Cidades

Prefeitura de Macapá inicia tratamento de fumantes na UBS Brasil Novo

Turma, com 15 alunos, teve aula inaugural nesta terça-feira. Cadastro para fumantes prossegue em todas as Unidades básicas de saúde da capital.


A prefeitura de Macapá está promovendo nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) tratamento para fumantes se livrarem do vício, que de acordo com levantamento do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017), do Ministério da Saúde (MS), mata cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil.

 

Ainda de acordo com o levantamento, em decorrência de políticas públicas voltadas para o combate ao tabagismo, Macapá apresentou queda de 57,6% no percentual de fumantes passivos no local de trabalho nos últimos nove anos, passando de 13,2% em 2009 para 5,6% em 2017 o percentual de fumantes passivos nesse ambiente.

Na manhã desta terça-feira a (04) a repórter Railana Pantoja, do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) esteve na UBS do Brasil Novo e acompanhou a aula inaugural de mais uma turma, composta por 15 pessoas que decidiram largar o vício e conversou com a coordenadora municipal do programa de tabagismo da prefeitura de Macapá, Rafaela Rolim.

 

“Estamos iniciando mais um grupo de pessoas que têm o vício, mas se conscientizaram que precisam largar, e nós damos todo o suporte multiprofissional, com médicos, enfermeiros e psicólogos para a concretização desse objetivo. Cada turma tem o total de 15 pessoas, essa turma já está fechada, e no período de 10 a 17 deste mês a secretaria municipal de Saúde (Semsa) estará capacitando mais 35 profissionais, o que vai permitir o surgimento de novos grupos, por isso todas as pessoas interessadas devem procurar a UBS para fazerem o cadastro”, ressaltou.


Deixe seu comentário


Publicidade