Cidades

Posto de Saúde de Corre Água do Piririm é reinaugurado pela Prefeitura de Macapá

“O funcionamento da unidade era uma das principais necessidades dos moradores, que, na sua maioria, não tinham condições de se deslocar até São Joaquim para serem atendidos.


 

A Prefeitura de Macapá reinaugurou no sábado, 17, o Posto de Saúde Corre Água do Piririm, localizado no distrito do Pacuí. A unidade, existente desde 1998 no distrito, nunca havia passado por reforma, sendo recuperada apenas este ano por meio do Mutirão Prefeitura Saúde.

“A reforma era um pedido antigo da comunidade e algo que realmente queríamos fazer, pois sempre fomos conhecedores de como a estrutura física do local se encontrava. Era uma unidade totalmente destruída e abandona, e, com o compromisso do prefeito, estamos aqui entregando reformada pelo mutirão e totalmente equipada por meio de emendas parlamentares dos senadores Davi e Randolfe e de alguns deputados que estão sempre colaborando com a prefeitura”, disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Celino Costa, membro da equipe de enfermagem do Município, destacou a importância da reabertura do posto na comunidade, que, anteriormente, tinha que se deslocar até São Joaquim para ser atendido. “O funcionamento da unidade era uma das principais necessidades dos moradores, que, na sua maioria, não tinham condições de se deslocar até São Joaquim para serem atendidos. Com a unidade funcionando aqui, acredito que irá melhorar muito”.

Com a reforma, os usuários passam a receber atendimento técnico de enfermagem para a realização de pequenos procedimentos e a dispensação de medicamentos. As consultas médicas e demais procedimentos serão feitas pela Equipe de Saúde da Família, que cobre a região uma vez por semana. O posto de saúde conta com sete salas, sendo uma para procedimentos, duas para consultórios, uma para farmácia, uma de triagem, copa e banheiro.

O vereador de Macapá, Gian do NAE, parabenizou o Município pela ação e garantiu apoio para a realização de outras ações da prefeitura na comunidade. “O prefeito e toda a sua equipe estão de parabéns por entregarem essa unidade a essa comunidade tão sofrida. A gente sabe que é uma região muito carente em todos os sentidos, e vê que o Município está cuidando da saúde das pessoas dessas comunidades nos deixa muito feliz e faz com que vocês tenham cada vez mais o nosso apoio”.

Desde 2014, a Prefeitura de Macapá faz reformas e manutenção em UBS’s por meio do Mutirão Prefeitura Saúde, que, em três anos, já executou serviços elétricos, hidráulicos, climatização de salas, limpeza, pintura, paisagismo e identificação visual em 37 unidades e dispositivos de saúde. “Foram 55 dias de trabalho. Isso para concluir e entregar essa unidade, o que, para a gente, é um momento muito importante, porque esse posto foi fechado em 2012. Em 2013, quando eu vim aqui, não tínhamos condições de reformar e agora, finalmente, conseguimos e estamos entregamos para a população”, informou o prefeito Clécio.

“Essa já é a 37ª obra da saúde que a gente reforma em quatros anos e faremos mais. Cada vez que a gente termina uma unidade fica mais fácil fazer outras e assim avançaremos. Temos muitas outras que serão entregues, com a ajuda e apoio de emendas dos senadores. A nossa intenção, a partir de hoje, é entregar uma por semana, até o fim de julho”, destacou o prefeito.

O senador Davi Alcolumbre anunciou a destinação de uma nova emenda para o Município, que irá beneficiar os distritos. “É um orgulho para a gente estar em Brasília buscando recursos, porque temos a consciência de que na ponta os recursos que temos destinado estão sendo bem executados pela prefeitura. Nesta semana, conseguimos mais uma emenda para Macapá, para a aquisição de pelo menos mais 15 patrulhas mecanizadas para beneficiar os nossos distritos”.

O vereador Raifram Beirão, o deputado estadual Paulo Lemos e a vice-prefeita Telma Nery também estiveram presentes na cerimônia de entrega.


Deixe seu comentário


Publicidade