Política

Randolfe Rodrigues pede à França que facilite acesso de brasileiros à Guiana

Segundo o senador, na reunião desta segunda-feira com a delegação da Embaixada, da qual participarão representantes da PF e do MPF, também serão discutidas ações conjuntas e segurança na fronteira.


O senador Randolfe Rodrigues (REDE) afirmou na manhã desta segunda-feira (05) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9), que na reunião que ocorrerá à tarde com a delegação da Embaixada da França no Brasil ele vai pedir maior facilidade para o acesso de brasileiros ao território francês. Segundo ele, no encontro, que terá a presença de representantes da Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal, também serão discutidas ações conjuntas e segurança na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

 

“O vice-embaixador da República francesa no Brasil, que é ministro conselheiro e chefe da segurança na Embaixada da França no Brasil, senhor Gilles Pecassou, tem feito tratativas conosco e com a bancada, e agora vai cumprir uma agenda previamente marcada, inclusive com um encontro com o governador para tratar de questões relativas à ponte binacional e ações conjuntas. Na ocasião eu vou pedir que a França facilite o acesso de brasileiros à Guiana Francesa, cujo procedimento é muito desigual em relação ao Brasil”.

 

Randolfe reclamou das dificuldades que os brasileiros enfrentam para adentrar o território francês: “Serão vários os assuntos que serão discutidos na reunião, que ocorrerá às 16h no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGR), na orla do Araxá, com a participação de membros da bancada, de lideranças empresarias e políticas. O foco central será a integração econômica, cultural e em comunicações, como a interligação da França e o Brasil através da fibra ótica, mas vamos discutir amplamente a flexibilização para a entrada dos brasileiros na Guiana por as dificuldades são imensas, tanto no que diz respeito à liberação do visto, como o valor cobrado para o seguro de veículos, que é pelo menos três vezes maior do que o valor do seguro do Mercosul.

 

Para o senador o reforça da segurança na fronteira também será priorizado: “A questão relativa à segurança na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa também será priorizado na reunião, por se tratar de interesse mútuo, principalmente por causa da ocorrência de tráfico de drogas e armas. Esse problema nos aflige muito, sendo pontual o acesso ao Suriname passando pela Guiana. Por isso o convite formulado ao diretor geral da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para participarem do encontro”.


Deixe seu comentário


Publicidade