Definido o esquema de segurança para as festividades do Círio
Mais de 800 militares entre policiais e bombeiros estarão envolvidos nas ações do Círio Fluvial, transladação e a grande procissão do próximo domingo, 14.

Foi divulgado pela Policia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CBM), nesta quinta-feira, 11, o esquema de segurança para o Círio 2018, envolvendo os eventos que antecedem a procissão de domingo, 14. Um efetivo total de 821 servidores atuará nas diversas programações como o Círio Fluvial, Transladação e o grande Círio de Nazaré, com perspectiva de participação de cerca de 150 fieis, em Macapá.
Este ano estarão envolvidos na proteção e monitoramento da população, além dos militares da PM e BM, servidores da Guarda Municipal de Macapá (GMM), Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Exército Brasileiro (EB).
Segundo o subcomandante da PM, coronel Rômulo Souza, o policiamento começa na noite de sábado, 13, durante a transladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e 500 policias militares atuarão nas principais ruas e avenidas do percurso do Círio, no dia seguinte.
“Vamos trabalhar de forma integrada nos eventos de sábado e domingo, com diversas instituições parceiras, para atender a demanda da festividade. Nós também estaremos empregando os nossos 300 alunos a soldado neste evento, pois, isso faz parte do programa de instruções do curso. Ressaltamos também que, apesar da demanda o policiamento rotineiro da PM, o trabalho não será afetado pela operação no Círio de Nazaré”, garantiu o subcomandante da PM.
A Polícia Militar também prevê em seu planejamento o policiamento para o pós-Círio, que garantirá a dispersão dos fiéis de forma segura e ordeira.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros do Amapá estará com 330 bombeiros envolvidos diretamente durante a procissão fluvial, transladação da imagem da santa e no percurso do Círio. Junto com os bombeiros, a corporação vai disponibilizar lanchas e viaturas, para eventuais ocorrências, com bombeiros atuando como observadores de risco.
“Além do efetivo que atuará nos eventos, já realizamos um serviço de prevenção antes das festividades e, isso nos garante que possamos efetuar nossos procedimentos com segurança. Já em relação ao Círio, estaremos com os nossos militares a pé acompanhando a procissão e, também, com equipes em postos de atendimento durante o percurso, prontos para qualquer situação fora do comum”, declarou o comandante-geral do CBM/AP, coronel Wagner Coelho.
Haverá quatro postos de atendimento médico no percurso do Círio: atrás do Santuário de Nossa Senhora de Fátima; na Rua: Hildemar Maia esquina com Av. Mendonça Furtado (próximo à Secretaria Municipal de Educação); na esquina da Rua: Odilardo Silva com Av. Presidente Vargas e no estacionamento do Teatro das Bacabeiras, na Rua: São José. O Corpo de Bombeiros, também atuará com efetivo de 42 militares, viaturas e observadores de risco, no Círio que ocorrerá dia 21 de outubro no município de Santana.
Programação:
13/10 – Romaria Fluvial que sairá do Porto do Greco até o Porto do Rio Matapi.
14/10 – Missa e Procissão do Círio com saída às 7h da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Fotos: Maksuel Martins
Deixe seu comentário
Publicidade







