Pesquisa revela dados sobre novos casos de câncer no Amapá em 2018
Somadas todas as neoplasias que atingem o público de homens e mulheres no Amapá, 2018 deve fechar com mais de 830 casos

O ano de 2018 no Amapá deve fechar com uma média de 90 novos casos de câncer de próstata em cada grupo de 100 mil habitantes do sexo masculino e outros 110 casos para a mesma amostra do sexo feminino. Os números fazem parte da “Estimativa 2018 – Incidência do Câncer no Brasil”, produzido pelo Instituto Nacional do Câncer e o Ministério da Saúde.
Os dados foram revelados pelo deputado Pedro DaLua (PSC), que demonstrou preocupação com o fato de o Amapá pouco ter avançado no atendimento oncológico. “Temos a expectativa da inauguração do Hospital do Câncer de Barretos para 2019, mas que ainda não suportará toda a demanda amapaense”, explicou.
Somadas todas as neoplasias que atingem o público de homens e mulheres no Amapá, 2018 deve fechar com mais de 830 casos (420 homens e 410 homens) para cada grupo de 100 mil habitantes. DaLua propõe medidas paliativas como a revisão dos valores pagos como ajuda de custo e mais autonomia do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).
DaLua é autor da lei que criou o Dia de Luta do Amapá Contra o Câncer, comemorado sempre em 16 de junho. A data faz parte do calendário de ações educativas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e remete ao dia de nascimento do jovem, cuja trajetória de luta contra o câncer, motivou a criação do Ijoma. Joel Magalhães nasceu no dia 16 de junho de 1981 no Estado do Maranhão. Era portador de câncer no mediastino, falecido no Offir Loyola, no dia 13 de dezembro de 2001.
Deixe seu comentário
Publicidade
