


Toda a elegância da querida Bruna Cereja. 

 

 

A simpatia da amiga Inês Vales Ramos. 

 

 

A bela do clic, é Mickaelly Medeiros, a nova Miss Caipira da quadrilha junina Simpatia da Juventude. 

 

 

Sputinik V

A Anvisa autorizou sete estados brasileiros a importar, de forma excepcional, a vacina russa Sputnik V contra a covid-19.

Com a nova aprovação, serão distribuídas 592 mil doses entre os 7 estados. O Amapá vai receber 17 mil doses do imunizante.

 

Condições

A permissão dada pela Anvisa para importação da vacina Sputinik V impõe uma série de condições para a aplicação.

A vacina russa só pode ser usada em adultos saudáveis e a agência reguladora deve receber relatórios periódicos para avaliar o risco-benefício do imunizante.

 

Hexavalente

A vacina hexavalente já está disponível na rede pública de saúde para crianças de dois meses a sete anos incompletos, com pré-indicações médicas.

O imunizante apresenta menor índice de reação e é indicado para evitar doenças como difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, haemophilus, influenza e hepatite B.

Para aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem procurar o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), em Macapá.

 

Presidente Sarney, durante homenagens no Congresso Nacional, na última terça, 15, pelos seus 90 anos.
Evento disputado por ex-presidentes da Casa, ocorreu com solenidade de apresentação da obra “Retrato do Presidente José Sarney”, pintura do artista português Rui Preto Pacheco, que ficará em exibição no Museu do Senado. 

 

Giro

 

A beleza da sorridente e alegre fisioterapeuta Nádia Guimarães. 

 

Marabaixo e Capoeira – Iniciou nesta quarta, 16, a programação especial para o Dia Estadual e Municipal do Marabaixo e Dia Estadual da Capoeira.

Agenda é realizada pelo Improir, em parceria com a Seafro, e se estende até dia 30 de junho, como objetivo a valorização da cultura afroamapaense.

 

Antirrábica – A Prefeitura de Macapá está realizando até sexta, 18, a Campanha de Vacinação Antirrábica em Macapá. Além dos pontos fixos, a ação acontece nos bairros Murici, Vale Verde e Distrito da Fazendinha, de 8h às 12h.

Cães e gatos acima de três meses de idade podem ser vacinados contra raiva durante a ação.

 

14 milhões – O HU recebeu na segunda, 14, mais recursos da bancada federal para obras e aquisição de equipamentos.

Foram depositados na conta da Unifap R$ 14.086.731,19 para investimentos. O dinheiro é referente a uma das parcelas de emendas conjuntas dos parlamentares amapaenses.


Social


Palmas ao jovem Matheus Trasel, filho da secretária Patrícia Ferraz e do advogado Ulisses Trasel. Matheus comemorou níver no domingo, 13, na companhia de amigos e da família. Felicidades! 

 

 

A jovem e bonita Laryssa Lins, esbanjando charme e simpatia. 

 

 

A beleza estonteante da jovem juíza e querida amiga Elayne Ramos Cantuária. 

 

 

Posse

Os promotores de Justiça Afonso Pereira, Neuza Barbosa e Rodrigo Assis tomaram posse na segunda, 14, na titularidade da 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Conflitos Agrários de Macapá, 3ª Promotoria de Justiça Criminal e de Auditoria Militar de Macapá e Promotoria de Justiça de Porto Grande, respectivamente.

Remoção dos membros foi efetivada pelo Conselho Superior do Ministério Público do Amapá, por meio virtual, com transmissão no Youtube.

 

Subindo

A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil, medida pelo Imperial College de Londres, subiu esta semana e está em 1,07.

Isso significa que cada 100 pessoas com o vírus no país infectam outras 107. Na semana passada, o Rt do Brasil estava em 0,99.

A universidade britânica também projeta que o Brasil tenha 14.300 mortes devido à Covid-19 nesta semana.

