Prefeitura começa campanha de vacinação contra a gripe em Macapá
Imunização contra o vírus da Influenza contempla apenas grupos prioritários, entre os quais crianças, idosos e servidores da Saúde e do Iapen.

O secretário municipal de Saúde (Semsa) Eldren Lages afirmou na manhã desta quarta-feira (02) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que todas as unidades de saúde da prefeitura de Macapá iniciaram a campanha de vacinação contra a Influenza. Segundo ele, apenas os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde (SP) serão contemplado, entre os quais crianças, idosos e servidores da área de saúde e do Iapen (instituto de Administração Penitenciária).
“A prefeitura iniciou hoje a campanha de vacinação contra a gripe, que está acontecendo em todos os postos; era para termos iniciado na última segunda-feira, mas foi transferida por conta do feriado. A campanha está ocorrendo normalmente e as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, como crianças, idosos e servidores da saúde e do Iapen podem se dirigir para a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência, pois o Ministério da Saúde garantiu doses suficientes para atender a todos os grupos prioritários”, pontuou.
Eldren Lages falou sobre a importância da vacina e sobre o Dia D, que acontece no próximo dia 12: “É importante que a população entenda que não é toda população, mas sim grupos que têm maior vulnerabilidade, como crianças e idosos, que, por possuírem imunidade menor, casos de gripe tendem a se tornar casos graves e podem evoluir para pneumonia que, de acordo com as estatísticas, tendem a se agravar, estando constatado que nesses casos, com a vacina, diminui consideravelmente a ocorrência de óbitos”, finalizando:
– Isso também ocorre também com servidores da saúde e dos presídios, que trabalham com muitas pessoas em ambientes fechados. Por isso a vacinação é prioritária para esses grupos. Quero também ressaltar que o Dia D, que vai acontecer no próximo dia 12, ao contrário de informações desencontradas, também vai contemplar apenas os grupos prioritários.
Carreta da Mulher
Uma equipe do programa, comandada pela repórter Janete Carvalho foi conferir o início das atividades da Carreta da Mulher no bairro Perpétuo Socorro e conversou com a coordenadora, enfermeira Ana Kellen Bittencourt. Ela explicou que os atendimentos estão sendo feitos paralelamente à campanha de vacinação contra a gripe, mas a unidade permanecerá cerca de quatro meses no local.
“Estamos no primeiro dia de atendimento na Carreta da Mulher, ao lado da UBS do Perpétuo Socorro, paralelamente à campanha de vacinação, mas permaneceremos no local por cerca de quatro meses, que é o tempo que a Carreta fica em cada baixo. A gente trabalha a pouco mais de um ano ofertando a todas as mulheres exames preventivos, consulta ginecológica, ultrassonografia da mama e transvaginal”, detalhou.
Segundo Ana Kellen, além dos documentos pessoais, para atendimento é necessário a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde): “Para serem atendidas as mulheres têm que apresentar os documentos pessoas, como RG e é indispensável o cartão do SUS; no caso de mamografia, ultrassom e transvaginal é necessário requisição médica, que pode ser pedida nas próprias UBS. O diferencia é que nossas consultas ginecológicas não são marcada previamente, atendem a ordem de chegada, e temos ginecologista disponível para atender 20 mulheres por turno”.
Deixe seu comentário
Publicidade


