Cidades

Círio de Nossa Senhora de Nazaré deve reunir 150 mil pessoas em Macapá

Procissão do Círio ocorre na manhã deste domingo (14) em Macapá


Polícia Militar vai empregar mais de 500 policiais para garantir segurança dos fiéis.

Polícia Militar (PM) estima que mais de 150 mil pessoas devam acompanhar na manhã deste domingo (14) a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da capital, Macapá. Porém, o grande momento que marca a fé e religiosidade dos romeiros e fiéis foi antecipado por vários eventos.

Neste sábado (13) ocorreu a romaria fluvial. Segundo dados da coordenação, cerca de 50 embarcações acompanharam o trajeto que teve como ponto de partida o Porto do Grego, em Santana, e chegada no Rio Matapí.

Segundo os coordenadores, é uma oportunidade que os ribeirinhos tem de demonstrarem sua devoção à Nossa Senhora durante a passagem da berlinda com a imagem.

Após o desembarque a programação seguiu com a procissão dos motociclistas. Mais de mil deles acompanharam a peregrinação até a Catedral de São José, no Centro de Macapá

Após a chegada no porto, a programação do Círio 2018 continuou com a procissão das motos. A coordenação estima que mais de mil motociclistas participaram da peregrinação, que seguiu rumo à Catedral de São José, no Centro de Macapá.

À noite houve uma missa de apresentação do manto. A apresentação do manto é um dos momentos mais aguardados pelos devotos da Virgem de Nazaré. Todos os anos ele é confeccionado por voluntários e guardado, em segredo, pela diretoria, até o momento da apresentação. Há dez anos à frente da confecção do manto está Sultana Benathar, que recebe o patrocínio de famílias para a confecção do ícone. Em seguida ocorreu a trasladação , que é chamada de procissão noturna. A romaria deixou a Catedral de São José, no Centro, seguindo até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, onde a imagem peregrina pernoita até a manhã do Círio. No caminho da romaria, diversas homenagens foram dedicadas à Nossa Senhora de Nazaré.

Na manhã deste domingo (14), ocorre a missa campal. Após a benção final, a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré percorre o trajeto até a igreja de São José, na praça Veiga Cabral.

Segurança
Um efetivo total de 821 servidores da área de segurança pública está atuando nas diversas programações como o Círio Fluvial, Transladação e o grande Círio de Nazaré, com perspectiva de participação de cerca de 150 fieis, em Macapá.

Este ano estarão envolvidos na proteção e monitoramento da população, além dos militares da PM e BM, servidores da Guarda Municipal de Macapá (GMM), Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Exército Brasileiro (EB).

Segundo o subcomandante da PM, coronel Rômulo Souza, o policiamento começa na noite de sábado, 13, durante a transladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e 500 policias militares atuarão nas principais ruas e avenidas do percurso do Círio, no dia seguinte.


Deixe seu comentário


Publicidade