Cidades

Aplicativo quer prevenir suicídios com botão de emergência

Inicialmente, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos Android, mas em breve será liberado para IOS.


O Estado do Amapá disponibilizou, na semana passada, o aplicativo “SOS Vida Amapá”, com o objetivo de prestar apoio para as pessoas que se encontram em sofrimento e ideação suicida. Através da ferramenta é possível cadastrar três contatos de emergência, e se, em algum momento se sentir suscetível a tentar suicídio, é só apertar no botão SOS que automaticamente seus contatos receberão uma mensagem informando sua localização.

 

O aplicativo “SOS Vida Amapá” pode ser baixado gratuitamente na Play Store, que já registrou mais de 100 downloads desde o lançamento. A criação da ferramenta foi solicitada através de audiência pública, como forma de estratégia e intervenção diante dos casos de suicídio no Estado.

 

Inicialmente, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos Android, mas em breve será liberado para IOS. Através do “SOS Vida Amapá”, a pessoa em sofrimento psicológico intenso pode cadastrar sua rede de apoio, inserindo primeiro seu nome e telefone, em seguida, cadastra três pessoas de confiança para o suporte emocional.

 

Também foi adicionado ao APP o botão do Centro de Valorização à Vida (CVV), com ligação automática para o número 188. Posteriormente, será adicionado um link para acesso à micro rede de assistência à crise suicida, facilitando ao usuário buscar ajuda em pontos estratégicos.

 

De acordo com os idealizadores, o aplicativo foi pensado como uma forma de prevenção e intervenção imediata diante da crise suicida, bem como o planejamento de coletar dados diante das tentativas de suicídios que vêm aumentado significativamente em nosso Estado. Todas as transmissões de pedido de ajuda serão registradas em um banco de dados que poderá gerar estatísticas reais das pessoas em sofrimento, e também servir de informação para a coordenação de saúde mental e demais órgãos desta competência para se realizar uma “busca ativa” destas pessoas, verificar a adesão ao tratamento e identificar qual o órgão mais próximo para acolhê-lo.


Deixe seu comentário


Publicidade