Ziulana Melo

Social

 

Em close especial de seu aniversário,
a bela Marcília Benathar. 

 

 

As queridas amigas Suelen Amoras (Diretora Técnica)
e Alcilene Cavalcante (Diretora Superintendente),
ambas do Sebrae Amapá, em dia
agitadíssimo de Startup Day.

 

 

Parabéns especial à talentosa Bia Nelluty
que comemora seus 14 anos.
Felicidades e muito sucesso! 

 

 

242 anos

A Fortaleza de São José completa no próximo dia 19, seus 242 anos de existência. Localizado às margens do Rio Amazonas, o monumento histórico é um dos cartões postais mais importantes do Amapá. Para celebrar a data, o Governo do Amapá preparou uma programação especial que valoriza a cultura popular.O evento começa na segunda, 18, com programação aberta ao público.Haverá missa, exposição de artesanatos indígenas, de plantas ornamentais e medicinais, de obras da Galeria de Artes Samaúma e do artista Keka Cantuária.”

 

Museu

O Governo do Amapá obteve do Iphan a aprovação do projeto de requalificação do Museu Joaquim Caetano da Silva, um dos mais importantes patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos do estado. A ação faz parte do compromisso estabelecido no Plano de Governo da atual gestão para fortalecer o turismo e a cultura. Iniciativa vai garantir a ampliação do museu e conta com um investimento de mais de R$660 mil, do Novo PAC, para preservação e revitalização do espaço crucial para a proteção de acervos e da memória do estado.

 

Secretária Adrianna Ramos em encontro com
a primeira-dama do Brasil e socióloga Janja
em Nova York, em encontro promovido pela ONU

 

Giro

Festividade – Em preparação ao dia 19 de março, dia do padroeiro São José, a Diocese de Macapá continua neste final de semana a programação oficial da Festividade 2024. Neste domingo (17/3) acontece a Romaria dos Jovens a partir das 8h na Igreja Santa Inês de onde os jovens sairão em direção ao monumento de São José no Parque do Forte onde acontece a missa campal, às 10h.

 

Ao Padroeiro – Na véspera do feriado de São José, nesta segunda (18/3), uma carreata percorre as ruas da cidade a partir das 15h animando os devotos para participar da programação. Às 19h, na Catedral, a última noite do Tríduo ao padroeiro conclui as atividades preparatórias.No dia 19 de Março, o povo católico se reúne para celebrar a Festa Litúrgica de São José com a missa solene às 7h30 na Catedral.

 

*******************************************************************************************

 

Social

 

Linda Ana Júlia em dia de pura descontração.

 

 

Bela Thamires Silva em dia de muitas
comemorações pelo seu aniversário.

 

Ana Júlia em recente ensaio fotográfico de seus 15 anos. 

 

 

Simpósio

Começa nesta sexta-feira, 15, o Simpósio Internacional de Cirurgias Bariátricas realizado pela primeira vez no estado.
O evento busca fomentar os debates na área da saúde e a circulação do turismo na região, recebendo participantes de vários países.
Durante a programação, que acontece no Sebrae, serão realizadas cirurgias, com apresentações ao vivo, atendendo pacientes do programa estadual BariSus.

 

Artesanato

O Governo inicia nesta sexta, 15, a programação da Semana Estadual do Artesão, com missa e acolhida da imagem peregrina de São José, padroeiro dos artesãos. A expectativa é que 200 profissionais participem da celebração.
O evento, que acontece na Casa do Artesão, segue no domingo, 17, e na segunda-feira, 18, das 8h às 17h, com seminários sobre temas como bioeconomia, políticas públicas para o setor, financiamento e salvaguarda das memórias.

 

Em Brasília

Nesta semana, uma comitiva do TJAP participou, na sede do CNJ, em Brasília, da 1ª Edição do Mapa Nacional do Tribunal do Júri, promovida pelo CNJ.
O TJAP foi representado pelo coordenador estadual das Varas do Tribunal do Júri do Amapá, desembargador João Lages, e os juízes Almiro Avelar ( 2ª Vara Criminal e Tribunal do Júri de Santana) e o juiz Ítalo Magalhães (chefe de secretaria da Vara do Tribunal do Júri de Macapá).

 

Juíza Elaynne Cantuária e o presidente do STF,
ministro Luís Roberto Barroso, em Brasília. 

 

Giro

Deputada estadual Aldilene Souza e a delegada
Sandra Dantas durante grande expediente
na Assembleia Legislativa do Amapá. 

 

Natação

A partir deste sábado, 16, o Amapá será palco do Torneio Grão-Pará Norte e Nordeste de Natação, realizado pelo Governo do Estado.
O evento vai reunir cerca de 110 atletas, entre competidores do Amapá, do Pará e do Maranhão.
A disputa terá 26 provas, nas categorias feminino e masculino, nos estilos nado crawl, borboleta, nado peito e nado costa.

 

Cursos

Iniciou nesta quinta, 14, e segue até a terça, 19, as inscrições para as 2.057 vagas em cursos de oito centros profissionalizantes de Macapá e Santana.
Os cursos ofertados de forma gratuita, no Centro de Educação Profissional Walkiria Lima, são de francês básico, artesanato, enfermagem, pintor, fotografia e interprete instrumentista.

 

*************************************************************************************

 

Social

 

Linda Ana Júlia em dia de pura descontração.

 

 

Bela Thamires Silva em dia de muitas
comemorações pelo seu aniversário. 

 

 

Ana Júlia em recente ensaio fotográfico de seus 15 anos. 

 

 

Em Nova York

O Amapá compõe a delegação brasileira presente na 68ª Sessão da Comissão Sobre a Situação da Mulher, em disputadíssimo encontro coordenado pela ONU que reúne lideranças mundiais, entidades não governamentais, empresas e ativistas de todo o mundo em Nova York. O encontro serve para debater sobre temas como direitos humanos da população feminina, equidade de gênero e empoderamento.

Secretária de Política para as Mulheres, Adrianna Ramos, é quem marca presença representando nosso estado.

 

Mostra de cinema

Entre os dias 18 e 21 de março a Unifap recebe a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.

Programação conta com 18 filmes que serão exibidos gratuitamente e que abordam temas como racismo, direito das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+.

Abertura ocorrerá às 18h30 do dia 18 no auditório do Departamento de Letras, Artes e Comunicação (Depla). O tema desta edição é “Vencer o ódio, semear horizontes”.

 

Cartilha

A titular da Ouvidoria da Mulher do TJAP, juíza Elayne Cantuária, durante agenda institucional em Brasília, fez a entrega da Cartilha da Ouvidoria da Mulher Multilíngue da Lei Maria da Penha, traduzidas em quatro línguas das etnias indígenas, ao presidente do STF e presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.

O documento, nos idiomas indígenas Galibi, Palikur, Kaxyuana e Karipuna, visa promover a conscientização e empoderamento feminino, bem como o combate à violência doméstica e familiar nas aldeias indígenas amapaenses.

 

Juíza Elaynne Cantuária e o presidente do STF,
ministro Luís Roberto Barroso, em Brasília. 

 

Giro

 

Deputada estadual Aldilene Souza e a delegada
Sandra Dantas durante grande expediente
na Assembleia Legislativa do Amapá. 

 

Mutirão – Durante o mês de março a CEA Equatorial realiza em 13 municípios do estado o Mutirão Pelo Cliente Hoje, com iniciativas do programa E+ Comunidade, que oferecem serviços como cadastro na Tarifa Social, troca de geladeiras, troca de lâmpadas, além de serviços de melhoria da rede realizados em parte dos municípios.

O calendário principal das ações ocorre no período de 11 a 15 de março em locais estratégicos e que são divulgados anteriormente à população de cada cidade.

