Cidades

Hemoap lança campanha para a prevenção do câncer e doação de sangue

Haverá uma programação especial tendo o público feminino como alvo, mas que irá incluir toda a população que estiver disposta a realizar doação de sangue.


O estoque do Hemoap continua baixo, principalmente dos tipos sanguíneos O- e O+, os mais utilizados.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) lançou nesta sexta-feira, 19, a campanha “Doação e Prevenção: de mãos dadas na luta contra o câncer de mama”, para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e incentivar o público feminino a doar sangue. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foi realizada uma ação de corte de cabelos.

A chefe do setor de captação de doadores, Marcela Vales, explicou que durante o mês de outubro, todas as sextas-feiras, haverá uma programação especial tendo o público feminino como alvo, mas que irá incluir toda a população que estiver disposta a realizar doação de sangue.

O estoque do Hemoap continua baixo, principalmente dos tipos sanguíneos O- e O+, os mais utilizados. A maior parte dos doadores é do sexo masculino, a ação pretende chamar a atenção da doação feita por mulheres. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
Para a professora Benedita de Jesus, 39 anos, doadora há quatro anos, doar sangue é um ato de amor com o próximo. “Eu vim pela primeira vez porque a minha sogra precisou. Acho importante porque é uma causa nobre, é uma coisa que não se fabrica e tem que ser doado, é um gesto de amor para alguém que eu nem conheço; me sinto muito recompensada fazendo isso”, reforçou.

Como ser doador de sangue
Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa estar saudável, com mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 somente com autorização dos responsáveis e maiores de 60 se já forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado.
Uma bolsa de sangue de 450ml doada passa por um processo de fracionamento, onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado. O horário para as doações de sangue no Hemoap é de 7h30 as 12h.


Deixe seu comentário


Publicidade