 

CNH

O Detran retornou a aplicação de provas práticas para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As provas voltaram a ser realizadas desde o dia 2 de junho, no prédio do órgão, na zona norte de Macapá.

As primeiras provas aplicadas foram para a Categoria B, que serve para condutores de carros de passeio.

 

 

A bela empresária Camila Soares em recente evento social em Curitiba/PR. 

 

 

Giro

 

Toda a simpatia da jovem médica Leda Farias. 

 

Treinamento – Profissionais da saúde de Macapá e Santana estão sendo capacitados para diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). O curso ocorre nas dependências do Lacen.
O objetivo é a descentralização, o que, na opinião dos técnicos, vai agilizar o tratamento e cura da enfermidade. São dez vagas ofertadas para microscopistas dos dois municípios.

 

Mais Visão – Passam bem os seis jovens que foram operados, no domingo (13), no HCAL, em Macapá. As cirurgias de catarata congênita e de catarata traumática (inclusive em uma bebezinha de 8 meses de idade) foram realizadas pelo Programa Mais Visão, uma parceria estabelecida com recursos de emenda do senador Davi Alcolumbre, GEA e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos).


Social


Parabéns à jovem e querida Fernanda Sampaio pela passagem de seu aniversário. 

 

 

Lindíssima Thalyssa Katrine na noite mágica de seus 15 anos. 

 

 

O close especial da linda “mamãe”Adriane Letícia 

 

 

IPVA

Encerra nesta terça, 15, o prazo para o pagamento da cota única ou 1ª parcela do IPVA referente ao ano de 2021 no estado. O motorista que optar pela cota única recebe 20% de desconto.

O prazo para pagamento foi prorrogado duas vezes como parte do pacote econômico para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia do Coronavírus. Com o adiamento, contribuintes poderão realizar o pagamento sem juros até amanhã, 15 de junho.

 

Avanço

Em Santana a vacinação contra a Covid-19 está bem avançada e já iniciou a semana com a imunização de pessoas com idade a partir de 40 anos sem comorbidade.

Homens e mulheres podem receber a primeira dose da vacina, comparecendo aos postos de vacinação com documento de identidade com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência no município.

 

Vacinaço

A Prefeitura de Macapá intensificou ações de imunização no último final de semana, no Arraial da Vacinação, com 30 horas ininterruptas de aplicações, que atendeu 7.295 pessoas.

Além dos profissionais de educação, que foram atendidos de acordo com os agendamentos realizados, o arraial também vacinou pessoas com idade de 50 anos ou mais, e os que tinham a segunda dose marcada para estes dias. A vacina utilizada foi a Oxford/AstraZeneca.

 

 

Paratleta Leyliane dos Santos que já faturou medalha de bronze no Pan-Americano, no México, agora está no Líbano pra disputar o Ásia Open de Taekwondo, nesta terça, 15.
É mais uma oportunidade para que a taekwondista leve a bandeira do Brasil e do Amapá para o lugar mais alto do pódio. Na torcida! 

 

 

Giro

 

Parabéns ao jovem Secretário Hélder Lima – SEMDUH, de Santana, que inaugura idade nova. É liderança jovem que desponta na política por gestão dinâmica à frente da pasta. 

 

 

Eficácia – A Novavax divulgou dados preliminares que apontam eficácia geral de 90% em sua vacina contra a Covid-19, e de 100% contra casos moderados e graves da doença. Resultados ainda não foram publicados em revista científica.

A empresa não esclareceu se os 90% de eficácia geral incluíam casos assintomáticos da doença ou apenas casos leves.

 

Barrado – Considerado de “especial risco epidemiológico”, o Brasil pode continuar isolado de grande parte do mundo por causa do descontrole da pandemia e das variantes.

Segundo especialistas, para que as portas de EUA e Europa voltem a se abrir a turistas brasileiros, o país possivelmente precisará cumprir mais as regras sanitárias e avançar na vacinação.

