Social


Parabéns especial de hoje vai para a jovem e muito querida Clara Vieira, que comemora idade nova. Felicidades sempre! 

 

 

Em clic especial, a sempre simpática Fernanda Picanço 

 

 

Em close, a talentosa cantora Patrícia Bastos que inaugurou idade nova, no último domingo. Parabéns! 

 

 

Processo Seletivo

A Universidade Federal do Amapá tornou público, na última sexta, 16, o Edital do Processo Seletivo para ingresso de novos alunos (calouros) para os cursos de graduação, referente ao ano letivo de 2021.

O Edital está disponível para conhecimento e leitura dos candidatos na página do Departamento de Processos Seletivos e Concursos da UNIFAP.

 

Novo decreto

Governador Waldez anunciou na manhã desta segunda, 19, medidas do novo decreto estadual que autoriza o avanço na reabertura do comércio de forma gradual e responsável, com base em dados do relatório epidemiológico.

As atividades do comércio que funcionavam das 9h às 15h passam a funcionar na modalidade presencial de segunda a domingo, no horário das 9h às 17h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

 

Novas medidas

Com o novo decreto, o segmento de alimentação fora do lar (lanchonetes, hamburgueria, pizzaria, churrascaria, restaurante, fast food e similares) podem atuar de segunda a domingo, no horário das 10h às 21h e delivery e drive-thru das 10h às 1h, sendo vedado o consumo de bebida alcóolica e música ao vivo e/ou som mecânico.

Os shopping centers também passam a funcionar de segunda a domingo, no horário das 12h às 20h, com 50% da taxa de ocupação.

Já os shoppings de pequeno porte e galerias comerciais podem abrir as portas ao público 9h às 17h.

 

 

Através de sua articulação, Davi Alcolumbre, com ajuda do GEA, já colocou em funcionamento a 3ª usina de oxigênio, desta vez em Oiapoque. Usina é capaz de produzir 30m³ de oxigênio por hora, capacidade para o atendendimento de até 100 leitos hospitalares.

 

 

Giro

 

Prefeito Furlan assinando a ordem de serviço da Praça Jaci Barata, integrando o projeto Orla Viva, anunciado em campanha. 

 

Online – As aulas presenciais permanecem suspensas.

Só está permitido na modalidade presencial somente produção de conteúdo, ministração de aulas online, planejamento pedagógico e atividades de acolhimento de alunos.

 

Lei Seca – Com o novo decreto, fica permitida a venda de bebidas alcóolicas.

Mas está vedado o consumo de bebida alcóolica no interior do estabelecimento, bem como, nas vias e logradouros públicos.

 

Kit Merenda – O Governo do Amapá está retomando a distribuição do Kit Merenda em Casa.

Serão 115 mil famílias beneficiadas pelo programa que destina cestas de alimentos para estudantes da rede estadual.

A inciativa faz parte do pacote econômico e social que o Governo do Amapá estabeleceu para auxiliar a população a passar por este momento de crise causada pela pandemia de covid-19.


Social


Toda a beleza e simpatia de Patrícia Porpino. 

 

 

Lindíssima Ana Beatriz em ensaio fotográfico de seus 15 anos. 

 

 

Cantora Lia Sophia em recente ensaio fotográfico de seu mais novo sucesso: eletrocarimbó. 

 

 

Marabaixo

Com objetivo de valorizar e homenagear mulheres referências na manutenção de festividades tradicionais no Amapá, a Associação Cultural Berço do Marabaixo irá promover o prêmio “Natalina Costa- Mãos firmes de um legado”.

A premiação faz parte do projeto “Memória Cultural do Ciclo do Marabaixo no barracão da Tia Gertrudes”.

Programação inicia na próxima terça, 20 de abril, e vai até o dia 19 de junho. Todas as atividades serão transmitidas nas redes sociais do Instituto Tarumã e da

Associação Cultural Berço das Tradições Amapaense – Berço do Marabaixo.

 

Imposto de Renda

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda irá até 31 de maio. E o contribuinte que está com dificuldades no preenchimento da declaração do IR/2021 pode contar com a ajuda gratuita de estudantes e professores de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio do Amapá.

Além de tirar as principais dúvidas dos cidadãos sobre Imposto de Renda e ajudar no preenchimento e envio, as pessoas também podem ter orientação fiscal e contábil, agendamento para receita federal, regularização de CPF, MEI, E-CAC, entre outros serviços.

 

Tutoria

A Escola Sesc abriu, na última semana, inscrições para o Programa de Tutoria Educacional à Distância (PTED).

A proposta do programa é oferecer apoio acadêmico complementar, na modalidade Ensino à Distância, a alunos regularmente matriculados no Ensino Médio. Das 378 vagas ofertadas no país inteiro, 14 são destinadas a estudantes do Amapá.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente no site da Escola Sesc de 12 até 21 de abril às 18h. Para conferir o edital, basta acessar www.escolasesc.com.br. A tutoria inicia em maio de 2021.

 

 

Em clima de total descontração, a bela e sorridente Thaís Silva. 

 

Giro

 

A graça e simpatia da jornalista e influenciadora Bianca Castro.

 

 

Imunização – O Amapá ultrapassou 100 mil doses de vacinas aplicadas contra covid-19.

Até a última sexta-feira, 16, já foram administradas 101.118 doses, sendo 76 mil destinadas a primeira dose e 25.118 para a segunda dose do imunizante, que é a medida mais eficaz de proteção da população.

Esse número representa mais da metade das pessoas que compõe os grupos prioritários para imunização.

 

Adiado – Foi adiada para o dia 27 de abril a votação do PL que cria um auxílio a restaurantes, bares e lanchonetes para resguardar o setor, que foi um dos mais atingidos com a pandemia de covid-19.

A retirada da pauta se deu a pedido do governo para que o Ministério da Economia avalie os impactos do projeto.

O projeto, do senador Randolfe estabelece auxílio no valor de R$ 2 mil por três meses e a suspensão da cobrança de tributos federais com a posterior renegociação das dívidas para essas empresas.


Social


Em close, a bela e simpática empresária Gicele Batista, que comemora idade nova. Parabéns da colunista. 

 

 

Parabéns especial à jovem Kathelen Souza que comemorou idade nova, no último dia 15. Felicidades mil! 

 

 

Toda a elegância de Elainne Juarez. 

 

 

Gripe

A campanha de vacinação contra a gripe, realizada anualmente pelo Sesi do Amapá e voltada para trabalhadores, já começou.

Ao todo, duas mil doses do imunizante serão aplicadas neste mês de abril.

A equipe técnica do SESI está percorrendo as empresas e realizando o gesto vacinal, respeitando as medidas de segurança e sanitárias recomendadas ao combate do novo coronavírus.

A ação tem como objetivo promover o bem-estar dos trabalhadores, propiciando um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de contribuir com a produtividade das empresas.

 

Aniversário

O Hemoap comemorou nesta sexta, 16, mais um ano de serviços prestados à sociedade amapaense lançando a campanha: “O nosso presente é a sua doação”.

O objetivo é chamar atenção de doadores e reforçar a importância do ato da doação de sangue.

Na comemoração teve distribuição do bolo comemorativo para os doadores que compareceram ao Hemoap na sexta-feira.

 

Sisu

O Ministério da Educação divulgou os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas em universidades e instituições de ensino públicas de todo o país.

Neste ano foram ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação.

Candidatos que não forem chamados nesta etapa poderão entrar em uma lista de espera que abriu também nesta sexta-feira.

 

 

A Promotora de Justiça e atual PGJ do Amapá, Ivana Cei, foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça. Vaga era por merecimento, aberta com a ida do procurador Jayme para o desembargo. Ivana foi escolhida por unanimidade pelo Conselho Superior do Ministério Público do Amapá. 

