Cidades

Ipem reprova itens da lista de materiais de construção em Macapá

Embalagens de fita isolante, massa corrida e massa para madeira informava quantidade diferente do peso real dos produtos.


O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) reprovou três produtos que compõe a lista de materiais de construção avaliada pelos fiscais entre os dias 9 e 10 de agosto em Macapá. O resultado da fiscalização foi divulgado nesta quarta-feira, 22. Os fabricantes foram autuados e terão 10 dias para apresentar defesa no instituto. Os responsáveis pelos produtos podem receber como penalidade advertência ou multa.
Segundo a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem/AP, Layana Jung, as análises identificaram erro quantitativo em fita isolante, massa corrida e massa para madeira. “Os produtos foram submetidos a análises da quantidade que, no caso destes, apresentaram divergências em relação a quantidade apresentada na embalagem”, revelou.
Layana informou que o órgão percorreu 10 estabelecimentos comerciais da capital e recolheu 20 tipos de produtos entre massa corrida, massa para madeira, rejuntes, argamassas, cimentos, fitas veda rosca, espaçadores, fitas isolantes, cola para tubo, pregos e pigmentos. Estes itens apresentaram a mesma quantidade e peso apresentado nas embalagens.
Segundo a gerente, o objetivo da fiscalização foi verificar se os materiais de construção comercializados no mercado macapaense estão dentro dos padrões de pesos e medidas estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Os produtos que não forem retirados das prateleiras pelos fabricantes, serão doados a instituições sem fins lucrativos previamente cadastradas no Ipem/AP.

Deixe seu comentário


Publicidade