Cidades

Município imuniza mais de 36 mil cães e gatos no dia D de Vacinação Antirrábica

É a forma mais eficiente de proteger os animais contra a raiva.


A Prefeitura de Macapá imunizou 36.095 cães e gatos no dia D de Vacinação Antirrábica, sendo 28.406 cães e 7.689 gatos. A ação aconteceu no sábado, 22, em continuidade à campanha que é feita na capital e nos distritos de Macapá. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou 50 postos de vacinação, divididos entre unidades de saúde, escolas e alguns dispositivos públicos. A vacina foi específica para cães e gatos a partir de dois meses de idade, com exceção dos animais doentes.

 

“Apesar dos imprevistos ocorridos, podemos avaliar positivamente o dia D, alcançando um resultado expressivo do quantitativo anual almejado de cobertura vacinal. Somados com outras ações e atividades no decorrer do ano, esperamos alcançar a meta estipulada”, disse o coordenador de Zoonoses de Macapá, Fábio Mourão. A prefeitura tem como meta vacinar 38.056 cães e 9.313 gatos, massificando as ações de prevenção do Programa de Controle da Raiva.

O vigilante Raimundo Nonato Paiva ressaltou a relevância da campanha. “Essa é a primeira vez que trouxe minha gata ‘Michele’ para vacinar e deu tudo certo. Acredito que quem tem animal em casa deve trazer para vacinar para preservar a saúde do animal e para que não seja transmitida para humanos”, contou. A vacina fica disponível durante todo o ano no Canil Municipal, de segunda a sexta-feira, onde os donos podem levar seus cães e gatos para receber a dose ou levá-la para administrar em casa. Para levar a vacina, o dono do animal deve ter um isopor com gelo para o armazenamento.

 

A vacina
É a forma mais eficiente de proteger os animais contra a raiva. Como toda medicação, pode apresentar algumas reações. As principais causadas pelas vacinas são febre alta, falta de apetite, o animal fica muito quieto, aparenta tristeza e pode haver também queda de pelos no local onde a substância foi aplicada. O sintoma mais comum é dor no local da aplicação.


Deixe seu comentário


Publicidade