 

Giro

 

A beleza encantadora de Karen Priscila 

 

Novas doses – O Amapá recebeu na tarde desta sexta, 16, novo lote de vacinas contra a Covid-19, encaminhado pelo Ministério da Saúde.
São 13.750 doses de imunizantes: seis mil da CoronaVac e 7.750 da AstraZeneca

 

 16 anos – No próximo dia 18, a Cia Supernova completa 16 anos de história.
E para comemorar a data, a companhia, juntamente com a Associação Gira Mundo prepararam uma programação que acontecerá no período 17 á 20 deste mês.
A programação faz parte dos projetos que foram aprovados pela Secult por meio, da Lei Aldir Blanc pelo edital 09/2020 e será transmitida pela página da Cia Supernova no Facebook.
Já as oficinas serão realizadas pela google meet. Quem quiser participar das oficinas pode se inscrever pelo link https://forms.gle/X1uDY12fwDWkLoSm9


Social


Parabéns especial à simpática Marilene Nascimento 

 

 

Esta coluna registra e envia votos de muito sucesso à PGJ do MP-AP, Ivana Cei, pela eleição para a Presidência Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça. Foi eleita por aclamação!

 

 

A querida colega e sempre elegante Bernadeth Farias.

 

 

Francês

O Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Miterrand, firmou parceria com o Exercito Brasileiro e o Exercito Francês para promover o curso de francês com objetivos específicos para as Forças Armadas do Amapá.

Ao todo, 40 vagas estão disponíveis aos soldados e oficiais e da 22ª Brigada de Infantaria de Selva do estado interessados na capacitação. As inscrições podem ser feitas no período de 14 a 16 de abril.

 

Aos adolescentes

Nesta sexta, 16, é o último dia da vacinação contra o HPV, Tríplice viral e Meningocócica ACWY em adolescentes da capital. A ação objetiva aumentar a cobertura vacinal desse público de 9 a 14 anos, prejudicada pelo isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Para receber as vacinas, os pais e responsáveis destes adolescentes devem se atentar a faixa etária indicativa. No ato da imunização, será necessário apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e documentação com foto.

 

Desrespeito

O Instagram lançou três “stickers” — figurinhas temáticas para os stories — sobre o Ramadã, mês sagrado de jejum e oração para os muçulmanos que, neste ano, começou na terça, 13, e terminará em 12 de maio.

Apesar de as figurinhas representarem símbolos da religião, alguns usuários aplicaram as ilustrações em postagens que não tinham nenhuma relação com o islamismo, afim de ganharem engajamento em suas postagens.

 

 

Senador Randolfe Rodrigues, quando participava de reunião com o embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy, para pedir agilidade no fornecimento das vacinas Sputnik V, solicitadas pelo GEA e prefeituras de Macapá, Santana e Mazagão. 

 

Giro

 

A sempre elegante e simpática empresária Gardênia Abdon. 

 

Novidade – O Facebook anunciou nesta quinta, 15, que a integração das mensagens do Instagram e do Messenger está disponível para todos os usuários no Brasil.

Os usuários do Facebook poderão começar conversas e chamadas de vídeo com pessoas que estão no Instagram e vice-versa, mesmo que um dos envolvidos não tenha conta em uma das redes sociais

 

Benefício – Empreendedores já podem requerer auxilio emergencial para segmento de bares, restaurantes e afins.
Tem direito ao benefício de bares, restaurantes, lanchonetes e serviços ambulantes de alimentação.

Os empreendedores precisam estar com a atividade regularizada com CNPJ e MEI ativos.


Social


O alto astral de Luciana Araújo. 

 

 

A sempre de bem com a vida, Adna Gurtyev. 

 

 

A queridíssima colega jornalista Aline Medeiros. 

 

 

Sputinik V

O Governo do Amapá moveu uma ação no STF para que a Anvisa autorize a liberação da Sputinik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia. O pedido tem caráter de urgência.