O brasileiro continua barrado pra entrar em vários países e está longe de alcançar metas de possível liberação em fronteiras.


Social


A linda acadêmica de Medicina, Renata Martins festejando mais um aniversário. Parabéns especial! 

 

 

Em close especial do belo e simpático casal Aline e Felipe Moutinho. 

 

 

O apaixonado casal Eliane Albuquerque e Carlos Cantuária. 

 

 

Exportação

As 50 empresas amapaenses participantes do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) já estão certificadas para atividades de exportação.

O evento de encerramento deste ciclo do programa ocorreu na sexta, 11, de forma virtual.

 

13º salário

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou o pagamento da primeira parcela do 13º do funcionalismo público municipal para a próxima terça-feira (15). A expectativa é que esta primeira parcela represente um aporte de até R$13 milhões que deve impactar a economia local.

O pagamento corresponde a 50% do valor do 13º destinado aos servidores municipais. A segunda parcela será creditada no fim do ano, como explica o prefeito Dr. Furlan.

 

Meio Ambiente

O Ministério Público do Amapá, por meio de sua Promotoria de Meio Ambiente e Conflitos Agrários, encerrou na sexta, 11 – de forma híbrida, na Procuradoria-Geral de Justiça e virtualmente, em razão dos cuidados de prevenção à pandemia – a Semana do Meio Ambiente.

Durante o evento, o MP-AP firmou com o Sebrae/AP, um Termo de Cooperação Técnica para viabilizar a formalização da Cooperativa de Recicladores da Baixada Pará e capacitação dos cooperados. Ainda durante o evento, o órgão ministerial promoveu o lançamento de livros na área ambiental.

 

 

Durante o evento, a PGJ do MP-AP, Ivana Cei, assinou documento, juntamente com o Sebrae e representantes da Cooperativa da Baixada Pará, para implementar parceria institucional para o projeto “Colorindo o Futuro – Baixada Pará”, que possibilitará aproximação do órgão ministerial com os moradores do local e a promoção de capacitações aos cidadãos que lá residem. 

 

 

Giro

 

Dra. Danielle Craveiro, brindando com muita alegria na companhia de sua equipe qualificada, as vitórias do 2º ano do Harmony Intituto. 

 

 

Aos adolescentes – A autorização da Anvisa para que a vacina da Pfizer seja aplicada em crianças com 12 anos ou mais deve frear a disseminação do coronavírus no Brasil.

Especialista do Emílio Ribas destaca que campanhas de imunização visam como objetivo final a proteção da comunidade como um todo, e não de um indivíduo.

 

Vacinação – A mortalidade entre crianças e adolescentes por Covid-19 representa, atualmente, 0,3% no Brasil.

Como o coronavírus se espalha pelo ar e sofre constantes mutações, especialistas dizem que a “dinâmica pode mudar” a qualquer momento e, por isso, vacinar esse público ajuda na contenção da pandemia..


Social


Toda a elegância da empresária Katiuscia Alcolumbre. 

 

 

A bonita digital influencer Hana Borges. 

 

 

O close pra lá de simpático de Daiane Uchoa. 

 

 

Vacinaço

Com a expectativa de imunizar 5 mil pessoas contra a covid-19, a Prefeitura de Macapá realiza “vacinaço”com 30 horas ininterruptas, que iniciou na manhã de sexta, 11, e que só encerra às 14 horas deste sábado, 12.

Desta vez estão sendo atendidos, profissionais da educação que agendaram a vacinação,pessoas com 50 anos ou mais, com ou sem comorbidades e pessoas que precisam receber a 2ª dose da AstraZeneca prevista para 12 de junho.

 

Jansen

Governo do Amapá pactuou estratégia diferente para a utilização da vacina da Janssen, imunizante da farmacêutica Johnson & Johnson contra covid-19.

Por ser uma vacina de dose única e que acelera o processo de imunização completa, as 9.000 doses previstas para o Amapá serão designadas para a imunização de profissionais da educação na faixa etária de 18 a 59 anos dos municípios de Macapá e Santana.

De acordo com cronograma do Ministério da Saúde, a entrega das vacinas ao Estado está prevista para acontecer na próxima semana.

 

Homenagem

Neste sábado, 12 de junho, a procuradora de Justiça Raimunda Clara Banha, completa 40 anos de carreira ministerial.

Para celebrar a data, a PGJ do MP-AP, Ivana Cei, prestou homenagens à decana pelos serviços prestados à instituição e à população do Amapá.
“A carreira da procuradora Clara Banha se confunde com a história da nossa instituição, por estar investida no cargo de promotora de Justiça, antes mesmo da criação do Ministério Público do Amapá. Então para nós é uma honra poder contar com esta integrante dedicada e comprometida com a função que escolheu desempenhar na sua vida profissional”, parabenizou Ivana Cei.

 

Atualmente, a procuradora Clara Banha, faz parte da Administração Superior do MP-AP, ocupando cargo de subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, com atuação no Colégio de Procuradores. 

 

 

Giro

 

Parabéns especial ao jovem e atuante turismólogo Sandro Bello que inaugura idade nova. Felicidades e sucesso sempre! 

 

Cursos – A Seed lançou nesta sexta, 11, edital com 3.004 vagas em Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada. As oportunidades estão distribuídas em oito centros profissionalizantes localizados em Macapá e Santana.

Inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do portal www.processoseletivo.ap.gov.br, no período de 12 a 16 de junho.

 

Oficinas – A Associação Gira Mundo promove no período de 21 a 25 deste mês uma oficina de audiovisual voltada para o público infanto juvenil.

Inscrições e participação na oficina serão gratuitas. Basta acessar e preencher o formulário no link: https://forms.gle/ZkB9ovNU4y2zZSpe8

A oficina contará com duas turmas, sendo uma no turno da manhã (09h às 12h) e outra à tarde (14h às 18h).


Social


Toda a elegância do casal Greyce Caroline e Harvey. 

 

 

A belíssima empresária e digital influencer, Sandroane Guimarães, em dia de muitas comemorações pela passagem de seu aniversário. 

 

 

O close angelical da bonita debutante Ana Beatriz Rodrigues 

 

 

Círio 2021

A Diocese de Macapá apresenta neste sábado, 12, às 9h, na Catedral São José, programação do Círio de Nazaré 2021.

Data é significativa para a Igreja por ocasião da festa litúrgica do Imaculado Coração de Maria.

Apresentação poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Diocese, no Facebook, Instagram e Youtube.

 

Ação alusiva

Prefeitura de Macapá promove nos dias 12 e 17 de junho programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que acontece dia 12 de junho.

Primeiro dia de ação será promovido pelo Creas Cidadania, localizado na zona sul e ocorrerá a partir das 9h, na Feira do Produtor, na avenida 13 de Setembro.

 

Poemas

O Bioparque da Amazônia realiza nesta sexta, 11, a 1ª edição do Luau no Parque, em parceria com a Macapatur e Fumcult.

Iniciativa visa proporcionar um momento de lazer à população através da integração do meio ambiente e cultura.

Programação conta com show da cantora Ariel Moura e declamação de poesia, que será feita por Annie de Carvalho. O ingresso será vendido a R$10 na bilheteria do parque. O luau acontece das 17h às 20h.

 

 

Poeta Annie de Carvalho será uma das atrações da 1ª edição do Luau do Parque, que ocorre nesta sexta, 11. 

 

 

Giro

 

Senador Lucas Barreto quando recebia, em seu gabinete em Brasília, a visita do vereador Edinoelson Trindade e o Coordenador Municipal de Esporte e Lazer, Cleudo Trindade. Na pauta, recursos para o esporte e lazer de Macapá. 