 

Na Alap – Durante a sessão ordinária da última terça, 12, na Alap, como parte da programação do Mês da Mulher, a deputada Aldilene Souza (PDT) cedeu espaço no grande expediente à delegada de Polícia Civil, Sandra Dantas.

A delegada destacou o trabalho da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DCCM) no combate à violência contra as mulheres.

 

*************************************************************************************

 

 

Social

 

Protagonistas

Em uma iniciativa que ressalta a contribuição fundamental das mulheres para o desenvolvimento do Estado, a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá promove a exposição “Protagonistas”.
O evento, marcado para acontecer na próxima quinta, 14, busca homenagear mulheres que desempenharam e continuam a desempenhar papéis importantes em diversos setores da sociedade, destaca a relevância de suas trajetórias e realizações.

O Amapá compõe a delegação brasileira presente na 68ª Sessão da Comissão Sobre a Situação da Mulher.

O encontro é coordenado pela ONU e reúne lideranças mundiais, entidades não governamentais, empresas e ativistas de todo o mundo na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, para debater sobre temas como direitos humanos da população feminina, equidade de gênero e empoderamento.
Secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos está presente no encontro.

 

Ifap

O município de Tartarugalzinho pelo programa de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Governo Federal.

Anúncio de 100 novos campi no Brasil, foi feito nesta terça-feira, 12, em Brasília.

Senador Randolfe e o prefeito Bruno Mineiro comemoram o novo campus do IFAP, no município.

 

Prefeito Bruno Mineiro comemorando novo
campus do Ifap, em Tartarugalzinho, com o
presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin. 

 

******************************************************************************************

 

 

Social

 

Belíssima Luana Neves festejando
seus 21 anos de idade. Parabéns! 

 

 

Em close, o belo casal Irandir Ferreira e Sizely Silva. 

 

 

Deputado federal Vinicius Gurgel e esposa, ex-deputada
Luciana Gurgel, curtindo a noite no último fim de semana. 

 

 

Batismo

O Governo do Amapá promoveu nesta segunda, 11, a cerimônia do ’Batismo de Fogo’ para 251 alunos do Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros (CBM).

Solenidade prepara os alunos para receberem os uniformes oficiais, que simbolizam a dedicação e o treinamento para servir como profissionais da Segurança Pública do Estado.

 

Doação

Na manhã desta segunda, 11, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, recebeu a doação de um veículo automotivo do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

O automóvel será para a Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).

 

Concursados

Ao nomear os 93 novos servidores Ueap, nesta segunda, 11, o governador Clécio apontou investimentos em educação como a base para o desenvolvimento social e econômico.

Os profissionais, de nível médio e superior, vão atuar nos campus dos municípios de Macapá e de Amapá.

Os novos servidores foram aprovados no primeiro concurso público realizado pela atual gestão e vão fortalecer o quadro de técnicos administrativos da instituição de ensino.

 

Os profissionais nomeados pelo governador vão
atuar nos campi dos municípios de Macapá e de Amapá. 

 

Giro

 

Formatura dos alunos do Projeto Libras para comunidade,
Profid – Unifap, turma nível I, II e III. Sucesso à todos! 

 

Parada Segura – A CTMac, durante o mês de março, realizará a campanha Parada segura para elas, que visa informar o direito a solicitar após às 22h o desembarque fora do ponto de ônibus, em locais que se sintam seguras. Desde que a parada indicada faça parte do itinerário da linha.

A parada segura para mulheres é um direito garantido na Lei Municipal 2.152/2015.

 

Cinema – Entre os dias 18 e 21 de março Unifap recebe a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.

Programação conta com 18 filmes que serão exibidos gratuitamente e que abordam temas como racismo, direito das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+.

Abertura ocorrerá às 18h30 do dia 18 no auditório do Departamento de Letras, Artes e Comunicação (Depla). O tema desta edição é “Vencer o ódio, semear horizontes”.

