Amapá vai sediar encontro de controle interno da gestão pública
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet; foram disponibilizadas 700 vagas. Evento acontecerá no Teatro das Bacabeiras nos dias 29 e 31 de agosto.

Acontece entre os dias 29 e 31 de agosto no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, o XIV Encontro Nacional de Controle Interno. Com o tema “Controle Interno nos 30 anos da Constituição Federal de 1988”, serão apresentados e debatidos assuntos relacionados à governança, à transparência, ao acesso à informação, à prevenção e combate à corrupção e demais assuntos pertinentes ao Controle Interno Público do Brasil. E nos dias 30 e 31 de agosto, ocorrerá a 28ª Reunião Técnica do Conaci, como parte do evento.
O encontro é considerado o maior evento de controle interno governamental do Brasil, e terá a participação de profissionais, especialistas, professores e servidores públicos de todo o Brasil, que compartilharão conhecimentos e experiências sobre a implementação de políticas de controle interno e gestão pública, e aperfeiçoamento das ações preventivas de controle interno.
O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Estado do Amapá, por meio da Controladoria-Geral (CGE), que também é responsável pela presidência da Junta Fiscal do Conaci.
As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas por qualquer pessoa interessada no assunto através do endereço https://doity.com.br/-encontro-nacional-de-controle-interno-en. Foram disponibilizadas 700 vagas para participar do evento. Até o dia 22 de agosto, já haviam sido realizadas 400 inscrições.
Reunião Técnica
Nos dias 30 e 31 de agosto acontece também a 28ª Reunião Técnica do Conaci, momento em que os membros do conselho discutem temas técnicos e deliberam sobre os assuntos administrativos.
Na ocasião, diversos representantes governamentais de controle interno da União, Estados e capitais brasileiras debaterão assuntos relacionados ao fortalecimento do setor, bem como deliberações e articulações para implementação de melhorias de gestão.
Programação
A programação inicia no dia 29 com a cerimônia de abertura, seguida da Conferência Magna de Abertura – A História do Controle Interno desde a Constituição Federal de 1988. Ela será mediada pelo ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário.
Ainda no primeiro dia, serão apresentados 4 painéis de discussões: Painel I – “Os Pilares do Acordo de Leniência” conduzido pelo auditor federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Matheus Bredt; Painel II – “A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA)” com a coordenadora-geral de Articulação Institucional do Ministério da Justiça, Silvia Amélia Fonseca de Oliveira; Painel III – “Gestão de riscos e controle interno como instrumentos de governança: os desafios do amanhã, hoje”, com a professora doutora do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB), Rossana Guerra; Painel IV – “O Fortalecimento e o Empoderamento do controle Interno Municipal no Combate à Corrupção”, com a conselheira técnica de Combate à Corrupção, Transparência e Controle Interno da APSP, Bárbara Krystall Motta.
No dia 30, a programação segue com o Painel V – “Lei nº 13.655/2018: polêmicas e perspectivas para a gestão pública e para o Controle Interno”, com o consultor Legislativo do Senado Federal, Diego Prandino e o Painel VI – “A Gênese da Corrupção na Descoberta do Brasil. A origem da legislação atual” com o Vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), Auriney Brito. Também haverá a palestra “Contribuição Institucional – Um Novo Controle para um Novo Tempo” com o controlador-geral do Distrito Federal, Henrique Moraes. A programação encerra com a entrega da Comenda Honra ao Mérito em Controle Interno 2018.
Deixe seu comentário
Publicidade
