Calandrini admite surto de malária em 4 municípios, mas diz que não há motivo para pânico
Só neste ano já foram registrados cerca de 230 casos no Amapá, a maioria em Santana, Porto Grande, Serra do Navio e Oiapoque.

O secretário de estado da Saúde (Sesa) Gastão Calandrini confirmou na manhã desta sexta-feira (27) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) o crescimento da ocorrência de casos de malária. Já são cerca de 230 casos confirmados no estado, a maioria registrada em Santana, Porto Grande, Serra do Navio e Oiapoque. No entanto, segundo Calandrini, não há motivo para pânico, porque o Serviço de Vigilância Sanitária (SVC) está com suas equipes nos municípios para conter o avanço da doença.
“De fato houve crescimento dos casos de malária nesses municípios, mas a população pode ficar tranqüila que não há motivo para pânico, porque a SVC está com trabalhando no combate e na prevenção da doença em todos os municípios”, tranqüilizou.
Salários em atraso
Calandrini também anunciou a liberação de recursos para a Vigilância Sanitária realizar o pagamento de salários em atraso dos agentes de endemias: “Quero aproveitar a grande audiência do programa para informar que ontem mandamos recurso para o pagamento de dois meses em atraso dos agentes que tiveram os contratos encerrados. Estavam pressionando através do rádio, mas o dinheiro foi enviado ontem (quinta-feira) e agora só depende da SVC para realizar o pagamento”.
Quimioterapia
De acordo com o secretário, o motor do equipamento de quimioterapia do Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCal), que foi furtado no último fim de semana já foi substituído e o tratamento voltou a ser realizado: “Lamentavelmente tivemos essa ocorrência do furto do motor causando prejuízo irreparável aos pacientes de câncer, mas ontem mesmo o problema foi solucionado com e o tratamento voltou à normalidade. O furto foi comunicado à Delegacia Geral de Policia, que está fazendo a investigação.
Deixe seu comentário
Publicidade