Em março, o governo assinou contrato de compra direta de 450 mil doses da Sputinik V.

A previsão da fabricante é que o primeiro lote do imunizante chegue ao Estado ainda neste mês de abril. Mas para que o Amapá possa aplicar as doses na população, a Anvisa precisa liberar o uso.

 

Anúncio

Ministro da Saúde anunciou nesta quarta, 14, que o governo antecipará o recebimento de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 até o mês de junho, totalizando 15,5 milhões de doses do imunizante.

Foi afirmado que também foram discutidas na reunião estratégias para ampliar a oferta de insumos que fazem parte do chamado kit de intubação para pacientes com o novo coronavírus.

 

Faltosos

Pelo menos 5.741 pessoas, aqui no Amapá, deixaram de comparecer para tomar a segunda dose da CoronaVac.Essa segunda dose é essencial não apenas para proteção individual. Mas quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor serão os infectados.

Para a CoronaVac, o melhor resultado, de acordo com os estudos, ocorre quando a segunda dose é aplicada num intervalo de 21 a 28 dias.

 

 

A bela e sempre elegante Paula Pantoja. 

 

 

Giro

 

Senador Randolfe durante audiência virtual com o embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, pedindo apoio para iniciativas de suporte às comunidades ribeirinhas e povos indígenas. 

 

Alerta – O consumo de alimentos como pizzas, hambúrgueres, refrigerantes e de doces como balas ou sorvetes, os chamados “ultraprocessados”, podem estar associados ao risco de doenças como infarto e AVC.
Essa foi a conclusão de um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, demonstrando que, a cada porção adicional destes tipos de alimentos, o risco de morte por doenças cardiovasculares pode aumentar em 9%

 

Orientação – Mesmo quem está em atraso com a segunda dose da vacina contra o coronavírus, a recomendação de especialistas é terminar o ciclo da imunização.
Especialistas recomendam que completem a vacinação sim, mesmo com o atraso.


Social


Queridíssimo amigo, publicitário e Stylist Arthur Lameira em close especial. 

 

 

Belíssima e sempre sorridente Daiane Uchoa. 

 

 

Cantora Dani Li, nos bastidores do Programa do Ratinho, no SBT, onde se apresentou na última segunda, 12. Ela deu show! 

 

 

Aprovado

De autoria do vereador Claudiomar Rosa, foi aprovado por unanimidade, o requerimento que solicita junto ao Prefeito de Macapá, a inclusão no grupo prioritário para a vacinação contra a COVID-19 dos profissionais de imprensa que trabalham diretamente na cobertura de matérias e reportagens relacionadas à pandemia.

Para Claudiomar, profissionais de imprensa são heróis e heroínas que levam para população informações das ruas, das UBS’s e hospitais, estando na linha de frente, dando notícias sobre a pandemia em tempo real.

 

Suspensa

Foi suspensa temporariamente a vacinação contra a Covid-19 das comunidades quilombolas, após audiência realizada com o Ministério Público Federal, motivada pela Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). A medida foi adotada para que a Semsa reajuste a programação de imunização nestas comunidades.

Até o momento foram vacinados 2.475 quilombolas em Macapá. A vacinação segue uma lista encaminhada pelas lideranças dessas comunidades conforme critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização

 

Eleito

juiz Ernesto Collares, da 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública, foi reeleito como diretor do Fórum de Macapá.

Eleição foi totalmente virtual, com votos por e-mail ou WhatsApp, devido às restrições impostas pelas medidas para combater a pandemia do coronavírus.

O resultado foi comunicado de imediato ao presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Rommel Araújo.

 

 

Juiz Ernesto Colares foi praticamente aclamado diretor do Fóum de Macapá. 

 

 

Giro

 

A sempre simpática Silvana Vedovelli, de bem com a vida, em momento de pura descontração. 

