‘Agosto Dourado’: programação faz roda de conversa com gestantes e mães de recém-nascidos
Para as pacientes do pós-parto, foram passadas orientações sobre aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, os cuidados com o recém-nascido e o autocuidado da mãe com a higiene íntima.

Enfermeiros e acadêmicos de enfermagem fizeram, nesta quarta-feira, 8, uma roda de conversa com pacientes do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) sobre o processo do parto e pós-parto e os primeiros cuidados com o recém-nascido e o processo de amamentação. A ação fez parte da programação do ‘Agosto Dourado’, mês de alusão ao aleitamento materno mundial.
A enfermeira obstetra Luíza Picanço explicou que foram repassados para as gestantes métodos não farmacológicos, ou seja, que não envolvem medicamentos, para alívio da dor na hora do parto.
“A gestação é um momento ímpar, único, nenhuma gestação é igual a outra e nenhum parto é igual a outro. Estamos conversando com elas para tirar as principais dúvidas. A grande maioria que está aqui é mãe de primeira viagem, então, elas têm medo, entendem o parto como algo doloroso. Nós trazemos informações sobre como reduzir essa sensação no momento do parto”, disse.
Para as pacientes do pós-parto, foram passadas orientações sobre aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, os cuidados com o recém-nascido e o autocuidado da mãe com a higiene íntima. Também foi repassada a importância das consultas de puerpério para a recuperação da mãe. Destaque para a discussão sobre planejamento familiar com as pacientes que desejaram iniciar algum tipo de método anticoncepcional.
A estudante Joane Oliveira, 19 anos, está há poucos dias de ter o primeiro filho. Segundo ela, as orientações passaram mais segurança. “Aprendi sobre as posições quando tiver contrações para ter o bebê, que era uma coisa que me assustava muito, porque é a minha primeira gestação e é tudo novo. Isso me passou mais segurança, porque eu estava muito nervosa, com medo da dor, agora estou mais tranquila”, disse, aliviada.
Este ano o tema da campanha do ‘Agosto Dourado’ é “Aleitamento Materno: A base da vida”. No dia 15 de agosto, às 15h, será apresentada, no Macapá Shopping, uma exposição de fotos de mães com bebês que estão internados na UTI neonatal do HMML ou que frequentam o Banco de Leite Humano (BLH) da unidade. Na oportunidade, as interessadas em se tornarem doadoras poderão tirar dúvidas com a equipe do BLH.
Deixe seu comentário
Publicidade

