Projeto social mostra os caminhos da música para crianças e adolescentes
Com apenas oito meses funcionando, o projeto, que é gratuito, possui duas turmas com 40 crianças e adolescentes no município de Itaubal

Editoria de Cidades
Railana Pantoja
Todo sábado a rotina do professor Jefte Sousa é a mesma: ele sai de Macapá rumo ao município de Itaubal, onde ele apresenta os caminhos da música através da flauta doce para 40 crianças e adolescentes, que contam apenas com a boa vontade do professor de ensinar e com o esforço delas de aprender.
Conforme explica o professor, o projeto “Caminhos da Música” foi criado há dois anos pelo irmão dele, no Rio de Janeiro: “Eu conheço um pouco de música, então ele me perguntou se eu gostaria de abraçar esse projeto com ele. Eu e minha esposa aceitamos e ele nos mandou o material didático e escolhemos Itaubal como Polo”.
A esposa de Jefte, Cristiane Corrêa, que trabalha em uma escola de Itaubal, justifica a escolha do pequeno município de pouco mais de 6 mil habitantes: “Itaubal foi escolhido porque em Macapá já existem muitos projetos de música, mas poucos para crianças”.

Apesar da boa vontade e do empenho de Jefte e Cristiane, eles se queixam das muitas dificuldades para a manutenção do projeto. Segundo eles, no começo algumas empresas e mesmo pessoas comuns ajudavam, mas em 2018 as parcerias não continuaram: “A gente tinha ajuda de panificadora, malharia, professores, restaurante e auxílio na minha passagem. Esse ano infelizmente os auxílios não continuaram, porque a crise deixou os nossos apoiadores em situação difícil”, lamenta Jefte, que está bancando as despesas do projeto com recursos próprios. Atualmente o projeto tem duas turmas, e a primeira fez um recital de natal com três meses de aulas. “As crianças evoluíram rápido e a gente decidiu fazer um recital lá mesmo. O recital se chamou ‘Um natal para o mundo’. Este ano pretendemos fazer novamente e para isso vamos fazer uma ampla divulgação e buscar colaboradores para ser um recital maravilhoso”, prevê o professor.
Segundo Jefte, o grande sonho das crianças, que também é seu, é um dia apresentar seus trabalhos em Macapá: “Trazer as crianças para se apresentarem em uma praça, shopping ou outro lugar é algo que almejamos, seria a realização de um grande sonho, e creio que isso não está longe de acontecer”, ressalta.
O projeto funcionava na Escola Municipal J. Almeida, mas Jefte conta que eles tiveram que sair de lá. Enquanto aguarda resposta de um ofício encaminhado à Câmara de Vereadores pedindo a cessão de um espaço, os “Caminhos da Música” vai funcionar provisoriamente a partir deste sábado (19) na sede do Sindicato dos Servidores em Educação do Amapá (Sinsepeap) de Itaubal. Quem quiser conhecer ou ajudar o projeto pode entrar em contato com o professor Jefte Sousa pelo número (96) 99903-2032, ou ainda acessar a página “Caminhos da Música” no Facebook.
Deixe seu comentário
Publicidade



