Programa Luz Para Todos: obras que vão interligar comunidades isoladas estão adiantadas
Para executar essas obras, a CEA pleiteou e conseguiu a aprovação do prazo final do Luz para Todos, de dezembro de 2018, para dezembro de 2019.

E529stão aceleradas as obras do Programa Luz para Todos no Amapá, que vão tirar 17 mil famílias do isolamento energético em comunidades do interior do Estado.
A implantação do posteamento do trecho norte, no município de Calçoene, está em fase avançada de execução.3029
Será construída uma subestação, no trevo da BR-156 com o acesso à Calçoene, para interligar a rede que levará energia para 18 comunidades, entre as quais estão Carnot e Lourenço – distritos mais populosos do município – prevista para ser concluída até o fim de 2018.
Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que executa parte do programa no Estado, os postes já estão fixados em 10 km dos 100 km contratados. A etapa seguinte será a instalação de transformadores, que já foram comprados, para ligação dos consumidores.
As obras também serão realizadas na localidade do Maracá, distrito de Mazagão, onde, juntamente com Carnot e Lourenço, serão atendidas cerca de 1.750 Unidades Consumidoras (UC), que receberão energia elétrica, beneficiando mais de 7 mil pessoas.
Obras
Até o fim de 2018, está prevista a instalação de 17 mil novas ligações pelo Programa no Amapá. Para as unidades localizadas nos municípios de Calçoene, Mazagão, Oiapoque e Vitória do Jari, de responsabilidade da CEA, o investimento será de R$ 82 milhões, dos quais o Estado garantiu a contrapartida financeira de R$ 8,2 milhões (10% do total), aportados na CEA. Para executar essas obras, a CEA pleiteou e conseguiu a aprovação do prazo final do Luz para Todos, de dezembro de 2018, para dezembro de 2019.
O programa
O Programa Luz Para Todos teve início no Amapá em 2006, por meio de contrato firmado entre o Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Eletronorte/Eletrobrás como executora das obras para tirar as comunidades isoladas do escuro. A meta era atender pouco mais de 20 mil unidades consumidoras, contudo, em 2014, o programa foi paralisado e apenas 7 mil residências rurais receberam o serviço. As obras executadas através do Programa Luz para Todos não geram impactos que levem ao aumento da tarifa de energia.
Deixe seu comentário
Publicidade