 

*********************************************************************************

 

 

Social

 

Deputada federal Goreth Souza recebendo,
em seu gabinete em Brasília, a atriz Elizabeth Savala. 

 

Em close, as belas Eliane Albuquerque e
Worchiely Costa em evento no Palácio do Setentrião. 

 

Queridíssimos Pedro Stkls e Thiago Soeiro,
os Poetas Azuis, transbordando de felicidade
comemorando 3 anos de casados, bodas de trigo. 

 

Cartilha

Governo do Amapá, em parceria com o Tjap, lançou a cartilha “Lei Maria da Penha: proteção e respeito para todas as mulheres”, traduzida para quatro línguas indígenas das etnias Galibi, Palikur, Kaxyuana e Karipuna, contemplando nove povos originários da região do Oiapoque.

O lançamento aconteceu no Marco Zero do Equador.

O projeto faz parte da campanha “Março de Lutas: acelerar a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas”, promovida pelo Governo do Estado.

 

“Bora, mana!”

Governador Clécio, na companhia da primeira-dama Priscila Flores, lançou na manhã desta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a linha de crédito “Bora, Mana!”, criada para incentivar o empreendedorismo feminino e o desenvolvimento social e econômico de mulheres no Amapá.

A linha oferece a menor taxa de juros já aplicado pela Afap e estará disponível a partir de segunda-feira, 11, com taxas de juros de 1,2% para pessoas sem restrições de crédito e de 1,8% para mulheres que apresentam algum tipo de restrição.

 

Aventuras

Com ações nas áreas do lazer no circuito de aventuras do Bioparque da Amazônia, o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher foi marcado por uma programação diversificada e gratuita, promovida pela Prefeitura de Macapá, nesta sexta-feira (8).

Programação contou com atividades voltadas às mulheres guarda-parques incluindo parede de escalada, arborismo, trilha suspensa e tirolesa.

 

Diretor-presidente do Bioparque, João Carlos Alvarenga,
e a titular da Semtradi, Marciane Santo participando
do dia pra lá de especial em homenagem
às mulheres, no Bioparque da Amazônia. 

 

Giro

 

Secretária estadual de cultura, Clícia Di Micelli
com o ator Chico Diaz, no plenário do senado,
durante aprovação do Marco regulatório
do sistema nacional de cultura, votado nesta semana. 

 

Lançamento – Jornalista Wedson Castro lança o livro: “ECOS DA AMAZÔNIA ”, uma homenagem à riqueza e ao mesmo tempo a fragilidade de um ecossistema único no planeta.
A Obra busca dar visibilidade aos ribeirinhos, extrativistas, pescadores da Amazônia, e claro, mostrar a jornada de um jornalista aventureiro e audacioso.
O livro será lançado neste sábado, 9, e já está disponível em formato digital, pela Amazon e Editora Literando.

 

LPG – O Governo do Amapá já registrou 1.160 pessoas inscritas nos editais Latitude Zero e Maré Cheia, lançados através da Lei Paulo Gustavo (LPG) para apoiar produtores de cultura.
As inscrições para os projetos são gratuitas e foram prorrogadas até 25 de março. Mais de 1,2 mil iniciativas culturais podem concorrer a fomentos e prêmios em todos os 16 municípios do estado.

 

 

Social

 

Procuradora Ivana Cei e o PGJ do MP-AP, promotor
Paulo Celso Ramos, na reunião ordinária do Conselho
Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério
Público dos Estados e da União, em Belém do Pará. 

 

 

Em fase final do Doutorado em Saúde Coletiva, docentes
do curso de enfermagem da UNIFAP, Gardênia Araújo,
José Luís Picando, Rosana Oliveira e Scheilla Cristina da Silva
em momento de acolhimento na Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), recepcionados pelo professor
DR. Fernando Hellmann, para estágio
doutoral na sede (Campus Florianópolis). 

