Amapá sedia 3º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef
Participação dos adolescentes foi destaque do ciclo que discutiu saúde e saneamento básico.

A participação social e o fortalecimento das políticas públicas de saúde e saneamento básico são os temas centrais do 3º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) nos dias 30 e 31 de agosto, no Amapá. O curso foi destinado para representantes dos 16 municípios, que aderiram ao Selo UNICEF ainda em 2017.
Participaram da capacitação articuladores do Selo nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adolescentes e profissionais com experiência na área de mobilização social para o desenvolvimento de projetos educativos e de formação para a cidadania.
Entre os assuntos abordados nos dois dias estiveram: “Água e Saneamento – produzindo impactos reais e positivos na vida de Crianças e Adolescentes”, nutrição, mobilização dos adolescentes, vacinação e Plataforma Crescendo Juntos.
De acordo com o oficial de saúde da Unicef, Antônio Carlos Cabral, a promoção do protagonismo dos adolescentes foi o grande destaque nesta próxima capacitação, onde meninos e meninas vão poder conhecer as propostas metodológicas especificas para eles, fazendo sugestões sobre como o trabalho pode ser conduzido com o público juvenil nos municípios. “É importante que a gente traga eles para o centro das discussões, para que eles conheçam o que pode ser feito por eles, e também tenham o direito de dialogar sobre suas necessidades conosco”, destacou.
Selo Unicef
O Selo Unicef inclui ações estratégicas, o que os municípios precisam realizar, e indicadores de impacto social, os resultados que os municípios precisam melhorar, relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.
De acordo com a avaliação destes indicadores, o Unicef certifica, com o Selo, os municípios que alcançam melhores resultados. O Estado do Amapá acompanha o andamento do programa por meio de um comitê formado por órgãos da administração pública como as Secretarias de Estado da Educação (Seed); Inclusão e Mobilização Social (Sims); e Saúde (Sesa). A expectativa é que ao fim da metodologia, em 2020, todos os municípios conquistem o Selo Unicef.
Etapas cumpridas
As atividades do Selo Unicef iniciaram com o 1º Encontro de Capacitação, realizado em 2018. Após a preparação, os municípios assumiram o desafio de promover o 1º Fórum Comunitário, momento de escuta qualificada da população que, junto com o diagnóstico da situação da infância e adolescência, o município prepara o Plano de Ação.
Ainda como parte das atividades do Selo, os municípios devem criar a Comissão Intersetorial, encarregada de liderar todas as ações, em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), articulado com o mobilizador de adolescente e criar o Núcleo de Cidadania do Adolescente.
Deixe seu comentário
Publicidade


