Macapá sedia a 1ª oficina estadual de atenção básica à saúde
Objetivo do evento, que acontece até a próxima quarta-feira, é alinhar conceitos sobre a nova política de atenção básica do Ministério da Saúde.

Acontece em Macapá, no auditório da Faculdade Immes, desde esta terça-feira e prossegue até o dia 30, a 1ª Oficina Estadual de Atenção Básica, promovida pela secretaria de estado da Saúde. O objetivo do evento, conforme explicou a gerente de Atenção Primária da Sesa, Ellem Maria, é alinhar conceitos sobre a nova política de atenção básica, que foi reformulada em setembro de 2017 pelo Ministério da Saúde (MS).
A gerente ressaltou que o compartilhamento das novas políticas para o setor é vital para a melhoria dos processos de trabalho e de gestão nos 16 municípios amapaenses. Segundo ela, a primeira de um total de seis oficinas prevê dois módulos, o teórico, que ocorre na terça e na quarta-feira, e o prático, na quinta-feira (30) no Laboratório da Escola Tiradentes, na Avenida FAB.
As oficinas fazem parte do projeto de planificação da atenção à saúde, lançado no Amapá pela Sesa com o apoio técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que é embasado nas necessidades de reestruturação dos processos de trabalho a partir da Atenção Primária à Saúde (APS), e consiste em uma série de intervenções de planejamento na APS – executada pelos municípios – para renovar o processo de trabalho dos servidores e o atendimento aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O processo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira por meio da realização de seis oficinas presenciais, com o desenvolvimento de atividades de dispersão e de tutoria, e a segunda é voltada para supervisão e aperfeiçoamento da estrutura organizacional.
Deixe seu comentário
Publicidade