 

 

Advogada Isabeli Gonçalves brindando a vida
na comemoração de mais um aniversário. Parabéns!. 

 

Samauma Tech

Estão abertas até domingo, 10, as inscrições para o projeto Samauma Tech.

O programa vai ser remunerado aos monitores, e terá certificado tanto para os alunos quanto para os monitores.

O projeto está presente nos 16 municípios do Amapá.

 

Aprovados

A Ueap divulgou nesta quinta, 7, a lista preliminar dos aprovados no Processo Seletivo (PS) 2024. O certame foi o mais concorrido dos últimos cinco anos, com mais de 7 mil inscrições contabilizadas. Apenas para o curso de Direito, ofertado pela primeira vez na instituição, foram mais de 3 mil pessoas inscritas.

O Processo Seletivo 2024 oferta 760 vagas distribuídas entre 18 cursos de graduação. Neste momento, foram 729 aprovados. A lista de habilitados para o curso de licenciatura em Música está prevista para ser divulgada em 20 de março.

 

TCE

Em sessão realizada na quarta, 6, o TCE-AP elegeu o presidente, primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente para o biênio 2025-2026.

Com apenas uma chapa registrada, foram eleitos os conselheiros Reginaldo Parnow Ennes (presidente), Regildo Wanderley Salomão (primeiro vice) e Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço (segunda vice).

A posse dos eleitos será em janeiro do ano que vem.

 

Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes (ao centro)
é eleito presidente do Tribunal de Contas do Amapá. 

 

Giro

 

Em close especial, a disputada reunião de
Mulheres Filhas de Sião, que ocorreu com a
Pastora Sandra Silva, em homenagem ao
Dia Internacional da Mulher, na última quarta, 6. 

 

Lançamento – Jornalista Wedson Castro lança o livro: “ECOS DA AMAZÔNIA ”, uma homenagem à riqueza e ao mesmo tempo a fragilidade de um ecossistema único no planeta.

A Obra busca dar visibilidade aos ribeirinhos, extrativistas, pescadores da Amazônia, e claro, mostrar a jornada de um jornalista aventureiro e audacioso.

O livro será lançado neste sábado, 9, e já está disponível em formato digital, pela Amazon e Editora Literando.

 

LPG – O Governo do Amapá já registrou 1.160 pessoas inscritas nos editais Latitude Zero e Maré Cheia, lançados através da Lei Paulo Gustavo (LPG) para apoiar produtores de cultura.

As inscrições para os projetos são gratuitas e foram prorrogadas até 25 de março. Mais de 1,2 mil iniciativas culturais podem concorrer a fomentos e prêmios em todos os 16 municípios do estado.

 

***********************************************************************************

 

 

Social

 

Ex-deputada Cristina Almeida no momento de
sua posse como a nova coordenadora-geral
da União dos Negros do Amapá (UNA).

Mandato é para o biênio 2024-2025. Sucesso! 

 

 

Presidente da Alap, deputada Alinny Serrão quando
homenageava a procuradora Ivana Cei com a 1ª edição
do Prêmio Mãe Luzia durante sessão solene
alusiva ao Dia Internacional da Mulher. 

 

 

A linda e sorridente Camila em close especial de seus 15 anos. 

 

 

UNA

A ex-deputada estadual Cristina Almeida tomou posse nesta quarta, 6, como a nova coordenadora-geral da União dos Negros do Amapá (UNA).

Solenidade de diplomação da nova Diretoria da entidade aconteceu na sede do Ministério Público do Amapá.

A chapa “Diálogo e Trabalho”, encabeçada por Cristina Almeida foi aclamada vencedora no domingo, 3. O mandato é para o biênio 2024-2025.

 

Políticas para mulheres

O Governo do Amapá lança a programação ‘Março de Lutas: acelerar a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas’.

