Cidades

Milhares de pessoas procuram unidades de saúde no Dia D de vacinação contra a gripe no Amapá

A campanha, que começou no dia 16 de abril, já vacinou 48.213 pessoas (60%) entre profissionais da saúde, crianças e idosos.


Sete mil doses de vacina contra o vírus influenza foram disponibilizadas nas unidades de saúde de Macapá neste sábado (12), durante o Dia D de mobilização nacional de vacinação contra a gripe.

Além das UBS’s, a prefeitura montou mais cinco pontos de vacinação, um no Abrigo São José, Conjunto Macapaba, nos Shoppings Macapá e Garden e Hiper Center Santa Lúcia. Este ano, o Município determinou como meta imunizar 91.181 pessoas do grupo prioritário, que são crianças de seis meses a menor de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, profissionais da saúde, professores de escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha, que começou no dia 16 de abril, já vacinou 48.213 pessoas (60%) entre profissionais da saúde, crianças e idosos, que foram os primeiros grupos a serem atendidos pelo cronograma estabelecido pela Semsa.

“Cada grupo prioritário tem um período para procurar uma unidade e se vacinar. O Dia D é a oportunidade de todos os grupos prioritários serem atendidos. Além da campanha nas unidades, as equipes de saúde da família vacinam seus pacientes acamados e os portadores de doenças crônicas”, informa a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária.

Pessoa com doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.


Deixe seu comentário


Publicidade