Cidades

MP defende atuação de procuradores em inquérito que investiga Lula

Procuradoria abriu investigação para apurar suposto tráfico de influência


A Procuradoria da República no Distrito Federal divulgou nota nesta segunda-feira (20) na qual defende os procedimentos adotados pelos procuradores que atuam na apuração sobre suposto tráfico de influência internacional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor da construtora Odebrecht. A abertura de inquérito foi divulgada na última quinta-feira (16).

Na última sexta, a defesa de Lula entrou com reclamação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pedindo a suspensão do inquérito. A reclamação também pede a abertura de procedimento contra o procurador que abriu a investigação. Não há prazo para a análise do documento no conselho.

Na nota da Procuradoria, o órgão informou que o prazo para o procedimento preliminar de investigação, anterior à abertura de inquérito, venceria nesta segunda (20). No entanto, como houve concessão de prazo para a construtora enviar esclarecimentos e havia “dúvida” sobre o papel exercido pelo ex-presidente, foi necessária a abertura da investigação.

“Como os elementos colhidos até aquele momento não autorizavam nem o arquivamento nem o oferecimento de denúncia, a única alternativa era a instauração do PIC”.


Deixe seu comentário


Publicidade