Nota 10

Escritora amapaense lança livro de Literatura infantojuvenil para despertar a importância do sonhar, brincar e aprender

A obra, como ela própria conta, foi produzida com base em visitas às comunidades como integrante de caravana de combate ao trabalho infantil e tem como objetivo inserir as pessoas, desde a tenra idade, no universo da literatura.


A amapaense Angela Maria Oliveira de Carvalho está fazendo o lançamento de seu livro denominado ‘Pescadores de Sonhos’. Com uma linguagem simples, coloquial, mas enxertada com uma inspiração invulgar, a obra tem o condão de conquistar todos os amantes da boa literatura, mas, conforme a própria autora contou na manhã desta sexta-feira (29) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) o foco maior é o público infantil, com a pretensão de despertar o interesse pela leitura desde a mais tenra idade. A obra é ilustrada por Mário Barata, professor de arquitetura na Unifap (Universidade Federal do Amapá).


“O livro traz uma mensagem muito forte para sobre a importância da leitura, principalmente porque em pleno Século XXI as crianças deixam de ir à escola porque têm que trabalhar. É preciso um empenho maior para a erradicação do trabalho infantil, por isso a importância da biblioteca na vida da criança. Essas são as mensagens principais do livro, cuja edição foi possível graças ao Ministério Público do Trabalho (MPT/AP)”, sintetizou.

Perguntada sobre a prioridade que a geração contemporânea está dando para a leitura virtual em detrimento do livro editado em papel, Angela de Carvalho minimizou: “É exatamente aí que se impõe o papel dos pais, do nosso papel; tenho uma sobrinha com um ano de idade que pergunta pelo livro; ela gosta do livro do papel e do virtual, mas é preciso fazer a criança desde a tenra idade se interessar pelo livro tradicional; é esse o papel da biblioteca no mergulho de transpecção; a leitura por meio de novas tecnologias é importante porque você precisa estar antenado, mas o primeiro momento é aprender a ler verdadeiramente, ter essa concentração para conseguir ler uma história toda, seguir uma narrativa; os pais precisam desenvolver com as crianças desde muito cedo para que elas aprendam a gostar, e aí ela vai se tornar um leitor autônomo e nesse sentido a importância das bibliotecas para essas crianças que estão abandonadas e não têm acesso a esse equipamento”.


Deixe seu comentário


Publicidade