 

 

Webinário – O Ministério Público do Amapá participará, no próximo dia 29 de abril, de forma virtual e presencial no campus Binacional da Unifap, do webinário “Diálogos Indigenistas: criminalização de práticas tradicionais”.

Evento é uma realização do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Unifap, com o apoio do MP-AP e MPF, entre outros órgãos e entidades.

 

Auxílio – O Governo do Amapá divulgou nesta terça, 13, a lista dos empreendedores que serão beneficiados com o auxílio emergencial para bares e restaurantes no valor de R$ 1.500,00.

O auxílio faz parte do pacote de proteção à vida e à economia, implementado pelo governador Waldez Góes para minimizar os impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus.


Social


Em close, a linda e sorridente Priscila Souza. 

 

 

O sorriso encantador da jovem Cristina Vieira. 

 

 

A bonita Lana Vitória esbanjando charme e simpatia. 

 

 

Vacinação

A Prefeitura de Macapá já deu início nesta segunda, 12, a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. A imunização deste grupo começa com a oferta da primeira dose da vacina para pessoas transplantadas de órgãos sólidos, pacientes oncológicos, anemia falciforme, portadoras de doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares.

A imunização deste novo grupo será realizada na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e em quatro pontos no sistema drive-thru, na Praça do Estádio Zerão, Praça Floriano Peixoto, Policlínica e na Rodovia do Curiaú.

 

Bolsas

O Governo do Amapá lançou nesta segunda, 12, O Programa Amapá Jovem Universitário, coordenado pela Sejuv em parceria com Universidade Estadual do Amapá (UEAP) que ofertará 700 bolsas de incentivo para acadêmicos.

As inscrições online serão de 20 a 30 de abril inicialmente para acadêmicos da UEAP e posteriormente poderá ser expandido para outras instituições de ensino superior.

 

Prazo

A Receita Federal informou que foi alterado o prazo final de entrega da Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Física de 2021, referente ao ano calendário 2020, do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021.

Mudança foi implementada por meio da instrução normativa 2.020, publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (12).

 

 

Em clic mais que especial, os maninhos Marco Aurélio e Ana Ferreira, meus primos, que comemoram aniversário. Felicidades mil aos dois!. 

 

 

Giro

 

A bela Pâmela Fernanda, em dia de festa. Ela trintou! Parabéns especial!. 

 

 

Novo código – Já está valendo em todo o Brasil a nova lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Aqui no Amapá, são cerca de 150 mil condutores de veículos habilitados que serão, de alguma forma, afetados pelas mudanças, entre elas a alteração da validade da CNH e de exames de aptidão física e mental, ampliação da pontuação máxima antes da suspensão do direito de dirigir e o endurecimento das regras para cadeirinhas.

 

Apoio – A Escola Sesc abriu nesta segunda-feira, 12, inscrições para o Programa de Tutoria Educacional à Distância (PTED).
Proposta é oferecer apoio acadêmico complementar, na modalidade Ensino à Distância, a alunos regularmente matriculados no Ensino Médio. Das 378 vagas ofertadas no país inteiro, 14 são destinadas a estudantes do Amapá.


Social


Vereador Alexandre Azevedo (PP) teve projeto ‘Filhos da Pobreza’ aprovado pela CVM. Pedreiros, carpinteiros, serventes e outros profissionais poderão participar de concurso público realizando apenas provas práticas.

 

Jornalista Francilene Rodrigues, na pausa do cafezinho, na correria dos bastidores do Congresso Nacional

 

Toda a simpatia do queridíssimo Paulão Jr., competente profissional de hair e makeup

 

 

Balanço
Na segunda, 12, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, apresentará um balanço das principais ações e avanços da sua gestão à frente do Executivo Municipal. A atividade se dará em função do fechamento dos 100 dias de gestão, que aconteceu no sábado (10).
Na ocasião ele apresentará as melhorias e atividades realizadas nas áreas da Saúde, Obras, Assistência Social, Limpeza Urbana e Eficiência Fiscal.

