Cidades

Blitz educativa incentiva o aleitamento materno

Agosto Dourado – incentivo à amamentação tem o tema “Aleitamento Materno: A base da vida”.


O Banco de Leite Humano (BLH) realizou uma blitz educativa que distribuiu folders para pedestres e motoristas, na manhã desta quarta-feira, 1, no cruzamento da rua Jovino Dinoá com a avenida FAB. Foi a primeira atividade do Agosto Dourado, que incentiva a amamentação.

Segundo a responsável técnica pelo BLH, Darcineyde Dias, o objetivo foi alcançar toda a comunidade, aproveitando o local de grande movimento de pessoas ao lado do Banco de Leite.

“O nosso objetivo é alcançar a comunidade, seja homem, mulher, idoso ou criança, porque quem não está amamentando ou grávida, pode dar o folder para outra pessoa que esteja e contribuir para o incentivo ao aleitamento”, explicou Darcineyde. Segundo ela, é fundamental o envolvimento e incentivo de todos durante o processo de adaptação da amamentação.

Neste ano o tema da campanha é “Aleitamento Materno: A base da vida”. São feitas ações itinerantes durante agosto para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. A amamentação exclusiva até aos seis meses de vida do bebê previne contra diversas doenças, como diarreias e infecções, além de doenças respiratórias.


“Estamos atingindo o público em geral porque é importante envolver todos neste processo de aleitamento; todo mundo faz parte, todos têm a sua contribuição e o seu papel, além de demonstrar apoio a essa nova mãe”, avaliou a responsável técnica.

Para as mães, o leite ajuda a reduzir o peso mais rapidamente após o parto. Ajuda o útero a recuperar o tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto, também reduzindo o risco de diabetes e o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

Como se tornar doadora

Para se tornar uma doadora ou receber orientações sobre amamentação, basta a voluntária ir ao Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas no Hospital da Mulher Mãe Luzia, com o cartão de pré-natal. Caso seja necessário, serão refeitos no próprio local os testes rápidos para comprovação da saúde da doadora.

Caso a voluntária seja aprovada, um cadastro será feito e ela receberá orientações sobre a assepsia da mama e os cuidados com o armazenamento do leite. A doadora pode entregar os recipientes com o leite no próprio Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o alimento materno na residência.


Deixe seu comentário


Publicidade