Conferência propõe debate sobre qualidade na educação
Encontro estadual busca avaliar e monitorar os avanços e desafios da educação nos dias 28, 29 e 30 de agosto.

Com o objeto de promover o debate democrático entre Estado e sociedade na defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade, está sendo realizada a III Conferência Estadual de Educação (Coned-AP), em Macapá. O evento busca avaliar os avanços e principais desafios para alcançar uma educação cada vez melhor através dos planos nacional, estadual e municipal de Educação.
O evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Museu Sacaca; primeiro dia, no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza e na Escola de Música Walkíria Lima; no segundo dia; e na Igreja do Evangelho Quadrangular, no terceiro dia. A programação ocorrerá de 8h as 19h, com a participação dos delegados eleitos nas conferências municipais e intermunicipais, delegados convidados bem como educadores e sociedade civil organizada.
A III Conferência Estadual de Educação propõe o debate sobre as conquistas e desafios do Plano Nacional de Educação (PNE), Plano Estadual de Educação (PEE), e planos municipais, por meio de debates democráticos nos quais a sociedade civil pode falar e ser ouvida sobre como a educação brasileira pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PNE.
O estudante Alex Farias, 16 anos, participou da abertura do evento representando a classe estudantil. Ele acredita que o debate é de fundamental importância para a educação avançar. “Temos que ouvir e dialogar sobre os desafios juntos e trabalhar por uma educação cada vez melhor”, avaliou Farias.
As propostas alinhadas durante a conferência estadual serão encaminhas ao Fórum Estadual de Educação. Também haverá contribuições a serem debatidas durante a Conferência Nacional Educação, que será realizada em Brasília (DF), em novembro deste ano.
Para a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, muitas conquistas já foram alcançadas, mas ainda é necessário trabalhar para atingir as metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação (PEE). “Estamos avançando, inclusive com as escolas em tempo integral, e vamos continuar trabalhando para atender o que preconiza esse importante documento”, finalizou a gestora.
Deixe seu comentário
Publicidade
