Condutores habilitados já podem ter acesso à CNH Digital no Amapá
Documento foi apresentado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá. Ele poderá ser acessado por meio de aplicativo de celular.

Condutores habilitados do Amapá já podem utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, versão eletrônica do documento de papel. A apresentação do documento aconteceu nesta sexta-feira, 25, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP). A carteira de motorista eletrônica já está disponível no Estado e começou a valer, em todo o país, em fevereiro deste ano. Ela poderá ser acessada por meio de aplicativo de celular.
Para utilizar a CNH digital, é preciso ter o documento original com um QR Code, que começou a ser emitido em maio do ano passado. Quem ainda não possui o código, deve solicitar uma segunda via, emitida mediante pagamento.
“Mas caso isso demore um pouco, não há com o que se preocupar, pois a versão de papel continua válida. Para gerar a CNH digital é preciso fazer o escaneamento do QR Code no app oficial, disponível para Android e iOS”, explicou o diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel.
Com a emissão da nova carteira, os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório, tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone. “Com isso, quem esquece a CNH impressa poderá apresentar o documento digital no aparelho celular”, destacou o diretor.
Passo a Passo
Para ter acesso à CNH digital, o condutor deve realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois, o motorista precisa ir a um posto do Detran para confirmar os seus dados e provar que é realmente o usuário do cadastro. Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito pela internet. Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor.
Será enviado um link para o e-mail informado. Em seguida, o motorista deverá fazer o login pelo aparelho onde deseja ter sua CNH digital. Em seguida, o motorista pode baixar o aplicativo da CNH digital, disponível nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android ou na iTunes para sistema iOS.
Após isso, basta fazer o login com a senha do portal e digitar o código de ativação. Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos e está pronto para usar a carteira digital. A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH digital estará disponível offline.
Deixe seu comentário
Publicidade
