Estudantes desenvolvem consciência ambiental com projeto de horta escolar
Cerca de 30 escolas da rede estadual possuem horta que ajudam na alimentação, aprendizado e cidadania.

Os estudantes da Escola Estadual Edgar Lino da Silva, localizada no bairro Laguinho, em Macapá, tiveram uma aula diferente na manhã desta segunda-feira, 6. Eles colheram os primeiros alimentos frutos do projeto “Escola Verde: horta escolar e empreendedorismo sustentável”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo da Comarca de Macapá (Prodemac).
Ao invés de lápis e caderno, os alunos foram para fora da sala de aula e tiveram contato direto com a terra, hortaliças, verduras e temperos que ajudaram a plantar e viram crescer. Empolgada com o resultado, a estudante Evelyn Marques, 11 anos, matriculada no 6º ano, aprovou a iniciativa que busca despertar a consciência ambiental das crianças e tornar a alimentação na escola, muito mais saudável.
“Ajudei a regar a horta e hoje estou muito feliz de ver como ela ficou. É importante aprendermos a cuidar do meio ambiente e saber usufruir dele com cuidado e amor”, ressaltou Evelyn.
A professora responsável pela horta na escola Edgar, Ana Cristina da Silva, 49 anos, estava orgulhosa em finalizar a sua carreira na educação com o Projeto Escola Verde. Nele, as crianças aprenderão sobre meio ambiente e outras disciplinas, como matemática, bem como utilizarão esses conhecimentos nos demais projetos pedagógicos do colégio.
A educadora disse que foi uma grande conquista para o colégio e que aprendeu junto com os estudantes a criar e cuidar do espaço dedicado à cidadania. “É uma alegria me aposentar estando à frente de um projeto como esse que incentiva o cuidado ao meio ambiente e envolve toda a comunidade”, disse Ana.
Em menos de três meses de existência, a horta já produziu couve, cebolinha, rúcula, quiabo, chicória, berinjela, entre outros alimentos. O espaço também contará com plantas medicinais e beneficiará toda a comunidade escolar com doação dos produtos e mudas para as famílias dos estudantes, além de moradores das redondezas.
Sobre o projeto
O projeto “Escola Verde: horta escolar e empreendedorismo sustentável” é desenvolvido pela Unidade de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (UEA/Seed). O projeto piloto atende cerca de 30 escolas da rede estadual de ensino público. O objetivo é motivar os alunos a terem novos hábitos com relação aos recursos naturais e instigar a conscientização e preservação ambiental.
As escolas beneficiadas receberam carrinho de mão, ancinho, enxada, enxadão, mangueira de jardim e pacotes de sementes. O projeto também busca capacitar alunos, professores e comunidades na identificação, plantio e manejo de hortaliças, plantas medicinais e ornamentais. Além de incluir a produção de hortaliças na merenda como estratégia para uma alimentação mais saudável e sustentável, e reaproveitar resíduos orgânicos da cidade e da escola. A expectativa é que o projeto amplie em 2019.
Deixe seu comentário
Publicidade