 

Aos universitários
O Governo do Amapá lançará na segunda, 12, o Amapá Jovem Universitário, um projeto coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude em parceria com a Universidade do Estado do Amapá. A ação é destinada aos estudantes do ensino superior da instituição como forma de incentivá-los a permanecerem estudando.
Serão ofertadas 700 vagas para jovens de 16 a 29 anos, em vulnerabilidade social,matriculados na instituição de ensino.

CPI da covid
Após a leitura do requerimento para a instalação da CPI da Covid, previsto para a próxima sessão deliberativa do Senado, nesta semana que se inicia, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, deve pedir aos líderes partidários que indiquem os membros da comissão.
De acordo com o requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a comissão terá 90 dias para seu funcionamento e será constituída por 11 membros titulares e 7 suplentes.

 

Segundo Randolfe, a CPI vai apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia de covid-19, em especial àquelas relacionadas à crise sanitária no Amazonas quando o estado passou por um colapso na rede de saúde com falta de insumos e oxigênio para os pacientes internados.

 

 

GIRO

No Portal
A Secretaria de Educação anunciou que a partir do dia 12 de abril os serviços oferecidos pelo Superfácil Educação, serão disponibilizados através do portal do Governo do Estado.
A nova plataforma do Superfácil Educação, vai oferecer os serviços completos online, totalmente digitais podendo ser realizados pelo próprio canal, ou oferecer agendamento para serviços presenciais, além de também disponibilizar um sistema padronizado de satisfação de serviço.

 

Sequelas

34% dos que tiveram Covid-19 desenvolveram problemas psicológicos, mostra estudo inglês.
Não é só o corpo que sofre com o o vírus. Cada vez mais infectados, mesmo entre os casos leves, relatam sintomas como depressão, pânico e ansiedade, afirmam pesquisadores de Oxford.

 

Senador Davi Alcolumbre em reunião com o governador Waldez e prefeitos pra alinhar estraégias de combate ao coronavírus no Amapá


Social


Parabéns especial à querida amiga e empresária Bianca Melo Silva (Billy Presentes) pelo seu aniversário.
Felicidades! 

 

 

Em close, a bonita Emmy Lee Fonseca. 

 

 

A bonita aniversariante Sabrina Gomes. 

 

 

Qualificação internacional

Estão abertas as inscrições ao Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa, que oferece aos educadores de ensino médio da rede pública a oportunidade de participar de uma qualificação de cinco meses em uma universidade dos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.

O programa ossui duração de um semestre acadêmico e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

 

Benefício

O Governo do Amapá deve divulgar lista contendo os beneficiários com direito a receber o auxílio emergencial de R$ 1.500, que será pago em cota única, para bares, restaurantes, lanchonetes e serviços ambulantes de alimentação.

Para receber o benefício, o estabelecimento ou o ambulante precisa estar devidamente cadastrado na Sefaz, no dia 31 de março de 2021.

 

Vacinação

Prefeito Furlan iniciou na sexta-feira,9, vacinação dos idosos de 61 anos e neste sábado, 10, do público de 60 anos. A ação é coordenada pela Central de Imunização, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A vacinação acontecerá de 9h às 17h e as doses do imunizante serão disponibilizadas nos quatro pontos de drive-thru, que estão localizados na Praças do Estádio Zerão e Floriano Peixoto, Policlínica e no início da Rodovia do Curiaú.

Além destes pontos, o público também poderá se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Pedro, Perpétuo Socorro, Marabaixo, Fazendinha, Coração, Rosa Moita, Congós e Novo Horizonte.

 

 

Ex-Prefeito de Macapá, Clécio Luís, na companhia do padre Paulo Roberto, presidente do IJOMA, no dia do seu aniversário, quando arrecadava doação de cestas básicas pra doar às famílias necessitadas. Clécio pediu, a quem o quisesse presentear, alimentos ou cestas básicas. E o Ijoma foi um ponto importante de arrecadação. 

 

Giro

 

Prefeito Furlan presenteou o senador Lucas com foto aérea emoldurada da 21ª Av. do Congós, mostrando passarela de madeira cortando área de ressaca do bairro – fruto de emenda do parlamentar. 

 

 

Auxílio – A Caixa Econômica Federal já está pagando a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 aos beneficiários nascidos em fevereiro e que não fazem parte do Bolsa Família.
No domingo (11), será a vez de outros 2,45 milhões de beneficiários aniversariantes em março, num repasse superior a R$ 511 milhões.

 

Mais Visão – Foram retomados na quinta-feira, 8, os atendimentos do ‘Mais Visão’, programa do Governo do Amapá que desde o ano passado já realizou mais de 7 mil cirurgias oftalmológicas, como de catarata e pterígio, devolvendo a visão para centenas de pacientes da rede estadual de saúde.
As atividades do programa estavam suspensas desde o dia 18 de março, como medida preventiva em razão do aumento dos números de novos casos confirmados de covid-19.


Social


Toda a beleza e elegância de Jaqueline Souza. 

 

 

A queridíssima e sempre simpática Paula Pantoja. 

 

 

Jornalista Tatiana Guedes: apresentadora de qualidade da TV Amapá (6).

 

 

Novo decreto

O Governo do Amapá divulgou novo decreto com medidas mais rigidas de controle de aglomerações para os próximos quatro dias.

O documento deixa claro que os estabelecimentos devem se enquadrar nas regras e exercer o atendimento dentro da modalidade correta: presencial, delivery, drive thru e agendamento com hora marcada.

Até o dia 11 de abril, também estão determinados toque de recolher, entre às 20h e 6h, exceto para casos de urgência e emergência.

 

Rodízio

O rodízio de veículo também permanece. Nos dias de número par será permitido o trânsito de veículo com o último número da placa par, zero e veículos novos sem registro de licenciamento. Já nos dias ímpares, é autorizado o trânsito de veículos com o último número ímpar na placa.

 

Posse

O titular da pasta da Educação do município, Edielson de Souza, se tornou membro do colegiado do Conselho Municipal de Educação de Macapá (CMEM).

Cerimônia de posse ocorreu durante a 173° plenária do órgão, realizada por meio de videoconferência, na tarde desta quarta-feira (07). A partir de agora, o secretário passa a ter direito a voto no plenário do CMEM para a implementação de políticas públicas educacionais no âmbito municipal.

 

 

Sobre a posse, o gestor da educação municipal destacou o desejo de melhorar o cenário da educação no município, com a participação ativa nas ações do conselho. “Minha atuação no Conselho será sempre no sentido de garantir que sejam aprovadas políticas públicas que tornem a educação cada vez mais acessível e que as disparidades entre o público e o privado sejam diminuídas”, ressaltou. 

 

 

Giro

 

O novo Shopping Popular contará com dois murais dedicados à valorização da cultura amapaense, pintados pelo artista plástico Jeriel Luz. Os temas escolhidos foram o modo de vida do ribeirinho e o encanto das rodas de marabaixo. 

 

Preguiça – Na quarta,7, a Semob realizou a retirada da estrutura de Bicho-preguiça presente na entrada do Bioparque da Amazonia. A remoção foi feita para preservar a segurança das pessoas que trafegam pelo local, já que a estrutura de madeira estava comprometida, como apontou laudo técnico emitido em fevereiro deste ano.

A intenção da direção do Bioparque era remover a estrutura para a área interna e isolar o local, mas devido ao estado de deterioração da escultura, não foi possível.

 

Testes – A Anvisa autorizou, nesta quinta,8, testes de fase 3 de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. O imunizante é o desenvolvido pela biofarmacêutica Medicago R&D Inc, do Canadá, e pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).

O ensaio clínico aprovado para ser realizado no Brasil é de fase 3 (última etapa) e envolverá 3,5 mil voluntários a partir de 18 anos.