ExpoVale aproxima relação de produtores do Amapá com o Pará, no Vale do Jari
Circuito TecnoAgro Amapá convidou produtores e entidades governamentais da região norte do Pará, com a intenção de mostrar a proximidade da relação.

Henrique Borges
O Governo do Estado do Amapá (GEA) realizou na semana passada, de 4 a 7 de julho, em Laranjal do Jari, o Circuito TecnoAgro Amapá – 3ª ExpoVale. O evento propôs uma programação técnica e cultural com o objetivo de atrair produtores e a sociedade em geral para uma vitrine da cadeia produtiva rural da região sul do Amapá e do norte do Pará.
A ExpoVale apresentou qualificações, mesas-redondas, debates, oficinas e uma vitrine tecnológica, onde os visitantes interagiam com as formas de produção do setor primário local. O ambiente foi organizado para que o visitante pudesse relacionar tecnologias e métodos eficientes, apresentados pelos órgãos e entidades estaduais, com a cadeia produtiva rural.
Dentre as propostas da exposição, a aproximação da relação do Amapá com o Pará na produção agropecuária é uma das diretrizes do Circuito TecnoAgro. O município de Almeirim, no Pará, foi convidado para apresentar a produção agropecuária da região do norte do Estado vizinho. De acordo com a prefeita de Almeirim, Adriane Bentes, o evento foi importante para o município.
“Quando a gente fala de desenvolvimento agropecuário, é indispensável a participação dos municípios aqui da região norte do nosso Estado, por conta da relação com o Vale do Jari. Em Almeirim, destacamos a produção da castanha, do palmito, a pesca de camarão, a produção de queijo da região, sendo que todos os produtores precisam de mais incentivo e também de mais oportunidades como essa, de expor seus produtores e divulgar o trabalho do homem do campo”, ressaltou Adriane.
O GEA está realizando o Circuito TecnoAgro também com a intenção de levantar propostas e expandir o debate dos avanços da cadeia produtiva da agropecuária com os produtores da região, apurando, assim, informações e experiências com os participantes para inserir as propostas no Plano de Desenvolvimento Rural do Amapá, que está em processo de elaboração.
Financiamento
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, durante a 3ª ExpoVale, mais de 60 financiamentos em projetos elaborados por produtores da região sul do Amapá, totalizando quase R$ 1,3 milhão em investimentos na cadeia produtiva rural.
Esse valor é oriundo do Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Frap), administrado financeiramente pela Agência de Fomento do Amapá e gerido pela SDR. Tem por objetivo a promoção, a elaboração e a compatibilização de ações específicas para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, extrativistas vegetais, agroindustriais, pesca artesanal e aquicultura.
Circuito TecnoAgro Amapá
O Circuito é composto por sete eventos: Agropesc, no município de Amapá; ExpoInternorte, em Oiapoque; ExpoVale, em Laranjal do Jari; ExpoFruta, em Porto Grande; ExpoMandioca, em Ferreira Gomes e ExpoBúfalo e Expofeira, em Macapá.
Uma política do governo que realiza eventos para a promoção de negócios, que alia conhecimento, tecnologia, modelos e sistemas de boas práticas de aproveitamento dos recursos naturais e de baixo impacto ambiental. Fortalecendo atividades econômicas regionais com base na agropecuária e gerando oportunidades de negócios com a abertura para novos investimentos e a consolidação dos existentes.
Deixe seu comentário
Publicidade

