Sacaca atrai visitantes ‘hiperconectados’ na Semana Nacional de Museus
A programação da 16ª Semana Nacional de Museus vai até domingo, 20.

O Museu Sacaca, pertencente ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), deu início à programação da 16ª Semana Nacional de Museus, evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado nesta sexta, 18 de maio. O tema deste ano é “Museus hiperconectados: Novas abordagens, novos públicos”, cuja programação prossegue até domingo, 20.
Na abertura, que ocorreu na quinta-feira, 17, o museu recebeu alunos das redes pública estadual e privada e até turistas de outros estados. A programação contou ainda com apresentações de grupos de dança e contação de estória para as crianças.
A socióloga Jessy Belfort, que é do Estado de São Paulo e veio ao Amapá a trabalho, aproveitou os intervalos para conhecer os pontos turístico amapaenses, começando pelo Sacaca. Para a paulista, por meio das exposições, o ambiente faz um resgate do passado e promove a valorização da origem. Ela considera que, conhecer o ambiente rico em beleza e tradições, traz paz interior.
Além de toda a beleza e riqueza cultural, a novidade da programação desse ano é a praça digital com wi-fi livre, para que o visitante possa levar para o mundo, através da internet, tudo o que há dentro do espaço. A disponibilização da praça digital, por exemplo, é uma forma de inclusão digital que o Iepa está proporcionando aos visitantes do Museu Sacaca.
A intenção é que, através dos compartilhamentos nas redes sociais, principais meios de comunicação da atualidade, os visitantes sejam multiplicadores do universo histórico e cultural que é o espaço, atraindo cada vez mais visitantes. O jovem Jhonathan Dawid, 18, não perdeu tempo e fez logo uma ‘selfie’ para mostrar o lugar que relembra o local onde nasceu. “Sou de Afuá [PA] e o espaço lembra muito a região onde vivi. O Sacaca retrata bem a realidade de lá”, disse o paraense que mora, no momento, em Macapá.
O coordenador do Museu Sacaca, Hedivelson Queiroz, explica que o museu é também um centro de pesquisa museológica e realiza outras atividades, como rodadas de conversas com a emissão de certificados. A última rodada ocorreu este mês, sobre parto humanizado.
Outra grande novidade é a Rádio Sacaca, que deve ser implantada ainda este ano. “Vamos aliar educação visual com a educação auditiva”, explica Queiroz.
Os quatro dias de evento contarão com ensaios fotográficos, exposições, apresentações de grupos de dança, contação de estória, oficinas de desenho, roda de conversa e visitas mediadas.
O evento integra a 16ª Semana Nacional de Museus, que promete movimentar 1.130 museus de todo o país com visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outras atividades especais, até 20 de maio.
Deixe seu comentário
Publicidade
