Cidades

Amapá regulariza estoque de preservativos para distribuição

Atraso se deu por problemas com a transportadora que faz a distribuição do material.


O abastecimento de preservativos masculinos no Amapá, fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS), começou a ser regularizado na manhã desta quarta-feira, 17. Foram entregues à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) 488 mil unidades do insumo de prevenção.

 

Desde junho que o Estado não recebia a quota mensal por conta de um problema com a empresa FBM Indústria Farmacêutica LTDA, que fornece os preservativos para todo o país.

 

Um novo atraso foi detectado nos últimos dias pela equipe técnica da SVS do carregamento que havia saído no dia 28 de setembro do Porto de Santos, em São Paulo. “A partir desta regularização do fornecimento de preservativos, as secretarias municipais de saúde e instituições parceiras podem retomar as ações de ampliação do acesso às camisinhas e demais insumos de prevenção, como preservativo feminino e gel lubrificante, principalmente em relação às populações prioritárias”, explicou Vencelau Pantoja, responsável pela Logística de Insumos de Prevenção da Unidade de Doenças Transmissíveis da SVS.

 

O Amapá recebe, mensalmente, 340 mil preservativos do MS para fortalecer as políticas de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), HIV/Aids e das Hepatites Virais.

 

Os insumos ficam à disposição dos municípios, na Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF), e também é possível solicitar um quantitativo menor na Unidade de Doenças Transmissíveis da SVS.


Deixe seu comentário


Publicidade