Novo padrão de placas de carro começará a ser usado em dezembro no Amapá
Placas do Mercosul trarão mais segurança, dificultando falsificação e fraude.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP) deve iniciar no dia 1º de dezembro o emplacamento de veículos aptos a receber as novas placas no padrão Mercosul. Inicialmente as placas serão usadas em veículos novos ou que passarão por troca de categoria, transferência de proprietário, município ou estado.
De acordo com o diretor-adjunto do Detran/AP, José Furtado, nesta fase inicial, a troca não é obrigatória, mas quem não se enquadrar nesses quesitos também poderá fazer a mudança voluntariamente, bastando pagar as taxas atuais. “Não há como precisar quantos veículos estarão aptos para receber as novas placas, pois a partir da introdução do padrão Mercosul, todos os carros novos passarão a receber apenas a placa nova e, a troca em veículos usados será facultada”, reforçou.
O diretor explica que a ideia do novo modelo é fazer as placas veiculares seguirem um padrão único nos países que integram o Mercosul. Argentina e Uruguai, por exemplo, emitem as novas placas desde 2016 e 2015, respectivamente. Além de facilitar os trabalhos de fiscalização por conta da padronização, o novo modelo traz recursos para combater fraudes.
Mais segurança
As novas placas terão um QR Code (código de barras bidimensional) e, futuramente, também terão um chip. Esses dispositivos servirão para informar o modelo, a data de fabricação e número de série de cada carro. Ao conferir esses dados, o órgão de trânsito poderá saber se aquele veículo está regular ou se trata de um clone. Além disso, a marca d’água dificulta falsificações e fraudes. Outra vantagem das novas placas será permitir o rastreamento do veículo pela polícia, com a ajuda de um aplicativo que será fornecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Mudanças
A principal mudança da nova placa está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo serão as cores das letras e números. A sequência também foi alterada. O sistema atual, com três letras e quatro números (AAA-0000) dará lugar a um com quatro letras e três números (AAA0A00).
A identificação do estado e município de registro também será aposentada. Em seu lugar haverá somente a inscrição “Brasil”. Dois brasões irão identificar o município e o estado do automóvel, com o nome da cidade escrito em uma fonte menor sob o logotipo.
Deixe seu comentário
Publicidade
