Professores do Amapá discutem Base Curricular do Ensino Médio
Objetivo da ação é realizar grande consulta pública sobre a BNCC e receber sugestões de melhorias.

Equipe gestoras, técnica, pedagógica e professores da rede estadual de ensino se reúnem durante esta semana para analisar a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio que deverá ser implantada no país. Os encontros fazem parte do chamado ‘Dia D’. A mobilização no Amapá quer também colher melhorias sobre o documento que ainda está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE).
No Amapá, a ação é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) através do Núcleo de Ensino Médio (NEM/Seed). Além das escolas públicas que ofertam o ensino médio, participam das discussões as grandes redes particulares de ensino.
Para o diretor Cleverton Nélio, da Escola Estadual Lucimar Amora Del Castillo, essa é mais uma forma de fazer com que todos conheçam a proposta desta etapa de ensino da BNCC. “É um momento muito importante esse de as escolas discutirem a base curricular. Os professores estão dentro da sala de aula, vivendo a realidade com os discentes, e nada melhor que eles para pontuar o que precisa ser adequado ou incluído na BNCC”, reforçou o gestor.
As escolas de ensino médio devem promover as discussões em suas unidades até o dia 8 de agosto. Após esse momento, o gestor deve acessar o site do Consed no endereço eletrônico www.consed.org.br, e preencher o formulário com as considerações e propostas levantadas pelas unidades escolares.
BNCC
A proposta de BNCC para ensino médio foi entregue pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação em abril deste ano e a expectativa é que o documento seja homologado no fim de 2018. No estágio atual, órgãos, entidades, associações e interessados podem oferecer suas contribuições e sugestões até as 23h59 de 29 de agosto, data da última audiência pública a ser realizada pelo Conselho, em Brasília.

O MEC auxilia o CNE nas audiências públicas dessa etapa da base. Os encontros não têm caráter deliberativo, de acordo com o CNE, mas são essenciais para que o órgão elabore um documento normativo que reflita as necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro, além dos desafios a serem enfrentados para a oferta de uma educação de qualidade a todos os estudantes. A próxima audiência pública será realizada no dia 10 de agosto, em Belém (PA).
A etapa do ensino médio da BNCC, assim como ocorreu na elaboração da proposta para a educação infantil e o ensino fundamental, homologada em dezembro de 2017, será o marco para orientar os currículos desta fase de ensino.
Ensino Modular
O Dia D da BNCC do Ensino Médio já foi discutido com os gestores e professores do ensino modular. A consulta pública ocorreu na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café na última sexta-feira, 3. Foi preciso antecipar as discussões para o sistema modular por conta do descolamento dos profissionais para as unidades de ensino no interior do estado, visando o início do calendário escolar nesta segunda-feira, 6.
Apoiadores
Apoiam o Consed nessa iniciativa o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação, o Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, a Federação Nacional das Escolas Particulares, a Associação Nacional das Escolas de Educação Católica, o Sistema S e o Movimento Pela Base. O resultado da consulta pública será encaminhado ao CNE.
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