Entre as atividades, estão o 1º Fórum Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres e a participação do Governo do Amapá na 146ª Jornada Itinerante Fluvial no arquipélago do Bailique, até domingo, 9, e na Comissão da ONU Sobre a Situação da Mulher, onde será debatida a realidade da mulher amazônida.

 

Conquistas

O primeiro ano de trabalho dos desembargadores João Lages (presidente) e do vice e corregedor eleitoral, Carmo Antônio de Souza à frente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá foi marcado por conquistas inéditas da Justiça Eleitoral amapaense.

A classificação Diamante na avaliação do CNJ, e o segundo lugar como melhor Tribunal do Brasil, coloca o TRE Amapá em uma posição nunca antes ocupada em 32 anos de história.

 

Gestores do TRE comemoram primeiro ano
de trabalho com muitas conquistas. 

 

Giro

 

Jornalista Wedson Castro lança livro sobre a jornada em
viagens pela Amazônia, dando visibilidade à ribeirinhos,
extrativistas e pescadores da região. Lançamento
ocorre neste sábado, 9, na rua Hildemar Maia, 585. 

 

Lançamento – Jornalista Wedson Castro lança o livro: “ECOS DA AMAZÔNIA ”, uma homenagem à riqueza e ao mesmo tempo a fragilidade de um ecossistema único no planeta.

A Obra busca dar visibilidade aos ribeirinhos, extrativistas, pescadores da Amazônia, e claro, mostrar a jornada de um jornalista aventureiro e audacioso.

O livro será lançado neste sábado, 9, e já está disponível em formato digital, pela Amazon e Editora Literando.

 

COJUM – A Ouvidoria da Mulher do TJAP, sob condução da juíza ouvidora Elayne Cantuária, sediará nesta quinta, 7, a reunião preparatória do 3° Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM).

O evento ocorrerá no plenário do Tribunal, onde será debatida a importância de uma ouvidoria especializada para mulheres na realização de um atendimento individualizado e eficiente, além da troca de vivências das ouvidoras de diversos estados do país. O evento inicia às 8 horas, com programação também à tarde e noite.

 

******************************************************************************************

 

 

Social

 

Em close especial, a queridíssima Mazé
comemorando seus 60 anos, em festa
prestigiadíssima no último fim de semana. 

 

 

Amiga Nádia Costa brindando a
inauguração do Ateliê Todeschini Macapá. 

 

 

IPVA

Encerra no dia 15 de março o prazo para pagamento em cota única de dívidas do IPVA com 20% de desconto no valor total. Até o momento, mais de 7,5 mil proprietários de veículos já regularizaram os débitos junto ao Detran.

Ao optar por pagar à vista, o condutor não precisará se preocupar com o vencimento de parcelas posteriores. No entanto, se for mais viável, é possível pagar o IPVA em até seis vezes, sendo a primeira parcela com vencimento também no dia 15 de março.

 

Lançamento

A 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece em Brasília, promove nesta semana, o lançamento de livros dentro da programação do evento.

As atividades, com a participação de delegados, convidados e público em geral, estão sendo realizadas até esta quinta, 7 de março, no Palco Multicultural, na área interna do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Entre os autores, a poeta paraense radicada no Amapá, poeta Pat Andrade, que lançará nesta quarta-feira (6), seu livro “Entre a Flor e a Navalha”.

 

Medalha do bicentenário

Senador Davi Alcolumbre recebeu, na tarde desta terça-feira, 5, medalha comemorativa pelos 200 anos da Casa. Evento ocorreu no Salão Negro do Congresso Nacional, reunindo ex-presidentes que receberam das mãos do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do primeiro-secretário, Rogério Carvalho (PT-SE), a medalha como forma de agradecimento e reconhecimento pelo apoio à atividade legislativa e política do país.

 

Senador Davi quando recebia medalha
comemorativa dos 200 anos do Senado Federal. 

 

Giro

 

Clima – O Iepa divulgou a previsão do tempo para esta quarta-feira, 6. As projeções indicam céu nublado e chuvas variando de leve a fraca em todo estado. As temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 24°C e máximas de 32°C.

As chuvas mais intensas podem ocorrer sobre a Região Metropolitana de Macapá, com acumulados variando entre 12 e 37 mm. Nos interiores, as pancadas rápidas de chuvas devem vir acompanhadas de rajadas fortes de ventos, trovoadas a qualquer hora do dia.

 

Central do Enem – Governo do Amapá já deu início às inscrições para o projeto Central do Enem. Os alunos interessados devem se inscrever na secretaria de uma das 13 escolas-polo disponíveis, nos municípios de Macapá e Santana.

Podem participar do projeto os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais, além de estudantes que já concluíram os estudos. As aulas já iniciam nesta quarta-feira, 6, com apresentação do programa, cronograma de aulas e atividades de cada área de conhecimento exigida no Enem.

 

****************************************************************************************

 

 

Social

 

Amigo Madson Milor quando tomava posse,
na última semana, para o cargo de secretário
municipal de educação. Sucesso na gestão! 

 

 

Governador Clécio e senador Randolfe
curtiram o desfile da A Banda do início ao fim.

Acompanharam a alegria que tomou conta das ruas e
da cidade, com o fechamento do carnaval 2024. 

 

 

Cantora Patrícia Bastos em mais uma temporada de
shows, desta vez na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. 

 

 

Amazônia Bela

O Sesc Amapá, no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, abre exposição com pinturas de três artistas locais: Adriane Corrêa, Leila Martins e Suzy Aguiar.

Com tema “Amazônia Bela”, a exposição terá o vernissage na próxima quinta-feira), 7, a partir das 19h, na Galeria de Artes Antônio Munhoz, no Sesc Araxá.

 

Congresso

O Grupo de Estudos Coloniais Amazônicos (Gescam), da Unifap, realiza o I Congresso Internacional nas Fronteiras da Amazônia de 4 a 7 de março de 2024.
São ofertadas 200 vagas para diversos minicursos gratuitos no evento.

As inscrições estão abertas, e podem ser feitas por meio de link disponível na página da Universidade.

O congresso abordará as relações históricas desenvolvidas nas fronteiras amazônicas desde o período colonial até o pós-colonial, como as missões jesuítas, escravização de povos ameríndios e reorganização dos territórios indígenas.

 

Show

Cantor Mauro Cotta é atração especial da disputada programação que o Sesc realiza em homenagem às mulheres, no Salão de Eventos do Sesc Araxá, na sexta, dia 8 de março, às 18h30.

Apresentação faz parte do projeto Música da Gente, que tem sido uma plataforma para a exibição de talentos musicais do Amapá, com o objetivo de promover a música popular local.

 

Mauro Cotta se apresenta no Música da Gente em
homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no Sesc Araxá. 

 

Giro

 

Queridíssima Mazé que sessentou esse final de semana,
recebendo todo o carinho da mana Ana Cristina.
Parabéns e muitas felicidades! 

 

Chuvas – As projeções do tempo para março apontam um mês chuvoso para o Amapá, com pancadas concentradas na região leste do estado, porém abaixo da média esperada. As informações são do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa).

Ao longo do mês, as precipitações devem ocorrer também na região central do estado, nos municípios de Oiapoque e Calçoene, com acumulados variando entre 300 e 400 milímetros. Por outro lado, as áreas oeste e sul devem enfrentar chuvas abaixo da média.

 

Cultura em debate – Governo do Amapá participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, onde delegações de todo país vão avaliar políticas públicas que fortaleçam as ações culturais ofertadas à população brasileira.

O tema central da conferência é ‘Democracia e Direito à Cultura’, com debates sobre Institucionalização dos marcos legais e Sistema Nacional de Cultura, entre outros.

 

************************************************************************************