Ziulana Melo

Social


Equinócio – Como acontece religiosamente há nove anos, o Jeep Club de Macapá comemora a passagem do fenômeno natural do Equinócio da Primavera com mais um Fest Jeep no Meio do Mundo. O evento acontece no Marco Zero do Equador, num circuito Indoor montado no estacionamento do Sambódromo. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira, dia 22, às 19 horas. As competições acontecem no sábado e domingo.
Este ano, agregando ainda mais valor ao evento, haverá também competições de Montain Bike, Motocross e, claro Off-Road com jipes e picapes 4×4 (tração nas quatro rodas). A cronometragem oficial está a cargo da equipe de Erlich Cordão, fundador do maior Rally de Regularidade do Nordeste, o Cerapió/Piocerá.

 


Clic.
Queridíssima e talentosa amiga Sheila Sá visitando esta colunista na redação do DA.
De volta à terrinha pra apresentação imperdível nesta sexta, 22, no Bacabeiras.
Show “Aqui é meu lugar ” acontece a partir das 20h, com participações de Zé Miguel e Dekko Matos

 


Destaque.
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes vai trabalhar em conjunto com o Ministério do Esporte para o ensino de técnicas de defesa pessoa feminina.
Fátima e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, firmaram ,esta semana, parceria para implantar,em todo o país, o projeto desenvolvido no âmbito da Secretaria Nacional de Esporte ,Educação, Lazer e Inclusão Social(Snelis). Para Fátima Pelaes, o foco é combater ,através do ensino da defesa pessoal, os índices alarmantes de violência praticada contra a mulher.
Na foto, com o Ministro Picciani e a atriz e atleta Erica Paes, que já desenvolve um projeto intitulado “Eu sei me Defender”, destinado à defesa pessoal das mulheres.

 


Flash.
Alunos da rede pública estadual tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história do Amapá na última quarta-feira, 20, durante visita às exposições da Biblioteca Pública Professora Elcy Lacerda.
A primeira sala visitada foi a que homenageia o jornalista e poeta Alcy Araújo, paraense radicado no Amapá, falecido em 1989. O espaço guarda objetos pessoais utilizados pelo profissional, como uma máquina de escrever.
As atrações estão disponíveis para visitação até 23 de setembro e integram a 11ª Primavera dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiros dos Museus (Ibram) com apoio dos governos estaduais.

 


Close.
Projeto Barca das Letras retorna ao Amapá e segue rota fluvial em Itaubal e Macapá. Campanha mobiliza doadores de livros que serão entregues durante outubro para crianças a adolescentes que formam os povos da floresta.
A ideia é entregar livros relacionados às literaturas infantil e infanto juvenil, como gibis e histórias fantásticas, mesmo para aqueles que não sabem ler, mas que se encantam com a leitura.
Projeto percorre de 12 a 15 de outubro as comunidades do Igarapé das Mulheres, Rio Pedreira e Itaubal, chegando à foz do rio Macacoari e São Tomé.

 

Flash. Linda Maria Carolina, em dia de muitas comemorações pela passagem de seu aniversário.

 

Encontro.
Na tarde desta quarta, 21, a Biblioteca Pública Professora Elcy Lacerda apresentou o projeto ‘Encontro com o Escritor’ com a presença dos autores Ricardo Pontes, Alcinea Cavalcante, José Pastana, Tiago Quingosta, Manoel Azevedo e Jô Araújo. Iniciativa tem como objetivo criar uma ponte entre escritor e leitor. Na oportunidade, os autores falaram sobre suas carreiras, obras e memórias. A programação faz parte da 11ª Primavera dos Museus, que ocorre até dia 24 de setembro.

Residência.
O Hospital Sírio-Libanês está com inscrições abertas para 39 diferentes programas de Residência em Saúde com início em 2018, totalizando 183 vagas. As opções são divididas entre as modalidades de residência médica, multiprofissional, uniprofissional, especialização em regime de residência médica e ano adicional. Interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até o próximo dia 20 de outubro. A primeira fase, constituída por uma prova objetiva, via web, ocorrerá em 4 de novembro, em oito capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Espanhol.
Encerra nesta sexta-feira, 22, o período de inscrições para o Curso de Atualização para professores de espanhol como língua estrangeira. São 45 vagas ofertadas para o Estado.
O curso é promovido pelo Ministério da Educação da Espanha, em parceria com o Escritório da Embaixada da Espanha no Brasil e o Governo do Amapá.
O curso terá duração de 30 horas, realizado no Campus II da Unifap, que funciona no Centro Profissionalizante Graziela Reis de Souza, de 2 a 6 de outubro. O objetivo é a atualização científica e didática dos professores de espanhol como língua estrangeira.

Homenagem.
Neste sábado, dia 23, é comemorado o Dia Nacional do Agente de Trânsito. Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, a CTMac fará nesta sexta-feira, 22, às 8h30, uma homenagem aos agentes de trânsito do Município.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o agente é a pessoa credenciada para o exercício das atividades de fiscalização e operação de trânsito e transporte. São profissionais preparados para monitorar as vias e intervir, caso haja necessidade, assegurando a fluidez no tráfego e a segurança das pessoas.