Museu Sacaca será reinaugurado dia 23 com manifestações culturais e shows de artistas locais
o Sacaca tem a característica de museu a céu aberto por suas ações museológicas, pesquisas, e principalmente a preservação dos saberes popular e científico dos povos tradicionais da Amazônia.

Durante todo o dia haverá contação de histórias, exposições, apresentação de marabaixo, capoeira, todas, danças indígenas e teatro, contação de histórias e exposições e, a partir das 18h30 shows de artistas locais.
O diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Jorge Souza, anunciou na manhã desta quinta-feira (08) no programa LuizMerloEntrevista (DiárioFM 90,9) para o próximo dia 23 a reinauguração do Museu Sacaca, que contará com uma vasta programação, com manifestações culturais durante todo o dia e shows de artistas locais à noite. A reforma do Museu foi possível graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público (MP/AP), que permitiu o estabelecimento de Parceria Público-Privada (PPP). O Museu leva o apelido de Raimundo Souza, grande conhecedor das plantas e da medicina tradicional do Amapá.
“Depois de um intenso trabalho de equipe, que ainda continua sendo executado, no próximo dia 23 estaremos reinaugurando o Museu Sacaca, com um dia inteiro de atividades pedagógicas, manifestações culturais e artísticas. A programação diária começa às 9h e vai até as 18h com marabaixo, capoeira, toadas, danças indígenas, teatro, cotação de histórias e exposições, e das 18h30 à 22h teremos shows dos nossos cantores locais, detalhou”.
Jorge Souza listou os serviços executados no Museu: “Nesses 90 dias nossa equipe foi também pra dentro do Museu Sacaca e fizemos reforma no auditório, que no próximo dia 23 será entregue com três escolas, juntamente com o bloco pedagógico que estava desativado; mais de 200 metros de passarelas novas, a Praça das Etnias; o nosso barco Regatão, que foi reformulado em parceria com o empresário Nelson Mandarim; o novo site do museu; o Bosque; as casas indígenas, que caíram em 2015, mas somente as comunidades indígenas podem reconstruí-las, e isso está sendo feito em parceria. Nesse mesmo dia também estaremos inaugurando o Memorial Sacaca, porque a única simbologia até então existente é a estátua do patrono do Museu. Enfim, o Museu Sacaca será entregue à população totalmente revitalizado, e no dia 22, no dia anterior à reinauguração, será feita uma visita monitorada, com a presença do governador Waldez e de toda a imprensa. No dia seguinte nós também estaremos realizando um grande evento de lançamento da campanha ‘Vem pro Museu, valorize o que é nosso’ que tem como objetivo incentivar a população amapaense a visitar o Museu Sacaca”.
Realizações
Para Jorge Souza, apesar do curto período de gestão, a equipe dele deixou a sua marca no Iepa: “O governador Waldez nos confiou esse curto período de gestão, pois estamos a apenas três meses no Iepa, e isso foi muito importante para que pudesses contribuir com o governo e o Iepa, que tem uma natureza de concepção muito diferente da maioria dos demais órgãos, possui uma diversidade muito grande dos outros órgãos, é muito diverso, e o encontramos naturalmente nas mesmas condições dos demais, com imensas dificuldades por causa da crise, mas todas as dificuldades foram enfrentadas e superadas, nosso setor de pesquisa na Fazendinha foi licitado e vai começar a construção prédio que vai guardar as coleções de fauna com mais de 30 mil espécies; estamos fazendo um PAC com o MPF (Ministério Público Federal para iniciar a construção do prédio laboratório peixes. São duas obras belíssimas, magníficas que marcam nossa gestão dentro do governo do estado, e já iniciamos a reforma e ampliação do prédio do núcleo de arqueologia, que é uma das maiores reservas arqueológicas da Amazônia e vai ficar muito bonito, além da nossa incubadora, que há poucos dias o governador Waldez entregou cinco salas para incubação de empresas”, relatou.
Segundo Jorge Souza, a farmácia do Iepa, que por falta de estrutura, no ano passado faturou apenas cerca de R$ 250 mil está sendo estruturada para gerar mais receita: “Encontramos a farmácia em funcionamento bastante deficitário, sem poder fazer vendas no cartão e as vendas limitadas em termos de quantidade, mas após uma consultoria técnica que fizemos a farmácia está passando por uma profunda reformulação, também com capacitação dos profissionais e passará a funcionar de manhã e à tarde, com vendas em cartão de crédito e débito. E nesta quarta-feira nos assinamos convênio com a secretaria de Saúde e o Serpis para que dois medicamentos produzidos pelo Iepa sejam incluídos na rede do SUS. Se Deus quiser a comercialização desses dois produtos serão grande impulsores da nossa farmácia, que também está passando por uma reformulação tecnológica, que está sendo feita pelo Lutiano, diretor do Prodap”.
Museu a céu aberto
Localizado na Zona Sul de Macapá, foi inaugurado em 1997, o Sacaca tem a característica de museu a céu aberto por suas ações museológicas, pesquisas, e principalmente a preservação dos saberes popular e científico dos povos tradicionais da Amazônia, com ambientes característicos da região e seus costumes, como as casas dos índios, barco Regatão, Sítio Arqueológico do Maracá, Casa da Farinha, Casa dos Riberinhos vários outros espaços, sendo o principal ponto de visitação turística do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade
