Cidades

CTMac alerta população quanto ao uso do transporte irregular

Para inibir as ações do transporte clandestino, a CTMac intensificou as ações contra essa prática


Em busca de um transporte mais barato, ou até mesmo mais rápido, muitos amapaenses ainda arriscam a vida utilizando o transporte irregular de passageiros, que em Macapá é feito por motos e veículos particulares. O problema é que a pressa de chegar a algum lugar faz com que muitos aceitem o primeiro que passa oferecendo o serviço. Se esquecem de fatos lamentáveis que já aconteceram com pessoas mal intencionadas oferecendo o transporte.

Exemplo disso foi a morte de um taxista, assassinado porque os bandidos queriam utilizar o veículo para fazer lotação e assaltos na capital. Muitos outros exemplos já repercutiram na mídia local, como o caso do clandestino que se passava por mototaxista para estuprar mulheres, e os vários que já foram presos após realizarem assaltos, estando caracterizados como mototaxistas.

Além destes perigos, muitos outros cercam a vida de quem utiliza esse serviço. Normalmente são motos e carros sem condições mínimas de tráfego. São freios defeituosos, pneus carecas, condutores que, na maioria das vezes, não possuem habilitação, não são preparados para o serviço e veículos em condições precárias. Já quem está habilitado para fazer transporte, como taxistas e mototaxistas devidamente credenciados, deve levar o veículo com frequência para vistoria, além de ter todos os dados pessoais cadastrados na Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), o que traz tranquilidade para quem utiliza o serviço.

Para inibir as ações do transporte clandestino, a CTMac intensificou as ações contra essa prática, como o apoio do setor de inteligência da Guarda Municipal. Estão sendo feitas fiscalizações pela manhã, tarde e noite em ações fixas e volantes. Somente no mês de julho, do dia primeiro até o dia 20, foram flagrados 50 veículos de passeis realizando lotação na capital, todos foram recolhidos ao pátio da Companhia.

A problemática com o transporte irregular atingiu proporções tão grandes que o Ministério Público Estadual já considera como um problema de segurança pública, e devido a isso solicitou o auxílio do Estado nas ações do Município. As fiscalizações começaram com o apoio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), que prestou auxílio nas ações realizadas na Rodovia Duca Serra.

“Além de apreendermos esses veículos, que na grande maioria não tem condições de tráfego, também estamos fazendo um trabalho de conscientização, mostrando para a população o quanto estão arriscando a vida andando em transportes irregulares”, diz a diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini.


Deixe seu comentário


Publicidade