 

 

Junho Verde – O Governo do Amapá através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente realiza palestras e oficinas gratuitas sobre o tema “Recursos Hídricos” nesta quinta-feira, 10, e na sexta-feira, 11, no evento do Junho Verde 2021.

As atividades são das 9h às 17h. Interessados podem se inscrever no site https://junhoverde.portal.ap.gov.br/, nele está disponível a programação completa. Haverá certificação.

 

Treinamento – Uma parceria entre a Organização Pan- Americana de Saúde (Opas) e a SVS promove capacitação profissional para os agentes de saúde com objetivo de melhorar a análise do sistemas de dados do setor no Amapá. Ação encerra nesta sexta, 11.

Os profissionais envolvidos são multiplicadores, ou seja, depois do curso poderão repassar o conhecimento adquirido para outros trabalhadores da área da saúde.


Social


A jovem e bonita Simone Colares em recente ensaio fotográfico de sua formatura. 

 

 

Parabéns mais que especial à jovem e competente cardiologista Ana Cristina Chucre.
Festeja 4.8 cheia de muita energia, disposição e saúde de sobra. 

 

 

Palmas para a jovem estudante Hanna Moraes, aprovadíssima em Medicina na UFPA.
Hanna é filha de Erivan Oliveira e Cassandra Moraes. Sucesso! 

 

 

25 anos

A Associação dos Músicos e Compositores do Amapá completa 25 anos de fundação neste mês de junho, e para celebrar a data, realiza neste final de semana um Circuito Cultural com apresentações de vários artistas – online – no canal da entidade no Youtube.

Programação começa na sexta, 11, 20h, com a participação dos grupos de Marabaixo Estrela do Renascer, Dica Lemos, São José, Herdeiros da Tradição e Pavão.

 

Gripe

Nesta quarta, 9, o Amapá entrou na 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Mais de 10 novos grupos prioritários passaram a ser atendidos.

De acordo com a SVS, vacinação acontece em todos os municípios. Pessoas contempladas nas 1ª e 2ª fases e que ainda não buscaram o imunizante podem procurar os postos de saúde para se vacinarem.

 

Poemas

Poeta Thiago Soeiro vai lançar nesta quinta, 11, em uma “live” poética, a primeira obra impressa dele, intitulada “Salva-Vidas”. O livro reúne 36 poemas escritos desde 2013, que falam principalmente sobre o mar.

Integrante do grupo lítero-musical Poetas Azuis, Thiago Soeiro busca usar a poesia para “salvar” o leitor afogado na dor, na saudade, no amor ou em problemas pessoais.

 

 

A “live” de lançamento da obra do poeta Thiago Soeiro será pelo instagram @duastelasproducoesap e terá como convidados os poetas Aline Monteiro, Carla Nobre, Pedro Stkls e, ainda, Joãozinho Gomes, Aquila Emanuelle e Janete Lacerda. 

 

 

Giro

 

Promotora de Justiça Samile Alcolumbre de Brito em visita institucional ao novo Cartório de Registros Públicos e Tabelionato de Notas, de Laranjal do Jari. 

 

 

Vacinas – O Governo do Amapá recebeu a maior remessa já enviada pelo Ministério da Saúde de vacinas contra covid-19. São 44.250 doses da Astrazeneca e 8.190 doses da Pfizer.

Desse quantitativo de doses, 29.330 serão para os para ribeirinhos.

A SVS montou esquema de distribuição para todos os municípios e terá apoio das forças de segurança que garantirão o trajeto. A entrega das vacinas deve ser concluída até o fim da semana.

 

Parceria – Prefeito Furlan esteve na manhã desta quarta, 9, na Escola Municipal Professor Gerson Trindade Pereira para a inauguração de um novo espaço na unidade localizada no distrito do Coração.

O refeitório construído é fruto de uma iniciativa do Ministério Público do Amapá, por meio de um Termo de Compromisso e de Ajustamento de Conduta (TAC).