Começou nesta segunda-feira a campanha nacional de vacinação
Imunização, que prossegue até o último dia de agosto, está sendo feita contra poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba.

Começou nesta segunda-feira (06) e prossegue até o último dia de agosto a campanha nacional de vacinação, tendo como público alvo crianças de 1 até menos de 5 anos de idade. Ouvida pela repórter Janete Carvalho, do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9), a chefe do setor de vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Perpétuo Socorro, Liliane, ressaltou a importância dos pais levarem seus filhos aos postos de vacinação.
“É importante os pais trazerem seus filhos para se imunizarem, garantindo a proteção deles contra doenças graves, lembrando que o Dia D será no dia 28. A gente vai tender todo mundo, inclusive quem não pode vir ao posto, e nesse caso enviaremos equipes para atender nas residências; lembro também que a falta de cartão de vacina não deve ser justificativa para não comparecerem, porque nesse caso nós fazemos um esquema de vacinas. Já as crianças que estiverem doentes ou tomando antibióticos não podem tomar a vacina, e deverão esperar melhorar para poderem se vacinar”, destacou.
Imunização
A vacina contra o sarampo está disponível na rede pública em qualquer época do ano. A mais comum é a Tríplice Viral, que protege ainda contra rubéola e caxumba. Pessoas que já completaram o esquema, conforme preconizado para sua faixa etária, não precisam receber a vacina novamente.
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas, que totalizam 660 casos confirmados. No entanto, os surtos estão relacionados ao êxodo de venezuelanos para o Brasil, em decorrência das fortes crises que aquele país enfrenta.
O Ministério da Saúde intensifica a vacinação das crianças, público mais suscetível à doença. Entretanto, adultos não vacinados devem receber a vacina prioritariamente em locais onde há surto da doença, o que não é o caso de Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade

