Cidades

Prefeitura executa plano emergencial para conter alagamentos em Macapá

Chuvas intensas, canais e bueiros entupidos por lixo e entulhos e a maré alta têm causado transtornos em vários bairros e no Centro da cidade. Secretarias de Manutenção Urbanística e de Obras trabalham em parceria, com equipes trabalhando nos pontos mais críticos.


As chuvas intensas que desabam em Macapá nos últimos dias têm causado alagamentos em vários bairros e no Centro da cidade. A situação tem se agravado por causa de lixo e entulhos que são jogados por populares nos canais e bueiros e da maré alta, o que levou as secretarias municipais de Manutenção Urbanística (Semur) e de Obras (Semosb) a executarem um plano emergencial, com várias equipes trabalhando nos pontos mais críticos.

 

Em entrevista exclusiva concedido na manhã desta quinta-feira (22) ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) o titular da Semur, Claudiomar Rosa, reclamou da recorrência na prática de jogar lixo e entulhos nos bueiros e canais, que segundo ele, é a causa maior dos alagamentos, mas explicou que como resultado das intervenções permanentes que são feitas pela prefeitura no período que antecede o período de chuvas muitos pontos aonde ocorriam alagamentos há décadas não estão apresentando problemas.

 

“É o tempo da chuva e temos que conviver com ela, mas nesta quarta-feira ela deu uma aloprada. A gente às vezes fica chateado, tenta não compreender que chove seis meses, e seis meses não. Nós estamos preparados, só que a previsão era chover 70 milímetros nos três últimos dias, mas choveu 59 milímetros em apenas três horas, e quando isso ocorre às vezes foge do controle, ainda mais com a maré alta e a intervenção humana durante o verão, que é intensa. Infelizmente acontece recorrentemente de pessoas aterrarem canais, jogarem lixo e entulhos, e é natural, quando se ataca a natureza ela se volta contra você, como aconteceu ontem”, relatou.

 

O secretário disse que o trabalho permanente que é feito pela prefeitura na limpeza de canais e desobstrução de bueiros durante o verão, aliado ao Plano de Inverno que está sendo executado desde janeiro está apresentando resultados positivos: “Trabalhamos intensamente durante todo o verão na limpeza dos canais e desobstrução de bueiros, como por exemplo, no Jandiá para o lado do bairro Jesus de Nazaré, e desde 8 de janeiro estamos executando o Plano de Inverno, com resultados altamente positivos, tanto que nós temos recebido muitos elogios, porque pela primeira vez pontos que historicamente eram críticos não foram para o fundo, como  na General Osório, Ana Nery e na ponta da Leopoldo Machado, perto da Escola Deuzolina Farias”.

 

Claudiomar Rosa afirmou que a prefeitura está atuando com rigor na fiscalização e multando quem joga lixo e entulhos nos canais e bueiros: “Estamos com várias equipes em toda a cidade executando o Plano de Inverno, com o objetivo de minimizar os efeitos da chuva, inclusive fazendo um trabalho preventivo, considerando que as chuvas vão ser ainda mais intensas em março e abril. Paralelamente ao trabalho que está sendo realizado, as equipes de fiscalização estão agindo com rigor, identificando e multando quem insiste em jogar lixo e entulhos nos canais e bueiros. Esse trabalho de parceria, entretanto, não envolve só a Semur e a Semosb, como também toda a população, que precisar participar ativamente, fazendo o acondicionamento de lixo da forma correta”.


Deixe seu comentário


Publicidade