Estudante de Macapá participa de conferência de jovens cientistas na Sérvia
Ayra Beatriz, de 17 anos, é a primeira representante da Região Norte a participar do evento, que há 25 anos é uma das principais vitrines de trabalhos científicos do Planeta.
Aluna do Centro de Altas Habilidades, em Macapá, Ayra Beatriz, de 17 anos está entre os seis estudantes que vão representar o Brasil na 25ª Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS), que acontece no dia 17 deste mês na Sérvia. O evento é uma das principais vitrines mundiais de trabalhos científicos.
Conforme explicou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) a orientadora de Ayra, professora Daniele Brito, do Centro de Altas Habilidades de Macapá, participam da conferência jovens cientistas com até 20 anos que se destacam em seus países: “A Ayra desenvolve um projeto sobre biovaso. Ela criou um vaso fabricado com resíduos de açaí, que foi selecionado entre sete projetos para participar no próximo dia 17 da conferência na servia, representando as regiões Norte e Nordeste”.
Segundo Daniele Brito, o trabalho de Ayla tem despertado a atenção da comunidade científica brasileira e inclusive está sendo pesquisado por técnicos da Embrapa. “É um orgulho muito grande para nós porque é a primeira vez que o Amapá, na realidade a Região Norte tem um representante. O projeto dela ganha ainda mais importância porque além do aproveitamento dos resíduos do açaí, que são hoje problemas ambientais e mesmo de saúde pública, o próprio vaso vira insumo biológico por ocasião do plantio da muda”, acrescentando:
– No ano passado tivemos oportunidade de ter acesso à Embrapa e o chefe geral, doutor Nagib e sua equipe ficaram muito surpresos porque é difícil hoje uma criança, um jovem desenvolver projetos de pesquisas, mas logo no primeiro contato eles se apaixonaram por esse projeto, tanto que no mês seguinte passaram a fazer pesquisa.
Biodegradável
A jovem cientista amapaense também foi ouvida pela reportagem do programa LuizMeloEntrevista e contou como surgiu o projeto: “A ideia surgiu quando observei a grande quantidade de caroços de açaí descartados nas ruas, áreas de baixada e terrenos baldios. Isso não acontece só no Amapá, não existindo o direcionamento adequado, o que compromete não só o meio ambiente, como também é um sério problema de saúde pública. O vaso biodegradável é mesclado com caroços e seus resíduos, depois vem o processo de secagem, fica pronto e pode ser usado no cultivo de plantas. O interessante é que, além de substituir embalagens plásticas e ser de baixo custo, também serve como adubo a partir momento do plantio, pois serve de adubo”.
Serviço
O Centro de Altas Habilidades está localizado na Avenida Almirante Basrro 1690, bairro Santa Rita, em Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade