Encontro debate a importância de disseminar a cultura da paz nas escolas
Instituído por Lei, Programa Educação para a Paz é uma estratégia do Governo do Amapá para combater a violência no ambiente escolar.

O Governo do Amapá promoveu na quarta-feira, 25, o Seminário ‘Educação Para a Paz’, para pontuar o papel de cada órgão e das entidades que fazem parte do Programa Educação para a Paz. Durante o evento, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, o governador Waldez Góes reforçou a importância do programa que visa à disseminação da cultura da paz nas escolas da rede estadual.
“Trata-se de um programa de Estado, no qual a sociedade está sendo mobilizada a criar uma nova cultura, a cultura da boa convivência, do respeito e da pacificação das relações. Acreditamos que, por meio das escolas, isso será possível de acontecer”, destacou o governador.
O Programa Educação para a Paz é uma estratégia do Governo do Amapá, na perspectiva de construir uma rede articulada de parceiros, para disseminar a cultura da paz nas escolas. No final de 2017, o projeto se tornou programa de estado, pela lei nº 2.282/2017. A proposta foi de autoria da deputada estadual, Marília Góes.
“O que nos preocupa não é só o aprendizado do aluno, mas como eles estão convivendo na sala de aula. A crescente violência nas escolas deve ser combatida com uma nova fórmula, envolvendo professores, diretores e alunos na tomada de decisões estratégicas para o bom convívio social”, frisou a deputada.
Executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o programa é considerado de extrema relevância para o desenvolvimento das competências gerais, que são as atitudes e habilidades indispensáveis para enfrentar os desafios da sociedade moderna. E, também, favorece o fortalecimento do currículo escolar, da gestão democrática e do processo de ensino-aprendizagem, assegurando e primando pela qualidade da educação no Amapá.
Durante o evento, foi apresentado o Educapaz – Sistema de Informação de Agressão e Violência nas Escolas, que já vem sendo executado em caráter experimental, e deverá entrar em vigor em maio. A ferramenta online permite monitorar a violência nas escolas estaduais dos municípios de Macapá e Santana. Com os dados, será possível fazer um panorama dos principais conflitos e desenvolver projetos que disseminem a cultura da paz no ambiente escolar.
“O sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Informática da Secretaria de Estado da Educação e, também faz parte do Programa Educação para a Paz. Vale ressaltar que a ferramenta será usada pelas escolas das redes municipais de ensino de Macapá e Santana, através do Regime de Colaboração da Educação”, reforçou a secretária de Educação, Goreth Sousa.
Deixe seu comentário
Publicidade
